A Fundação Toyota do Brasil acaba de lançar um edital para chamamento de novos projetos de educação, com foco na formação de cidadãos e visando a empregabilidade e a redução do impacto das desigualdades sociais no país. Serão escolhidas três iniciativas com limite de R$ 50 mil para cada.

Com essa iniciativa, a Fundação Toyota do Brasil avança no desenvolvimento de ações com grupos de diversidade e de minorias, promovendo conscientização e discussão de políticas públicas, educacionais e boas práticas. “Nos 12 anos de existência, a Fundação Toyota vem investindo em projetos que atuem nos pilares de sustentabilidade, educação, cultura e ajuda humanitária”, conta a presidente da instituição, Viviane Mansi. “Com estes projetos, ampliamos nosso escopo de atuação em educação, pois entendemos que é com a educação que conseguiremos transformar a sociedade”, complementa.

De acordo com Viviane, esta é a primeira vez que a Fundação firma parceria com projetos por meio de Edital. “Desta forma, vamos organizar o fluxo de recebimento de propostas, melhorando questões administrativas e tornando o processo muito mais transparente, com os critérios de avaliação claros para todos”, explica.

Inscrição dos projetos

As inscrições dos projetos poderão ser feitas até 03 de setembro deste ano. E o anúncio dos três projetos escolhidos acontecerá em outubro.

Todo o processo de inscrição e análise, bem como toda a comunicação com os inscritos, será feito de forma digital, pelo site http://www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Para participar do edital, os projetos devem contribuir com a promoção e valorização de grupos minoritários, especialmente em relação às mulheres, população negra, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.

Outro ponto importante é que as propostas devem ter sinergia com pelo menos seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Vale destacar que todos os projetos apoiados pela Fundação Toyota do Brasil contribuem direta ou indiretamente com as ODSs. “Esta é uma forma de sempre atuarmos para o crescimento sustentável e da cidadania, seja preparando jovens para o mercado de trabalho, seja encorajando atividades de diversidade, ou cuidando em manter a sustentabilidade do planeta”, finaliza a presidente da Fundação.

Fundação Toyota do Brasil

Há 12 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. No Pantanal, além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, a iniciativa Expedição Pantanal. No mesmo ano, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal.

No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Em 2020, o Vou de Canoa, ação de educação ambiental com jovens de Niterói, foi o responsável pela estreia da instituição no estado do Rio de Janeiro. E em Sorocaba e Indaiatuba, o ReTornar nasceu a partir da necessidade de dar novos destinos à resíduos, além de gerar impacto social e econômico positivo na comunidade. A ação utiliza o conceito do upcycling: reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando com criatividade.

Na área da comunicação, a Fundação Toyota apoia o projeto Mulheres na Conservação, que dá visibilidade a pesquisadoras na área da ciência.

Seguindo seu pilar estatutário, em 2021, a Fundação Toyota começa o patrocínio do STEM Brasil com o objetivo de capacitar professores nas áreas de física, química, biologia e matemática. Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil: http://www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Toyota do Brasil
RPMA Comunicação

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