terça-feira, 16 de abril de 2024

MARCOPOLO CONCLUI ENTREGA DE 174 ÔNIBUS PARA O GRUPO VIAÇÃO GARCIA/BRASIL SUL

O Grupo Viação Garcia/Brasil Sul, uma das principais operadoras brasileiras de transporte rodoviário e urbano, conclui neste mês de abril o recebimento de 174 novos ônibus Marcopolo adquiridos no ano passado. Os veículos, de diferentes modelos e configurações, começaram a ser entregues no final de 2023, e incluem rodoviários urbanos, micro-ônibus e uma unidade 100% elétrica destinada ao serviço de fretamento. Os novos ônibus atenderão as empresas Viação Garcia, Brasil Sul, Santo Anjo e LondriSul.

"Estamos concluindo em abril a entrega dos novos ônibus adquiridos pelo Grupo Viação Garcia/Brasil Sul em um dos mais importantes negócios realizados em 2023. Assim fortalecemos uma estreita parceria de longa data", destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais para o Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Os novos ônibus

Do total de 174 veículos adquiridos, 65 unidades são do rodoviário Paradiso G8 1800 DD, todas com 15.000 mm de comprimento total, sendo 40 com serviço Leito Plus, 21 com serviço Cabine Cama, e quatro com serviço Cama Total. Outros 12 veículos são do modelo Paradiso G8 1200 DD, com serviço Semileito, e 12 são do Viaggio G7 900, com 13.500 mm de comprimento e sistema de ar-condicionado para operação de fretamento, além de um Paradiso G8 1600 LD, com 14.000 mm e configuração Semileito.

Além dos rodoviários, a empresa adquiriu 74 ônibus do modelo urbano Torino, todos com 13.340 mm de comprimento total, sendo 15 unidades equipadas com ar-condicionado para o serviço urbano. Vinte unidades sem ar-condicionado também atenderão o serviço urbano, e 39 unidades, sem ar-condicionado, irão operar o serviço metropolitano. Dois micro-ônibus Sênior, com 9.035mm, destinam-se à operação urbana.

Marcopolo Viaggio 1050 | 100% elétrico

Para o serviço de fretamento foram adquiridos sete micro-ônibus Sênior, com 10.700mm e sistema de ar-condicionado, e um Viaggio 1050 que é 100% elétrico, com chassis BYD D9F e poltronas semileito, autonomia de 300 quilômetros e transmissão automática, que está sendo utilizado no fretamento na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Viação Garcia/Brasil SulCom sede em Londrina/PR, o Grupo formado pela Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí, Santo Anjo e LondriSul atua no setor de transporte rodoviário de passageiros com destinos para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A atividade principal é o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros, mas também opera nos segmentos de fretamento para indústrias, turismo, transporte de encomendas rápidas, transporte urbano e metropolitano de passageiros e revenda de ônibus seminovos.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CORTECO DESTACA RETENTORES DO VIRABREQUIM PARA VEÍCULOS COM MOTOR 3 CILINDROS DA GENERAL MOTORS

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, incluiu recentemente em seu catálogo de produtos, para o segmento de reposição, novos retentores para veículos equipados com motor 3 cilindros da General Motors.

Os retentores do virabrequim dianteiro e traseiro atendem os seguintes veículos da GM: Onix, Onix Plus, Tracker, motores 1.0 12V e 1.2 12V. Todas as peças foram desenvolvidas com a alta qualidade e a confiabilidade da tecnologia alemã para atender a alta demanda do mercado brasileiro.

 Códigos de cada produto

Código

Produto

Linha

5909V (Código Corteco) – código original: 55514589

Retentor dianteiro do Virabrequim – General Motors

Leve

5910V (Código Corteco) – código original: 55509157

Retentor dianteiro do Virabrequim – General Motors

Leve

5911V (Código Corteco) – código original: 55487381

Retentor traseiro do Virabrequim – General Motors

Leve

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos, basta acessar o site, fazer contato pelo WhatsApp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2023, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Para obter mais informações, clique aqui e viste o site.

Corteco
Essência Comunicação

segunda-feira, 15 de abril de 2024

10 ANOS DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA NISSAN EM RESENDE: CONSTRUINDO A HISTÓRIA E IMPULSIONANDO O FUTURO.

Com fábricas de veículos e de motores, unidade passa por sua primeira grande evolução como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões que a marca japonesa está fazendo no Brasil

No início, não era fácil parar para fazer o "yoshi yoshi*", visitar o "genba*" ou ter uma reunião de "douki seisan*". Contudo, os ensinamentos e tradições japonesas com foco em qualidade e segurança foram gradativamente sendo unidos com a criatividade e a motivação brasileiras em uma fusão de culturas e diversidade que, dez anos depois, fazem do Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) uma unidade fabril diferenciada. Exemplo de excelência de produção, práticas sustentáveis e promoção de equidade e inclusão, a primeira fábrica 100% Nissan na América do Sul completa nesta segunda-feira uma década de atividades acelerando rumo ao futuro.

Inaugurado em 15 de abril de 2014, o Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Juntamente com a celebração de sua primeira década de operação, e mesmo ainda sendo muito moderno, o complexo começa a passar pela sua primeira grande transformação, como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela Nissan no fim do ano passado. O montante, que já faz parte do novo plano estratégico global da Nissan, The Arc, permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos para permitir a fabricação de dois novos SUVs e um motor turbo.

Mais um capítulo de uma história que, apesar de breve, já é marcante. Ao longo desses 10 anos, além de inúmeras conquistas e momentos especiais dentro do universo Nissan, o complexo de Resende fez história, por exemplo, ao ter sido a primeira fábrica do mundo a ter o revezamento da Tocha Olímpica passando em meio as suas linhas de produção, em 2016, como parte dos Jogos do Rio. Também dentro do espaço de manufatura, em 2017, foi realizado um show de um astro da música sertaneja brasileira, reunindo cerca de 1.800 funcionários.

Em 2022, outro momento inédito no país: a produção foi interrompida por 2 dias para que todos os funcionários participassem de um letramento racial com objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial na empresa. Realizado em conjunto com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ação impactou mais de 2 mil funcionários e foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil.

Assim, o Complexo Industrial da Nissan em Resende segue construindo a história e impulsionando o futuro da marca e do nosso país com foco na qualidade de produção, honrando o seu DNA japonês, dando prioridade as práticas sustentáveis e valorizando as pessoas, em uma jornada consistente para a promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes e na sociedade. 

Um caminho positivo reconhecido pelos funcionários que, nos últimos dois anos, levaram a Nissan a ser certificada como Great Place to Work e motivou mais de 500 deles a ajudarem na realização da foto oficial dos 10 Anos do Complexo Industrial de Resende, realizada nas ruas internas da unidade.

"O nosso Complexo Industrial de Resende é ainda muito jovem, mas, mesmo assim, nos orgulha porque já é reconhecido globalmente na Nissan pela sua excelência e qualidade de produção, sempre buscando fabricar carros que tornem muito positiva a experiência de nossos clientes. Isso, claro, em um ambiente que promove o bem-estar dos funcionários e valoriza a diversidade e a inclusão. Afinal, como nossas equipes falam, em Resende não se produzem carros, se produzem sonhos", afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

Complexo Industrial da Nissan em Resende

Uma unidade ambientalmente amigável

- Primeira fábrica 100% Nissan no Brasil, o Complexo Industrial de Resende é também uma das mais avançadas e sustentáveis da marca no mundo. Em linha com o plano global Nissan Ambition 2030 e ao Nissan Green Program, as práticas de respeito ao meio ambiente vão desde os processos de produção à forma como a construção da fábrica foi concebida.

- O aproveitamento da iluminação natural contribui com a eficiência energética da planta e o tratamento de resíduos é feito de forma adequada – são destinados para empresas especializadas e licenciadas ou reaproveitados no próprio processo.

- A pintura segue o moderno e sustentável sistema 3 wet, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. Os robôs utilizam cartuchos para a pintura, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs). Para isso também é fundamental o uso de água como base na pintura.

- A matriz energética da unidade é 100% eólica: todos os processos de produção da Nissan em Resende utilizam energia elétrica de origem eólica, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada pelo I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável).

- Por meio do Projeto Aterro Zero, implementado em 2017, a unidade industrial não enviou mais resíduos para aterro sanitário.

- A empresa conta com um novo Sistema de Gerenciamento de Recursos em tempo real. Com isso, passa a ser possível monitorar e otimizar a utilização da água, gás natural, luz e ar comprimido em toda a operação da fábrica.

- O Regenerative Thermal Oxidizer (RTO) é um equipamento de controle ambiental usado para queimar os compostos orgânicos voláteis (VOCs) e poluentes atmosféricos. O ar de exaustão deste processo, antes lançado na atmosfera, é recuperado para alimentação dos fornos de Selagem e Eletrodeposição na Pintura. Além dos benefícios advindos da redução direta no consumo de Gás Natural utilizado para aquecimento dos fornos, há uma redução significativa nas emissões de CO2 advindas desta queima.

- Os AGVs (Automatic Guided Vehicles) são pequenos robôs autoguiados movidos por baterias que conduzem carrinhos de peças e plataformas. Além de otimizar tempo facilitando o processo e o transporte de componentes na linha de produção, eliminam a emissão de gases, por substituírem veículos a combustão, e reduzem o nível de ruídos.

Por uma fábrica mais diversa, igualitária e inclusiva

- A Nissan tem a diversidade como um dos seus pilares fundamentais e caminha a passos firmes para tornar a empresa cada vez mais diversa, inclusiva e com equidade de oportunidades.

- No Complexo Industrial de Resende a participação das mulheres vem evoluindo ano a ano. Em 2021, elas correspondiam a 9,6% do total de funcionários da fábrica, em 2024 esse número aumentou para 20%, ou seja, a participação feminina dobrou nos últimos três anos no complexo da Nissan em Resende.

- Nos programas destinados a formação das futuras equipes do complexo industrial as mulheres já são maioria. Na edição 2024 do Programa de Estágio da Nissan, por exemplo, as mulheres representam 54% do total de participantes e, no Programa Jovem Aprendiz, elas correspondem a 58%.

- Dentre a liderança da planta, as mulheres representam 12% do universo de líderes.

- As mulheres seguem evoluindo na unidade fabril, e em outras unidades da Nissan no Brasil e na América Latina, com o apoio do grupo de afinidade W-Power (Women Power) que trabalha pela igualdade de gênero. Uma das iniciativas de destaque desenvolvida pelo grupo é o Projeto "Café com Elas", encontros periódicos para escutar as necessidades das operadoras. Um ambiente "seguro" onde elas podem compartilhar suas visões sobre como a empresa pode seguir avançando no tema.

- Para sensibilização e promoção da inclusão na linha de montagem parte das faixas de pedestres do Complexo Industrial de Resende, que tradicionalmente tinham a cor branca, foram pintadas com as cores do arco-íris que simbolizam o movimento LGBTQIA+, algo inédito em fábricas no Brasil.

- Com foco nas pessoas com deficiência, a Nissan realizou, com o apoio do grupo de voluntários, treinamento de LIBRAS (Língua Brasileiras de Sinais) a mais de 60 funcionários e disponibilizou o curso na plataforma de treinamento online da empresa, a qual os colaboradores podem acessar quando tiverem interesse. Recentemente, a fábrica da Nissan passou a adotar o ICOM, uma ferramenta de tecnologia assistiva para o auxílio da comunicação de deficientes auditivos.

- A fábrica da Nissan vem sendo palco de diversas ações que refletem o compromisso da empresa com a promoção e aceleração da equidade racial, com a participação direta dos colaboradores da operação. Por exemplo: lançou uma Cartilha de Equidade Racial para funcionários, em 2021; fez o Censo da Nissan, que deu voz aos funcionários para se autodeclararem, em 2023; realizou a Caminhada pela Igualdade Racial, evento na fábrica com para gerar reflexões sobre o racismo estrutural, também em 2023; e, mais recentemente, em 2024, produziu e lançou uma Cartilha Racial Infantil para estimular funcionários a terem conversas inclusivas com as crianças em casa. 

