quinta-feira, 25 de abril de 2024

STELLANTIS ANUNCIA R$ 13 BILHÕES EM INVESTIMENTOS PARA O POLO AUTOMOTIVO DE GOIANA

Em encontro realizado nesta quinta-feira (25) no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e anunciou um aporte de R$ 13 bilhões em investimentos de 2025 a 2030.

Celebraram, ainda, os nove anos da planta, reafirmando o compromisso da empresa com o estado e a importância estratégica do Polo Automotivo Stellantis de Goiana para o desenvolvimento da região e do país.  No total, a Stellantis investirá R$ 30 bilhões no Brasil de 2025 a 2030, o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul.

Desde que iniciamos as operações no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em abril de 2015, queríamos deixar um legado e fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Pernambuco. Agora, nove anos depois, estamos novamente fazendo história ao anunciar mais um ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões no Polo. Esse valor será direcionado para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias, atrair fornecedores e gerar novos empregos", afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Na ocasião, a Governadora visitou a linha de montagem e o parque de fornecedores, acompanhada do anfitrião Cappellano. Celebraram o desempenho e fatos marcantes dos últimos nove anos do polo de Goiana, tais como: produção de mais de 1,5 milhão de veículos, exportação de mais de 250 mil unidades, lançamento e produção de cinco modelos de três marcas (Jeep Renegade, Compass e Commander, e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage), geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos e atração de mais de 38 fornecedores.

Novo ciclo de investimentos

Após anunciar um novo ciclo de investimentos recorde de R$ 30 bilhões no Brasil, a Stellantis confirmou que, deste total, R$ 13 bilhões serão destinados ao Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco.

Os investimentos contemplarão o lançamento de novos produtos, a expansão da cadeia de fornecedores, além do desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade. O aporte também trará impactos positivos sobre todo o entorno, gerando empregos, estimulando a indústria, o comércio, os serviços, a educação e a qualidade de vida de toda a região, e trazendo novas perspectivas de futuro para as pessoas.

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana é reconhecido pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta, agora somadas aos esforços de inovação em hibridização e eletrificação.  Já o Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, é referência na produção e exportação de software automotivo, enquanto que os laboratórios instalados no Polo, e em parcerias com universidades do Nordeste, dedicam-se ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), que é a base da direção autônoma.

Stellantis

FERRARI E HP ANUNCIAM PARCERIA DE NAMING RIGHTS

A Ferrari e a HP Inc. anunciaram nesta quinta-feira (25) uma parceria de naming rights histórica e plurianual. A colaboração representa o compromisso compartilhado de promover a inovação sustentável e acelerar tecnologias com propósito no time Scuderia Ferrari Formula 1, no time Scuderia Ferrari Esports e na Scuderia Ferrari Driver Academy.

O logo HP vai estrear nos carros F1 de Maranello para o Grande Prêmio de Miami, de 3 a 5 de maio, quando a equipe vai começar a correr como Scuderia Ferrari HP. O time Scuderia Ferrari Esports e o carro Scuderia Ferrari pilotado por Maya Weug na série feminina F1 Academy, lançada em 2023, também vão correr usando a nova identidade.

Unindo história e propósito para aumentar o impacto

A HP e a Ferrari estão comprometidas em acelerar a inovação sustentável por meio tanto da tecnologia como do esporte. As empresas também trabalharão juntas para expandir as iniciativas educacionais em suas equipes e comunidades, bem como para gerar um impacto duradouro para as próximas gerações.

Abastecendo os times com tecnologia

Como parte da parceria, a integração de produtos e serviços de alto desempenho da HP, incluindo PCs e dispositivos, tecnologias de videoconferência e capacidades de impressão, vai permitir que a Scuderia Ferrari HP e outros times de corrida do Cavalo Rampante turbinem a precisão nos treinos e otimizem as tomadas de decisão estratégias, dentro e fora das pistas.

Estreia no Grande Prêmio de Miami

Antes do GP de Miami, representantes das duas empresas revelarão a nova pintura da Scuderia Ferrari HP, estreando uma edição única desenhada especialmente para Miami. Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, Fred Vasseur, diretor do time Scuderia Ferrari HP, os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz, e Enrique Lores, CEO da HP, estarão presentes.

Nosso fundador nos deixou como legado seu contínuo desejo de progresso. Daí vem nossa motivação para inovar nas ruas e nas pistas de corrida, bem como nosso compromisso com um futuro sustentável, desde a neutralidade de carbono até a educação da nova geração”, afirma Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. “Na HP, encontramos os mesmos valores, o que a torna uma parceira ideal. Estamos ansiosos para iniciar nossa colaboração e encarar novas oportunidades e novos desafios juntos.”

Com tecnologia, desempenho e técnica excepcional abastecendo o futuro, a parceria entre HP e Ferrari é uma combinação natural”, afirma Enrique Lores, CEO da HP Inc. “As duas marcas constroem-se com base em histórias ricas, que resistiram ao teste do tempo. Por meio dessa colaboração ímpar, também temos a oportunidade de alcançar novos públicos, impulsionar o crescimento do negócio e gerar um impacto duradouro para os clientes e as comunidades que compartilhamos. Juntos, vamos aproveitar o automobilismo para acelerar a inovação sustentável.

HP
Edelman

E LÁ VAI O JORNALISTA, ENFRENTANDO A GUERRA E O DESERTO COM SEU GS. Por chicolelis*

Eu penso que a Citroën faria um grande sucesso hoje no nosso mercado se trouxesse para cá uma versão atualizada do seu modelo GS, esportivo, que o jornalista Moises Rabinovici usou entre Israel e o Líbano, quando da guerra entre os dois países, nos anos 70 e 80 do século passado.

Imaginem que ele tinha três “andares” de suspensão: o térreo, quando em ponto morto; o 1º para pisos normais e mais dois para uso e vias esburacadas que livrassem o piso do carro dos perigos dos buracos e irregularidades das pistas. Não seria perfeito para nossas ruas e estradas (não pedagiadas)?

Rabino (como é conhecido) foi mandado para Israel em 1977 para cobrir a guerra até que houvesse paz, negociada por Anwar Al Sadat, presidente do Egito, que recebeu o Nobel da Paz, em 1978  (“eu poderia estar por lá até hoje”)  pelo jornal O Estado de São Paulo, onde era repórter. E ficou até o começo de 1985. Ele, quando jovem, já estivera em Israel em 1967, morando em um kibutz, plantando trigo no deserto.

Foi naquela época que conheceu Gaza, que vivia completamente em paz, onde Sansão, vivido por Victor Mature no cinema, morreu assassinado ao perder sua força sobrenatural, sem seus cabelos, cortados por Dalila (estrelada por Hedy Lamarr).

Moises conta que o carro não teve nenhum problema e enfrentava o deserto vencendo todos os obstáculos apresentado pelas areias. E seguia pelos sulcos deixadas pelos tanques de guerra que circulavam pela estrada – cerca de 200 km – entre a divisa de Israel e Beirute. Fora as revisões programadas, Rabino só teve que trocar a válvula que comandava o sistema hidráulico do carro, que impede sua movimentação.

- Era como um carro fora de estrada.

Era só acionar a alavanca ao lado  do câmbio (mecânico de 5 velocidades) e levantar ou abaixar a suspensão do Citroën GS, 1977, comprado de um homem sul africano quem, como ele, tinha direito a um desconto na compra do carro e só poderia vender para quem, como o Rabino, fosse correspondente de Imprensa.

- Era um carro muito caro que eu não poderia comprar. E que me serviu muito bem enquanto estive por lá.

Fora as revisões programadas, Rabino só teve que trocar a válvula que comandava o sistema hidráulico do carro, que impede sua movimentação.

Mas o sistema de suspensão do carro não era usado apenas para vencer as dificuldades criadas pelas estradas e desertos.

Como era comum dar carona para soldadas israelenses, Rabino parava diante de um muro acendia os faróis e mostrava como funcionava o sistema para alegria das militares.

Quando pergunto para ele quantos quilômetros rodou com o GS, a resposta é: percorri o Novo Testamento inteiro que, a rigor, engloba mais de 80 cidades. Entre elas Al dine, onde praticamente 100% da população era de brasileiros. Perto dali, nas montanhas, uma loja com o paulistano nome Mappin, de um comerciante que havia morado no Brasil e levou para lá o nome de um dos mais famosos magazines brasileiros.

Um susto

Apesar de estar sempre em meio a bombardeios, ele sofreu apenas um susto durante sua estada em plena guerra. Em Beirute, defrontou-se com uma manifestação de libaneses. Parou o carro, fechou os vidros e orou para que nada acontecesse. Suas preces foram ouvidas, já que a turba passou desviando-se do GS.

Uma coisa curiosa é que, ao chegar à estrada, parava na guarita, Rabino recebia uma manta para colocar em ima do carro. Todo dia trocavam de cor. Era para que os pilotos da força área de Israel não bombardeassem o carro, por se tratar de correspondente estrangeiro.

O papagaio guerrilheiro

Os jornalistas estrangeiros se revezavam na cobertura da guerra. E quase todos ficavam no mesmo hotel, onde havia um papagaio que aprendeu a imitar o silvo de um míssil e ele fazia isso, assustando os jornalistas que chegavam para “cobrir” seus colegas.

E eles saiam correndo, acreditando que o hotel estava sendo atacado.

No hotel, nos jantares, o grupo assistia, das enormes janelas, a passagem dos misseis passando de um lado para outro sobre o porto da cidade, que ficava distante.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

NOVAS CARREGADEIRAS VOLVO ELEVAM AINDA MAIS A OFERTA DE TECNOLOGIA DA MARCA NO SEGMENTO

Carregadeira L90H

Com até 20% mais eficiência de combustível e custos operacionais mais baixos, as novas carregadeiras de rodas L60H, L70H e L90H  da Volvo Construction Equipment estão sendo lançadas na M&T Expo 2024.

Referência no mercado de carregadeiras de rodas há mais de 50 anos, a Volvo aplicou sua expertise em engenharia para elevar seus produtos a um patamar ainda mais alto. Produzidos no Brasil, na fábrica da Volvo em Pederneiras (SP), os novos modelos da série H chegam com mais funcionalidades para aumentar a eficiência, a segurança e a economia de combustível, entregando alta produtividade e maior disponibilidade para as operações.

Um dos destaques das novas carregadeiras de rodas L60H, L70H e L90H é a economia de combustível, de até 20% em relação às suas antecessoras. Isso é possível graças a melhorias no projeto e novos recursos. Um exemplo é o Eco Pedal, que reduz o consumo de combustível graças a uma força mecânica de push-back, que incentiva o operador a aliviar o acelerador quando a rotação do motor está prestes a exceder a faixa de operação ideal. Outro exemplo é o opcional de transmissão com sistema de bloqueio do conversor de torque (lock-up), que aumenta consideravelmente a eficiência do equipamento em operações com maiores deslocamentos.

“Com esses novos modelos da série H a Volvo reafirma sua posição de destaque no segmento de carregadeiras médias. O que já era considerado referência, chega agora ainda melhor, com produtividade em modo ‘Hard’”, destaca Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

Estáveis e produtivas

A produtividade é auxiliada pela excelente estabilidade e ganho de carga operacional destes novos modelos. O modelo L90H (foto de abertura) ainda traz um aumento na altura de descarga, permitindo trabalhar com unidades de transporte dos mais variados tamanhos.

Os aumentos de potência e de torque permitem alcançar tempos de ciclo ainda mais rápidos. As novas carregadeiras são muito bem referenciadas para o trabalho na indústria sucroalcooleira, em madeireiras, cimenteiras, dentre outras. Há também inúmeros usos para agricultura, dada a versatilidade dos equipamentos.

Cabine segura e confortável

Além das certificações ROPS/FOPS, que atestam proteção ao operador no caso de queda de objetos e capotamento, as cabines das novas carregadeiras Volvo mantêm a tradição da marca de oferecer conforto e alta segurança. Trazem novos assentos, com a opção de cinto de três pontos. As três opções de pacotes de iluminação, que podem ser de luzes de LED, garantem um ambiente bem iluminado e seguro em qualquer horário ou local.

Carregadeira L60H

As cabines oferecem boa visibilidade, tanto da carga quanto do entorno da máquina. Isso é reforçado pelos espelhos laterais redesenhados e uma câmera de visão traseira, além de uma câmera frontal opcional.

Dentro da cabine, o amplo espaço, os controles ergonômicos e um sistema inteligente que apresenta ao operador as informações necessárias para fácil controle da máquina reduzem a fadiga na operação.

Load Assist

O Load Assist, sistema operado pelo Volvo Co-Pilot, que já estava disponível para carregadeiras de maior porte e para os caminhões articulados da marca, chega agora às carregadeiras L60H, L70H e L90H.

Carregadeira L70H

Este sistema reúne apps que auxiliam o operador e potencializam o desempenho das máquinas, com menos desperdício de material e incremento da produtividade. É um sistema ideal para aplicações de ciclo curto ou carregamento de caminhões em pedreiras, mineração e em obras de infraestrutura.

