A Metra Transportes, que opera o Corredor ABD, possui 260 ônibus, sendo mais de 100 veículos elétricos, híbridos e trólebus com tecnologias que permitem ainda a redução de emissões de 21 mil toneladas de CO2 por ano.

Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do ar, e tornar a paisagem árida de um corredor de ônibus, a Metra vem há anos criando um enorme canteiro manacás-da-serra, planta nativa da Mata Atlântica.

Além da beleza destas árvores, com suas flores em branco, rosa e lilás, elas também são responsáveis pela neutralização de cerca de 100 toneladas de CO2. Os funcionários da Metra colaboram fazendo a compostagem das podas das árvores, transformando os resíduos verdes em adubo orgânico.

Já são mais de 11 mil manacás-da-serra plantados nos 33 quilômetros entre São Mateus e o Jabaquara.

Além da redução na emissão de dióxido de carbono, os trólebus, elétricos e híbridos da Metra colaboram com a redução de outros poluentes prejudiciais à saúde, como 104 toneladas de (NOx), óxido de nitrogênio relacionado inclusive a casos de câncer e de 1,7 tonelada de materiais particulados, tipo de poluente que pode entrar facilmente na corrente sanguínea, além de poupar 8,1 milhões de litros no consumo de óleo diesel.

Transporte público de qualidade, respeitando a vida e a saúde das cidades, sempre em busca de ações sustentáveis, é o objetivo da Metra.

Durante a pandemia, por exemplo, a Metra realiza um trabalho intensivo de higienização, para ajudar a combater a disseminação do Covid-19 em terminais e veículos. São 70 profissionais trabalhando diuturnamente na desinfecção, dentro e fora dos veículos, equipamentos e terminais.

Os fiscais de operação dos ônibus estão limitando o número de passageiros por carro, para evitar aglomerações nos veículos. Esta ação acontece nos nove terminais do corredor.

A empresa mantém um Comitê de Emergência, com gestores de várias áreas da companhia e profissionais da saúde, para prestar orientações aos colaboradores e à população.

Metra

A Metra Transportes é uma empresa privada, concessionária do Governo do Estado de São Paulo desde maio de 1997. Com serviço diferenciado, de padrão de qualidade entre os melhores do mundo, a empresa foi considerada como melhor serviço de transporte coletivo de São Paulo com índice de 86,7% de aprovação entre os entrevistados no mais recente IQC – Índice de Qualidade pelo Cliente realizado em 2018, que faz parte do IQT – Índice de Qualidade do Transporte, realizado este ano pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Metra
Assessoria de Imprensa
Cuca Fromer
cucafromer@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui