O primeiro caminhão (L 312, o “torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos no Brasil, em 1956, eram da marca Mercedes-Benz. Esse pioneirismo é ainda mais significativo, por se tratar também dos primeiros veículos comerciais com motores a diesel, conceito trazido pela Empresa ao País.

Caminhão Mercedes-Benz L 312

O L 312 e o LP 312 saíram da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, dando impulso extraordinário ao desenvolvimento e à história da indústria automobilística nacional. Próxima dos 65 anos de atividades no País, a Mercedes-Benz é hoje a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. E, dessa mesma fábrica, sai hoje o Novo Actros, primeiro produto da marca na era 4.0 e o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do mercado, agregando ainda mais eficiência e valor às operações dos nossos clientes.

A inauguração oficial da primeira fábrica da Mercedes-Benz do Brasil ocorreu em 28 de setembro de 1956, contando com a presença de muitos convidados e autoridades, entre elas o então presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Desde este período, a Companhia de origem alemã tornou-se uma referência na produção e na liderança de vendas e de serviços no segmento de veículos comerciais no País e para exportações, como também no desenvolvimento tecnológico e na geração de soluções para as demandas do transporte de cargas e de passageiros. Com base em seu espírito pioneiro e inovador, a Empresa sempre esteve à frente do desenvolvimento, ditando tendências de mercado e atendendo às necessidades de transporte dos seus clientes.

Mercedes-Benz O 321

“Com muito orgulho e satisfação, nossa Empresa se aproxima de completar 65 anos de atividade, um período muito bem vivido, que vem abrindo novos horizontes para o setor automotivo brasileiro. Nesse período, nos dedicamos a atender às necessidades do transporte do País e dos nossos clientes, contruindo também para o desenvolimento da indústria e da economia nacionais. Somos gratos por essa longa parceria e fidelidade de nossos clientes, concessionários, fornecedores e, especialmente, pelos milhares de colaboradores que contribuíram para a construção dessa bela história e do legado para a sociedade”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Trouxemos o DNA de qualidade superior, de pionerismo e de inovação da Mercedes-Benz para o Brasil e aqui sempre plantamos e colhemos muitos frutos. Em todas as estradas, ruas e campos, em qualquer canto desse imenso país de dimensões continentais, a estrela de três pontas ilumina os caminhos de muitas pessoas e isso nos motiva a seguir em frente, pensando em novas soluções para todos que movem o mundo, hoje e no futuro. Atualmente, 4 em cada 10 caminhões em circulação no Brasil e 6 em cada 10 ônibus rodando pelas cidades são Mercedes-Benz e isso nos motiva a fazermos sempre o melhor pelos nossos clientes e pela sociedade”.

Mercedes-Benz do Brasil é a primeira montadora de veículos comerciais na aplicação da indústria 4.0

Quase seis décadas e meia depois, a Mercedes-Benz do Brasil novamente ocupa o ponto mais alto da inovação e pioneirismo: a Empresa é a primeira Indústria 4.0 do setor de veículos comerciais no País. Em 2018, inaugurou a Linha de Caminhões 4.0 na planta de São Bernardo do Campo, seguida, em 2019, pela Linha de Cabinas e, em 2020, pela Linha de chassis de Ônibus. Em 2021, será a vez da Linha de Agregados 4.0 (motores, câmbios e eixos).

O avanço dos conceitos da Indústria 4.0 coloca a Mercedes-Benz do Brasil num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcança, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial.

Os conceitos da Indústria 4.0 revolucionaram os processos de produção de caminhões e ônibus na Mercedes-Benz. Tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas já estão presentes no dia a dia da Empresa, juntamente com tecnologias como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto. O uso de recursos inovadores aprimora as condições de trabalho para os colaboradores e aumenta a eficiência para atendimento aos clientes.

A nova Fábrica 4.0 traz ganhos de eficiência em produção e logística, graças a exemplos como a redução de armazéns de peças, aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha e redução do tempo de armazenamento de componentes. Tudo isso se traduz em maior agilidade, eficiência e produtividade, com muitos outros ganhos a serem somados com a evolução constante dessa revolução industrial.

Uma nova era da interação entre homens e tecnologia, com os colaboradores no comando da Indústria 4.0

Os próprios colaboradores tiveram participação decisiva na concepção do ambiente de trabalho das novas linhas de montagem de caminhões, cabinas e chassis de ônibus, o que resultou em melhor ergonomia e segurança, com reflexos muito positivos em produtividade.

A nova Fábrica 4.0 se destaca também pelo uso de avançadas soluções – inéditas tanto na Empresa, quanto para a Daimler Trucks & Buses e em veículos comerciais no País – como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto, ferramentas inovadoras para uma nova realidade nas linhas de produção. Essas tecnologias trazem ganhos importantes de ergonomia, qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho.

Os avanços da Indústria 4.0 também abrangem outras áreas como o CDT (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), em São Bernardo do Campo. Em Iracemápolis (SP), a Indústria 4.0 também envolveu o Campo de Provas de caminhões e ônibus e o futuro Centro de Testes, em parceria com a Bosch, para testes em todos os tipos de veículos. Em Juiz de Fora (MG) a transformação tecnológica também chegou à produção de cabinas de caminhões; e, em Campinas (SP), nas áreas de Serviços e na Central de Relacionamento com Clientes.

Companhia mantém investimentos e confiança no Brasil

Ao longo desses 65 anos, a Mercedes-Benz nunca deixou de investir no Brasil, acreditando no potencial de mercado e na economia do País. Atualmente, está em andamento um programa de investimento de R$ 2,4 bilhões para o período 2018 a 2022. Esse montante engloba a expansão da Indústria 4.0, desenvolvimento e produção dos caminhões extrapesados Novo Actros e desenvolvimento de novos produtos – caminhões e chassis de ônibus – e serviços de conectividade.

Somando os R$ 3,2 bilhões dos ciclos de investimentos de 2010 a 2017, são R$ 5,6 bilhões aportados pela Companhia no Brasil em 13 anos. Além desse valor, R$ 90 milhões foram destinados ao Campo de Provas de Iracemápolis e, em parceria com a Bosch, mais R$ 70 milhões (50% cada empresa) estão sendo aplicados na construção do Centro de Testes Veiculares.

“Esses investimentos tornam a Mercedes-Benz do Brasil ainda mais preparada para atender nosso cliente, criando valor, qualidade, confiabilidade e eficiência. E, assim, a torna mais moderna, competitiva e preparada para os novos tempos do País, como também a coloca em uma posição de vanguarda para enfretar os desafios da mobilidade e da sustentabilidade. Assim, a Mercedes-Benz assume um papel preponderante no ecossistema do transporte responsável, estabelecendo compromisso com os clientes e parceiros e com a sociedade como um todo, para hoje e para o futuro”, ressalta Karl Deppen.

Segundo o executivo, “somos apaixonados por atender nossos clientes. E, para isso, estamos sempre atentos ao que eles nos dizem, afinal, As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada Voz”.

As unidades da Empresa no Brasil e suas atividades

A planta de São Bernardo do Campo é a única do Grupo Daimler a reunir num só local a produção de caminhões, chassis de ônibus e agregados (câmbios, motores e eixos). Além disso, abriga o Centro Regional Daimler América Latina, que representa as marcas da Daimler Truck&Buses na região, e o CDT (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), o maior da Daimler fora da Alemanha para caminhões e chassis de ônibus, e o maior do segmento no Brasil.

A unidade do ABC também é o Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus, além de um player global do desenvolvimento de caminhões. Recentemente, por exemplo, a cabina do caminhão Novo Actros, criada pela equipe brasileira, passou a ser referência para produção pela Mercedes-Benz Trucks na Alemanha e comercializada em mais de 20 países europeus e em outros continentes.

Inaugurada em 1979 para a produção de ônibus, processo transferido depois para São Bernardo do Campo, a unidade de Campinas reúne hoje todas as atividades de Peças e Serviços ao Cliente, Central de Logística de Peças, Global Training e Central de Relacionamento com o Cliente, a mais premiada do setor automotivo. Esta planta abriga ainda a linha de produção de peças e componentes remanufaturados da família RENOV.

Mercedes-Benz Campinas

Em 1999, a Mercedes-Benz do Brasil inaugurou a fábrica de Juiz de Fora, onde inicialmente produziu automóveis Classe A e depois montou a Classe C. Em 2012, a unidade foi transformada para a produção de caminhões, com as famílias Actros e Accelo. Atualmente, produz as cabinas de todas as linhas de caminhões da marca.

Mercedes-Benz Juiz de Fora

A Empresa inaugurou, em 2016, uma nova fábrica de automóveis na cidade de Iracemápolis, onde produziu os modelos Classe C e GLA até 2020, quando adotou a estratégia de manter sua presença no mercado nacional apenas com modelos premium importados. Atualmente, Iracemápolis é a sede do maior Campo de Provas do Hemisfério Sul, inaugurado em 2018, que é também o mais avançado e tecnológico do Brasil para caminhões e ônibus.

Essa estrutura, fortalece e reforça ainda mais a importância da empresa na plataforma mundial de desenvolvimento do Grupo Daimler. Com tecnologia de ponta, 16 pistas para vários tipos de testes e 12 km de extensão, o Campo de Provas permite que a Empresa simule estradas do Brasil e de qualquer país do mundo, melhorando constantemente a qualidade e confiabilidade de seus produtos.

Junto ao Campo de Provas de Iracemápolis, a Mercedes-Benz e a Bosch, em consórcio, estão construindo um Centro de Testes Veiculares para caminhões, ônibus e também automóveis, comerciais leves, motos e máquinas agrícolas. Fabricantes de veículos e de componentes do setor automotivo poderão locar a nova estrutura para seus desenvolvimentos. Este Centro terá pistas para desenvolvimento de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor.

Além de oferecer aos clientes o maior portfólio de caminhões e ônibus do País, a Empresa amplia as soluções para transporte de cargas e passageiros no mercado brasileiro com a consagrada Linha Sprinter do segmento de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT). Os furgões, chassis cabina e vans Sprinter, produzidos na Mercedes-Benz Argentina, chegaram ao Brasil em 1997, tornando-se um sucesso e referência de mercado, elevando o patamar de conforto e qualidade dessa categoria de transporte.

Em busca constante pela sustentabilidade

Em sintonia com a busca constante por inovação, sustentabilidade e pelo bem-estar dos colaboradores, a Mercedes-Benz do Brasil foi a primeira a inaugurar uma Fazenda Urbana dentro de uma indústria no mundo, numa parceria com a startup BeGreen.

Localizada na fábrica de São Bernardo do Campo, a produção de verduras é 100% livre de agrotóxicos para consumo dos seus colaboradores nos restaurantes internos. Essa iniciativa contribui ainda mais com a preservação do meio ambiente. Isso porque a produção na estufa, ao lado do restaurante, elimina o desperdício de alimentos durante o transporte, com zero emissão de CO2.

A aplicação de tecnologias da Indústria 4.0 nas linhas de montagem de caminhões, cabinas e chassis de ônibus amplificaram resultados das políticas de sustentabilidade, como, por exemplo, a busca pela fábrica sem papel por meio de informações compartilhadas em telas e dispositivos portáteis e uso de Apps.

Constantemente, a Empresa desenvolve novas ações em suas fábricas que contribuem para sustentabilidade ambiental, tais como ações de redução do consumo de água, de energia elétrica e de gás nos processos produtivos e nos escritórios. Para isso, vem aumentando o uso de telhas translúcidas, melhorando a iluminação natural e deixando de usar a iluminação artificial, por exemplo. Além disso, a troca de luminárias fluorescentes por LED trouxe melhoria na eficiência da iluminação em diversas áreas de toda a fábrica.

Entre as medidas sustentáveis destacam-se ainda a eliminação de vapor como fonte de energia, a redução do consumo de gás natural, a compostagem de 100% dos resíduos orgânicos dos restaurantes, reúso da água da chuva e reciclagem e refinamento de óleo lubrificante usado.

Marcos históricos em 65 anos de vendas no Brasil
· 1.845.541 Veículos Comerciais
· 1.342.274 Caminhões
·    503.267 Ônibus

Série de textos sobre os 65 anos da Empresa

Neste ano de celebração de mais um marco histórico da Empresa, a partir deste mês, os 65 anos da Mercedes-Benz do Brasil serão contados em seis capítulos, um por mês, culminando no dia 28 de setembro, data oficial de inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo.

Os próximos textos contarão as trajetórias de veículos que fizeram história no mercado brasileiro, serviços, colaboradores, a Empresa hoje e o foco no futuro cada vez mais tecnológico, conectado e sustentável.

Mercedes-Benz do Brasil

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