A Becomex, empresa de consultoria estratégica e tecnologia especializada nas áreas tributária e aduaneira, desenvolveu uma solução para acelerar o processamento dos dados fiscais de seus mais de mil clientes de diversos setores.

O novo Data Warehouse (DW) proporcionará à Becomex ainda mais agilidade para atender os clientes nas frentes de compliance e com maior eficiência tributária. A solução reduz o tempo médio de processamento de 4 meses para 45 dias, e amplia a busca de novas oportunidades na gestão de tributos das empresas, com o objetivo de reduzir os custos, melhorar o fluxo de caixa e aumentar a competitividade.

Com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, o projeto do Data Warehouse teve início em 2018 na Becomex Lab, braço de desenvolvimento e inovação da empresa. A solução desenvolvida é baseada nos pilares de centralização das informações, aumento da capilaridade de dados e apoio para a criação de novos negócios da Becomex.

O processamento dos dados dos clientes levava cerca de 40% do tempo de todo o serviço realizado pela Becomex, já que a conclusão das análises não ocorria de maneira centralizada e essas atividades acabavam sendo repetidas em diferentes áreas na empresa. Com o DW, a verificação, realizada com Inteligência Artificial, Machine Learning e robôs (RPA), mostra os resultados de maneira específica para cada tipo de função tributária e numa mesma plataforma, facilitando o acesso, a gestão e a auditoria dos dados fiscais dentro das empresas.

Para dinamizar a comunicação, a solução também traz um canal online direto para a transferência de dados fiscais. A nova plataforma centraliza as informações e facilita a busca dos procedimentos tributários que foram realizados. Além disso, a identificação exclusiva para cada usuário amplia os parâmetros de segurança no acesso às atividades.

A empresa trabalha com grande escala de dados – acima de 8 TB (terabytes) no total. Essa captação ocorre por robôs, que coletam dos clientes e sites do governo informações dos documentos digitais para a gestão integrada. As informações são processadas e armazenadas no Big Data da Becomex, onde são analisadas para buscarem as melhores oportunidades de benefícios fiscais aos clientes.

“Com essa solução, a Becomex amplia a sua agilidade na oferta de uma consultoria tributária com expertise profissional e tecnologia exclusiva, capaz de aumentar a competitividade dos nossos clientes, por meio de um melhor aproveitamento dos benefícios fiscais concedidos pelo governo”, declara o vice-presidente da Becomex, Rogério Borili.

Dados específicos

Para dinamizar a gestão da grande quantidade de dados transferida para o Big Data da Becomex, a empresa desenvolveu o Data Lake, uma ferramenta que identifica e organiza o tipo de atividade que deve ser realizada com os documentos obtidos. A separação por tipo de serviço otimiza o trabalho de apuração, além de ampliar a segurança da informação, já que não deixará o acesso aberto para áreas que não correspondam com o serviço específico de análise e procedimentos tributários.

O detalhamento das informações também melhora o processo de auditoria e cumpre as metas de compliance na entrega dos serviços aos clientes. A atividade realizada com o Data Lake está alinhada à recente certificação em segurança da informação da Becomex, a ISO 27001, que tem entre os quesitos, garantir transparência em todos os processos de prestação de serviços.

A aceleração no processamento de dados e o detalhamento das informações fiscais dos clientes que o Data Warehouse gera também vão ampliar a perspectiva das novas linhas de negócio e de inteligência de segmento da Becomex. Isso porque, esses resultados serão utilizados nas soluções de Business Intelligence (BI) e ferramentas de Analytics, que indicarão novas oportunidades de negócios de consultoria em gestão dos tributos ou no aperfeiçoamento dos projetos em andamento.

Becomex

A Becomex é uma empresa de consultoria estratégica e tecnologia avançada especializada nas áreas fiscal, tributária e aduaneira. Em 13 anos de existência, a Becomex é a líder em regimes especiais que envolvem operações internacionais. Atende mais de mil clientes, entre eles as maiores importadoras e exportadoras do país. Colabora para a redução do custo tributário das empresas e sua cadeia de fornecedores, aliada ao compliance, com o objetivo de contribuir para o aumento da competitividade nos negócios. Saiba mais pelo site http://www.becomex.com.br

Becomex
Pitchcom Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui