A Textron Aviation, representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou nesta quarta-feira (21), um realinhamento da sua linha de aeronaves turbo-hélice: o monomotor Beechcraft Denali (anteriormente denominado Cessna Denali) se junta aos lendários Beechcraft King Air 260 e King Air 360/360ER, como aeronaves de alto desempenho. O programa de desenvolvimento do Beechcraft Denali está avançado e há previsão para realização do primeiro voo ainda este ano.

“O Beechcraft Denali representa nossa estratégia contínua de investir em produtos atuais em ambas as marcas icônicas Beechcraft e Cessna. Os turbo-hélices Beechcraft são conhecidos por sua versatilidade e confiabilidade, e o monomotor Denali é um complemento perfeito para essa lendária família de produtos. Os pilotos e passageiros apreciarão a aeronave por suas capacidades aprimoradas, tecnologia inovadora e conforto total para os passageiros”, destaca Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.

O Beechcraft Denali foi projetado para superar seus concorrentes, com custo operacional mais baixo, aviônicos Garmin G3000, além de ter a maior cabine em sua classe. Projetado para obter velocidade de cruzeiro de 285 nós (528 km/h) e carga paga de cerca de 500 kg, mesmo com tanque cheio, a aeronave terá alcance de 1.600 milhas náuticas (2.963 km) em velocidade rápida de cruzeiro, com um piloto e quatro passageiros. Será capaz de voar, por exemplo, de São Paulo a Manaus, Porto Alegre a Salvador ou de Curitiba a Natal, sem escalas.

Entre os recursos do G3000 estão incluídos um radar meteorológico de 10 polegadas, um Sistema de aviso de colisão de terreno avançado (TAWS) e dois transponders com capacidades de transmissão de vigilância dependente automática (ADS-B), que estão em conformidade com os mais recentes requisitos de controle de tráfego aéreo.

“O Beechcraft Denali completa ainda mais o nosso portfólio de aeronaves preparadas para todos os tipos de missões, aliando tecnologia, segurança e baixo custo operacional. Certamente, esse modelo será muito bem recebido pelo mercado brasileiro”, explica Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.

“Percebemos o interesse em todo o mundo dos proprietários de turbo-hélices e pistão de aeronaves concorrentes, que desejam mudar para uma aeronave com maior desempenho e experiência aprimorada para os passageiros”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo da Textron Aviation. E complementa “O Denali oferecerá uma combinação excepcional de custos operacionais mais baixos e avanços tecnológicos, com a cabine mais ampla e confortável do seu segmento. E tudo isso é apoiado pela ampla rede global de Centros de Serviços Textron”.

O programa de desenvolvimento do Beechcraft Denali atingiu vários marcos ao longo dos últimos seis meses, à medida que continua ganhando impulso para a realização do seu primeiro voo. No início deste mês, o primeiro motor GE Aviation Catalyst com Full Authority Digital Engine Controlled (FADEC) foi instalado no primeiro protótipo do Beechcraft Denali e a aeronave foi ligada pela primeira vez. O funcionamento dos motores está previsto para agosto, seguido por um primeiro voo para o final deste ano.

Dois outros protótipos de teste de voo do Denali também estão em desenvolvimento. Três protótipos adicionais de teste de solo serão usados ​​para os testes de fadiga e estática da fuselagem, além do desenvolvimento e teste do interior da cabine. A empresa antecipa a certificação do Denali para 2023.

Estamos fazendo um progresso notável com o programa de desenvolvimento da aeronave. Já alcançamos uma série de marcos importantes e, os próximos meses, serão de muita atividade enquanto nossa equipe prepara o Denali para seu voo inaugural”, explica Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia.

Avanços tecnológicos

A cabine de piso plano do Beechcraft Denali foi projetada para ser a maior em seu segmento e ao mesmo tempo oferecer versatilidade de conversão fácil para transporte de passageiros ou de carga.

O Denali é movido pelo novo motor Catalyst da GE Aviation, que completou mais de 2.300 horas de testes e preparação para seu primeiro voo em sua bancada de teste de voo Beechcraft King Air.

O Catalyst é um motor mais ecologicamente correto e queima menos combustível do que outras tecnologias presentes em outros modelos turbo-hélice. O motor também pode usar combustível de aviação sustentável, o que resulta em emissões mais baixas. O motor turbo-hélice equipado com FADEC e com um motor de 1.300 SHP, diminui a carga de trabalho do piloto com sua alavanca única de potência e controle da hélice. O controle pelo FADEC do motor fornece monitoramento de tendência, o que permite a manutenção on condition sem a necessidade de inspeção meia-vida de Seção Quente.

A aeronave utilizará a mais nova hélice desenvolvida pela McCauley, de 5 pás, com passo reversível, feita de material compósito e com De-Ice, proteção contra formações de gelo sobre sua superfície. A hélice passará por uma série de testes de certificação, e vários já estão em andamento.

O cockpit do Denali apresenta o conjunto de aviônicos intuitivos Garmin G3000 com telas de alta resolução e controles sensíveis ao toque. Um autothrottle Garmin integrado agora é um recurso padrão, que faz interface com o Sistema de Controle de Voo Automático (AFCS) e Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) para fornecer controle de velocidade fácil em todos os regimes de voo, da decolagem ao toque em pouso.

TAM Aviação Executiva

A número 1 na comercialização de aeronaves executivas, a TAM Aviação Executiva foi constituída há 60 anos, sob o nome de Táxi Aéreo Marília. Atua no Brasil como representante exclusiva da Cessna, desde 1982; da Bell, desde 2004; da FlightSafety International, desde 2003; e da Beechcraft, a partir de 2016. A empresa oferece o mais versátil e abrangente portfólio de produtos da aviação geral no país, com destaque para manutenção de aeronaves (no maior parque de manutenção de aeronaves executivas da América Latina), atendimento doméstico e internacional, hangaragem, vendas de treinamento, administração, gerenciamento e fretamento de aeronaves.

TAM Aviação Executiva
Insightnet Comunicação Corporativa

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