O TPMS (sistema de monitoramento da pressão dos pneus), indica as condições dos pneus diretamente na tela da cabine.

Já o Task Mode, aumenta a precisão em operações em que se manuseia mais de um tipo de carga, permitindo controlar o carregamento de materiais diferentes ao mesmo tempo.

Grupo Volvo América Latina

VOLVO CAR BRASIL CELEBRA 35 INSTALAÇÕES DE ELETROPOSTOS RÁPIDOS EM ESTRADAS DO PAÍS

Reafirmando seu compromisso com a eletrificação e os consumidores de carros elétricos, a Volvo Car Brasil acaba de completar 35 instalações de eletropostos rápidos em estradas. A marca de automóveis é, hoje, a que mais investe em mobilidade elétrica no país, com plano de instalar mais de 100 pontos de carga rápida, conectando as cinco regiões e mais de 300.000 quilômetros de rodovias.

"Investir em eletropostos é investir em um futuro melhor para o nosso país. O plano de eletrificação da Volvo favorece muito mais do que apenas o consumidor de carro elétrico, que agora ganha mais autonomia e praticidade para realizar viagens interestaduais. Ao final do projeto, teremos um investimento total de cerca de R$ 70 milhões na economia brasileira e entendemos que também colaboramos com um futuro melhor e mais sustentável para todos", comemora Guilherme Galhardo, head de Eletrificação de diretor de Digital da Volvo Car Brasil.

Os 35 pontos estão espalhados em quatro regiões: sudeste com 18 instalações, centro-oeste e nordeste com 6 em cada, e sul com 5. Todos os eletropostos podem ser consultados no aplicativo Volvo Car Eletropostos, disponível para download no Google e na Apple Store.

A Volvo Car Brasil tem uma estratégia muito bem desenhada com parceiros e concessionários, mapeando as rotas mais utilizadas por seus clientes e pontos que ligam cidades e estados em todo o país. Desde a primeira instalação, em maio de 2022, até março deste ano, os eletropostos rápidos da Volvo já realizaram mais de 18.615 recargas em todo o país, totalizando um consumo de aproximadamente 482.000 kWh.

"Entendemos que a demanda por eletropostos tem crescido de maneira gradual e por isso nossa estratégia contempla uma futura expansão do projeto. Dessa forma, conseguimos garantir mais conectores em um só endereço, proporcionando mais comodidade e menos tempo de espera para os nossos usuários", comenta Guilherme.

Atualmente, todos os pontos de carga rápida da Volvo possuem também um ponto de carga de conveniência, realizado por meio de um Wallbox, com capacidade de carga de até 22 kWh.

Endereços das instalações

Sul

ITAJAÍ (SC): R. José Testoni, 1 - Dom Bosco, 88307-098 – Posto Universitário Rede Galo
BALNEÁRIO CAMBORIU (SC): Km 138 N 138, BR-101 - Nova Esperança, 88336-200 – American Oil
SÃO JOSÉ (SC): R. Gerôncio Thives, 1099 - Barreiros – Posto Galo
IMBAÚ (PR): BR 376, Km 394 Rua Charqueada, 84250-000 – Lanchonete Soledad 2
CORBÉLIA (PR): Hotel Corbélia Rua Hortência, Trevo Principal de – Centro (-24.79270653, -53.28881830) – Hotel Peroza

Sudeste

ANDRADINA (SP): R. Gabriel Teixeira de Barros, 991 - Parque São Gabriel, 16901-227 – Savana Parque Hotel
ANGRA DOS REIS (RJ): Rua Itatiaia, S/N, Japuiba, 23900-010 – Posto Vale do Café
AVARÉ (SP): Rod. Pres. Castello Branco, km 247, 18705-050 – Posto Bizungão
BARRA MANSA (RJ): Rod. Pres. Dutra, Km 275 - 27338-000 – Posto Metano
BOTUCATU (SP): R. Emílio Cani, 981 - Vila Santa Therezinha De Menino Jesus, 18606-730 – Posto Orbi
CAJATI (SP): Rod. Régis Bittencourt, Km 500 - Sentido Sul, 11950-000 – Posto Ongarato
CAMPOS ALTOS (MG): BR-262, km 598 - Zona Rural – Posto HG
CAPITÓLIO (MG): Estrada Vicente Conegas, SN – Morro Preto – Hotel Quinta dos Cabeças
GUARAREMA (SP): Av. Gen. Porfírio da Paz, 176, 08900-000 – Paradouro Batistella
LIMEIRA (SP): SP-330, km 137, via Mário Peixoto de Oliveira, s/n - Distrito Industrial Anhangüera 13487-530 – Rancho Mineiro
PARACATU (MG): Rodovia BR 040, KM 40,6- Amoreiras II, 38600-000 – Posto Paracatu
PERDÕES (MG): BR-381, km 677, 37260-000 – Posto Crossville
PORTO FERREIRA (SP): Av. João Martins Da Silveira Sobrinho, 2101, 13660-000 – Posto 6
RIVIERA DE SÃO LOURENÇO (SP): R. Aprovada, 329, 11261-201 – GPA Riviera de São Lourenço
SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ (MG):  BR-381 Fernão Dias, 746, 37490-000 – Posto Caxuxa
SÃO SEBASTIÃO (SP):  Rod. Dr. Manoel Hipólito Do Rêgo, 2501 - Praia Do Arrastão, 11605-136 – Auto Posto Igararece
TRÊS MARIAS (MG): Rod. BR 040, Km 281, S/N, 39205-000 – Posto Mar Doce
UBATUBA (SP): Rua Guarani, 374 - Centro, Ubatuba - SP, 11680-000 – GPA Ubatuba

Centro-Oeste

ITUMBIARA (GO): Avenida Beira Rio, 1100 - B. Nova Aurora - 75522-330 – Hotel Beira Rio
NOVA MOTUM (MT): BR-163, Km 582, 78450-000 – Posto Águia Branca
PRIMAVERA DO LESTE (MT): BR-070 - Parque Industrial, 78850-000 – Posto Alvorada
RONDONÓPOLIS (MT): BR-364, Km 211 Zona Rural, 78700-000 – Restaurante Sinuelo
SINOP (MT): Rodovia BR 163, km 844 - zona rural, 78551-970 – Posto Trevão
ANÁPOLIS (GO): Fazenda Barreiro do Meio 2 - Rodovia, BR-153, 3661, 75132-400 (-16.3810589,-48.9513697) – Hotel Denali

Nordeste

AÇU (RN): Rodovia, BR-304 KM 110,2, 59650-000 – Posto Florestal
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO (SE): Av. Ananias Fernandes dos Santos, 12 - Centro, 49820-000 – Posto Canindé
MATA DE SÃO JOÃO (BA): BA-099, Km 74 - s/n - Linha Verde, 48282-970, 44054-128 – Sauipe Premium
SALGUEIRO (PE): Av. Cel.  Veremundo Soares, 551 - N.S. Aparecida, 56000-000 – Salgueiro Plaza Hotel
SOUSA (PB): Rod. BR 230 KM 454 SN JD.Bela Vista 58805-290 – Posto Chabocão
ALAGOINHAS (BA): Rod. Governador Mário Covas (-12.1667799,-38.4226074) – Posto 2A.

Volvo Car Brasil 
Inside Out PR

ELETRIFICAÇÃO E POTÊNCIA: CASE IH APRESENTA SUA NOVA LINHA DE TRATORES DURANTE AGRISHOW

A Case IH, marca da CNH, chega a 29ª Agrishow com grandes novidades, principalmente para a sua linha de tratores. O principal destaque, que chama atenção por seu tamanho e robustez, é o Quadtrac AFS Connect 715.

O maior e mais potente trator já produzido pela marca foi apresentado na Agritechnica de 2023, na Alemanha, e desembarca no Brasil pela primeira vez para a principal feira de tecnologia agrícola da América Latina. A máquina apresenta motor FPT Cursor 16, com 715 cv, podendo chegar a até 778 cv. O propulsor foi desenvolvido especificamente para a máquina, estabelecendo um novo padrão de desempenho nas aplicações mais exigentes.

O Quadtrac 715 supera em 15% o nosso até então maior modelo disponível para o produtor brasileiro, o Steiger 620. Além disso, tem como diferencial as esteiras ao invés de pneus. Oferece potência e velocidade integradas para cobrir mais terreno em menos tempo. Nosso objetivo é que esteja disponível ao produtor brasileiro a partir do ano que vem”, comenta Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

Além da potência, a máquina se destaca pelo sistema hidráulico aprimorado e o novo material rodante para serviço pesado, que oferece maior tração para acompanhar a potência do motor. Uma transmissão mais robusta transfere, com eficiência, o aumento de potência para o solo, além disso, o trator conta com novo design do capô, iluminação em LED de maior potência e um tanque de combustível de 1.968 litros. Conectado, o Quadtrac envia e recebe informações em tempo real para o AFS Connect, ferramenta de monitoramento de frota e gestão agronômica da marca.

Reconhecido mundialmente, o Quadtrac AFS Connect 715 já garantiu à Case IH os prêmios AE50 (da entidade norte-americana ASABE), pela excelente inovação agrícola, além do Good Design 2023, que destaca inovações industriais globais e designers gráficos de ponta.

Outra máquina que tem garantido premiações pelo mundo é o Farmall 75C primeiro conceito de trator 100% elétrico da Case IH que também será apresentado na Agrishow 2024.

Sendo também reconhecido pelo prêmio Good Design 2023, o Farmall Elétrico ainda garantiu o Farm Machine 2024, um dos mais cobiçados na indústria da engenharia agrícola, na categoria Trator Utilitário.

Com um design completamente novo, representa o primeiro conceito de trator utilitário alimentado totalmente por um conjunto de baterias e sem a presença de motor a diesel de combustão interna, ecológico e com nível zero de emissões de poluentes. É silencioso e ideal para trabalhar em ambientes controlados como estufas, barracões e na pecuária, com potência, desempenho e alta tecnologia.

Oferecendo melhor desempenho, bem como maior controle e precisão em relação ao trator a diesel pela forma com o qual o motor elétrico disponibiliza potência e torque, o Farmall 75C Elétrico permite que até mesmo operadores inexperientes possam executar as operações de campo com maior eficiência, sem a necessidade de seleção precisa de marcha e controle do acelerador. Ele é 100% compatível com todos os implementos convencionais, incluindo aqueles de arrasto por barra de tração, montados no sistema hidráulico de três pontos e/ou por tomada de força.

Funções automatizadas inteligentes e modos criativos de assistência ao operador também fazem parte do caráter inovador do Farmall 75C Elétrico. Com o design focado em ajudar os fazendeiros em seus desafios atuais, como o aumento do custo total de operação e a escassez de mão-de-obra nas fazendas, essas funções tornam o trator um conceito ainda mais único, auxiliando o operador na condução da máquina e melhorando a qualidade das operações.

Destaca-se também o modo Follow Me (Siga-Me), no qual o trator tem a capacidade de seguir o operador estando esse fora da cabine. Essa ferramenta é útil em eventos comuns e rotineiros no dia a dia na fazenda, como passar por porteiras e/ou alimentar o gado, aumentando a eficiência operacional.

Farmall Max 140

Já disponível para o produtor rural, o novo trator da família Farmall é apresentado com motor de 141 cv, o maior da linha. Com transmissão semi-powershift de 16x16, tem novo estilo e conectividade de fábrica, enviando dados em tempo real para o AFS Connect. Possuí sistema hidráulico de alta capacidade, com bomba de vazão de 113L/min e levante eletrônico com três pontos, garantindo robustez, versatilidade e desempenho.

Nova linha Steiger AFS Connect

Finalizando as novidades na família de tratores da Case IH, a linha Steiger chega à Agrishow com novas faixas de potências, de 425 a 645cv, graças à evolução dos motores FPT Cursor 13, com sistema de combustível atualizado, além de inúmeras melhorias na facilidade de manutenção e um sistema de escapamento simplificado, que proporciona melhor visibilidade da cabine. Os modelos Steiger de 425 cv, 475 cv e 525 cv apresentam maior economia de combustível, bem como resposta do motor 35% mais rápida devido à adição de um novo turbocompressor de geometria variável eletronicamente.

Há também inúmeras melhorias na cabine focadas no operador, como o acabamento interno aprimorado, bancos em couro, novo console superior, montagem aprimorada do monitor, câmeras dianteira e traseira e um sistema de som premium opcional. Iluminação 100% em LED e 360° também foram aprimoradas para melhorar a visibilidade durante a madrugada no campo.

Case IH na Agrishow

Com o maior estande da feira, a Case IH apresenta ainda mais novidades para o produtor rural. Com mais de 20 máquinas expostas, com opções do plantio à colheita, a marca mostra ainda lançamentos exclusivos e voltados para a agricultura do futuro. Como o motor movido a etanol. O propulsor Cursor 13 é um protótipo para o novo combustível. O projeto é 100% brasileiro e desenvolvido em parceria com a FPT Industrial. Atualmente, está em fase de desenvolvimento e será testado em colhedoras de cana da Case IH na próxima safra.

O motor a etanol é uma alternativa de combustível renovável, com foco em redução das emissões de CO2, alto desempenho e baixo custo operacional. Vemos como promissor, principalmente para os nossos clientes do setor sucroalcooleiro que, além de contribuírem para o meio ambiente, ainda terão economia de combustível e frete”, finaliza o vice-presidente Christian Gonzalez.

CASE Construction Equipment

Há ainda as máquinas de infraestrutura da marca-irmã CASE Construction Equipment. Versáteis, elas são amplamente utilizadas no dia a dia no campo e a marca apresenta lançamentos exclusivos, como a Miniescavadeira CASE CX 35D, que marca a entrada da marca nessa linha de produto; e o trator de esteira compacto CASE 750M, que é fabricado no Brasil e exportado para todo o mundo.

Banco CNH comemora 25 anos no Brasil com condições especiais à feira

Celebrando 25 anos de história no Brasil, em uma trajetória de solidez e confiança, o Banco CNH estará presente mais uma vez na Agrishow, como principal parceiro comercial da Case IH. Com a missão de compreender as necessidades dos clientes e oferecer soluções financeiras completas, o Banco levará para a feira opções diferenciadas de financiamento, como campanhas CDC e condições especiais para aquisição de seguros. A instituição contará com uma equipe especializada presente no evento para garantir os melhores negócios para clientes e concessionários consolidando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do país e de transformar sonhos em realizações.

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores auto propelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Mais informações podem ser encontradas no site Case IH.

Case IH
Rede Comunicação de Resultado

quarta-feira, 24 de abril de 2024

VOLVO CE EXIBE NA M&T EXPO A CARREGADEIRA L120 ELECTRIC

Além de lançar equipamentos elétricos compactos, a Volvo está mostrando na M&T Expo a carregadeira L120 Electric, de porte médio. O modelo estará disponível no mercado brasileiro no início de 2025, como parte do objetivo estratégico da marca de acelerar a introdução de equipamentos mais sustentáveis, 100% elétricos e sem emissão de CO2 localmente.

Conhecida por sua robustez, versatilidade e capacidade de atender a uma ampla gama de operações, a carregadeira Volvo L120 ganhará em breve uma versão elétrica. Utilizando uma plataforma totalmente nova, desenvolvida para o trem de força 100% elétrico, o modelo entregará desempenho superior à versão diesel e sem emissões em suas operações. Este produto simboliza o ingresso da Volvo no segmento de equipamentos elétricos de médio porte, com carga operacional de 6 toneladas, que têm grande demanda no mercado latino-americano. As duas versões – convencional e elétrica – estarão disponíveis para atender as preferências de cada cliente.

Zero emissões e ruído

A L120 Electric é alimentada por um conjunto de baterias de 282 kWh de capacidade, o que proporciona uma autonomia de cinco a dez horas, a depender da aplicação. O tempo de recarga pode ser de menos de uma hora, dependendo do tipo de carregador. Mas o grande diferencial é, sem dúvida, a redução dos custos operacionais aliada à eliminação das emissões de CO2 durante a operação, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e para a redução do impacto ambiental nas movimentações de materiais.

Uma vantagem adicional da L120 Electric é a operação mais silenciosa. A redução significativa nos níveis de ruído permite um ambiente de operação mais saudável e trabalho em horários restritos, minimizando o impacto nas comunidades locais. O trem de força elétrico também proporciona uma operação mais ágil e com redução de vibrações, o que, além de reduzir os tempos de ciclo, aumenta o conforto do operador e reduz a fadiga durante longos períodos de trabalho.

Segurança

A L120 Electric traz atributos que se destacam na versão diesel, como o ambiente do operador confortável e ergonômico, e o Volvo Co-Pilot, sistema de pesagem a bordo e suporte ao operador. Além disso, dentro da visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da Volvo com seus veículos e máquinas, a carregadeira conta também com uma excelente visibilidade traseira e câmera de ré, garantindo segurança para o operador e todos no seu entorno.

O futuro é hoje

"O ingresso no segmento de equipamentos deste porte é mais um avanço na jornada da eletromobilidade assumida pela Volvo. Vemos que o mercado está ávido por soluções ambientalmente corretas”, destaca Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob & equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina. 

A adoção dessas soluções inovadoras é uma decisão estratégica que promete retorno substancial a médio prazo", destaca Nieweglowski.
"A redução nos gastos com combustível e a diminuição de outros custos operacionais, inerentes aos equipamentos tradicionais, resultará em uma economia considerável ao longo do tempo. Não estamos apenas pavimentando um caminho mais sustentável para o trabalho, mas também impulsionando os negócios de nossos clientes e fornecendo uma gama incomparável de opções que atendem suas necessidades de forma eficaz e responsável", enfatiza Rafael Nieweglowski.

Compromisso de descarbonização

A Volvo Construction Equipment, marca de destaque global em equipamentos de construção e serviços, está comprometida em liderar a transição para um futuro mais sustentável em sua indústria. Estabeleceu o compromisso de alcançar emissões zero de gases de efeito estufa até 2040 – com reduções significativas de emissões já em 2030 –, como parte da iniciativa Science Based Target (dados baseados em ciência). Até o final desta década a companhia projeta que 35% de suas vendas serão de máquinas 100% elétricas.

Grupo Volvo América Latina

IVECO BUS E-WAY H2 GANHA O “PRÊMIO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE” DE 2024 DA BUSPLANER.

Nesta terça-feira (23), o E-WAY H2 recebeu o “Prêmio Internacional de Sustentabilidade” de 2024 na categoria de ônibus movidos a hidrogênio de 12 metros, concedido pela revista Busplaner.

O prêmio, concedido por um júri especializado independente composto por personalidades de renome do mundo empresarial, associações e meios de comunicação social, homenageia empresas do setor de ônibus que contribuem para o crescimento sustentável e responsável através do seu compromisso econômico, social e ambiental.

O E-WAY H2 não gera gases de efeito estufa, proporcionando uma solução de mobilidade sustentável, ecologicamente correta e livre de carbono para missões urbanas.

O E-WAY H2 é um veículo híbrido equipado com célula de combustível de hidrogênio fornecida pela Hyundai, pioneira e líder na tecnologia de hidrogênio. A célula de combustível, alojada no compartimento traseiro, é alimentada por quatro tanques de hidrogênio localizados no teto. O veículo também possui uma bateria NMC de 69 kWh desenvolvida pela FPT Industrial, empresa do Iveco Group, e um motor elétrico SIEMENS ELFA 3 de 310 kW.

O E-WAY H2 apresenta um novo software de plataforma de controle de veículos elétricos (eVeCoP), desenvolvido internamente para otimizar a estratégia de divisão de energia do hidrogênio e alcançar o mais alto desempenho.

O veículo pode acomodar até 100 passageiros a bordo conforme os regulamentos locais. Proporciona excelente conforto térmico com bomba de calor de CO2 com distribuição otimizada do fluxo de ar. O veículo tem autonomia de até 450 km em condições normais de operação.

O E-WAY H2 integra um sistema de visão traseira, bem como os novos dispositivos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), cumprindo o regulamento GSR (General Safety Regulation) antes da sua entrada em vigor em julho de 2024.

Além de fornecer soluções de mobilidade elétrica através de sua divisão Energy Mobility Solutions, a IVECO BUS aconselha sobre a melhor solução energética conforme as missões dos clientes e coordena projetos complexos de infraestruturas personalizados para dar suporte aos operadores de transportes na sua transição energética. Os serviços digitais e conectados da IVECO ON são projetados para otimizar o consumo de energia e apoiar o gerenciamento de frotas.

Erhan Eren, responsável por Operações Comerciais da Alemanha, da Suíça e da Áustria, afirma: “Estamos muito satisfeitos com esse prêmio que reconhece a contribuição que o nosso novo modelo E-WAY H2 pode dar à mobilidade sustentável, como uma solução operacional e eficaz. A IVECO BUS oferece agora um portfólio abrangente de soluções de mobilidade elétrica para acelerar a transição para a neutralidade de carbono.

Iveco
Rede Comunicação de Resultado

LIDERANÇA BRASILEIRA DA KOMATSU VISITA M&T E REFORÇA COMPROMETIMENTO COM O MERCADO NACIONAL

Os quatro principais líderes – todos brasileiros –, da Komatsu no País estiveram presentes nesta quarta-feira (24) na M&T, a maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que acontece até sexta-feira no São Paulo Expo, na capital paulista, reforçando a união de todos os negócios da empresa no País e que visa à entrega de soluções completas, equipamentos robustos e um atendimento de excelência a todos os seus clientes. 

No estande da empresa japonesa, que fabrica e fornece equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal, Guilherme Santos, presidente & CEO da Komatsu Brasil International Ltda. (KBI), que congrega as divisões de Equipamentos de Construção e Mineração da empresa; Jeferson Biaggi, novo presidente da unidade fabril no Brasil (KDB), instalada em Suzano (SP); Paulo Alves, CEO do Banco Komatsu do Brasil S.A; e Eduardo Nicz, diretor-presidente da Komatsu Forest Brasil; discutiram os desafios dos negócios para 2024 e receberam diversos clientes, demostrando o comprometimento da Komatsu com o mercado local.

e/d: Paulo Alves, Eduardo Nicz, Guilherme Santos e Jeferson Biaggi.

"Em uma empresa reconhecida pela tecnologia de ponta de seus equipamentos e direcionada por padrões e valores japoneses, temos pela primeira vez uma liderança brasileira à frente das principais linhas de negócios no País, com conhecimento e experiência mais amplos do mercado nacional. Com essa nova liderança local, queremos mostrar aos nossos clientes, principalmente os mais exigentes, que estamos ainda mais preparados em todas as frentes para atendê-los com excelência e apoiá-los na maximização de seus resultados em qualquer cenário de mercado", afirmou Guilherme Santos.

"A Komatsu busca fortalecer sua presença no Brasil, aproximando-se ainda mais das necessidades e desafios específicos do mercado brasileiro. Nossa unidade fabril, a primeira construída fora do Japão, ganhou mais importância e vai investir mais em toda a operação local, tornando-a mais brasileira em seu pensamento, seguindo todas as diretrizes globais da Komatsu no Japão", completou Jeferson Biaggi.

"O Banco Komatsu fortalece a experiência da marca Komatsu no Brasil, simplificando o processo de aquisição de equipamentos para seus clientes. Oferece taxas de juros competitivas, prazos flexíveis e uma aprovação de crédito simplificada. Por meio do Banco Komatsu, proporcionamos aos clientes a conveniência de um processo de compra descomplicado, permitindo que eles negociem as condições de pagamento de acordo com suas necessidades individuais. Além do financiamento para a aquisição de equipamentos, nossos clientes também podem obter financiamento para peças, serviços de reforma e manutenção, além de opções de contratação de seguros. Estamos comprometidos em facilitar o acesso aos produtos e serviços da marca Komatsu, garantindo uma experiência de compra completa e satisfatória para nossos clientes", declarou Paulo Alves.

"Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais nossas operações no mercado brasileiro, formulando estratégias sustentáveis que apoiem a atividade florestal. Estamos cada vez mais próximos dos nossos clientes, reconhecendo as necessidades do setor para desenvolver os produtos e soluções que potencializem a economia do País. E ter um grupo forte que atua em vários segmentos e em várias regões ao redor do mundo, permite com que novas tecnologias sejam desenvolvidas em conjuntos", conclui Eduardo Nicz.

A Komatsu desenvolve e fornece tecnologias, equipamentos e serviços para os mercados de construção, mineração, empilhadeiras, industrial e florestal. Há mais de um século, a empresa tem criado valor para os seus clientes por meio da inovação na produção e na tecnologia, estabelecendo parcerias com terceiros para capacitar um futuro sustentável onde as pessoas, os negócios e o planeta prosperem juntos. Indústrias de ponta em todo o mundo utilizam as soluções da Komatsu para desenvolver infraestruturas modernas, extrair minerais fundamentais, gerir florestas e criar produtos de consumo. As redes globais de serviços e distribuidores da empresa apoiam as operações dos clientes para aprimorar a segurança e promover a produtividade, enquanto trabalham para otimizar o desempenho.

Komatsu
Connectare Comunicação

VOLVO CE LANÇA MÁQUINAS ELÉTRICAS NO BRASIL, EM MAIS UM PASSO DA MARCA NO COMPROMISSO COM A DESCARBONIZAÇÃO

Com o lançamento local de duas máquinas compactas elétricas – a Volvo L25 Electric e a Volvo ECR25 Electric, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) amplia sua jornada global na oferta de equipamentos elétricos. A iniciativa reforça o compromisso da marca em zerar emissões de CO2 em suas máquinas até 2040, em atendimento à crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, sem renunciar à eficiência.

A carregadeira compacta Volvo L25 Electric e a escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric chegam ao mercado latino-americano logo após um consagrado sucesso nos mercados europeus e norte-americano. Os primeiros testes no Brasil já comprovaram que as máquinas elétricas têm operação mais rápida do que as equivalentes a diesel, o que traz vantagens para a operação. Além de maior agilidade, os novos equipamentos combinam versatilidade, silêncio e eficiência energética de maneira excepcional, tudo isso livre de emissões durante a operação.

“Dentro dessa jornada de descarbonização, a meta é que 35% de nossas vendas globais sejam de máquinas elétricas até o fim dessa década, como parte da iniciativa Science Based Target (dados baseados em ciência)”, assegura Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina. 

Carregadeira compacta Volvo L25 Electric

A Volvo L25 Electric, nova carregadeira de rodas compacta, possui peso operacional de 5 toneladas e uma capacidade de carga de 1,7 toneladas. Com uma operação notavelmente silenciosa, graças ao seu sistema de tração totalmente elétrico, a máquina não só melhora o ambiente de trabalho para o operador, como também se torna o equipamento ideal para áreas sensíveis ao ruído, permitindo trabalhos em horários não convencionais ou em ambientes internos, reduzindo as preocupações com a poluição sonora.

As baterias de Lítio-íon de 48V e 40kWh de capacidade oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso. Com opções flexíveis de carregamento é possível recarregar a bateria em 100% em até duas horas, otimizando a operação e minimizando as paradas. Além disso, as baterias são protegidas contra vandalismo e projetadas para suportar até 2.500 ciclos completos de carga, garantindo uma vida útil longa, sem necessidade de manutenção.

Escavadeira Volvo ECR25 Electric

Da mesma forma, a Volvo ECR25 Electric, nova escavadeira compacta elétrica da Volvo, com peso operacional de 2,7 toneladas, se destaca por seu funcionamento silencioso, ideal para trabalhos em áreas urbanas ou sensíveis a ruídos, como operações próximas a hospitais, por exemplo. Com o aumento das zonas de baixas emissões nas cidades, a Volvo ECR25 Electric abre novas oportunidades de negócios para usuários finais e empresas de locação de máquinas. O novo equipamento também se destaca por seu design compacto, de raio de giro zero, que o torna ideal para aplicações em espaços reduzidos, como obras de escavação em porões e demolição.

Outro uso indicado é no campo. A Volvo ECR25 Electric é altamente dirigida para trabalhos no agronegócio, como em granjas, currais e todo o tipo de trato com animais. Como oferecem baixo nível de ruído, não interferem no bem-estar da criação, mantendo-a sem estresse.

Aquisição facilitada

Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob & equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina, detalha as opções flexíveis de aquisição: "Oferecemos três modelos de negócios adaptáveis às necessidades específicas de cada cliente. A primeira opção permite a compra das máquinas com o completo suporte e assistência técnica da Volvo. Alternativamente, os clientes têm a possibilidade de optar pela locação dos equipamentos, por meio da Locadora Volvo ou da rede de distribuidores da marca”, destaca ele. “Entendemos que a locação garante acesso a equipamentos de última geração por períodos ajustados às demandas pontuais de cada cliente, sem a necessidade de um aporte inicial de capital, além do que a manutenção do equipamento fica sob responsabilidade da Volvo”, enfatiza.

Garantia de seis anos

De forma inovadora no setor, as máquinas elétricas compactas vêm com uma garantia estendida de seis anos, estabelecendo um novo padrão de confiança e segurança na nova tecnologia. Também são oferecidas manutenções gratuitas até as primeiras 1.000 horas de uso.

Para introdução dos novos equipamentos no mercado, foi empreendida uma significativa iniciativa de preparação dos 101 distribuidores Volvo na América Latina. “Fizemos um extenso programa de treinamento de equipes e a capacitação de recursos técnicos em toda a rede. Com isso, reforçamos nosso compromisso em fornecer não apenas produtos de alta tecnologia e ambientalmente corretos, mas também um suporte de pós-venda abrangente e confiável, garantindo que nossos clientes possam operar suas máquinas com total confiança e eficiência”, finaliza Nieweglowski.

Grupo Volvo América Latina

SCANIA LANÇA CAMINHÃO 460CV A GÁS E ELEVA PATAMAR DO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL NO BRASIL

A Scania anuncia a expansão de sua pioneira linha de caminhões movidos a gás e/ou biometano com o lançamento de duas novas potências (420cv e 460cv) e a chegada da opção na tração 6x4. O 460cv aumenta a autonomia da gama, chegando a até 650km. A primeira exposição pública do 460cv a gás será na 29ª Agrishow, no período de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). As vendas já estão abertas e as entregas a partir do segundo semestre. O primeiro negócio, de 20 unidades do 460 6x2, já foi realizada para a Logás S/A, de Minas Gerais, uma distribuidora de gás que atende mais de 40 industrias onde não há gasoduto.

Ao adicionar essas duas novas potências, a Scania vai atender ainda mais demandas dentro e fora de estrada, criar nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil e ampliar o leque de negócios. Os modelos poderão ser configurados nas trações 4x2, 6x2 e na estreante 6x4. Na 4x2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na 6x2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos.

Vale o grande destaque para o Scania GH 460 6x4, que representa a entrada definitivamente da marca na atuação no Agro com produtos a gás. Trata-se de um marco para a Scania e para o mercado”, afirma André Gentil, gerente de Vendas de Soluções a frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil. Em 2018, a Scania lançou a pioneira linha de caminhões movidos a gás natural (comprimido), liquefeito (gnl) e/ou biometano (100% sustentável), com início de vendas em 2019. “De lá pra cá, estamos liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania ajudou a criar e desbravar um mercado que não existia e fez parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, temos os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos está expadindo para os interiores e Centro-Oeste.”

O gerente também destaca o fundamental apoio aos clientes da rede Scania para as operações a gás. “Temos uma rede de concessionárias já com muita experiência em veículos a gás, pois os pioneiros veículos Scania começaram a circular em 2020. Conhecemos muito bem as exigências que o caminhão recebe no dia a dia e entendemos o que os clientes precisam”, completa Gentil.

460 cavalos e 2.300Nm de torque: o maior torque em caminhões a gás no transporte rodoviário do Brasil.

Não haveria palco melhor do que a Agrishow 2024 para a primeira apresentação ao público do GH 460cv a gás. Ele será o grande destaque do estande da Scania. Os visitantes vão poder conhecer todos os detalhes do produto e uma novidade chamará bastante atenção: dois novos cílindros de gás, mas desta vez atrás da cabine. “É o que estamos chamando popularmente de “conceito mochilão”. Além dos oito cilindros laterais tradicionais, estamos ampliando a autonomia justamente com mais dois. Ele poderá percorrer até 650km, rodando com maior autossuficiência pelas rotas já viabilizadas dos corredores azuis, até postos localizados estrategicamente para o reabastecimento. O avanço será substancial para mais uma etapa do desenvolvimento da matriz energética a gás no país”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

Essa autonomia vai nos permitir iniciar a atuação no Agro. Na versão 6x2, nas carretas de quatro eixos e bitrem de sete eixos, no transporte de cana, soja, milho e outros. Na versão 6x4, com mais potência e torque (2.300Nm) poderá tracionar composições de nove eixos para rodotrens, aliado ao aumento da autonomia. As soluções a gás e biometano têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio. Com isso, os clientes vão poder utilizar nossa solução em novos fretes e operações”, salienta Gallao.

O GH 460 cavalos tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gás.

Aumento de desempenho da caixa de câmbio: Trocas mais rápidas.

Os novos modelos a gás, de 420 e 460 cavalos, e os já disponíveis 280 e 340cv, serão equipados com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, menor atrito interno pela melhor lubrificação em spray e diminuição no arraste de óleo lubrificante. O modelo G25CM é 75kg mais leve e compacta do que a caixa anterior GRS905, além de garantir melhor dirigibilidade e oferecer uma eficiência melhorada. A redução do peso permite um ganho em carga transportada.

A G25 também propicia maior disponibilidade com seus sensores de nível e temperatura do óleo, para maior controle da operação e previsibilidade em relação aos componentes. Com seu lançamento e do Scania Super, em 2022, a Opticruise, a primeira caixa automatizada lançada no Brasil (2001), já havia sido totalmente redesenhada e ganhou um novo escalonamento de trocas, com marchas mais curtas e mais longas, para manter as rotações do motor em ponto ótimo nas condições de trabalho. A consequência: elevou em 2% sua economia de combustível, num benefício imediato na operação. A inteligência artificial e o mapeamento de terreno permitem ao Opticruise garantir uma experiência ainda mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia. O freio auxiliar hidráulico Scania Retarder pode ser integrado à G25 e oferece 4.700Nm de torque máximo de frenagem e potência máxima de 500kW.

Nova linha a gás: maior portfólio já entregue ao cliente no Brasil.

A gama Scania disponível para os modelos a gás, passa a contar com um total de quatro modelos, anteriormente eram três.

O P 280 cavalos pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, no chassi rígido ou plataforma. O motor de 9 litros desenvolve torque de 1.350Nm (1.000 @ 1.400 rpm). Os entre-eixos são de 3.750mm até 6.350mm, com capacidade de volume de gás de 226 ou 182 metros cúbicos. A autonomia entre 400km e 500km.

O modelo de 340 cavalos pode ser configurado na cabine P ou na G na versão 4x2. O motor de 9 litros desenvolve torque de 1.600Nm (1.100 @ 1.400 rpm). Os entre-eixos são de 3.750mm ou 3.950mm, com capacidade de volume de gás de 226 ou 182 metros cúbicos. A autonomia entre 400km e 500km.

Já o GH 420 cavalos tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.100Nm (1.000 @ 1.350 rpm). O entre-eixos é de 3.600mm, com capacidade de volume de gás de 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gás.

Os modelos podem ser adquiridos com as vantagens dos Serviços Scania PRO, com modalidades que atendem as demandas do cliente. É possível também financiar os produtos via CDC Verde, pelo Scania Banco.

Linha Scania a gás: seguros e viáveis.

As pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro, cadeia sucroenergética e a do agronegócio. O biometano, combustível 100% sustentável, pode ser gerado de diversas fontes (vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano).

O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Abastecido de biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.

Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

Scania | Operações Comerciais Brasil
Bowler Comunicação e Marketing

LINHA IVECO DAILY GANHA PRÊMIO "CAMINHÃO LEVE DO ANO" NO GREAT BRITISH FLEET AWARDS PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO

Daily adiciona mais um troféu à sua coleção ao ganhar o prêmio de "Caminhão Leve do Ano" e ser altamente recomendado na categoria "Inovação em Tecnologia de Veículos Elétricos" 

A linha IVECO Daily continua sua sequência vitoriosa no Fleetworld Great British Fleet Awards, ganhando o prêmio de "Caminhão Leve do Ano" pelo quarto ano consecutivo, um feito inédito. O impressionante conjunto de habilidades do eDaily também foi reconhecido como altamente recomendado na categoria "Inovação em Tecnologia de Veículos Elétricos".

Os vencedores da premiação, organizada pela revista Fleet World, foram reconhecidos por representarem o que há de mais avançado em novos desenvolvimentos, tecnologia, sustentabilidade e ideias no setor de frotas. O painel de especialistas elogiou a linha Daily por sua variedade de recursos e melhoria contínua a cada novo modelo, além de dar destaque ao eDaily.

Entre os recursos mais elogiados está a tecnologia inovadora de baterias modulares, com conjuntos de uma até quatro baterias em modelos 72C de 7,2 toneladas com chassi GVW de 5.100 mm, que podem ser adicionadas ou removidas ao longo de toda a vida útil do veículo e permitem a otimização para carga ou alcance, conforme necessário, três opções de modo de direção e três opções de modo de frenagem regenerativa, com as mesmas configurações de carroceria que as disponíveis nos modelos a diesel.

A linha Daily também está disponível na versão a gás natural veicular (GNV), que pode reduzir as emissões em até 95% quando roda usando biometano.

O chassi altamente resistente da linha Daily permite uma capacidade de carga de até 4,9 toneladas, com capacidade de reboque de até 3,5 toneladas. O modelo de 7 toneladas ganhou muita popularidade em frotas que buscam manter os ativos essenciais para a missão de um caminhão maior, mas desejam aproveitar as vantagens de migrar para um veículo menor. Com a linha IVECO Daily, os operadores podem aproveitar as vantagens do menor custo de propriedade e da maior capacidade de manobra em relação aos veículos grandes tradicionais.

O eDaily também recebeu reconhecimento no Great British Fleet Awards, sendo altamente recomendado na categoria "Inovação em Tecnologia de Veículos Elétricos". A potência de bordo da ePTO de 15 kW do eDaily já era líder da categoria, mas esse recurso revolucionário agora foi aumentado para 50 kW, na edição do modelo-ano 2024. Aproveitando o inovador sistema de bateria modular, a ePTO de 50 kW do eDaily pode fornecer energia suficiente para operar os equipamentos mais exigentes e essenciais para a missão, tudo isso com emissão zero.

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