A unidade industrial em números

- Inauguração: 15 de abril de 2014

- Área total: 3.050.000 

- Área construída: 220.000 m²

- Capacidade de produção: 200.000 veículos e 200.000 motores em 3 turnos (atualmente, opera em 2 turnos)

- Funcionários: 2.050 (3.000 incluindo terceiros)

- Automatização: 113 robôs e 176 AGVs (Automatic Guided Vehicles), robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas

- Veículos: Nissan Kicks

- Motores: 1.6 16V flexfuel

- 619.453 veículos produzidos (até março de 2024)

- 604.940 motores produzidos (até março de 2024)

- 90.745 veículos exportados (até fevereiro de 2024)

*Yoshi yoshi – técnica de segurança usada toda vez que um funcionário atravessa um corredor ou rua, mesmo que sem movimento aparente. Ele aponta para a direita e para a esquerda com o dedo e fala "Yoshi Yoshi" para confirmar que está seguro atravessar. Esse gesto de apontar e dizer "Yoshi" garante que a pessoa está concentrada no que está fazendo e, assim, mantendo a sua segurança.

Genba – algo como "local real" e, no caso, se refere ao chão de fábrica, o lugar onde acontece a operação.

Douki seisan – significa produção sincronizada e, no caso, é o nome dado para uma reunião de gestores que aborda questões da operação do dia anterior.

Nissan do Brasil

VOLVO CAR BRASIL ANUNCIA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA

A Volvo Car Brasil está de diretoria nova. A empresa anuncia a chegada de sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para cumprir uma missão bastante ambiciosa: lançar o EX30 no país e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

A mudança é reflexo do anúncio feito em outubro do ano passado, quando a operação da América Latina teve uma ampliação de escopo e passou a ser responsável pela gestão de todos os importadores da Volvo globalmente, tornando-se GILA (Global Importers + Latin America) sob a gestão de Luis Rezende.

"Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso", afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Ao todo, a empresa anunciou sete novos diretores: Tatiane Faria (diretora de Network), João Reia (diretor de Finanças), Mirella Cambrea (diretora de Marketing), Rita Leme (diretora de RH para GILA), Eduardo Oshima (diretor de Pós-Vendas), Ricardo Ferreira (diretor de Segurança Corporativa Latam) e Christian Becker Sahd (diretor de Vendas), que se juntam a Marcelo, Luciano Ferreira (diretor Jurídico) e Guilherme Galhardo (head de Eletrificação e diretor de Digital) – ambos já diretores para a região, e agora exclusivamente para o Brasil.

Em outubro de 2023, a Volvo Car Brasil anunciou que o país passaria a englobar a operação de 60 países ao redor do mundo. Desde então, a estrutura local tem se preparado para abraçar o novo desafio. Com o recente anúncio, a Volvo cria um time específico para a operação Brasil e reforça o seu comprometimento com o país.

Em 2023, a Volvo Car Brasil emplacou mais de 8.600 carros, consolidando o melhor ano da montadora sueca no Brasil. Para 2024, com a chegada do EX30, a expectativa é que a empresa consiga dobrar o número de emplacamentos no país.

Conheça os novos nomes

e/d: Tatiane Faria, Christian Becker Sahd, Luciano Ferreira, Mirella Cambrea, João Reia, Guilherme Galhardo, Rita Leme, Eduardo Oshima e Ricardo Ferreira.

Tatiane Faria assumiu a diretoria de Network e é formada em Administração e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em gerenciamento e planejamento de eventos pela ESPM e pós-graduação em Trade Marketing pela FGV. Está na Volvo desde 2014 e passou pelas áreas de Eventos, Trade Marketing e Mercados Importadores.

João Reia assumiu a diretoria de Finanças e é formado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia - IMT e pós-graduado em Gestão Financeira pelo Insper. Possui larga experiência nas áreas Financeira e Comercial de importantes companhias dos setores de varejo e serviços. Ingressou na Volvo em 2019.

Luciano Ferreira manteve-se no cargo de diretor Jurídico e é advogado há mais de 24 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Possui muita experiência em escritórios de advocacia no Direito Empresarial, com mais de 15 anos exercendo a Gestão do Departamento Jurídico de empresas. Ingressou na Volvo em 2016.

Rita Leme assumiu a diretoria de RH para Global Importers e Latam. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu toda a sua carreira na área de Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado no setor de serviços e de papel e celulose. Entou na Volvo em janeiro de 2024.

Eduardo Oshima assumiu o cargo de diretor de Pós-venda e é administrador de empresas, com MBA em Business Administration pelo Insper e mestrado em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 24 anos na indústria automotiva com passagens por Renault, Jaguar, Land Rover, Grupo Stellantis e Ducati. Ingressou na Volvo em 2018.

Mirella Cambrea é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing pela ESPM. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria automotiva, e entrou na Volvo em 2001. Além da área de Marketing, trabalhou também na área de Inovação na qual, entre outras atividades, liderou o lançamento do plano de carga rápida da companhia. Retornou ao Marketing da empresa sueca em 2023 e agora assumi a diretoria.

Christian Becker Sahd é formado em Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística pela FEI, e possui Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP. Com 27 anos de experiência no ramo automotivo, já passou por diferentes marcas do segmento premium e de volume. Está na Volvo desde 2016 e já passou por diversas áreas como Vendas & Marketing, Estratégia, Experiência do Consumidor, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado, atuando agora como diretor de Vendas.

Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital, é Engenheiro Elétrico e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie. Certificado PMP com atuação em Gerenciamento de Projetos por mais de 10 anos, entrou na Volvo em 2020.

Ricardo Ferreira é diretor de Segurança Corporativa LatAm desde março de 2024, além de membro da Overseas Security Advisory Council (OSAC) e da American Society for Industrial Security (ASIS). Conta com mais de 24 anos de experiência na área de Segurança e grande experiência no mercado latino-americano. Foi responsável pela segurança de grandes corporações globais quando atuou como Diretor de Segurança LatAm para uma importante empresa de Consultoria de Segurança Corporativa americana.

Volvo Cars em 2023

Em 2023, o Volvo Car Group conseguiu um lucro operacional recorde de SEK 25.6 bilhões (doze bilhões de reais). O faturamento global em 2023 foi o mais alto da história da companhia, com SEK 399.3 bilhões (190 bilhões de reais). As vendas globais também foram recorde, com 708, 716 carros vendidos.

Volvo Car Group

A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje, é uma das mais conhecidas e respeitadas marcas de carro no mundo, atendendo a clientes em mais de 100 países por todo o mundo. A Volvo Cars está listada na Nasdaq de Estocolmo, onde é comercializada com a sigla "VOLCAR B".

"Pela vida. Dar a pessoas a liberdade de se mover de uma forma pessoal, sustentável e segura". Este propósito é refletido na ambição da Volvo Car de se tornar uma empresa que produz automóveis 100% elétricos até 2030 e no seu comprometimento com uma redução constante de sua pegada de carbono, com a ambição de se tornar neutra climaticamente até 2040.

Até dezembro de 2023, a Volvo Cars empregava aproximadamente 43.400 colaboradores. A matriz da Volvo Cars, assim como o Desenvolvimento de Produto, e as áreas de Marketing e Administração ficam localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As plantas de produção da empresa estão em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). Os centros de Pesquisa & Desenvolvimento e Design ficam em Gotemburgo e em Shanghai (China).

Volvo Car Brasil

A Volvo possui cinco modelos em seu portfólio no Brasil. Em 2023, a empresa fez o pré-lançamento do novo Volvo EX30, que chega ao mercado com a intenção de dobrar o volume de vendas da empresa no país. O ano foi ainda o melhor da história da empresa em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.

O Volvo XC40, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi o BEV mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, seguiu liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.

A Volvo é a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil 
Inside Out PR

ANFAVEA INAUGURA NOVA SEDE EM SÃO PAULO COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE LULA E QUATRO MINISTROS

Com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) inaugurou sua nova sede na capital paulista, na noite da última sexta-feira (12). O Presidente estava acompanhado do Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin e dos Ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Ricardo Lewandowski (Justiça). O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges Júnior, também participou da cerimônia.

Lula cumprimenta o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após 49 anos ocupando sua antiga sede, num tradicional casarão no bairro de Moema, a ANFAVEA se mudou para um moderno escritório no edifício Berrini One, no Brooklin, um espaço que reflete de maneira mais adequada a nova fase de suas 26 associadas, com foco em conectividade, sustentabilidade, tecnologia e constante inovação.

A inauguração celebrou também o aniversário de 68 anos da fundação da entidade representativa dos fabricantes de autoveículos e de máquinas autopropulsadas. Não por coincidência, a mudança de sede ocorre num momento de recuperação do setor automotivo, com um ciclo de investimentos ativos que já alcança a casa dos R$ 125 bilhões, um recorde histórico.

"O setor automotivo pode ter a certeza de que este governo não poupará esforços para que a indústria volte a ter o espaço de destaque que teve no início deste século. Este país tem tudo para se tornar uma grande potência econômica, gerando mais empregos e renda para a população", discursou o Presidente Lula durante sua fala na cerimônia de inauguração.

"Este governo tem compromisso com a indústria, porque tem compromisso com o emprego e com a renda da nossa população", explicou o Vice-Presidente Alckmin, comemorando o recorde de investimentos dos fabricantes de veículos e enumerando todas as medidas que vêm contribuindo para gerar um ambiente econômico e regulatório mais propício para a atração de novos aportes, não só das montadoras, mas também do setor de autopeças.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu que a indústria automobilística fique atenta à regulamentação da Reforma Tributária para que ela não seja desvirtuada. "Essa medida, que está há décadas para ser implementada, fará toda a diferença para a indústria brasileira".

O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges Júnior, pregou o diálogo permanente entre empresários, trabalhadores e governo em prol de um setor que tem capacidade de gerar crescimento e ganhos para toda a sociedade.

"Em dois anos, dobramos o volume de investimentos. O setor automotivo voltou com ainda mais força, muito por conta da credibilidade e da previsibilidade proporcionadas por medidas do setor público e da coragem dos dirigentes das nossas associadas. Por isso, podemos antever que num prazo de dois anos estaremos de volta ao patamar de 3 milhões de unidades vendidas anualmente", destacou em seu discurso o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.

Antes da inauguração oficial, a comitiva presidencial e a diretoria da ANFAVEA realizaram uma reunião privada, com a participação de CEOs de fabricantes associados e Vice-Presidentes da entidade, na qual foram tratados temas como políticas de industrialização, previsibilidade, segurança jurídica, comércio exterior e renovação de frota, além de detalhamentos do Programa MOVER – Mobilidade Verde e Inovação.

Durante a solenidade de inauguração, com a presença de representantes da indústria automotiva e da mídia, o Presidente Lula descerrou a placa comemorativa que ficará fixada no hall de entrada da nova sede da ANFAVEA. O momento reforçou o compromisso da ANFAVEA e do governo brasileiro com a transparência e o diálogo aberto e republicano com todos os setores da cadeia automotiva e da sociedade.

ANFAVEA

HORSE INICIA PRODUÇÃO DE POWER ELECTRONICS BOXES

A HORSE, líder global em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, anuncia nesta segunda-feira (15) o início da produção da Power Electronics Box (PEBs) na sua fábrica em Aveiro, Portugal.

Um componente importante dos motores de veículos híbridos, o PEB é responsável pela gestão dos dois motores elétricos em todos os sistemas híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) da HORSE. O dispositivo, que foi atualizado para incluir menos chicotes elétricos – para maior robustez e confiabilidade -, integra vários sistemas em uma única unidade, abrangendo:

Inversor/conversor de energia: converte corrente contínua (CC) da bateria do veículo em corrente alternada (CA) para uso dos motores do veículo.

Conversor DC/DC: transforma a energia da bateria de alta tensão em energia de baixa tensão, para uso em vários subsistemas do carro, incluindo luzes, rádio e carga para a bateria menor de 12V.

Eletrônica de controle: fornece regulagem em tempo real para distribuição de energia em todo o veículo, com base na velocidade e aceleração.

Resfriamento: garante que todos os componentes evitem superaquecimento, maximizando a vida útil da unidade e melhorando sua eficiência.

O início da produção da Power Electronic Box em Aveiro é um momento significativo, pois representa a mudança em direção à componentes eletrônicos em Portugal. Isto aumenta substancialmente a nossa capacidade de produção, garantindo que possamos fornecer tecnologias-chave de veículos híbridos aos nossos clientes em todo o mundo. A linha de produção foi transformada, aumentando a nossa flexibilidade e produtividade, para se firmar como um exemplo da Indústria 4.0, confirmando a nossa posição como fornecedor líder de combustão de baixo carbono e sistemas de motorização híbridos”, destaca Patrice Haettel, CEO da HORSE.

Produção em Aveiro

A fábrica da HORSE em Aveiro, Portugal, foi escolhida para a produção de PEB devido ao seu desempenho industrial. Com mais de 40 anos de excelência operacional na fabricação de caixas de velocidades e motores, agora, a fábrica também está apta a produzir componentes eletrônicos. A unidade ainda possui vários projetos de sustentabilidade que reduzem a sua pegada de carbono, incluindo o maior campo fotovoltaico privado em Portugal.

A HORSE calcula que a unidade de Aveiro deve produzir este ano 60 mil unidades na sua nova linha de montagem. Em 2025, a HORSE prevê um aumento de produção para 230 mil unidades de PEBs.

HORSE

A HORSE é uma fornecedora global de soluções energéticas inovadoras. A companhia acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, investe em tecnologias voltadas à indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia na sua transição para um futuro sustentável.

Com décadas de know-how industrial herdado do Grupo Renault, a HORSE desenvolve, produz e fornece motores híbridos, híbridos plug-in e a combustão altamente eficientes e com tecnologias de ponta.

A companhia conta com oito fábricas em sete países, três centros de Pesquisa & Desenvolvimento e sede em Madrid, na Espanha, e produz 3,2 milhões de unidades por ano para seus clientes em todo o mundo.

Com 9.000 funcionários em sete países, a HORSE está sediada em Madrid, na Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D em todo o mundo: Curitiba (Brasil), Córdoba (Argentina), Los Andes (Chile), Aveiro (Portugal), Bucareste, Mioveni e Titu (Romênia), Sevilha e Valladolid (Espanha) e Bursa (Turquia), em parceria com a Oyak.

HORSE
Grupo Printer Comunicação

MERCEDES-BENZ VANS LANÇA NOVA CAMPANHA “SPRINTER EQUIPADA DE POSSIBILIDADES”

A Mercedes-Benz Vans lança, nesta semana, a nova campanha “Sprinter Equipada de Possibilidades” com ênfase na reputação do veículo como objeto de desejo de diversos empreendedores e ponte para alcançarem os seus objetivos, desde conquistas profissionais até realizações pessoais. A ação estará presente nas redes sociais da marca no país, trazendo o posicionamento premium do produto alinhado ao alto nível de tecnologia da Sprinter com diversas opções de equipamentos.

A linha Sprinter, além de entregar potência, segurança e conforto, é sinônimo de categoria! Nosso produto apoia os clientes em seus desejos e realizações, tornando tudo possível. Essa é a principal mensagem que passamos com a nova campanha, buscando nos aproximar, cada vez mais, do que a Sprinter representa para o público”, afirma Alessandra Souza, Head de Marketing e Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Alessandra Souza

Com o intuito de oferecer soluções completas aos clientes, a Sprinter possui a maior e mais qualificada rede de concessionários do segmento. A marca disponibiliza as duas primeiras revisões sem custo adicional e garantia de dois anos, além de contar com implementadores certificados para proporcionar ainda mais segurança e qualidade durante todo o processo de aquisição dos veículos.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

domingo, 14 de abril de 2024

LITROS OU QUILOS? A PRECISÃO NA MEDIÇÃO DO CONSUMO DOS VEÍCULOS. Por Luiz Carlos Secco*

A preocupação com a economia de combustível ganhou grande destaque e importância no início dos anos de 1970, quando ocorreu a primeira grande crise do petróleo e que resultou na elevação do preço dos combustíveis. Antes disso, ninguém, pelo mesmo do lado do consumidor, dava importância se o veículo "bebia" muita gasolina. Naquela época não havia carro flex e muito menos elétrico.

A questão ganhou tanta repercussão no nosso País que, o governo, além de lançar o programa Pró-álcool, determinou um horário de funcionamento dos postos de abastecimento em todo o território nacional, que passaram a fechar às 20h e abrir somente no dia seguinte.

Em decorrência disso, para viagens mais longas, os proprietários de veículos compravam botijões para armazenar combustível extra (fora o que podiam abastecer no tanque), que se transformaram em parte da bagagem, com a finalidade de garantir o abastecimento dos veículos após o horário de fechamento dos postos.

As fábricas que, antes, se preocupavam mais com o desempenho dos veículos passaram a se dedicar à redução do consumo de combustível que se transformou em um importante item mercadológico.

Para garantir ainda mais autonomia, além do trabalho para redução de consumo, algumas empresas ampliaram a capacidade dos tanques. Foram épocas difíceis, mas divertidas pelas inusitadas maneiras que os consumidores criavam para não ficar sem abastecer seus carros.

As engenharias das empresas ganharam destaque pelos projetos que desenvolviam para tornar os carros mais econômicos e com maior autonomia. Muitas fábricas passaram a promover eventos para comprovar a evolução atingida pelos seus veículos.

Assim, transformaram os carros e caminhões em produtos mais avançados, com design mais aerodinâmico, mais leves pela utilização de materiais especiais e também mais resistentes, pneus de maior durabilidade e deram início à utilização do turbocompressor de motores que, atualmente, é um equipamento praticamente obrigatório pelos benefícios que proporciona para a economia e, em acréscimo, também para o meio ambiente.

Com a dedicação à economia de combustível, as fábricas passaram a realizar programas de longas viagens às quais deram a denominação de reides com o acompanhamento de engenheiros que faziam reuniões com jornalistas aos quais transmitiam a importância de aperfeiçoar a forma de condução dos veículos com valorização para a economia e, também, para a segurança.

Na total dedicação para a economia de combustível, além da preocupação com o uso de componentes mais modernos, produtos mais eficientes e duráveis tive a oportunidade de conhecer uma nova forma de medição do consumo de combustível.

Alguns proprietários de automóveis adotaram o tradicional recurso de encher o tanque antes de uma viagem, percorrer uma longa distância e, ao completar o percurso reabastecer o tanque e dividir a distância percorrida pelos litros consumidos para conhecer o nível de consumo registrado.

Conheci, em meados da década de 1980, um critério mais preciso que adota um sistema de peso do combustível utilizado no cumprimento dos percursos. Isso aconteceu em um evento promovido pela Fiat.

O uso do peso do combustível e não do litro ocorre porque cada combustível tem uma densidade diferente.

Por exemplo, a gasolina tem a menor densidade dos combustíveis disponíveis nos postos atualmente. Sua densidade é de 700 a 770 g/l.

Já o álcool tem densidade de cerca de 798 g/l e o diesel, entre 820 a 865 g/l. Para nós, simples usuários não muda nada, pois pagamos por litro e no final a medição é em quilômetros por litro.

Mas para os engenheiros, a precisão é primordial. Então, utilizando o peso podia-se comparar melhor o desempenho energético.

Como a gasolina é mais "leve", em 10 quilos são cerca de 13,6 litros. Esses mesmos 10 quilos de diesel dão apenas 11,8 litros.

Lembro de testes, com carros e caminhões, nos quais acompanhava o engenheiro José Fernando Leite de Campos, um dos responsáveis pelos trabalhos realizados no Campo de Provas da Ford, em Tatuí.

Naquela época não havia injeção eletrônica e nem sistemas eletrônicos, como se tem hoje em qualquer veículo. Nem o flow meter, instrumento que facilita a vida dos engenheiros, pilotos e funcionários responsáveis por testes com maiores precisão e rapidez para registrar os resultados.

Esse flow meter utiliza um medidor de vazão ultrassônico que consegue mensurar a velocidade de passagem de um fluido (combustível) dentro de um conduto fechado e calcular a vazão do sistema de transmissão desse fluido, inclusive entradas e saídas.

Então para se ter maior precisão, os engenheiros utilizavam o método do peso do combustível para medir o consumo.

Esses testes mais precisos exigiam a retirada do tanque do veículo, o seu total abastecimento e, durante o percurso os reabastecimentos necessários, até o final da viagem, quando o tanque era novamente retirado para o reabastecimento final.

José Fernando, com 40 anos de trabalho como engenheiro e 33 anos funcionário da Ford, explicou que a ação mais importante era a instalação das mangueiras, linhas de combustível, devidamente aumentadas no comprimento para permitir que o tanque fosse "baixado", que é a sua retirada do veículo para o abastecimento completo, pesagem e novamente instalado sem o risco de serem desligadas ou desacopladas durante o cumprimento do longo roteiro pelas irregularidades e má conservação dos pisos dos percursos.

Assim, os veículos saíam para cumprir a rota determinada e durante o percurso eram realizados os rodízios dos condutores e também das posições dos veículos no comboio para reduzir e eliminar possíveis variáveis.

No final do percurso, os tanques dos veículos são novamente "baixados" e pesados com o registro dos valores dos pesos do combustível consumido por cada veículo.

Para se obter o valor de consumo de cada veículo era feita a divisão aritmética do peso do combustível consumido pela sua densidade.

Para melhor esclarecer, usou como exemplo o teste feito em caminhões e o consumo aleatório de 20 quilos de diesel para percorrer uma rota estimada de 73 quilômetros. Por ter densidade de 0,853 kg/l, 20 quilos de óleo representam 23,45 litros, cujo resultado foi de 3,11 quilômetros por litro.

N.R: Imagem de abertura - Foto: Leone Equipamentos

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

INAUGURADO O MAIS MODERNO KARTÓDROMO DO BRASIL

Apresentações de kart e drift agitaram a Arena Dream Car de São Roque (SP)

Muito mais do que um kartódromo, uma pista multiuso, projetada para competições de kart, moto e drift de carros. Uma das mais modernas do Brasil e da América Latina, a Arena Dream Car foi oficialmente inaugurada neste final de semana (dias 13 e 14 de abril) em São Roque, distante 60 km da capital paulista. 

Essa é a mais nova atração do Dream Car, complexo gastronômico, cultura e de lazer já composto por museu com 151 veículos antigos, shopping a céu aberto com 23 lojas e parque de diversões temático. "Há muitas pistas de kart no Brasil, mas só a Arena Dream Car oferece uma completa infraestrutura de lazer para as famílias acompanharem os pilotos com muito conforto'', observa o responsável pelo kartódromo, Eduardo Gliorio Gozzano. O clima colaborou e cerca de 20 mil pessoas acompanharam os dois dias de programação.

O público lotou o complexo neste sábado, primeiro dia de visitação pública. Logo na abertura, às 9 horas, 21 modelos do Ferrari Owners Club (FOC) Brasil causaram alvoroço na chegada ao complexo. "Já conheci muitos museus ao redor do mundo, mas nenhum que oferecesse lojas, restaurantes, parque de diversões e kartódromo, o que faz com que o Dream Car tenha um nível internacional'', elogia o presidente do clube de proprietários do carro italiano, Eric Freitas. As Ferraris – de diversos modelos e anos de fabricação – participaram de um desfile pela pista e, para loucura dos espectadores, elevaram o giro dos motores, acelerando forte em um dos trechos. Além de baterias de kart, drift e aeromodelismo, ocorreram apresentações de Taikô – instrumentos japoneses de percussão – do grupo Ryubo Daiko, Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna, fundado há 20 anos.

Pela manhã, também foi feita uma homenagem ao ex-piloto Wilsinho Fittipaldi, falecido em 23 de fevereiro passado, aos 80 anos. O piloto Lucca Pagotto utilizou, como carro madrinha da prova inaugural de kart, um monoposto da Fórmula Vee, categoria na qual Wilsinho começou no automobilismo. Mais tarde, ele chegou, inclusive, a fabricar 54 carros da Fórmula Vee. "O Wilsinho estava sempre junto conosco, dando dicas aos pilotos de uma maneira extremamente simpática. Foi uma grande perda para o automobilismo mundial'', opina Lucca. A viúva de Wilsinho, Rita Fittipaldi, prestigiou a abertura e emocionou-se.

Este domingo (14) foi marcado novamente por apresentações de kart, drift de carros, aeromodelismo, microcarros e motos pré-guerra do grupo Pé na Tábua, entre elas uma Indian 1925 e uma Harley-Davidson 1934. A garotada do Pezinho na Tábua também pôde se divertir com os minicarros inspirados na Fórmula 1 e em clássicos que marcaram época. No entorno do prédio principal, a atração extra foram dois encontros de clubes, que reuniram 21 Porsches e dezenas de exemplares de Dodge. À tarde, o Complexo Dream Car recebeu a ilustre visita de Hans Donner, responsável por revolucionar o design gráfico da Globo.

Ele foi recebido pelo idealizador do complexo, Marcelo Elias, a quem mostrou o relógio tecnológico que criou para o São Paulo Futebol Clube. E qual o design automotivo que mais chamou a atenção do mago do design? O do Jaguar E-Type Série 2 ano 1969 de cor verde. "Desde a infância, sou apaixonado por esse modelo, que na minha opinião tem as linhas mais lindas do mundo'', justifica.

Famílias compareceram em peso

Nos dois dias, crianças, jovens e adultos aproveitaram desde cedo as atrações do Complexo Dream Car, que foi projetado para as famílias. O piloto de kart amador Admir Gregório, de 20 anos, conheceu a estrutura na companhia do pai, Alessandro Baião, 45, e da mãe, Sula Baião, 40. Nem foi preciso insistir, pois Alessandro estava ansioso para visitar o museu, enquanto Sula pretendia passear no shopping. "Quero começar a correr aqui, pois além de ser mais perto de Sorocaba, onde moramos, a pista é mais segura'', adianta Admir. Após assistirem às baterias de kart, eles almoçaram tranquilamente na praça de alimentação. "Gostei muito da ampla estrutura disponível, permitindo que a gente também se divirta ao acompanhar o nosso filho nas provas de kart'', ressalta Sula.

Pilotos aprovam a infraestrutura

Não apenas os fãs, mas também os especialistas aprovaram a Arena Dream Car, a exemplo da piloto e jornalista automotiva Suzane Carvalho, que inclusive tem um centro de treinamento que leva o seu nome. "Fiquei maravilhada com o complexo, um lugar muito agradável e cercado pela natureza. Enquanto você espera a sua bateria de kart, moto ou drift de carro, é possível passear no shopping e no museu. Gostei muito de andar no circuito e também da segurança dos karts de aluguel'', sintetiza Suzane.

O também piloto e jornalista automotivo Carlos Garcia elogia a estrutura pensada para quem acompanha os praticantes: os familiares, que não necessariamente são fanáticos por esse esporte a motor. "Fiquei impressionado com o traçado da pista, com a qualidade do kart de aluguel e com as opções de compras e de gastronomia. Finalmente vou poder levar a minha esposa para acompanhar as provas de kart, pois há muitas alternativas de lazer'', acrescenta ele.

Tecnologia de ponta

Pelo fato de estar localizada no famoso Roteiro do Vinho de São Roque e ter sido inspirada no GP de Mônaco, a Arena Dream Car também já nasce como a mais charmosa do Brasil. A infraestrutura disponível para pilotos e equipes supera a de muitos autódromos: além de 23 boxes, conta com torre de cronometragem, arquibancada coberta com capacidade para 1.000 pessoas, ambulatório, salas de comissários e de imprensa. Outro diferencial é a tecnologia de ponta: além de sistema de cronometragem que fornece 100% das informações de treino para a evolução técnica do piloto, oferece um sistema de TV para transmissão das provas ao vivo e armazenamento das imagens. Até o asfalto de alta performance SMA (Stone Matrix Asphalt – matriz pétrea asfáltica) é tecnológico, garantindo a redução da cortina de água (spray) em disputas na chuva e maior aderência com pista seca.

São 1.030 metros de extensão por 7 metros de largura, dimensões que ampliam o leque de competições que pode sediar. Para 2024, por meio de parceria com a Federação Paulista de Motociclismo, já estão programadas 10 etapas do Super Moto, além de 5 provas de campeonato de drift e 10 etapas de kart. Ou seja: pelo menos 25 eventos serão realizados até dezembro próximo.

Karts para alugar

Para usar o circuito, não é preciso ter um kart, pois há 30 unidades para alugar. Desse total, 25 são destinados aos adultos (motor GX 390 de 390 cilindradas e 13 hp) e 5 às crianças (motor GX 160 de 160 cilindradas e 6,5 hp).

Ambos os modelos são equipados com propulsor Honda, chassi Mega Kart e pneus MG Azul, com composição mais dura. "Nossos karts contam com melhorias que aumentam a segurança, como santo-antônio, reforços nos para-choques e carenagem envolvendo toda a estrutura, proteção essa que evita queimaduras e acidentes com pessoas que têm cabelo comprido'', reforça Eduardo.

A bateria de rental kart com duração de 25 minutos custa R$ 180,00, valor que já inclui todos os equipamentos obrigatórios, como capacete, macacão e luvas. A Arena Dream Car funciona de terças a domingos, das 9 às 21 horas. 

Complexo Dream Car
Estrada do Vinho, 7.901, bairro Canguera.
São Roque - São Paulo

Museu com 151 veículos raros (91 automóveis e picapes, 20 motos e 40 bicicletas), kartódromo, parque de diversões, 23 lojas e lanchonetes, 4 restaurantes (em funcionamento nos próximos meses), salão de eventos e capela

Horários: o complexo funciona de terças a domingos. De terças a quintas, fica aberto das 9 às 18 horas; às sextas e sábados, das 9 às 19 horas e, aos domingos e feriados, das 9 às 18 horas

Estacionamento: custa R$ 20,00 para carros e picapes e R$ 10,00 para motos aos finais de semana e feriados, sem limite máximo de tempo. Durante a semana, o estacionamento é gratuito. No local, há 4 eletropontos para a recarga de veículos elétricos

Ingressos: a entrada promocional para o museu custa R$ 76,00 por pessoa aos sábados e domingos. Durante a semana, o valor promocional baixa para R$ 60,00. As compras podem ser feitas diretamente na bilheteria ou antecipadamente, pelo site.
Meia-entrada: válida para pessoas com mais de 60 anos e crianças de 7 a 12 anos, além de estudantes e militares. Crianças com até 6 anos estão isentas

Pet friendly: o complexo foi projetado para a diversão de toda a família, incluindo, é claro, os animais de estimação. No prédio do museu, porém, podem entrar apenas pets de colo ou em carrinhos, que devem ser levados pelos visitantes

A Arena Dream Car foi aberta oficialmente ao público neste sábado, 13 de abril, contando com infraestrutura de nível internacional: pista com 1.030 metros de extensão por 7 metros de largura, 16 opções de traçado, 23 boxes, arquibancada coberta para 1.000 pessoas, sistemas de cronometragem e de TV para transmissão ao vivo das provas. A bateria de rental kart com duração de 25 minutos custa R$ 180,00, valor que já inclui todos os equipamentos obrigatórios, como capacete, macacão e luvas. A Arena Dream Car funciona de terças a domingos, das 9 às 21 horas. Reservas de horários podem ser feitas pelo siteContatos: podem ser feitos pelo telefone (11) 3090-9147 ou e-mail contato@dreamcarmuseu.com.br.

Arena Dream Car
Assessoria de Imprensa
Adair Santos - texto e foto

60 ANOS DO MUSTANG SERÁ COMEMORADO NO 9º ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS, EM ÁGUAS DE LINDÓIA.

O Ford Mustang, carro esportivo mais vendido do mundo, completa 60 anos em 2024 e receberá uma exposição de destaque no 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), que acontece na semana do feriado de Corpus Christi (30 de maio a 2 de junho) em Águas de Lindóia (SP).

Um espaço em área nobre já está reservado para receber modelos icônicos do Mustang fabricados entre 1964 e 1994 e os proprietários de modelos desse período que se inscreverem no Encontro receberão um presente especial, de acordo com a organização do EBAA.

"O Mustang já nasceu com uma proposta diferenciada de se associar a um estilo de vida mais livre e esportivo e o cinema ajudou a popularizar esse aspiracional. Por conta disso, o Mustang é um dos carros mais desejados e existem muitos modelos clássicos no Brasil. Para os proprietários, é uma grande oportunidade de exibir os modelos e fazer networking com outros expositores. Para o público, é a chance de ver de perto alguns dos carros mais famosos do cinema", disse Junior Abonante, coorganizador do EBAA e proprietário da Relicário Autos Antigos, empresa responsável pela realização do Encontro.

EBAA

O EBAA é o maior encontro de automóveis clássicos da América Latina e é gratuito para o público pedestre em geral. A expectativa da organização é reunir mais de 500 mil visitantes e 2 mil expositores e comerciantes durante o encontro.

Expositores e comerciantes devem se inscrever pelo site da entidade, observando que só serão aceitos os cadastros de veículos com mais de 30 anos. Para os modelos fabricados entre 1980 e 1994, é necessário ter placa preta (automóvel de coleção).

O encontro é realizado pela Relicário Autos Antigos em parceria com a BJ Eventos e Secretaria de Turismo de Águas de Lindóia. Ao longo dos anos, o EBAA se tornou um evento tradicional da cidade e oferece, além da exposição e venda de autos antigos, atrações como feira de peças, shows musicais e feira gastronômica.

Além da infraestrutura conhecida, a nona edição do EBAA vai premiar os modelos que mais se destacarem no evento. "Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina", detalha Mingo Abonante, presidente do EBAA e coproprietário da Relicário Autos Antigos.

Também faz parte da programação do EBAA a realização do 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindoia, em parceria com a empresa Circuito de Leilões.

Serviço
9ª Edição do Encontro de Autos Antigos (EBAA).
30 de maio a 2 de junho, das 8h às 19h.
Praça Adhemar de Barros (Centro). 
Águas de Lindoia - São Paulo.
Público: expositores e comerciantes de carros antigos, público em geral
Inscrições: para expositores, comerciantes e visitantes de carro, o cadastro deve ser feito pelo site EBAA.

Foto: @odairferraz1975/Divulgação EBAA

9ª Edição do Encontro de Autos Antigos 
Betini Comunicação

YALE LANÇA COFRE PARA VEÍCULOS

Super discreto e ultra resistente, o dispositivo fabricado em aço pode ser utilizado para guardar bens de valor sem chamar a atenção.

No Brasil, acontecem 64 roubos ou furtos de veículos por hora. A estimativa é da última PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com um cenário de insegurança, transportar objetos de valor por ruas e estradas é um desafio, por isso, a Yale acaba de lançar o cofre portátil para automóveis fabricado em aço - um novo aliado nas viagens.

O cofre é voltado para um público amplo: desde motoristas de empresas de segurança, motoristas autônomos e pessoas que transportam bens de valor até aqueles que queiram se assegurar com um cofre desses, já que se adapta em carros, caminhões ou vans. Super discreto, o dispositivo pode ser escondido sob o assento do veículo sem interferir no ajuste do banco, no conforto do motorista e sem perfurações que possam danificar o veículo.

"As vantagens de viajar com um cofre portátil são inúmeras, a primeira é pegar a estrada com muito mais tranquilidade. O dispositivo fica instalado em um local que não é óbvio, e, na pior das hipóteses, caso o automóvel seja levado, os bens ficarão resguardados por mais tempo, possibilitando um intervalo maior para rastrear o veículo, por exemplo. Ainda assim, a Yale se empenhou em utilizar aço na fabricação, resistente a ataques mecânicos e manuais", destaca Eliana Godoy, Coordenadora de Produto da Yale.

O cofre com abertura combinada inclui um selim para instalação simplificada e cabo de aço para amarrar. O modelo possui capacidade para 1,25 litros e pesa apenas dois quilos. 

A Yale faz parte do grupo ASSA ABLOY, líder global de controles de acesso. Foi criada em 1840 nos EUA, e hoje está presente ao redor de todo o mundo. Durante todo esse tempo foi responsável por diversas inovações, destacando – se pela invenção do cilindro das fechaduras com segredo, sendo amplamente utilizado até os dias atuais. A Yale Brasil atualmente comercializa fechaduras digitais, cofres e olhos mágicos, com foco no mercado residencial. Clique aqui para saber mais sobre os lançamentos da marca

Yale
Trópico Comunicação