Um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto realizou uma pesquisa em sua base de dados para verificar a lista dos modelos mais procurados pelos internautas, tanto zero km como seminovos, neste primeiro semestre de 2021. De um total de mais de 5 milhões de acessos mensais, os pesquisadores apuraram dados interessantíssimos no comportamento de “intenção de compra” dos consumidores.

Os dez modelos zero km mais acessados pelos clientes da Mobiauto

Baseado nesses dados, a Mobiauto revela algumas leituras surpreendentes:
– Os SUV´s fazem tremendo sucesso. Mas, da lista dos dez mais, são somente dois exemplares;
– Sucesso, mesmo, faz a linha de picapes da Fiat: Strada e Toro correspondem a mais de 10% de todos os cliques de consumidores em busca de modelos zero km;
– Por ser uma plataforma recheada de modelos das mais diversas categorias, a Mobiauto atrai, também, os clientes corporativos. E o Mercedes-Benz Sprinter é o grande destaque.

Para o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o levantamento exclusivo executado pela empresa mostra a volatilidade do comportamento de intenção de compra do cliente, traduz o “poder de fogo” das marcas na mídia e os ciclos de lançamentos e reestilizações.

Sant Clair Castro Jr

“O SUV mais acessado no nosso site é o Nissan Kicks, que é apenas o 7º mais vendido entre os zero km. Como explicar isso?”, indaga. “Simples: ele foi renovado há pouco tempo, o que estimula o interesse. Além disso, percebemos que o cliente se informa, tira dúvidas e até conhece o produto utilizando a plataforma Mobiauto para suas consultas, sejam nos anúncios ou no nosso conteúdo editorial. Ainda que ele opte pelo Jeep Renegade, que é o campeão de vendas do segmento, na hora efetiva da compra, o levantamento de dados a respeito dos concorrentes é realizado no site”, explica.

No caso das picapes, Castro Jr. lembra que a presença de Strada e Toro, além de exibirem a soberania da marca no segmento, despertaram atenção por terem sido renovadas há pouco tempo. No caso da Strada, ela também conta com a longa fila de espera para a compra da versão zero km. “A Toro não tem fila, mas a da Strada ultrapassa 2 meses, dependendo da versão. Isso intensifica as pesquisas dos clientes, que passam a ‘caçar’ alguma unidade com prazo inferior de entrega, lembrando que a Mobiauto possui uma imensa plataforma de anunciantes composta por concessionárias autorizadas”, diz.

Os seminovos que geram mais interesse

Vista a tabela, algumas conclusões curiosas também podem ser extraídas:
– Entre os usados, a procura por SUV´s é menor do que se supunha. Dos dez mais acessados, apenas um na lista. E, curiosamente, o mérito coube ao descontinuado Ford EcoSport;
– Chama a atenção a presença do Toyota Corolla na vice-liderança. Ainda que seja um campeão de vendas em seu segmento, ele não é páreo na venda de zero km para veículos mais baratos. Mas dá o troco quando é usado!

Sant Clair Castro Jr. enxerga um fenômeno atípico na procura intensa pelo Ford EcoSport, que seria normalmente antagônica a um modelo fora de produção. “O EcoSport é o SUV mais tradicional do país, presente no mercado desde 2003. Quando um best-seller como esse sai de produção, o cliente fiel corre para a Mobiauto e começa a pesquisar os preços. Quem sabe não começam a cair e ele se anima em adquiri-lo? Do mesmo modo, as centenas de milhares de atuais proprietários, preocupados com o mesmo fenômeno, entram no site para checar as cotações com receio da depreciação do seu patrimônio”, sentencia.

O consultor também opina sobre a excelente performance do Toyota Corolla, que é o segundo seminovo mais procurado do país, de acordo com a Mobiauto. “Engana-se quem acha que o carro usado é uma compra totalmente racional. Ter mais clientes interessados nos anúncios de Corolla comprova que a aquisição de um modelo com um ou dois anos de uso é absolutamente aspiracional. Claro que a fama de confiabilidade e durabilidade da Toyota conta! Mas fica claro, pelo volume de acessos, que há milhares de pessoas ‘sonhando’ com o seu Corolla usado!”, explica Castro Jr.

Os 25 modelos zero km e seminovos mais acessados na base de dados da Mobiauto

A MOBIAUTO – Em menos de dois anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 5 milhões de acessos mensais. Visite https://www.mobiauto.com.br

Mobiauto
e-Pincigher Comunicação Corporativa
Edu Pincigher
eduardo@pincigher.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui