terça-feira, 16 de abril de 2024

IVECO REFORÇA APOSTA NA RETOMADA DO CRESCIMENTO DO MERCADO DE TRANSPORTES

Durante o evento de inauguração da nova sede da Anfavea, que contou com a presença do presidente Lula, Marcio Querichelli destacou a expectativa de crescimento do setor a partir do estímulo econômico, programa MOVER e necessidade da renovação de frota.

Na inauguração da nova sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), realizada na última sexta-feira (12), o presidente da IVECO para a América Latina, Marcio Querichelli endereçou questões importantes e necessárias para fortalecer o setor.

Em reunião com o Presidente Lula, Querichelli destacou a importância de impulsionar a renovação de frotas e do Programa Mover para a descarbonização, enfatizando o uso do gás natural e do biometano no transporte de cargas. Marcio destacou, também, os recentes investimentos realizados pela IVECO para o desenvolvimento da linha Euro VI e deixou claro que a marca aposta no crescimento do mercado de transportes em 2024, com iniciativas importantes do governo, como o Programa Mover e com os recentes cortes na taxa Selic.

Celebramos a inauguração da nova sede e, em nome de nosso grande parceiro Marcio Lima Leite, presidente da Anfavea, reforço o importante papel da associação no país, ampliando o diálogo com o Poder Executivo. É fundamental. Apenas juntos vamos acelerar o desenvolvimento do segmento automotivo no país, com frentes robustas como um programa de renovação de frotas, que retirará milhares de caminhões antigos das ruas e estradas, contribuindo com a segurança e com o desafio climático. Essa é uma pauta que tem que estar em destaque para todos nós”, disse Querichelli.

Além do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o evento da nova sede, localizada no edifício Berrini One, no bairro do Brooklin, contou a participação de representantes do poder público, como o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os Ministros Fernando Haddad, Fazenda, e Alexandre Padilha, Relações Institucionais. Representantes do setor automotivo também marcaram presença.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. Clique aqui para mais informações sobre a IVECO.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

DIESEL PETROBRAS GRID: UM NOVO PATAMAR DE DESEMPENHO E ECONOMIA

Vibra lança o novo Diesel Petrobras Grid, combustível que protege o motor graças à ação de aditivos que mantêm limpo o sistema de injeção, ajudando no ganho de eficiência e na redução do custo de manutenção

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e uma das maiores empresas de energia do Brasil, anuncia o lançamento do novo Diesel Petrobras Grid, uma nova geração do combustível que oferece um patamar superior de desempenho para veículos de todos os portes, desde pick-ups e SUVs, Vucs a ônibus, caminhões e maquinários. Desenvolvido com a mais avançada tecnologia de aditivação, o Diesel Grid oferece uma série de benefícios para os donos de veículos e empresas que atuam na cidade ou em condições de intensa utilização e buscam economia com manutenção e redução de custos.

Diesel Grid traz embarcada a tecnologia batizada de Tecno 3, que possui uma seleção de aditivos que agregam propriedades não existentes no diesel comum. Entre os benefícios, o abastecimento com Diesel Grid oferece mais limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. A nova aditivação foi desenvolvida exclusivamente para o produto com detergente, dispersante e antioxidante, que ajuda e aumentar a vida útil do motor, espaçando as revisões, reduzindo trocas de peças e, limpezas de filtro. Tecno 3 inclui ainda modernos aditivos antiespumantes e anticorrosivos em sua formulação, aumentando a rapidez dos abastecimentos e protegendo as peças internas do motor.

"A chegada no novo Diesel Grid representa um passo estratégico, reforçando nosso compromisso em oferecer um mix de produtos completo e de alta qualidade para nossos clientes não apenas dos Postos Petrobras, mas também corporativos. Com esse lançamento, fechamos a renovação da Linha Grid, reforçando o nosso portfólio para atender às necessidades de um público cada vez mais exigente, que busca combustíveis que proporcionem mais desempenho e economia. O consumidor brasileiro já vê na Vibra a liderança em soluções de combustíveis aditivados", afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de Produtos, Negócios e Marketing da Vibra.

O blend de aditivos utilizados nesta nova geração de Diesel Grid foi criado exclusivamente para a realidade do produto vendido no Brasil. Foram muitos testes, liderados pelo time de especialistas da Vibra, em laboratórios na França e Brasil para chegar à fórmula ideal que atendesse não apenas os motores, mas principalmente as especificações técnicas da ANP, como a adição obrigatória de biodiesel, que hoje está em 14% e em 2025 chegará a 15%.

Os testes nos laboratórios da Vibra e de parceiros indicam que o Diesel Grid já está preparado para a nova legislação. A alta tecnologia aplicada na aditivação de Grid evita a oxidação e consequentemente a formação de borra e sedimentos adesivos.

O produto possui ainda detergentes e dispersantes que impedem formação de depósitos e impurezas no sistema de injeção, garantindo um fluxo de combustível mais livre e um melhor desempenho do motor. A não formação de borras e sedimentos promove maior economia em manutenção e limpeza de filtros e injetores, com menor custo de manutenção e maior disponibilidade dos veículos e frotas, especialmente para clientes corporativos. Com Grid, o veículo se torna mais eficiente e com melhor resposta ao acelerador, menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.

O Diesel Petrobras Grid é indicado para SUV e utilitários leves, veículos pesados utilizados no transporte de cargas e passageiros, como caminhões e ônibus que circulam com maior intensidade em estradas. Recomendado também para todos os segmentos, como tratores e demais equipamentos agrícolas, como colheitadeiras e ceifadeiras.

"Nosso compromisso é oferecer a melhor solução para nossos clientes. No segmento de transporte, tanto de pessoas como de carga, estamos trabalhando bem próximo para ajudar a melhorar significativamente a eficiência. No caso das empresas com grandes frotas sabemos que o custo com manutenção vai além da questão mecânica, porque tirar um veículo da estrada gera diversos custos diretos e indiretos. Por isso, o Diesel Grid conta com uma aditivação exclusiva com detergente, dispersante e antioxidante QUE vai ajudar nossos clientes a terem mais tranquilidade para tocar o seu negócio. Nosso produto entrega 76% de redução de depósitos nos bicos injetores, reduzindo tempo de parada e aumentando a disponibilidade de frota", afirma Juliano Prado, vice-presidente comercial B2B e Aviação da Vibra.

Diesel Petrobras Grid

- 76% de redução de depósitos nas válvulas;

- 92% menos oxidação vs diesel comum com menor formação de borras e minimizando impactos;

- Sua ação antiferrugem evita a corrosão em todas as partes metálicas do sistema de alimentação de combustível;

- Mantem Sistema de injeção e combustão limpos, sem depósitos o que garante uma combustão mais eficiente;

- Aditivos de alta tecnologia possuem ação antiespumante e reduz a formação de espuma no tanque do veículo durante o enchimento, permitindo uma operação mais rápida, segura e sem desperdício. Redução de 64,8% de volume de espuma.

Flua: um aliado de confiança

A Vibra aproveita o lançamento da nova geração de Diesel Grid para relançar também sua marca de arla 32, o Flua, um agente líquido redutor de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) desenvolvido para todos os veículos movidos a óleo diesel produzidos com a nova tecnologia SCR (selective catalyst reduction). Desde 2012, a maioria dos veículos pesados fabricados no Brasil movidos à diesel, como caminhões e ônibus, SUVs e pick-ups, passaram a contar com esta tecnologia, sendo obrigatório o uso do produto que atua nos catalisadores do sistema de escapamento dos motores, permitindo uma redução significativa na emissão de material particulado. É um fluido não inflamável, não tóxico, não explosivo e, portanto, muito seguro, não sendo nocivo ao meio ambiente. A Vibra comercializa o produto em embalagens de 20L, 1000L ou a granel e incentiva que os consumidores o utilizem em conjunto com os produtos Diesel de todas as linhas da companhia. O uso de um arla 32 de qualidade como Flua, é fundamental para garantir o melhor funcionamento dos veículos, gerando menos paradas e custos com troca de pelas, principalmente em frotas.

Portfólio de produtos

Petrobras Grid é a linha completa de combustíveis aditivados dos Postos Petrobras, além do Diesel Grid ela traz também a Gasolina Grid e o Etanol Grid. É destinada a clientes que se preocupam com o cuidado e a manutenção do seu veículo, levando em conta fatores como melhor custo-benefício. Os donos de SUVs e picku-ps de alta performance podem contar com o Diesel Petrobras Podium, que também está com uma nova aditivação e duplo sistema de filtragem, atualizando sua formulação para atender os motores mais atuais garantindo melhor desempenho.

Petrobras Grid, Diesel Petrobras Podium e Flua são marcas licenciadas da Petrobras.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

Vibra
InPress Porter Novelli

MERCEDES-BENZ E INSTITUTO LUZ PARA VIDA SE UNEM EM PROL DA SAÚDE DA MULHER

Em uma nova ação do projeto #UnindoForças – iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil lançada em março de 2021 e que conta com a parceria de ONGs, entidades e empresas brasileiras e com apoio financeiro do governo alemão – a Empresa cedeu mais uma Unidade Móvel de Saúde para o Instituto Luz para Vida (ILPV). Esta ONG contribui para acelerar o atendimento médico à população juntamente com órgãos públicos e outras entidades. Esta é a nona carreta do projeto.

A primeira Unidade Móvel (foto de abertura) cedida ao Instituto Luz para Vida é utilizada em atendimento oftalmológico há cerca de três anos. Com a segunda carreta, a organização passa a oferecer também atenção às mulheres, percorrendo diferentes comunidades e regiões a fim de levar serviços essenciais para elas, muitas vezes em locais de difícil acesso aos serviços de saúde.

De acordo com o Instituto, o cuidado com a saúde da mulher tem sido, especialmente ao longo dos últimos anos, tema central nas abordagens dos sistemas público e privado. A persistência de problemas que, por não serem diagnosticados precocemente, como os de câncer do colo do útero e de mama, leva a expressivas causas de óbito de mulheres, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade.

O projeto do ILPV promove então o engajamento da sociedade acerca da promoção da saúde da mulher, viabilizando ações e serviços por meio do atendimento itinerante. Para tanto, utiliza uma unidade móvel devidamente equipada para a execução de procedimentos associados às linhas de cuidado vinculadas à saúde da mulher, de acordo com as necessidades e especificidades regionais.

A carreta da “Unidade de Saúde Móvel Mulheres de Luz” é equipada com equipamentos médicos de alta qualidade e tecnologia de ponta para a realização dos exames preventivos e diagnósticos. A estrutura é projetada para garantir o conforto, privacidade e segurança das pacientes.

Com base nesses recursos, o ILPV oferece às mulheres exames preventivos de colo uterino e exame de ultrassonografia mamária. Também dará acesso a serviços e informações de saúde sexual e reprodutiva, consultas e exames de angiologia e cardiologia. Além disso, realizará ações educativas que contribuam para a organização e participação da comunidade no processo de fortalecimento da linha de cuidado da saúde da mulher, entre outras atividades.

A carreta conta com escadas de acesso, toldo retrátil para recepção externa, acessibilidade para PNE (Portador de Necessidades Especiais), recepção interna com sala de espera, área fechada com cortina para trocador das pacientes, banheiro completo, ar-condicionado sistema de conexão para rede Wi-Fi e TV externa para apresentações e vídeos, entre outros itens.

A equipe do ILPV é composta por profissionais de diversas áreas da saúde, como ginecologistas, angiologistas, cardiologistas, enfermeiros, técnicos de radiologia, psicólogos e assistentes sociais. A abordagem multidisciplinar garante uma assistência integral e individualizada para cada mulher atendida.

A expectativa é que a “Unidade de Saúde Móvel Mulheres de Luz” reduza a fila por consultas e exames nas localidades em que forem instaladas, tomando como referência os dados epidemiológicos. O projeto ainda tem a expectativa de promover a articulação com a rede médico-assistencial local, alcançando a melhoria na organização das referências ambulatoriais e hospitalares.

Projeto #Unindo Forças

O projeto #UnindoForças – iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil lançada em março de 2021 e que conta com a parceria de ONGs, entidades e empresas brasileiras e com apoio financeiro do governo alemão – alcançou um marco histórico significativo. Com base nos resultados acumulados até o último mês de março, são mais de 1 milhão e 290 mil procedimentos médicos realizados nas Unidades Móveis de Saúde, envolvendo cerca de 640 mil pacientes atendidos. Também foram aplicadas aproxidamente 110 mil vacinas, incluindo contra a Covid-19. Até aqui, o projeto chegou a mais de 100 cidades de 19 estados, incluindo o Distrito Federal.

Com a nova Unidade Móvel para a Luz pra Vida, no total, são agora nove carretas puxadas pelo Mercedes-Benz Actros, um caminhão baú e três ônibus customizados como Unidades Móveis de Saúde a fim de levar atendimento médico, assistência social e vacinas a comunidades carentes de locais distantes dos grandes centros urbanos ou ainda reduzir a fila de espera do SUS. O foco principal são as populações em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil. As carretas, o caminhão baú e os ônibus já rodaram 110.000 km país afora.

O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos, o que muito nos orgulha. Tanto os caminhões quanto os ônibus da nossa marca, utilizados para esta finalidade, ressaltam a diversidade de ações comunitárias da Empresa”, diz Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e madrinha do projeto. 

“Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Acreditamos que unir forças é o caminho mais eficiente para promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, destaca Kathrin Pfeffer.

As Unidades Móveis de Saúde compõem um projeto que reflete o pilar de responsabilidade social dos princípios ESG praticados pela Mercedes-Benz do Brasil, que segue firme no propósito de mover o mundo, reforçando sua contribuição com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.

O #UnindoForças é um case de sucesso na Mercedes-Benz e fruto de uma iniciativa de colaboradores participantes de um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios da própria Empresa. Esse grupo gera as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”, conclui Kathrin Pfeffer.

Oito carretas, um caminhão baú e três ônibus na estrada

Três ônibus do projeto #UnindoForças foram cedidos à Cruz Vermelha Brasileira (dois ônibus de vacinação e um de Saúde da Mulher). No que se refere a caminhões, são duas unidades móveis com a startup social SAS Brasil, que levam atendimento nas áreas de odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia, além de pequenas cirurgias. A SAS Brasil atravessa o Brasil do Sul ao Norte oferecendo consultas, exames e procedimentos especializados para crianças e adultos, além de capacitação para profissionais de saúde.

Oftalmologia é a especialidade do Instituto Luz para Vida, que oferece consultas, procedimentos e exames de avaliação de ametropias, catarata, patologias da retina e córnea, glaucoma, propedêutica de vias lacrimais e plástica ocular. Agora, o ILPV passa a atuar também com a saúde da mulher. Com a Renovatio, o foco também é a oftalmologia, com exames clínicos e de diagnósticos para catarata, glaucoma e retina.

Na cidade de São Paulo, além da primeira carreta de tomografia do projeto MB Health, a parceria com o CIES Global inclui outras duas carretas. Uma delas para exames de ultrassonografia e doppler e outra unidade móvel para pequenas cirurgias oftalmológicas de catarata e de pterígio.

O parceiro Sociedade Beneficente Albert Einstein oferece atendimentos nas áreas de tomografia, oftalmologia, telemedicina e exames laboratoriais. Eles são realizados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, analistas de laboratório do Einstein. Essa carreta se desloca por várias cidades, em ações para motoristas de caminhões e ônibus nas estradas e também pacientes locais que precisam realizar tomografias sem uso de contraste, de acordo com a fila do SUS.

A nona unidade móvel de saúde, um caminhão baú, foi direcionada para a Instituição Amigos do Bem. São 30 anos de trajetória, com milhares de voluntários transformando vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia, promovendo a inclusão social e rompendo o ciclo de miséria no sertão nordestino.

Aporte de 4,5 milhões de Euros do governo alemão via DEG

O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de Euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos. Essa participação foi viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha. O investimento foi realizado pela DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão. Esta tradicional instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.

Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho para a Companhia.

O projeto #UnindoForças conta ainda com mais parceiros, como a Vivo Empresas, como apoiadora. As carretas são projetadas e customizadas pela Fleximedical, com construção das carrocerias a cargo da implementadora Labor. A Canon Medical fornece tecnologia de ponta para os diagnósticos por imagem e trabalhou com o projeto na Unidade Móvel de Tomografia.

As transformações dos ônibus em Unidades Móveis de Vacinação ficaram a cargo da Eco X. Já a Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas.

Mercedes-Benz do Brasil - Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadora de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Em 2022, aconteceu o lançamento do portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.

Mercedes-Benz do Brasil

MARCOPOLO CONCLUI ENTREGA DE 174 ÔNIBUS PARA O GRUPO VIAÇÃO GARCIA/BRASIL SUL

O Grupo Viação Garcia/Brasil Sul, uma das principais operadoras brasileiras de transporte rodoviário e urbano, conclui neste mês de abril o recebimento de 174 novos ônibus Marcopolo adquiridos no ano passado. Os veículos, de diferentes modelos e configurações, começaram a ser entregues no final de 2023, e incluem rodoviários urbanos, micro-ônibus e uma unidade 100% elétrica destinada ao serviço de fretamento. Os novos ônibus atenderão as empresas Viação Garcia, Brasil Sul, Santo Anjo e LondriSul.

"Estamos concluindo em abril a entrega dos novos ônibus adquiridos pelo Grupo Viação Garcia/Brasil Sul em um dos mais importantes negócios realizados em 2023. Assim fortalecemos uma estreita parceria de longa data", destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais para o Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Os novos ônibus

Do total de 174 veículos adquiridos, 65 unidades são do rodoviário Paradiso G8 1800 DD, todas com 15.000 mm de comprimento total, sendo 40 com serviço Leito Plus, 21 com serviço Cabine Cama, e quatro com serviço Cama Total. Outros 12 veículos são do modelo Paradiso G8 1200 DD, com serviço Semileito, e 12 são do Viaggio G7 900, com 13.500 mm de comprimento e sistema de ar-condicionado para operação de fretamento, além de um Paradiso G8 1600 LD, com 14.000 mm e configuração Semileito.

Além dos rodoviários, a empresa adquiriu 74 ônibus do modelo urbano Torino, todos com 13.340 mm de comprimento total, sendo 15 unidades equipadas com ar-condicionado para o serviço urbano. Vinte unidades sem ar-condicionado também atenderão o serviço urbano, e 39 unidades, sem ar-condicionado, irão operar o serviço metropolitano. Dois micro-ônibus Sênior, com 9.035mm, destinam-se à operação urbana.

Marcopolo Viaggio 1050 | 100% elétrico

Para o serviço de fretamento foram adquiridos sete micro-ônibus Sênior, com 10.700mm e sistema de ar-condicionado, e um Viaggio 1050 que é 100% elétrico, com chassis BYD D9F e poltronas semileito, autonomia de 300 quilômetros e transmissão automática, que está sendo utilizado no fretamento na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Viação Garcia/Brasil SulCom sede em Londrina/PR, o Grupo formado pela Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí, Santo Anjo e LondriSul atua no setor de transporte rodoviário de passageiros com destinos para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A atividade principal é o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros, mas também opera nos segmentos de fretamento para indústrias, turismo, transporte de encomendas rápidas, transporte urbano e metropolitano de passageiros e revenda de ônibus seminovos.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CORTECO DESTACA RETENTORES DO VIRABREQUIM PARA VEÍCULOS COM MOTOR 3 CILINDROS DA GENERAL MOTORS

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, incluiu recentemente em seu catálogo de produtos, para o segmento de reposição, novos retentores para veículos equipados com motor 3 cilindros da General Motors.

Os retentores do virabrequim dianteiro e traseiro atendem os seguintes veículos da GM: Onix, Onix Plus, Tracker, motores 1.0 12V e 1.2 12V. Todas as peças foram desenvolvidas com a alta qualidade e a confiabilidade da tecnologia alemã para atender a alta demanda do mercado brasileiro.

 Códigos de cada produto

Código

Produto

Linha

5909V (Código Corteco) – código original: 55514589

Retentor dianteiro do Virabrequim – General Motors

Leve

5910V (Código Corteco) – código original: 55509157

Retentor dianteiro do Virabrequim – General Motors

Leve

5911V (Código Corteco) – código original: 55487381

Retentor traseiro do Virabrequim – General Motors

Leve

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos, basta acessar o site, fazer contato pelo WhatsApp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2023, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Para obter mais informações, clique aqui e viste o site.

Corteco
Essência Comunicação

segunda-feira, 15 de abril de 2024

10 ANOS DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA NISSAN EM RESENDE: CONSTRUINDO A HISTÓRIA E IMPULSIONANDO O FUTURO.

Com fábricas de veículos e de motores, unidade passa por sua primeira grande evolução como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões que a marca japonesa está fazendo no Brasil

No início, não era fácil parar para fazer o "yoshi yoshi*", visitar o "genba*" ou ter uma reunião de "douki seisan*". Contudo, os ensinamentos e tradições japonesas com foco em qualidade e segurança foram gradativamente sendo unidos com a criatividade e a motivação brasileiras em uma fusão de culturas e diversidade que, dez anos depois, fazem do Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) uma unidade fabril diferenciada. Exemplo de excelência de produção, práticas sustentáveis e promoção de equidade e inclusão, a primeira fábrica 100% Nissan na América do Sul completa nesta segunda-feira uma década de atividades acelerando rumo ao futuro.

Inaugurado em 15 de abril de 2014, o Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Juntamente com a celebração de sua primeira década de operação, e mesmo ainda sendo muito moderno, o complexo começa a passar pela sua primeira grande transformação, como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela Nissan no fim do ano passado. O montante, que já faz parte do novo plano estratégico global da Nissan, The Arc, permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos para permitir a fabricação de dois novos SUVs e um motor turbo.

Mais um capítulo de uma história que, apesar de breve, já é marcante. Ao longo desses 10 anos, além de inúmeras conquistas e momentos especiais dentro do universo Nissan, o complexo de Resende fez história, por exemplo, ao ter sido a primeira fábrica do mundo a ter o revezamento da Tocha Olímpica passando em meio as suas linhas de produção, em 2016, como parte dos Jogos do Rio. Também dentro do espaço de manufatura, em 2017, foi realizado um show de um astro da música sertaneja brasileira, reunindo cerca de 1.800 funcionários.

Em 2022, outro momento inédito no país: a produção foi interrompida por 2 dias para que todos os funcionários participassem de um letramento racial com objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial na empresa. Realizado em conjunto com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ação impactou mais de 2 mil funcionários e foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil.

Assim, o Complexo Industrial da Nissan em Resende segue construindo a história e impulsionando o futuro da marca e do nosso país com foco na qualidade de produção, honrando o seu DNA japonês, dando prioridade as práticas sustentáveis e valorizando as pessoas, em uma jornada consistente para a promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes e na sociedade. 

Um caminho positivo reconhecido pelos funcionários que, nos últimos dois anos, levaram a Nissan a ser certificada como Great Place to Work e motivou mais de 500 deles a ajudarem na realização da foto oficial dos 10 Anos do Complexo Industrial de Resende, realizada nas ruas internas da unidade.

"O nosso Complexo Industrial de Resende é ainda muito jovem, mas, mesmo assim, nos orgulha porque já é reconhecido globalmente na Nissan pela sua excelência e qualidade de produção, sempre buscando fabricar carros que tornem muito positiva a experiência de nossos clientes. Isso, claro, em um ambiente que promove o bem-estar dos funcionários e valoriza a diversidade e a inclusão. Afinal, como nossas equipes falam, em Resende não se produzem carros, se produzem sonhos", afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

Complexo Industrial da Nissan em Resende

Uma unidade ambientalmente amigável

- Primeira fábrica 100% Nissan no Brasil, o Complexo Industrial de Resende é também uma das mais avançadas e sustentáveis da marca no mundo. Em linha com o plano global Nissan Ambition 2030 e ao Nissan Green Program, as práticas de respeito ao meio ambiente vão desde os processos de produção à forma como a construção da fábrica foi concebida.

- O aproveitamento da iluminação natural contribui com a eficiência energética da planta e o tratamento de resíduos é feito de forma adequada – são destinados para empresas especializadas e licenciadas ou reaproveitados no próprio processo.

- A pintura segue o moderno e sustentável sistema 3 wet, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. Os robôs utilizam cartuchos para a pintura, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs). Para isso também é fundamental o uso de água como base na pintura.

- A matriz energética da unidade é 100% eólica: todos os processos de produção da Nissan em Resende utilizam energia elétrica de origem eólica, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada pelo I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável).

- Por meio do Projeto Aterro Zero, implementado em 2017, a unidade industrial não enviou mais resíduos para aterro sanitário.

- A empresa conta com um novo Sistema de Gerenciamento de Recursos em tempo real. Com isso, passa a ser possível monitorar e otimizar a utilização da água, gás natural, luz e ar comprimido em toda a operação da fábrica.

- O Regenerative Thermal Oxidizer (RTO) é um equipamento de controle ambiental usado para queimar os compostos orgânicos voláteis (VOCs) e poluentes atmosféricos. O ar de exaustão deste processo, antes lançado na atmosfera, é recuperado para alimentação dos fornos de Selagem e Eletrodeposição na Pintura. Além dos benefícios advindos da redução direta no consumo de Gás Natural utilizado para aquecimento dos fornos, há uma redução significativa nas emissões de CO2 advindas desta queima.

- Os AGVs (Automatic Guided Vehicles) são pequenos robôs autoguiados movidos por baterias que conduzem carrinhos de peças e plataformas. Além de otimizar tempo facilitando o processo e o transporte de componentes na linha de produção, eliminam a emissão de gases, por substituírem veículos a combustão, e reduzem o nível de ruídos.

Por uma fábrica mais diversa, igualitária e inclusiva

- A Nissan tem a diversidade como um dos seus pilares fundamentais e caminha a passos firmes para tornar a empresa cada vez mais diversa, inclusiva e com equidade de oportunidades.

- No Complexo Industrial de Resende a participação das mulheres vem evoluindo ano a ano. Em 2021, elas correspondiam a 9,6% do total de funcionários da fábrica, em 2024 esse número aumentou para 20%, ou seja, a participação feminina dobrou nos últimos três anos no complexo da Nissan em Resende.

- Nos programas destinados a formação das futuras equipes do complexo industrial as mulheres já são maioria. Na edição 2024 do Programa de Estágio da Nissan, por exemplo, as mulheres representam 54% do total de participantes e, no Programa Jovem Aprendiz, elas correspondem a 58%.

- Dentre a liderança da planta, as mulheres representam 12% do universo de líderes.

- As mulheres seguem evoluindo na unidade fabril, e em outras unidades da Nissan no Brasil e na América Latina, com o apoio do grupo de afinidade W-Power (Women Power) que trabalha pela igualdade de gênero. Uma das iniciativas de destaque desenvolvida pelo grupo é o Projeto "Café com Elas", encontros periódicos para escutar as necessidades das operadoras. Um ambiente "seguro" onde elas podem compartilhar suas visões sobre como a empresa pode seguir avançando no tema.

- Para sensibilização e promoção da inclusão na linha de montagem parte das faixas de pedestres do Complexo Industrial de Resende, que tradicionalmente tinham a cor branca, foram pintadas com as cores do arco-íris que simbolizam o movimento LGBTQIA+, algo inédito em fábricas no Brasil.

- Com foco nas pessoas com deficiência, a Nissan realizou, com o apoio do grupo de voluntários, treinamento de LIBRAS (Língua Brasileiras de Sinais) a mais de 60 funcionários e disponibilizou o curso na plataforma de treinamento online da empresa, a qual os colaboradores podem acessar quando tiverem interesse. Recentemente, a fábrica da Nissan passou a adotar o ICOM, uma ferramenta de tecnologia assistiva para o auxílio da comunicação de deficientes auditivos.

- A fábrica da Nissan vem sendo palco de diversas ações que refletem o compromisso da empresa com a promoção e aceleração da equidade racial, com a participação direta dos colaboradores da operação. Por exemplo: lançou uma Cartilha de Equidade Racial para funcionários, em 2021; fez o Censo da Nissan, que deu voz aos funcionários para se autodeclararem, em 2023; realizou a Caminhada pela Igualdade Racial, evento na fábrica com para gerar reflexões sobre o racismo estrutural, também em 2023; e, mais recentemente, em 2024, produziu e lançou uma Cartilha Racial Infantil para estimular funcionários a terem conversas inclusivas com as crianças em casa. 

A unidade industrial em números

- Inauguração: 15 de abril de 2014

- Área total: 3.050.000 

- Área construída: 220.000 m²

- Capacidade de produção: 200.000 veículos e 200.000 motores em 3 turnos (atualmente, opera em 2 turnos)

- Funcionários: 2.050 (3.000 incluindo terceiros)

- Automatização: 113 robôs e 176 AGVs (Automatic Guided Vehicles), robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas

- Veículos: Nissan Kicks

- Motores: 1.6 16V flexfuel

- 619.453 veículos produzidos (até março de 2024)

- 604.940 motores produzidos (até março de 2024)

- 90.745 veículos exportados (até fevereiro de 2024)

*Yoshi yoshi – técnica de segurança usada toda vez que um funcionário atravessa um corredor ou rua, mesmo que sem movimento aparente. Ele aponta para a direita e para a esquerda com o dedo e fala "Yoshi Yoshi" para confirmar que está seguro atravessar. Esse gesto de apontar e dizer "Yoshi" garante que a pessoa está concentrada no que está fazendo e, assim, mantendo a sua segurança.

Genba – algo como "local real" e, no caso, se refere ao chão de fábrica, o lugar onde acontece a operação.

Douki seisan – significa produção sincronizada e, no caso, é o nome dado para uma reunião de gestores que aborda questões da operação do dia anterior.

Nissan do Brasil

VOLVO CAR BRASIL ANUNCIA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA

A Volvo Car Brasil está de diretoria nova. A empresa anuncia a chegada de sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para cumprir uma missão bastante ambiciosa: lançar o EX30 no país e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

A mudança é reflexo do anúncio feito em outubro do ano passado, quando a operação da América Latina teve uma ampliação de escopo e passou a ser responsável pela gestão de todos os importadores da Volvo globalmente, tornando-se GILA (Global Importers + Latin America) sob a gestão de Luis Rezende.

"Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso", afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Ao todo, a empresa anunciou sete novos diretores: Tatiane Faria (diretora de Network), João Reia (diretor de Finanças), Mirella Cambrea (diretora de Marketing), Rita Leme (diretora de RH para GILA), Eduardo Oshima (diretor de Pós-Vendas), Ricardo Ferreira (diretor de Segurança Corporativa Latam) e Christian Becker Sahd (diretor de Vendas), que se juntam a Marcelo, Luciano Ferreira (diretor Jurídico) e Guilherme Galhardo (head de Eletrificação e diretor de Digital) – ambos já diretores para a região, e agora exclusivamente para o Brasil.

Em outubro de 2023, a Volvo Car Brasil anunciou que o país passaria a englobar a operação de 60 países ao redor do mundo. Desde então, a estrutura local tem se preparado para abraçar o novo desafio. Com o recente anúncio, a Volvo cria um time específico para a operação Brasil e reforça o seu comprometimento com o país.

Em 2023, a Volvo Car Brasil emplacou mais de 8.600 carros, consolidando o melhor ano da montadora sueca no Brasil. Para 2024, com a chegada do EX30, a expectativa é que a empresa consiga dobrar o número de emplacamentos no país.

Conheça os novos nomes

e/d: Tatiane Faria, Christian Becker Sahd, Luciano Ferreira, Mirella Cambrea, João Reia, Guilherme Galhardo, Rita Leme, Eduardo Oshima e Ricardo Ferreira.

Tatiane Faria assumiu a diretoria de Network e é formada em Administração e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em gerenciamento e planejamento de eventos pela ESPM e pós-graduação em Trade Marketing pela FGV. Está na Volvo desde 2014 e passou pelas áreas de Eventos, Trade Marketing e Mercados Importadores.

João Reia assumiu a diretoria de Finanças e é formado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia - IMT e pós-graduado em Gestão Financeira pelo Insper. Possui larga experiência nas áreas Financeira e Comercial de importantes companhias dos setores de varejo e serviços. Ingressou na Volvo em 2019.

Luciano Ferreira manteve-se no cargo de diretor Jurídico e é advogado há mais de 24 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Possui muita experiência em escritórios de advocacia no Direito Empresarial, com mais de 15 anos exercendo a Gestão do Departamento Jurídico de empresas. Ingressou na Volvo em 2016.

Rita Leme assumiu a diretoria de RH para Global Importers e Latam. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu toda a sua carreira na área de Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado no setor de serviços e de papel e celulose. Entou na Volvo em janeiro de 2024.

Eduardo Oshima assumiu o cargo de diretor de Pós-venda e é administrador de empresas, com MBA em Business Administration pelo Insper e mestrado em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 24 anos na indústria automotiva com passagens por Renault, Jaguar, Land Rover, Grupo Stellantis e Ducati. Ingressou na Volvo em 2018.

Mirella Cambrea é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing pela ESPM. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria automotiva, e entrou na Volvo em 2001. Além da área de Marketing, trabalhou também na área de Inovação na qual, entre outras atividades, liderou o lançamento do plano de carga rápida da companhia. Retornou ao Marketing da empresa sueca em 2023 e agora assumi a diretoria.

Christian Becker Sahd é formado em Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística pela FEI, e possui Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP. Com 27 anos de experiência no ramo automotivo, já passou por diferentes marcas do segmento premium e de volume. Está na Volvo desde 2016 e já passou por diversas áreas como Vendas & Marketing, Estratégia, Experiência do Consumidor, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado, atuando agora como diretor de Vendas.

Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital, é Engenheiro Elétrico e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie. Certificado PMP com atuação em Gerenciamento de Projetos por mais de 10 anos, entrou na Volvo em 2020.

Ricardo Ferreira é diretor de Segurança Corporativa LatAm desde março de 2024, além de membro da Overseas Security Advisory Council (OSAC) e da American Society for Industrial Security (ASIS). Conta com mais de 24 anos de experiência na área de Segurança e grande experiência no mercado latino-americano. Foi responsável pela segurança de grandes corporações globais quando atuou como Diretor de Segurança LatAm para uma importante empresa de Consultoria de Segurança Corporativa americana.

Volvo Cars em 2023

Em 2023, o Volvo Car Group conseguiu um lucro operacional recorde de SEK 25.6 bilhões (doze bilhões de reais). O faturamento global em 2023 foi o mais alto da história da companhia, com SEK 399.3 bilhões (190 bilhões de reais). As vendas globais também foram recorde, com 708, 716 carros vendidos.

Volvo Car Group

A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje, é uma das mais conhecidas e respeitadas marcas de carro no mundo, atendendo a clientes em mais de 100 países por todo o mundo. A Volvo Cars está listada na Nasdaq de Estocolmo, onde é comercializada com a sigla "VOLCAR B".

"Pela vida. Dar a pessoas a liberdade de se mover de uma forma pessoal, sustentável e segura". Este propósito é refletido na ambição da Volvo Car de se tornar uma empresa que produz automóveis 100% elétricos até 2030 e no seu comprometimento com uma redução constante de sua pegada de carbono, com a ambição de se tornar neutra climaticamente até 2040.

Até dezembro de 2023, a Volvo Cars empregava aproximadamente 43.400 colaboradores. A matriz da Volvo Cars, assim como o Desenvolvimento de Produto, e as áreas de Marketing e Administração ficam localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As plantas de produção da empresa estão em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). Os centros de Pesquisa & Desenvolvimento e Design ficam em Gotemburgo e em Shanghai (China).

Volvo Car Brasil

A Volvo possui cinco modelos em seu portfólio no Brasil. Em 2023, a empresa fez o pré-lançamento do novo Volvo EX30, que chega ao mercado com a intenção de dobrar o volume de vendas da empresa no país. O ano foi ainda o melhor da história da empresa em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.

O Volvo XC40, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi o BEV mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, seguiu liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.

A Volvo é a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil 
Inside Out PR

ANFAVEA INAUGURA NOVA SEDE EM SÃO PAULO COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE LULA E QUATRO MINISTROS

Com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) inaugurou sua nova sede na capital paulista, na noite da última sexta-feira (12). O Presidente estava acompanhado do Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin e dos Ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Ricardo Lewandowski (Justiça). O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges Júnior, também participou da cerimônia.

Lula cumprimenta o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após 49 anos ocupando sua antiga sede, num tradicional casarão no bairro de Moema, a ANFAVEA se mudou para um moderno escritório no edifício Berrini One, no Brooklin, um espaço que reflete de maneira mais adequada a nova fase de suas 26 associadas, com foco em conectividade, sustentabilidade, tecnologia e constante inovação.

A inauguração celebrou também o aniversário de 68 anos da fundação da entidade representativa dos fabricantes de autoveículos e de máquinas autopropulsadas. Não por coincidência, a mudança de sede ocorre num momento de recuperação do setor automotivo, com um ciclo de investimentos ativos que já alcança a casa dos R$ 125 bilhões, um recorde histórico.

"O setor automotivo pode ter a certeza de que este governo não poupará esforços para que a indústria volte a ter o espaço de destaque que teve no início deste século. Este país tem tudo para se tornar uma grande potência econômica, gerando mais empregos e renda para a população", discursou o Presidente Lula durante sua fala na cerimônia de inauguração.

"Este governo tem compromisso com a indústria, porque tem compromisso com o emprego e com a renda da nossa população", explicou o Vice-Presidente Alckmin, comemorando o recorde de investimentos dos fabricantes de veículos e enumerando todas as medidas que vêm contribuindo para gerar um ambiente econômico e regulatório mais propício para a atração de novos aportes, não só das montadoras, mas também do setor de autopeças.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu que a indústria automobilística fique atenta à regulamentação da Reforma Tributária para que ela não seja desvirtuada. "Essa medida, que está há décadas para ser implementada, fará toda a diferença para a indústria brasileira".

O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges Júnior, pregou o diálogo permanente entre empresários, trabalhadores e governo em prol de um setor que tem capacidade de gerar crescimento e ganhos para toda a sociedade.

"Em dois anos, dobramos o volume de investimentos. O setor automotivo voltou com ainda mais força, muito por conta da credibilidade e da previsibilidade proporcionadas por medidas do setor público e da coragem dos dirigentes das nossas associadas. Por isso, podemos antever que num prazo de dois anos estaremos de volta ao patamar de 3 milhões de unidades vendidas anualmente", destacou em seu discurso o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.

Antes da inauguração oficial, a comitiva presidencial e a diretoria da ANFAVEA realizaram uma reunião privada, com a participação de CEOs de fabricantes associados e Vice-Presidentes da entidade, na qual foram tratados temas como políticas de industrialização, previsibilidade, segurança jurídica, comércio exterior e renovação de frota, além de detalhamentos do Programa MOVER – Mobilidade Verde e Inovação.

Durante a solenidade de inauguração, com a presença de representantes da indústria automotiva e da mídia, o Presidente Lula descerrou a placa comemorativa que ficará fixada no hall de entrada da nova sede da ANFAVEA. O momento reforçou o compromisso da ANFAVEA e do governo brasileiro com a transparência e o diálogo aberto e republicano com todos os setores da cadeia automotiva e da sociedade.

ANFAVEA

HORSE INICIA PRODUÇÃO DE POWER ELECTRONICS BOXES

A HORSE, líder global em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, anuncia nesta segunda-feira (15) o início da produção da Power Electronics Box (PEBs) na sua fábrica em Aveiro, Portugal.

Um componente importante dos motores de veículos híbridos, o PEB é responsável pela gestão dos dois motores elétricos em todos os sistemas híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) da HORSE. O dispositivo, que foi atualizado para incluir menos chicotes elétricos – para maior robustez e confiabilidade -, integra vários sistemas em uma única unidade, abrangendo:

Inversor/conversor de energia: converte corrente contínua (CC) da bateria do veículo em corrente alternada (CA) para uso dos motores do veículo.

Conversor DC/DC: transforma a energia da bateria de alta tensão em energia de baixa tensão, para uso em vários subsistemas do carro, incluindo luzes, rádio e carga para a bateria menor de 12V.

Eletrônica de controle: fornece regulagem em tempo real para distribuição de energia em todo o veículo, com base na velocidade e aceleração.

Resfriamento: garante que todos os componentes evitem superaquecimento, maximizando a vida útil da unidade e melhorando sua eficiência.

O início da produção da Power Electronic Box em Aveiro é um momento significativo, pois representa a mudança em direção à componentes eletrônicos em Portugal. Isto aumenta substancialmente a nossa capacidade de produção, garantindo que possamos fornecer tecnologias-chave de veículos híbridos aos nossos clientes em todo o mundo. A linha de produção foi transformada, aumentando a nossa flexibilidade e produtividade, para se firmar como um exemplo da Indústria 4.0, confirmando a nossa posição como fornecedor líder de combustão de baixo carbono e sistemas de motorização híbridos”, destaca Patrice Haettel, CEO da HORSE.

Produção em Aveiro

A fábrica da HORSE em Aveiro, Portugal, foi escolhida para a produção de PEB devido ao seu desempenho industrial. Com mais de 40 anos de excelência operacional na fabricação de caixas de velocidades e motores, agora, a fábrica também está apta a produzir componentes eletrônicos. A unidade ainda possui vários projetos de sustentabilidade que reduzem a sua pegada de carbono, incluindo o maior campo fotovoltaico privado em Portugal.

A HORSE calcula que a unidade de Aveiro deve produzir este ano 60 mil unidades na sua nova linha de montagem. Em 2025, a HORSE prevê um aumento de produção para 230 mil unidades de PEBs.

HORSE

A HORSE é uma fornecedora global de soluções energéticas inovadoras. A companhia acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, investe em tecnologias voltadas à indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia na sua transição para um futuro sustentável.

Com décadas de know-how industrial herdado do Grupo Renault, a HORSE desenvolve, produz e fornece motores híbridos, híbridos plug-in e a combustão altamente eficientes e com tecnologias de ponta.

A companhia conta com oito fábricas em sete países, três centros de Pesquisa & Desenvolvimento e sede em Madrid, na Espanha, e produz 3,2 milhões de unidades por ano para seus clientes em todo o mundo.

Com 9.000 funcionários em sete países, a HORSE está sediada em Madrid, na Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D em todo o mundo: Curitiba (Brasil), Córdoba (Argentina), Los Andes (Chile), Aveiro (Portugal), Bucareste, Mioveni e Titu (Romênia), Sevilha e Valladolid (Espanha) e Bursa (Turquia), em parceria com a Oyak.

HORSE
Grupo Printer Comunicação

MERCEDES-BENZ VANS LANÇA NOVA CAMPANHA “SPRINTER EQUIPADA DE POSSIBILIDADES”

A Mercedes-Benz Vans lança, nesta semana, a nova campanha “Sprinter Equipada de Possibilidades” com ênfase na reputação do veículo como objeto de desejo de diversos empreendedores e ponte para alcançarem os seus objetivos, desde conquistas profissionais até realizações pessoais. A ação estará presente nas redes sociais da marca no país, trazendo o posicionamento premium do produto alinhado ao alto nível de tecnologia da Sprinter com diversas opções de equipamentos.

A linha Sprinter, além de entregar potência, segurança e conforto, é sinônimo de categoria! Nosso produto apoia os clientes em seus desejos e realizações, tornando tudo possível. Essa é a principal mensagem que passamos com a nova campanha, buscando nos aproximar, cada vez mais, do que a Sprinter representa para o público”, afirma Alessandra Souza, Head de Marketing e Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Alessandra Souza

Com o intuito de oferecer soluções completas aos clientes, a Sprinter possui a maior e mais qualificada rede de concessionários do segmento. A marca disponibiliza as duas primeiras revisões sem custo adicional e garantia de dois anos, além de contar com implementadores certificados para proporcionar ainda mais segurança e qualidade durante todo o processo de aquisição dos veículos.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil