Trina Solar, uma das líderes globais em fornecimento de painéis fotovoltaicos integrados e soluções de energia inteligente, acaba de lançar em escala global o TrinaTracker Agile 1V Bi-Fila. O rastreador Agile 1V Bi-Fila é totalmente compatível com painéis de potência ultra alta, de 400W até 670W+. A série Agile é a mais nova integrante da família TrinaTracker que já conta com a série Vanguard lançada em dezembro, e sua presença amplia ainda mais os cenários de aplicação dos rastreadores e aprimora as soluções TrinaTracker.

Durante a conferência de lançamento, Duan Shunwei, Chefe da Unidade de Negócios de Rastreadores da Trina Solar, e Antonio Moralejo Gil, Chefe do Departamento de Produtos & Engenharia da Trina Tracker, apresentaram o Agile 1V que adota o design 1V Bi-Fila com quatro vantagens em termos de tecnologia: maior confiabilidade, maior geração de energia, BOS otimizado e adaptabilidade aprimorada.

O algoritmo SuperTrack traz um ganho de rendimento de até 8%. César Hidalgo, o engenheiro responsável de sistemas solares da DNV, informou que tanto o sistema de rastreamento “Vanguard” quanto o “Agile” da Trina Tracker fizeram a revisão de tecnologia (bancabilidade) pela DNV.

O Agile 1V começou sua produção em série no dia 15 de abril. Até agora, a capacidade global de instalação do TrinaTracker ultrapassou 5GW, com 8 GW de capacidade de produção anual em trackers em 2021.

A confiabilidade aprimorada do Agile 1V é garantida por três tecnologias inovadoras

O novo rastreador Agile 1V pode atingir adaptabilidade e confiabilidade otimizadas em compatibilidade com os painéis 600W+ de potência ultra alta. Antonio Moralejo Gil revelou que a CPP, uma organização oficial de testes em túneis de vento reconhecida no mundo inteiro, fez com que o rastreador Agile 1V passasse por uma série completa de testes em túneis de vento, incluindo dinâmica e estática, bem como aeroelástica completa, simulando a operação sob condições reais. Com base nestes testes, a TrinaTracker continuou otimizando o design do rastreador para garantir que todos os componentes do sistema contassem com maior confiabilidade e adaptabilidade aprimorada.

O Agile 1V utiliza o sistema inovador multi-drive (dual-slewing) e o design exclusivo de suporte esférico, patenteado mundialmente, para melhorar a estabilidade total do sistema rastreador, reduzindo o efeito aeroelástico no sistema, aprimorando a eficiência de transmissão de carga, evitando erros de rotação e melhorando a estrutura de um modo geral. O suporte esférico reduz a pressão e deformação da estrutura, e melhora ainda mais a confiabilidade e adaptabilidade em solos complexos. Além disso, o Agile 1V é equipado com uma sofisticada estratégia de acondicionamento, prevenindo falhas estruturais no rastreador em momentos de vendavais e fortalecendo a confiabilidade do sistema.

Agile 1V Bi-Fila permite instalar até 120 painéis por rastreador . Robô para limpeza de painéis aumenta potência em mais de 10%

O design Bi-Fila do Agile 1V diminui o comprimento do rastreador para apenas 72 metros, permitindo a instalação de até 120 painéis por rastreador, e alcançando maior capacidade de instalação em 15.6%, dentro do mesmo layout.

O algoritmo inteligente “SuperTrack” pode aumentar a geração total de potência do Agile 1V em até 8%. Com o robô de limpeza efetivamente eliminando areia e poeira nos painéis, a geração de potência do sistema pode ser aprimorada em mais de 10%.

BOS otimizado economiza 33% da quantidade de rastreadores Agile, dentro da mesma instalação

A quantidade de rastreadores Agile 1V é reduzida em 33%, comparado com os rastreadores tradicionais 1P de fileira única em um layout MW típico, economizando 9% em cabos DC. O suporte esférico do TrinaTracker conta com auto-alinhamento, com uma ajustabilidade de ângulo de 30%, que pode corrigir potenciais variações na instalação e reduzir o índice de falhas, bem como diminuir os custos de operação e manutenção. Além disso, uma atualização inovadora no processo de instalação, que integra a patenteada Trina-Clamp, diminui o tempo de instalação em 50%.

Além da atualização pelo TrinaTracker Cloud, o futuro sistema SCADA da TrinaTracker irá contar com monitoramento remoto, aviso prévio e diagnóstico e resolução de problemas inteligentes. O sistema SCADA irá potencializar o tempo operacional efetivo sob diferentes condições climáticas, diagnosticar os problemas de rastreador em tempo real, e resolver problemas, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a eficiência de operação do parque solar.

“O negócio de rastreadores da Trina Solar deve levar em consideração o desenvolvimento em todas as perspectivas possíveis. Atualmente, os focos principais da indústria de rastreadores estão na área de engenharia do vento e aprimoramento estrutural, mas também precisamos levar em consideração o desenvolvimento de software, como por exemplo os algoritmos de rastreamento inteligente e o sistema SCADA. Através do cumprimento integral de padrões já estabelecidos da indústria, da tecnologia de ponta, bem como da integração upstream e downstream, a Trina Solar irá aprimorar o valor de rastreadores, e facilitar o crescimento contínuo do mercado global de rastreadores.”, destacou Duan Shunwei.

Com a indústria fotovoltaica entrando na era 600W+, rastreadores, utilizados em conjunto com painéis de potência ultra-alta, vão acelerar a redução do LCOE e a entrada na era de paridade fotovoltaica.

Trina Solar

Fundada em 1997, Trina Solar é uma das líderes globais em fornecimento de módulos FV integrados e soluções de energia inteligente, com seus principais negócios focados em produtos FV, sistemas FV e soluções de energia inteligentes. Seus negócios incluem pesquisa e desenvolvimento, produção e vendas de módulos FV, estações de energia e equipamento de sistema, serviços de geração e operações de energia FV, microrredes inteligentes, desenvolvimento e venda de sistemas multi-energia, assim como a operação e gestão de plataformas cloud de energia. Em 2018, a empresa assumiu a liderança no processo de tornar-se uma marca no mundo de energia IoT (Internet of Things), estabeleceu a Aliança Trina Solar IoT de Desenvolvimento da Indústria e o Centro de Inovação da Indústria de Nova Energia IoT, em parceria com outros líderes em produção e pesquisa, tanto na China quanto no exterior, construiu uma plataforma de pesquisa de energia IoT, assim como uma ecosfera IoT com inúmeros parceiros, e está comprometida com se tornar uma líder global no setor de energia inteligente. Para mais informações, visite: http://www.trinasolar.com.

Trina Solar
Grupo Casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui