Prevista inicialmente para ter acontecido em março, a primeira etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica vai acontecer nos dois próximos finais de semana (19/20 e 26/27 de junho). Sediada pelo Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio da Mitsubishi Motors, o Circuito é composto por quatro etapas ao longo do ano.

“Tradicionalmente realizamos duas etapas compostas por dois finais de semana cada, no primeiro semestre e duas no segundo. Este ano, tomamos a decisão de adiar a primeira etapa, prevista para março, por uma questão de responsabilidade, o cenário de evolução da Pandemia era ainda muito incerto e não convinha a realização de uma competição naquele momento”, explica Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

“Com um cenário mais controlado, inclusive com a vacinação em andamento e ressalte-se, sob um rígido protocolo de segurança, entendemos ser possível retomar a competição com responsabilidade”, explica Mauro.

De fato, a sede do evento, o Yacht Club de Ilhabela, estabeleceu um rígido protocolo de segurança. Por exemplo, todas as atividades na sede estão suspensas, como a tradicional confraternização das equipes após as regatas. A secretaria do evento será ao ar livre e as inscrições estão sendo feitas totalmente online. Todos os participantes terão sua temperatura aferida na entrada do clube, que aliás, também não terá serviço de restaurante.

“A vela é um esporte praticado ao ar livre e as equipes, entre si, já têm este compromisso de segurança, afinal, estão todos literalmente no mesmo barco. O que estamos cuidando é para que haja a menor circulação possível de pessoas no clube, diga-se de passagem, um espaço ao ar livre. A exemplo do que já fizemos no ano passado, sem casos registrados de transmissão do vírus entre os tripulantes”, completa Mauro.

Equipes se preparam para as disputas das regatas

O Circuito Ilhabela é reconhecido por seu alto nível técnico, reunindo embarcações e equipes das classes mais competitivas da vela de oceano

Aliás, uma rápida explicação: as competições de vela oceânica dividem os veleiros em classes, de acordo com suas características. Essas classes abrangem desde famílias em veleiros totalmente equipados como uma moradia até atletas profissionais, em embarcações desenhadas exclusivamente para competição.

Esta primeira etapa da Copa já tem confirmadas 10 equipes da Classe ORC, a classe mais técnica da vela. Além destas, 6 veleiros da classe HP25 e 4 da C30, duas classes “one design”, ou seja, em cada uma dessas classes, todos os veleiros são idênticos, têm o mesmo desenho, as mesmas características técnicas, equipamentos, etc. Isso faz com que as disputas sejam extremamente competitivas.

Para o responsável técnico da competição, Carlos Eduardo “Cuca” Sodré, o Circuito Ilhabela já se consolidou como uma importante competição de regularidade: “Nós temos uma competição em uma das melhores raias do país que acontecerá em quatro etapas, permitindo que os competidores tenham, certamente, mais de 20 regatas ao longo de 2021 em várias condições de clima e vento. Isso torna a Copa Mitsubishi muito interessante, pois é a regularidade das equipes nessa grande quantidade de regatas que lhes garante as melhores colocações no ano”.

Para a diretora de marketing da Mitsubishi Motors no Brasil, Letícia Mesquita A. Oliveira, “há anos a Mitsubishi Motors apoia e realiza competições de vela no Brasil. A prática tem tudo a ver com a proposta da nossa marca em oferecer muito mais do que veículos, mas sim, todo um estilo de vida, todo um conjunto de experiências únicas. É um orgulho muito grande para Mitsubishi fazer parte da história desse esporte no Brasil”, comenta.

Já para o Diretor de o diretor de vela do YCI, Mauro Dottori “é uma honra contar novamente com a Mitsubishi, que sempre apoiou a vela no clube de forma incondicional. O patrocínio da marca, parceira de longa data, é fundamental para que a gente consiga proporcionar aos velejadores um evento de alto nível, com competitividade e diversão, ainda que, claro, estamos enfrentando as restrições da Pandemia. Mas, como já o fizemos no ano passado, isso não vai impedir que voltemos a velejar a todo pano e o apoio da Mitsubishi vai contribuir para que continuemos responsáveis e firmes no leme”, ressalta.

A Copa Mitsubishi Circuito Oceânico de Vela tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Serviço, North Sails, E-Ventos, Revista Ancoradouro, Band Vale, ABVO e FEVESP.

HPE Automotores

A HPE Automotores do Brasil é a representante oficial da Mitsubishi Motors no País. Tem escritório no coração comercial de São Paulo (SP), fábrica em Catalão (GO) e concessionárias espalhadas por todo o território brasileiro. A empresa está no mercado desde 1991 e, além de produzir e vender veículos de alta qualidade, organiza eventos esportivos com clientes há mais de 25 anos. Para a HPE, ser 4×4 é um estilo de vida. Visite: http://www.mitsubishimotors.com.br.

HPE Automotores do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui