Celebrado em 23 de abril, o livro ajuda a transformar vidas, criar ideias e alavancar grandes negócios.

Livros são pontes que nos ligam ao conhecimento, ampliam nossos horizontes e transformam ideias e sonhos em realidade. Não à toa, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), criou uma data para reverenciá-lo: dia 23 de abril. Pensando nisso, alguns CEOs e empresários listaram suas melhores indicações de obras que contribuíram para o sucesso em suas vidas profissionais e, em alguns casos, na vida pessoal também. Confira as sugestões e tenha uma boa leitura.

Regina Jordão, CEO da rede de depilação Pello Menos, indica o livro A essência do líder, do Warren Bennis. “O autor, que foi um grande consultor, inclusive de vários presidentes dos Estados Unidos, tem uma escrita muito enriquecedora, pois ajuda empresários a entenderem a essência da liderança e auxilia no desenvolvimento dela”.

Celso Fortes, CEO da rede Açougue Vegano, indica o livro Essencialismo, do Greg McKeown. “Me ajudou a ficar mais atento a pesos e medidas nas tarefas e decisões do dia a dia. Muitas vezes, colocamos na frente algo que está nos incomodando ou até está mais fácil de resolver, mas a prioridade deve ser outra. O que é importante, vital e até mais lucrativo em todos os sentidos, deve se tornar a verdadeira prioridade”.

Claudinei dos Anjos, CEO da rede Anjos Colchões & Sofás, indica o livro Os Segredos da Mente Milionária, do Eker, T. Harv. “O livro explica exatamente a mentalidade das pessoas que guardam dinheiro, comparando-as com aquelas que somente gastam. Mostra também como as crenças limitantes sobre dinheiro, jamais levarão a riqueza. Ajuda a fazer uma reprogramação no cérebro, de como alcançar a riqueza”.

Gabriel Concon, CEO da rede Pizza Prime, maior rede de franquias de pizzas 100% brasileira, indica o Sonho Grande, da Cristiane Correa. “O livro conta a trajetória de sucesso de três dos maiores empresários do Brasil. A história desses empreendedores me inspira a dar o melhor de mim, tanto para a construção da minha rede como para meus colaboradores”.

Nathan Schmucler, diretor geral da rede de escolas Luminova, elege o livro O poder do hábito, de Charles Duhigg. “Para buscar alta performance na vida pessoal ou profissional, precisamos de autoconhecimento e o livro ajuda a encontrar caminhos na reflexão de hábitos positivos e negativos, a reconstrução de novos que possam estar mais alinhados com nosso propósito pessoal/profissional”. Foi este o livro também sugerido por Vinicius Rochesk, COO da Suporte Smart, rede de assistência técnica para celulares e venda de acessórios. “O livro me trouxe a sacada que os resultados que você têm estão muito atrelados aos seus hábitos. Se você quer ter resultados diferentes, você precisa fazer coisas diferentes. O sucesso tá fora da zona de conforto, você precisa está sempre inovando, entendendo o hábito do consumidor, o hábito da sua equipe e ir introduzindo pequenas mudanças na rotina, mudanças de pensamentos para que lá no final você obtenha resultados diferentes”.

Renato Ticoulat, CEO da Limpeza com Zelo, especializada em residências, escritórios e endereços comerciais, cita o livro Contratos de franquia – Origem, evolução legislativa e controvérsias, de Tatiana Dratovsky Sister. “Este livro me atualizou com relação à legislação do franchising e, dentro de seus exemplos e comentários, trouxe a solução para vendas de franquia MEI”.

Paulo Arruda, Co-CEO e Co-Founder da Park Education, rede de ensino de idiomas e cursos livres, elege o livro: The Age of Influence: The Power of Influencers to Elevate Your Brand, do Neal Schaffer. “Este livro, embora ainda pouco conhecido entre executivos, é obrigatório para se entender como aproveitar o poder dos influenciadores para alavancar os resultados das empresas”.

Bruno Gorodicht, diretor das redes Bendito e Espetto Carioca, de brownies e cookies e bares e restaurantes, respectivamente, escolheu o livro Ponto de Inflexão, de Flávio Augusto. “Ele conta a história de sua vida como empreendedor e traz vários momentos que chama de ponto de inflexão, com o objetivo de fazer o leitor repensar sobre sua conduta, forma de pensar e agir. Eu adoro biografias e já li algumas, mas essa dá tanto prazer e prende tanto, que em apenas uma tarde você lê o livro inteiro”.

Joel Amorim, diretor da The Insiders na América Latina, recomenda o livro O Apanhador no Campo de Centeio, de JD Salinger. “Este livro me ajudou muito como pessoa. Li e reli algumas vezes e gosto da mensagem que é enxergarmos as coisas boas no lado simples da vida e reconhecermos estes momentos” e Purple Cow, de Seth Godin. “Pensando que na área de Marketing e Publicidade o mercado mudou muito, é importante ser inusitado e se destacar na multidão e o segredo está na estratégia. Sem ela não fazemos nada sustentável”

Eduardo Tafa, CEO da Sofá Novo de Novo, rede de higienização e impermeabilização de estofados, sugere o livro A Pequena Empresa Mais Bem Sucedida do Mundo, de Michael E. Gerber. “O ensinamento que levo deste livro para o meu negócio é que por mais que você seja pequeno precisa ter atitude, desenvolver habilidades, processos diários como uma empresa grande. Você começa pequeno, mas para ser grande precisa ser grande agora. Ser grande nas suas atitudes, na sua liderança, na sua persuasão. Fazendo o que os grandes fazem automaticamente você vai crescendo e quando vê já está grande.

Raphael Matos, CEO da PremiaPão, rede de publicidade em saco de pão, indica o livro O Jogo Infinito, de Simon Sinek. “Todo empresário que está a frente de uma empresa e tem que liderar pessoas no século 21 precisa ler este livro, melhor que ler precisa aplicar os quatro princípios do jogo infinito aos negócios”.

Artur Hipólito, sócio-diretor da Home Angels Brasil, rede de cuidadores, indica o livro Subliminar de Leonard Mlodnow, que retrata de forma realista, atual e científica a importância do subconsciente nas tomadas de decisões de cada um de nós. É na conquista do subconsciente que está o verdadeiro trabalho de Marketing. Imperdível leitura”.

Dr. Paulo Zahr, CEO da Odontocompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, indica o livro Feitas para Vencer, de Jim Collins. “ O grande aprendizado foi ler várias formas de levar nossa empresa ao crescimento e distinguir diferenças entre empresas pares, porque umas cresceram muito e outras não existem mais. O livro também ajuda a não se conformar e entender que podemos ser ótimos e não somente bons. Fazer melhor a todo dia, ser melhor sempre que o concorrente”.

Markable Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui