terça-feira, 23 de abril de 2024

NOVOS VOLKSBUS SÃO ENTREGUES À POPULAÇÃO DE ARACAJU

A Viação Atalaia está de frota nova na capital Sergipana. A empresa acaba de investir em trinta novos Volksbus 17.230 para garantir ainda mais conforto e segurança a seus passageiros. Na renovação do transporte público coletivo de Aracaju, a viação mantém sua fidelidade à VW Caminhões e Ônibus e soma 100 veículos adquiridos nos últimos anos, número que equivale a 60% de sua frota.

A decisão do investimento é baseada no bom desempenho demonstrado e representa o desejo da empresa de seguir investindo em veículos modernos e cheios de tecnologia. "A Atalaia tem se empenhado bastante na renovação da frota na cidade de Aracaju e a entrega desses novos carros sinalizam nossos esforços em garantir a qualidade do serviço prestado", compartilha Alberto Almeida, proprietário da Viação Atalaia.

O Volksbus 17.230, modelo adquirido pela empresa, é ideal para as operações urbanas e fretamento de curta e média distância, entregando tecnologia, eficiência, conforto e segurança aos motoristas e passageiros. Os veículos da viação cobrem mais de 160 itinerários, rotina que demanda bom desempenho e robustez dos ônibus utilizados para atender à população da capital.

Sempre antenado às questões ambientais, Alberto também faz questão de investir em veículos que possibilitem conciliar a alta performance e baixos níveis de emissões. Equipado com motor Euro 6, o modelo atende a todas as expectativas do cliente. "Além do bom desempenho e menor índice de consumo de combustível, pontos positivos para a operação, o veículo Euro 6 é uma escolha responsável que reforça o compromisso da viação com a pauta socioambiental", pontua o empresário.

No quesito segurança, o Volksbus 17.230 possui um pacote composto por funcionalidades como controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida de rampa, sistema ABS e distribuição de frenagem. São Itens que oferecem segurança às operações da viação em diferentes cenários.

Foto: Eluzan Silva

Volkswagen Caminhões e Ônibus

KIA LEVA INOVAÇÃO E VERSATILIDADE DO BONGO K2500 4X4 À AGRISHOW 2024

A Kia Brasil marca presença na 29ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), a maior do segmento da América Latina e a segunda no mundo, que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).  Este ano, a marca expõe o Kia Bongo K2500 4x4, ano modelo 24/25, em suas várias aplicações, e seus três automóveis eletrificados, Stonic e Sportage, Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV), e o Niro, Hybrid Electric Vehicle (HEV), no estande localizado à rua G21a, próximo ao heliponto da feira.

Sucesso como VUC (Veículo Urbano de Carga), o Bongo 4x4 estreou na Agrishow no ano passado, oferecendo tração integral e capacidade para três ocupantes para aplicação na logística da produção agrícola, em especial da agricultura familiar.

Seja para a cidade ou para o campo, o Bongo 4x4 foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades no transporte de cargas e mercadorias em baú, carroceria metálica ou de madeira, com capacidade de carga de 1.811 kg no chassi. Além dessas aplicações, o Bongo leva para a Agrishow 2024 uma versão do veículo como ambulância móvel, que traz como diferencial a possibilidade de fazer atendimento em locais de difícil acesso devido à tração 4x4.

Ágil, versátil e econômico, o comercial leve da Kia oferece tração integral 4x4, com reduzida, sistema de controle de estabilidade (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS), cintos de segurança de três pontos para o motorista e dois passageiros para empresas que precisam de veículos com essas características para o transporte de cargas e mercadorias, com a vantagem de ter capacidade de carga 50% maior às picapes chassi e de cabine simples com tração integral, muito utilizadas na agricultura familiar.

Com preços de R$ 174.990,00 (para a versão sem ar-condicionado) e de R$ 181.990,00 (para a versão com ar-condicionado), o principal atributo do Bongo 4x4 é o seu motor de 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo diesel intercooler, com injeção eletrônica Common Rail (Bosch), que entrega potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e toque de 26 kgf/m a 1.250 rpm.

Nos grandes centros urbanos, os principais atrativos do Bongo K2500 continuam sendo a sua classificação como VUC (Veículo Urbano de Carga), o que permite livre circulação onde os caminhões pesados são proibidos de transitar, e o fato de o motorista poder conduzi-lo com carteira de habitação categoria B (a mesma dos veículos de passeio). Já no campo, o Bongo com tração 4x4 é capaz de enfrentar condições mais rigorosas de rodagem, onde prevalecem estradas de terra, em regiões de produção agrícola.

Com grande aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho, o Kia Bongo 4x4 conta ainda com computador de bordo com indicação do nível de ureia e controle no volante, bancos revestidos com tecido sintético, luzes de condução diurna (DRL) e chave com controle de abertura remota das portas, além de faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê como itens de série para a linha 2024/2025 do Bongo K2500 4x4.

Trio eletrificado

Primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, o Kia Stonic foi lançado em novembro de 2021, junto com a nova logomarca, no mercado brasileiro. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Há dois anos no mercado brasileiro, o Stonic traz personalidade dinâmica e segura para o segmento de SUVs compactos híbridos leves, com características de condução aprimoradas para atender às preferências dos motoristas. O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

Já o Kia Sportage, modelo consagrado no mercado brasileiro, foi apresentado em sua versão MHEV em julho de 2022. Seus principais atributos são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.

O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

O Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System) como alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de saída em segurança (SEW); assistentes para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA); câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).

Como terceiro modelo eletrificado, o Kia Niro foi lançado em outubro de 2022 nas versões EX e SX Prestige, como primeiro modelo HEV (Hybrid Electric Vehicle) da marca no mercado brasileiro. Seus principais atributos são o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, acrescido de motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm. E mais: seu design interno e externo ousado e elegante e a extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.

Diferente do modo velejar dos MHEV, em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa e média velocidades, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor a combustão funciona concomitante ao motor elétrico. Em velocidade cruzeiro, o motor a combustão e ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso naquele momento e, nas frenagens, acontece a regeneração de energia cinética para a bateria, incluindo sua nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante de direção, em quatro níveis de regeneração de energia (de menor a maior intensidade de regeneração de acordo com a conveniência de cada cliente).

A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 19,8 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.

Destaque especial à assinatura “Inovação inspirada pela natureza” na construção do Kia Niro. Além da excelente eficiência energética e do sistema híbrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta-malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).

A garantia dos veículos eletrificados, Stonic, Sportage e Niro, é de 5 anos ou 100 mil km, com 8 anos de garantia ou 160 mil km para a bateria de alta tensão do Niro. Já a garantia do Bongo K2500 4x4 é de 3 anos ou 100 mil km.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

PIVÔ DE ALTA PERFORMANCE PARA IRRIGAÇÃO SERÁ APRESENTADO PELA PRIMEIRA VEZ NA AGRISHOW

A Agrishow 2024, maior vitrine tecnológica do Brasil, chega a sua 29ª edição e como já é tradição, promete muitos lançamentos para os agropecuaristas brasileiros. Entre as novidades deste ano, a Lindsay América Latina, empresa representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, apresenta no evento, que acontece de 29 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto/SP, o pivô Corner, desenvolvido para proporcionar o máximo de aproveitamento das áreas, principalmente para irrigar lavouras que possuem terrenos com bordas irregulares.

O Custom Corner 9500CC Zimmatic é um pivô de alta performance criado para simplificar e potencializar as operações nas lavouras brasileiras. O equipamento transforma a área circular do pivô central em regiões assimétricas. Com expansão de até 90 metros no raio de cobertura, amplia a operação em áreas de formato irregular, onde o pivô tradicional não alcançava anteriormente. “O lançamento que tem funcionamento e gerenciamento integrados ao pivô central, pode proporcionar um aumento médio de 25% de área produtiva irrigada nas fazendas, um ganho muito significativo, isso ocorre com o movimento de abrir e fechar na última torre do pivô, conseguindo adaptar-se às áreas desiguais, como exemplo borda de matas, estradas e linhas de transmissão de energia”, diz Leandro Preuss, gerente de contas estratégicas na Lindsay América Latina.

A novidade proporcionará à classe produtora alta precisão e consequentemente maior uniformidade da irrigação, disponibilizando água às plantas na quantidade certa, no momento adequado de forma eficiente. O equipamento que passou por um período de mais de um ano e meio de testes práticos no Brasil, chega para atender aos mais variados perfis de produtores, sendo uma tecnologia adaptável a pivôs novos e usados. “O 9500CC Zimmatic chega 100% adaptado à realidade da agricultura brasileira, proporcionando alto desempenho e a possibilidade de ampliar sua área irrigada mantendo o mesmo sistema e tecnologia. Isso significa manter a mesma uniformidade e eficiência que o pivô convencional já tem, agora também no pivô corner. Convidamos os visitantes da feira a irem até o nosso estande para ver de perto essa inovação que desenvolvemos”, detalha Preuss.

Tecnologia no manejo

Também durante a feira, a multinacional reservou em seu estande uma área especial para demonstrar outro recém lançamento, o FieldNET NextGen™. A nova interface da consagrada plataforma FieldNET estabelece aos usuários, produtores e profissionais agrícolas novos padrões no gerenciamento da água na irrigação, com análises claras e concisas de milhares de pontos de dados processados em tempo real.

Por meio de mapas, gráficos e um aplicativo móvel intuitivo, a solução mostra como os agricultores podem avaliar rapidamente as necessidades hídricas da lavoura para tomar as decisões e fazer as alterações remotamente. Desta forma garantem que a operação seja o mais eficiente possível maximizando os rendimentos com economia de tempo.

Somado a isso, o mapeamento de última geração da ferramenta, incluiu imagens de satélite e permite que os clientes visualizem geograficamente e ainda interajam com seus sistemas de irrigação e campos. Desta maneira podem monitorar padrões de irrigação, níveis de umidade do solo e outros fatores vitais que influenciam a irrigação e o desempenho da cultura com precisão sem precedentes. Complementando seus diferenciais, a ferramenta gera ainda relatórios e análises inteligentes com recomendações personalizadas para tomada de decisões em tempo real.

A nova plataforma já está disponível ao mercado brasileiro e a classe produtora pode obter mais informações durante a feira. De acordo com o agrônomo Rodrigo Bernardi, especialista em produtos na Lindsay América Latina, com o FieldNET NextGen, os clientes terão acesso a controle completos sobre seus sistemas de irrigação com uma plataforma única e consolidada, acessível de qualquer lugar, a qualquer momento. “Com o monitoramento e o gerenciamento remotos das operações de campo, os clientes podem ajustar as configurações de irrigação, detectar e resolver problemas rapidamente e reduzir os custos de mão de obra e viagens”, reforça.

Estação Lindsay

Também durante a feira, a multinacional celebra o recém acordo de aquisição de 49,9% da austríaca Pessl Instruments GmbH. Líder global de soluções de tecnologia agrícola avançada sob a marca Metos®, a empresa oferece ferramentas de hardware e software IoT para tomada de decisões assertivas, incluindo dados meteorológicos precisos. Por meio da integração dessas informações com o FieldNET, plataforma de gerenciamento de irrigação, somado aos dados do solo e das plantas, o produtor terá uma gestão da operação muito mais eficiente e assertiva.

A Pessl possui mais de 80 mil dispositivos conectados de coleta de dados em campo em todo o mundo, com 50 mil clientes ativos usando sua interface online FieldClimate. Esses dispositivos conectados incluem estações meteorológicas, sondas de umidade do solo, armadilhas de monitoramento de insetos, câmeras de monitoramento de culturas, amostragem de solo e nutrientes. Além de rastreadores de máquinas e ativos e outros sensores que fornecem dados em tempo real sobre os principais indicadores de saúde agronômica.

Por meio de boletins meteorológicos publicados duas vezes por semana no Facebook, no Instagram @zimmaticbrasil, bem como via canal do WhatsApp, os agricultores passam a ter a previsão do tempo de 7 até 14 dias com dados de precipitação, umidade e temperaturas máximas e mínimas.

Mais novidades

A Lindsay também irá reforçar durante o evento a importância da utilização de peças originais, principalmente nas manutenções preventivas dos equipamentos para garantir que haja maior durabilidade deles. Para isso, a empresa preparou uma área especial de pós-venda para reforçar a importância do tema.

Esse é um assunto muito importante, afinal, peças originais irão garantir alta performance no campo, por isso, será preparado esse espaço que será chamado de “Peças Originais Lindsay”. “Iremos apresentar todo nosso portfólio de peças e produtos para manutenções, como também para atualizar pivôs antigos, seja na parte estrutural, hidráulica, como em tecnologia, através de painéis de automação, como o Pivot Control, que independente da marca, consegue conectar o pivô a tecnologia FieldNET” diz Rafael Montono, Supervisor de Peças na Lindsay América Latina.

Outro destaque este ano, será o estúdio para a produção de um Podcast diretamente da feira. No local serão gerados conteúdos informativos com o objetivo de gerar ainda mais conhecimento a classe produtora. Com transmissões diárias, serão debatidos temas importantes sobre irrigação, clima, sustentabilidade, gestão dos recursos hídricos, entre outros importantes temas.

A Lindsay América do Sul é a subsidiária local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) - Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sua tecnologia operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de cinco décadas, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA. Clique aqui e visite o site da Lindsay.

Lindsay América do Sul
RuralPress

segunda-feira, 22 de abril de 2024

NISSAN APRESENTA LINHA-PILOTO DE PRODUÇÃO DE BATERIAS DE ESTADO TOTALMENTE SÓLIDO NO JAPÃO

A Nissan abriu pela primeira vez as portas da sua linha-piloto de produção de baterias de estado totalmente sólido, que está em construção em Yokohama, no Japão. A nova linha deve contribuir para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de produção de baterias para carros elétricos.

Por meio da visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, a Nissan tem a meta de lançar veículos elétricos equipados com esta nova tecnologia de baterias até o ano-fiscal 2028, que termina em 31 de março de 2029.

As baterias de estado totalmente sólido vão mudar as regras do jogo para os veículos elétricos, pois têm aproximadamente o dobro de potencial de densidade energética em comparação com as baterias convencionais de íons de lítio. Além disso, demoram menos tempo para recarregar devido ao melhor desempenho de carga e descarga e, como são produzidas com materiais mais baratos, elas também têm um custo menor.

A Nissan pretende utilizar as baterias de estado totalmente sólido em vários segmentos de veículos, incluindo picapes, aumentando a competitividade de seus carros elétricos.

A Nissan está conduzindo uma série de pesquisas e desenvolvimentos em larga escala, de estudos dos componentes das baterias em nível molecular para veículos elétricos e até mesmo o uso de veículos elétricos como baterias estacionárias. Por meio de sua experiência, a Nissan está acelerando os desenvolvimentos com a meta de passar para aplicações práticas.

Nissan do Brasil

GHELERE TRANSPORTES INVESTE R$ 50 MILHÕES EM NOVOS CAMINHÕES E APOSTA NO TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PARA ELEVAR A QUALIDADE

A Ghelere Transportes, empresa referência no setor de transporte manufaturado no mercado, localizada em Cascavel, Paraná, investiu cerca de R$ 50 milhões em novos veículos para aumentar a frota e capacidade de atendimento. Este ano, a empresa optou por 56 caminhões da Scania, modelos R450 e R460 Super, considerados os mais avançados da fabricante e 60 semirreboques da Facchini. Todos os novos caminhões contam com um sistema de frenagem automática em caso de um possível sinistro, algo inovador no Brasil.  Com a aquisição, a empresa chega a quase 400 veículos na frota.

Eduardo Ghelere, diretor-executivo da Ghelere Transportes explica que, com esses novos caminhões, a empresa ganha uma segurança adicional que ajuda a evitar batidas na traseira, aumentando a segurança dos carros à frente, dos motoristas e das cargas. "Para além da integridade da carga, quando temos uma tecnologia avançada que nos ajuda a evitar sinistros, ficamos menos sujeitos a atrasar carregamentos e entregas, e a pontualidade e a garantia de entrega são um grande compromisso em nossa operação. Os novos caminhões também têm itens de conforto para o motorista, como geladeira interna, além dos adicionais que colocamos, como câmeras com I.A., defletores e painel de energia solar."

Com esses novos caminhões, a empresa entende que a preparação da equipe é essencial para atualizar e capacitar tanto motoristas quanto o time administrativo. As capacitações fazem parte de uma trilha consistente para a empresa entregar o resultado esperado. Eduardo explica que o treinamento é um investimento primordial para o crescimento da empresa, sendo fundamental todos passarem por atualizações promovidas pela Ghelere. O incentivo também ocorre por meio da ajuda de custo que a empresa promove para os profissionais fazerem cursos, graduações e MBAs.

"O treinamento é fundamental para que eles tirem proveito de toda tecnologia embarcada nos veículos, mas vai além disso. A Formação Padrão Ghelere de Condução tem foco no aprimoramento da condução e no acompanhamento do motorista para reforçar os pontos de segurança, de condução defensiva, de eficiência em itens como jornada, segurança da carga, cortesia com os clientes", acrescenta Eduardo.

O diretor ainda explica que, para o futuro, a empresa está ocupando um espaço importante no transporte viário nacional e tem como objetivo transformar a logística no interior do país. Com o propósito de mostrar que é possível ter eficiência e pontualidade no carregamento, entrega e garantir a integridade das cargas consideradas mais sensíveis, como as bebidas - independente da origem e destino.

"Através de uma gestão atenta estamos conseguindo melhorar indicadores, inclusive dos nossos tempos de carga e descarga em conjunto com os clientes, o que é um grande diferencial para a operação deles. Estamos bastante atentos aos movimentos do mercado e tendências, por isso, precisamos de uma frota cada vez mais eficiente, com menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes, e ao mesmo tempo, mais segura", finalizou.

Ghelere Transportes – Atuante há mais de quatro décadas no setor de transporte rodoviário de cargas, a Ghelere Transportes possui a matriz em Cascavel, no Paraná. Opera com transporte industrial, com larga experiência no segmento de bebidas em todo Brasil e Mercosul. A empresa apresenta mais de 300 veículos de frota, realizando o transporte de cerveja para o Mercosul e de rótulos e garrafas do exterior para o Brasil.

Ghelere Transportes
Grupo Mostra de Ideias

AEA DISCUTE ROTAS TECNOLÓGICAS PARA A DESCARBONIZAÇÃO NO BRASIL

Sob o tema “Vocação Brasileira para a Descarbonização da Mobilidade”, a AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva reuniu na última semana especialistas na 10ª edição do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustível. O evento, o primeiro do ano, no qual a entidade completa 40 anos de atividades, foi considerado simbólico pelo presidente Marcus Vinicius Aguiar em virtude das oportunidades proporcionadas pelo Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.

O programa encaminha as próximas diretrizes para o setor automotivo. O Brasil se posiciona com vantagem em relação a outros países pela diversidade de matrizes energéticas, mas temos de fazer as escolhas corretas para defender a indústria nacional”, resumiu o presidente da AEA durante abertura do encontro no auditório do Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

Enquanto as consequências das mudanças climáticas pedem urgência, os desafios são muitos e exigem diversas medidas políticas que envolvem muitos atores. Como apresentou Marlon Arraes Jardim, diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), calcula-se mais de 2 bilhões de motores a combustão no mundo, dos quais 1,5 bilhão de veículos. “Trata-se de um passivo ambiental que precisa de solução não só na frota circulante, que terá de ser sucateada em algum momento, como também por meio de outras plataformas”.

Para o representante do Governo, no entanto, uma transição energética massiva e abrupta é muita onerosa. “Estima-se ao menos R$ 1 trilhão para infraestrutura de carregamento de elétricos no Brasil, por exemplo. Mas temos matrizes energéticas comparáveis aos elétricos”, observa. “Integrar as soluções de biocombustível que temos permite uma transição com menor custo e sob o conceito do poço a roda, ciclo interessante para o meio ambiente.

Com a proposta de reflexão, Henry Joseph Jr., diretor técnico da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, aponta o etanol como uma grande vantagem para a descarbonização, mas questiona se os atores envolvidos estão considerando esse privilégio. “Países que queriam pular fora do monopólio do petróleo estão caindo no monopólio da bateria.

Joseph Jr. lembra que todas as metas colocadas pelos programas setoriais, como o Inovar-Auto e o Rota 2030 foram e estão sendo cumpridas. Mas alerta que a trajetória encareceu o automóvel, afastando o consumidor do balcão. “Ano após ano verificamos quedas nas vendas. Estamos empurrando o consumidor para a motocicleta. Será isso que queremos como mobilidade?”.

O diretor técnico da Anfavea observa, por exemplo, que o projeto de lei dos Combustíveis do Futuro, texto já aprovado pela Câmara dos Deputados, pode trazer ainda mais custo. Isso porque o PL estabelece aumentos sucessivos de misturas de combustíveis, o que impõem testes aos fabricantes.

Os veículos não foram originalmente projetados para isso. Hoje, apesar de uma frota de 41,7 milhões de automóveis flex, despejamos 60 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Caso a frota passe a usar o etanol, de uma hora para outra, ocorreria uma redução de 50% na emissão de carbono. Mas o etanol vende pouco. E eu não sei responder o porquê.”

As soluções que encaminham a descarbonização também avançam pela evolução do powertrain, como apontou Gustavo Santos Lopes, engenheiro da área de P&D da Robert Bosch. Em sua apresentação destacou o potencial da injeção múltipla e vela de ignição por pré-camera com foco nos híbridos. “As soluções otimizam e aceleram a queima do combustível, reduzindo emissão de hidrocarbonetos e monóxido de carbono, bem como a quantidade de catalisadores no pós-tratamento e de óleo na fase fria”, esclarece.

Por outra frente, iniciativas pioneiras mostram como empresas do setor agronegócio podem contribuir. Ricardo Tomaczyk, executivo de Relações Institucionais da Amaggi, levou para o simpósio a experiência do uso do B100 (100% biodiesel) nas operações da companhia. O projeto coloca foco na descarbonização e na autossuficiência energética.

Em parceria com a fabricante John Deere, a Amaggi abastece as máquinas com o biocombustível produzido internamente. O projeto começou em 2018 e, por meio de avaliações comparativas com o uso do diesel convencional, se constatou viabilidade. “Não houve perda de potência, avarias ou diferenças substanciais no consumo ao longo do tempo. E importante: em máquinas originais de fábrica, sem qualquer adaptação”, conta.

Em maio próximo, conforme revelou o representante da Amaggi, o projeto ganha volume com o início de uma operação em uma propriedade da empresa sem uso de combustível fóssil. Será a primeira fazenda do País, localizada no Mato Grosso, 100% B100.  “Teremos lá um ciclo completo do biodiesel, do cultivo da matéria-prima ao consumo passando pela produção.

Nas aplicações rodoviárias, em cooperação técnica com a Scania, a Amaggi colocou em suas rotas logísticas, em agosto de 2023, dois caminhões adaptados pela fabricante. Hoje, cada um deles já estão perto dos 60 mil quilômetros rodados sem apresentar problemas e aprovados após avaliação veicular ambiental. A experiência bem-sucedida se tornará perene na empresa com a chegada 100 caminhões Scania que rodarão com B100 a partir de maio.

Uma segunda iniciativa da Amaggi nas operações rodoviárias tem parceria com a Volvo, que fornecerá quatro caminhões. No caso, porém, os veículos estarão em testes com uso de diferentes misturas de biodiesel sem qualquer modificação de fábrica.

A pretensão da Amaggi também é buscar viabilidade do B100 em suas operações náuticas. A empresa já recebeu autorização para fazer a primeira viagem fluvial com 100% de biodiesel. Em breve, uma embarcação navegará entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM) pelos rios Madeira e Amazonas.

Outras rotas tecnológicas que priorizam o potencial brasileiro na descarbonização vêm de projetos como bioeletrificação a partir do hidrogênio. Representantes da AVL, Toyota e Hyundai mostraram soluções que possibilitam aproveitar o combustível, a depender da tecnologia, em estado sólido, gasoso ou líquido. Como destacou Thiago Lopes, do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa, da Universidade de São Paulo (USP), para alcançar emissão zero “precisaremos de todos os hidrogênios renováveis”.

Com foco na redução de gases, o pesquisador da USP apresentou projeto piloto, em parceria com Marcopolo, no qual três ônibus entrarão em operação com o uso de hidrogênio a partir do etanol produzido pela própria universidade. “O potencial, no futuro, pode levar o setor de transporte para intensidade negativa de carbono”, acredita Lopes.

Experiências avançadas também se mostram por meio do Centro de Tecnologias de Hidrogênio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O local atua há mais de 10 anos com o propósito posicionar o combustível como vetor energético eficiente. “Queremos transformar o hidrogênio mais sustentável e encaminhar projetos para alcançar autossuficiência”, conta Daniel Cantene, gerente do centro. Com planta experimental de hidrogênio e laboratório de desenvolvimento, um dos projetos do centro estuda o armazenamento de hidrogênio em estado sólido em um transportador. O arranjo permite, por exemplo, fornecer energia renovável a lugares isolados para diversas aplicações, desde a eletricidade doméstica à mobilidade.

AEA

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.

Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, clique aqui e acesse o site  da AEA.

AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
Textofinal de Comunicação Integrada

ALEXANDRE TURISMO AMPLIA FROTA COM VOLARE FLY 10

A Alexandre Turismo, operadora de transporte de Santa Catarina, com atuação nos segmentos de fretamento empresarial em todo o Brasil e de Turismo Rodoviário em países da América do Sul, comemora a aquisição do 100º veículo de sua frota: um Volare Fly 10 especial, da série alusiva aos 25 anos da marca. A unidade foi entregue pela concessionária DAS Comércio de Auto Peças, da cidade de Palhoça.

É uma honra para nós, a escolha da Alexandre Turismo pelo modelo Volare para o 100º veículo da frota em operação. Isso reforça ainda mais os laços de confiança”, destaca Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare. A operadora catarinense foi a primeira no estado a adquirir um modelo da Série Especial Volare 25 Anos e possui frota predominante de veículos da marca.

O Volare Fly 10 da Alexandre Turismo possui 10.145mm de comprimento total e capacidade para 30 passageiros, além de auxiliar na cabine e motorista, em poltronas Executiva em couroflex, com carregadores USB, suporte para celular e padrão exclusivo da Série Volare 25 Anos.

O veículo é equipado com sistema de ar-condicionado de teto, com dutos e saídas individuais para passageiros, motorista e auxiliar, dispositivo de acessibilidade tipo DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), sistema de áudio e vídeo completo com três telas no salão, geladeira e sanitário.

O Volare Fly 10 Padrão 25 Anos é um veículo único, de uma série especial com edição limitada e diversos itens exclusivos, como tecla Start/Stop para acionamento, iluminação no teto com detalhes inéditos, selos comemorativos, acabamentos diferenciados no vigia traseiro, vidros laterais dianteiros e traseiros, grade dianteira e nos para-choques dianteiro e traseiro, além de placa indicativa no painel com o número do veículo da Série 25 anos. Conta ainda com suspensão traseira pneumática (totalmente a ar) para maior conforto e comodidade, rodas escurecidas na cor grafite e pintura com projeto totalmente diferente e sofisticado.

A Alexandre Turismo é cliente Volare desde o ano 2000. Hoje conta com 37 veículos da marca na sua frota entre os modelos W9, FLY9 e FLY10, consolidando a parceria de sucesso.

Volare
Secco Consultoria de Comunicaçã
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VIBROACABADORA VR 400 E ROAD DA ROMANELLI ESTREIA NO MERCADO BRASILEIRO COM MOTORIZAÇÃO CUMMINS

Na M&T Expo, a principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que ocorre entre os dias  23 e 26 de abril  em  São Paulo/SP, a Cummins Brasil e a Romanelli apresentam a nova Vibroacabadora VR 400 E ROAD. 

A máquina está equipada com a motorização eletrônica QSB 4.5, que oferece 132 cavalos de potência, e chega ao mercado brasileiro. O projeto também contou com a expertise da Motormac, fornecedora exclusiva de motores, grupos geradores e peças genuínas Cummins na região sul do país.

A Vibroacabadora VR 400 E ROAD, um novo equipamento 100% brasileiro, chega ao mercado off-highway para redefinir a pavimentação de estradas. Sua combinação inigualável de precisão e potência eleva o padrão de eficiência. Além disso, oferece uma capacidade de silos superior e um sistema operacional avançado. Equipada com um display de diagnóstico integrado, a máquina permite que o operador tenha controle total, garantindo operações de alto rendimento e qualidade excepcional.

A diretora-executiva de Vendas da Cummins Brasil, Mariana Pivetta, destaca a sinergia entre a tecnologia avançada do motor QSB 4.5 e o sistema de transmissão hidrostática 4x4 da Vibroacabadora. Essa sinergia promove uma tração independente e precisa por roda, otimizando a performance em terrenos desafiadores. A parceria entre a Cummins e a Romanelli é um testemunho do compromisso com a inovação e a excelência. O motor QSB 4.5 não apenas atende, mas supera as normas de emissões vigentes, contribuindo para um equipamento mais confiável, econômico e confortável.

O motor QSB 4.5 é versátil e ideal para uma variedade de aplicações, desde saneamento e construção até agricultura e movimentação de material. Sua tecnologia embarcada assegura um gerenciamento eletrônico completo, facilitando a identificação de falhas e reduzindo o tempo de manutenção. Informações vitais, como consumo instantâneo, total desde a partida, aceleração e controle eletrônico da rotação, são monitoradas em tempo real, assegurando uma operação otimizada.

Graças a um sistema de diagnóstico avançado, a manutenção é simplificada e previne intervenções desnecessárias. Além disso, o sistema de filtragem de combustível de dois estágios captura partículas de até 10 micra no primeiro estágio e até 3 micra no segundo, estendendo significativamente a vida útil do filtro. Os motores QSB são projetados para operar por até 500 horas antes da necessidade de substituição dos filtros de combustível e óleo, otimizando a eficiência operacional. Trata-se de mais uma aplicação da líder em tecnologia de energia junto à Romanelli. Além da nova Vibroacabadora VR 400 E ROAD, o rolo compactador VAP 70 também é equipado com motor QSB 4.5.

Grupo Motormac: Ao longo de 50 anos de experiência no mercado, o Grupo Motormac é distribuidor de motores e geradores Cummins na região Sul do Brasil além de máquinas de linha amarela JCB no Rio Grande do Sul. Sua missão é fornecer soluções completas em energia e movimento, incluindo venda, peças e serviços de pós-venda para diversos setores, como construção, agronegócio, indústria e comércio. A Motormac conquistou uma forte presença no Sul do país, graças a sua tradição e reputação, construídas sobre a base da inovação, qualidade e um profundo compromisso com a satisfação do cliente.

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins-Meritor produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, clique aqui e acesse o site.

Cummins Brasil
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CASE APRESENTA INOVAÇÕES E RESGATA A TRADIÇÃO NA M&T EXPO 2024

Um trator compacto de esteira (850M) ecoeficiente; uma nova versão da W20G (imagem de abertura) – a pá carregadeira que completa 50 anos de fabricação no Brasil –, e uma nova linha com quatro miniescavadeiras, incluindo uma máquina elétrica. Com esse conjunto de novidades, a CASE Construction Equipment, marca da CNH, reforça seu compromisso com a inovação e consolidação de mercado, mantendo a tradição no segmento. Ao todo, a CASE vai apresentar 11 produtos na M&T Expo 2024, evento que reúne o segmento de construção em São Paulo (SP), realizado de 23 a 26 de abril.

Do Brasil para o mundo

Um dos lançamentos é o novo trator compacto de esteiras, o 850M. Depois dos investimentos realizados pela CNH, anunciados no ano passado, a produção global dessa linha de tratores compactos de esteiras passou a ser concentrada na fábrica da empresa, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Com a produção local do modelo, a CASE se torna a única marca produtora dessa linha no Brasil. A máquina será comercializada no país e exportada para mercados dos Estados Unidos e Ásia-Pacífico.

Com diferentes tipos de esteiras que permitem a adaptação a uma variedade de terrenos, o trator compacto de esteiras da CASE vem com novidades em termos de conforto, segurança e desempenho ambiental. Seu controle de emissão de poluentes vai além das exigências legislativas, garantindo uma operação ecoeficiente. Além disso, a locomoção por meio de esteiras proporciona uma aderência superior ao solo e uma distribuição de peso otimizada, permitindo o uso em terrenos instáveis sem compactar o solo.

Projetado para ser compacto, forte e ágil, este novo equipamento oferece uma combinação de produtividade e ecoeficiência. A mudança estratégica de nacionalização dessa produção visa atender a um novo nicho de mercado no país, oferecendo aos clientes os benefícios de facilidade no transporte, adaptabilidade a espaços reduzidos, menor custo de operação e alta produtividade”, afirma Lauren Batista, especialista de produto da CASE.

W20G: 50 anos de produção no Brasil

Neste ano de 2024, um dos lançamentos da CASE celebra a importante marca de 50 anos de produção dessa linha de pá carregadeira no Brasil. Desde sua chegada no mercado brasileiro, a W20 se consolidou como uma referência de potência e confiabilidade. “A W20G é conhecida por sua tradição e desempenho. É uma máquina extremamente robusta, de fácil manutenção, tradicional no mercado e que tem aplicação em diversos segmentos como construção, agricultura, infraestrutura, mineração e locação. Com a nova versão, buscamos trazer melhorias nas condições de trabalho para o operador, com mais conforto e facilidade na operação”, afirma o especialista de produto da CASE, Marcelo Rohr.

Com um foco renovado para o conforto, a nova versão da máquina promete uma operação mais leve e intuitiva. De acordo com o especialista, a cabine no chassi dianteiro proporciona ao operador uma melhor visibilidade, permitindo trabalhar com precisão e eficiência em uma variedade de ambientes desafiadores. Além disso, a W20G, por ter a cabine no chassi dianteiro, tem um chassi mais curto, aliado a um dos maiores motores da categoria. Ele complementa reforçando que a pá carregadeira conta com a facilidade de peças de reposição e uma ampla rede de serviço em todo o Brasil. É a aposta da marca para fidelização de clientes que buscam durabilidade, desempenho e tradição.

Primeira linha de miniescavadeiras

Outro lançamento da CASE na M&T Expo 2024 é a primeira linha de miniescavadeiras da marca no Brasil. Composta pelos modelos CX22D, CX35D e CX42D, essa nova linha, produzida na Itália, chega ao Brasil com a credibilidade comprovada no mercado internacional e mais uma opção de negócio para os clientes. A marca apresenta ainda a CX15EV, máquina conceito 100% elétrica. Dinâmica, ela é fácil de transportar e cabe em quase todas os ambientes de trabalho, sejam eles externos ou internos.

A novidade tem o mesmo desempenho de uma máquina equivalente a diesel, ao mesmo tempo em que oferece os principais benefícios de um equipamento de construção eletrificado. “Elas são compactas, fortes e a elétrica ainda oferece zero emissões e operação silenciosa. Com tecnologia avançada e variedade de implementos que podem ser adicionados, as miniescavadeiras da CASE entregam versatilidade e produtividade”, afirma a especialista da marca, Laura Stumpf.

De acordo com ela, são máquinas frequentemente usadas de forma doméstica, com baixo consumo de combustível, elevada força e com movimentos ágeis. A especialista diz ainda que as esteiras de borracha, com sistema abre e fecha e giro zero são diferenciais que permitem uma variedade de aplicações em ambientes com limitação de espaço e variam desde obras, indústrias, manutenção de edifícios, agricultura, pecuária e, no caso da elétrica, até mesmo em hospitais por conta de ser silenciosa.

Conectividade

"Temos acompanhado a evolução do setor e estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes e parceiros as soluções mais avançadas e eficientes do mercado. As novidades do nosso portfólio reafirmam nosso compromisso de tornar os negócios dos nossos clientes ainda mais rentáveis e sustentáveis", diz Carlos França, líder da CASE Construction Equipment para a América Latina.

A CASE oferece todo o seu portfólio produzido no Brasil com recursos de telemetria. Com máquinas 100% conectadas, é possível realizar a manutenção preditiva, identificação de problemas ou falhas iminentes, otimização do uso de combustível, análise de desempenho, além da programação eficiente de tarefas, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo ocioso da máquina, dentre outras possibilidades.

E, para reunir todas essas informações em um único lugar, a marca lança, durante a M&T Expo, uma nova plataforma, o myCASE Construction. A ferramenta é acessível de qualquer aparelho com conexão de internet e o cliente pode monitorar toda sua frota em tempo real, além de ter contato direto com a rede de concessionários e a fábrica.

Lançado no ano passado, na fábrica de Contagem (MG), a marca possui uma central de suporte, o CASE SiteConnect Center, que dispões de uma equipe de especialistas para dar todo o suporte necessário, garantindo respostas rápidas, uma experiência diferenciada e entrega eficiente nas operações.

Banco CNH comemora 25 anos no Brasil com condições especiais

Celebrando 25 anos de história no Brasil, em uma trajetória de solidez e confiança, o Banco CNH estará presente mais uma vez na M&T Expo, como principal parceiro comercial da CASE. Com a missão de compreender as necessidades dos clientes e oferecer soluções financeiras completas, o Banco levará para a feira opções diferenciadas de financiamento, como campanhas CDC e condições especiais para aquisição de seguros. A instituição contará com uma equipe especializada presente no evento para garantir os melhores negócios para clientes, concessionários e distribuidores, consolidando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do país e de transformar sonhos em realizações.

Visite o estande da CASE Construction Equipment na M&T Expo 2024 para ver de perto todos os produtos e lançamentos da marca.

Serviço
CASE na M&T Expo
23 a 26 de abril, das 13h às 20h
Estande A80, no São Paulo Expo 
Rodovia dos Imigrantes, 1,5km 
Água Funda, São Paulo - SP
Clique aqui e visite o site M&T EXPO 2024.

A CASE Construction Equipment comercializa e dá suporte a uma linha completa de equipamentos de construção ao redor do mundo, detentora de um portfólio completo de escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás carregadeiras, tratores de esteiras, minicarregadeiras, rolos compactadores e retroescavadeiras, inclusive a CASE foi a fabricante da primeira retroescavadeira em 1957. Por meio dos revendedores CASE, os clientes têm acesso a um verdadeiro parceiro comercial com equipamentos de classe mundial, líderes de mercado, com suporte de pós-vendas, garantia de qualidade e financiamento flexível. Mais informações podem ser encontradas no site caseceA CASE é uma marca da CNH, líder mundial em bens de capital listada na New York Stock Exchange (NYSE: CNHI). Mais informações no site CNH.

Case CE
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JOHN DEERE ANUNCIA INVESTIMENTO DE MAIS DE R$ 700 MILHÕES NA FÁBRICA DE CATALÃO (GO)

Projeto engloba mais de 20 mil m² em ampliações e a criação de aproximadamente 400 novos empregos

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, construção e florestal, anunciou nesta segunda-feira (22) um investimento de mais de R$ 700 milhões em sua fábrica de Catalão (GO), onde são produzidos pulverizadores e colhedoras de cana. O projeto visa a ampliação da infraestrutura existente, possibilitando a nacionalização da ferramenta de pulverização inteligente See & Spray™ a fim de atender à crescente demanda global por alimentos.

"Com esta expansão da unidade teremos a adição de mais de 20 mil metros quadrados aos 69 mil metros quadrados da planta atual. Para acompanhar o crescimento exponencial da empresa no Brasil, está prevista a criação de aproximadamente 400 novos empregos provenientes do investimento nos próximos 60 meses - sendo 100 diretos e 300 indiretos", explica Edison Drescher, diretor da fábrica da John Deere em Catalão (GO).

O investimento vai possibilitar que a John Deere nacionalize a produção do sistema See & Spray, que utiliza visão computacional, inteligência artificial e machine learning para identificar e aplicar herbicidas na quantidade exata somente onde é necessário. Em testes realizados no Brasil, foi possível comprovar com o See & Spray Select uma economia no uso de herbicidas não residuais com potencial máximo de redução de até 97%, contribuindo para a sustentabilidade da produção e trazendo ganhos econômicos para o produtor. A solução utiliza 30 câmeras instaladas ao longo dos mais de 30 metros da plataforma de pulverização, sendo fundamental para aumentar a eficiência no controle de plantas invasoras.

"Com os diversos anúncios de investimentos no Brasil esse ano, a John Deere reforça seu compromisso com a inovação tecnológica, a sustentabilidade e o desenvolvimento da agricultura brasileira. A companhia está constantemente pensando na agricultura tropical com o objetivo de atender às necessidades do cliente, o produtor brasileiro", diz Antonio Carrere, vice-presidente de Vendas e Marketing da John Deere para a América Latina.

"A John Deere é uma multinacional consolidada, uma das principais marcas do setor agrícola no mundo, e não escolheu Goiás por acaso. Temos uma localização estratégica, um povo trabalhador, uma economia que cresce acima da média nacional e um governo que sabe apoiar quem produz. Com este novo investimento na expansão da sua fábrica de Catalão, e é um investimento relevante, a empresa mostra mais uma vez que acredita no estado. O Governo de Goiás entra como parceiro desta iniciativa, oferecendo infraestrutura, segurança e agilidade na análise dos processos necessários para que, dentro do possível e da legalidade, o plano de gerar centenas de novos empregos e desenvolvimento na região se concretize o mais rapidamente possível", comenta Ronaldo Caiado, governador de Goiás. 

John DeereA Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere. Para mais informações sobre a Deere & Company, clique aqui.

John Deere Brasil
CDI

25ª EDIÇÃO DO RIO BOAT SHOW VAI HOMENAGEAR O CARTUNISTA ZIRALDO, GRANDE DEFENSOR DAS ÁGUAS.

De 28 de abril a 5 de maio, o Rio de Janeiro será palco para o maior evento náutico ao ar livre da América Latina, o Rio Boat Show, e também para o início de uma série de homenagens programadas para 2024 em celebração ao cartunista e defensor das águas Ziraldo (in memoriam) enaltecendo o trabalho criado em parceria com a Revista Náutica. 

O criador do Menino Maluquinho deixou para a literatura infantil brasileira um legado sem precedentes, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos. O que muita gente não sabe é que ele também marcou a história da náutica no país, ao dar vida a campanha "Só jogue na água o que o peixe pode comer", em parceria com Ernani Paciornik, amigo pessoal de Ziraldo e presidente do Grupo Náutica, responsável pela Revista Náutica e pelos eventos Boat Show.

Durante os oito dias de evento, os mais de 33 mil visitantes esperados poderão conferir de perto painéis com imagens que fazem parte da cartilha ilustrada por Ziraldo. A exposição estará localizada próximo ao "Espaço dos Desejos". Além disso, serão distribuídos brindes e a comunicação visual do evento passa a contar com o traço inconfundível do maior cartunista brasileiro. Ao longo do pavilhão e do passeio sobre as águas, intervenções com trechos da cartilha e espaços instagramáveis estarão expostos ao longo do trajeto.

"Celebrar o legado de Ziraldo através de homenagens como esta são essenciais para que as próximas gerações possam conhecer e se inspirar em tudo que ele criou, sobretudo suas paixões pelas grandes causas sociais, humanas, ambientais e tantas outras. Ziraldo foi um artista multifacetado, com uma vasta e ampla produção cultural - cujo acervo visual e intelectual agora vem a ser preservado e difundido através do Instituto Ziraldo, o IZ. As ilustrações da campanha "Só Jogue na Água o que o Peixe pode Comer" são mais uma faceta desse artista, que sempre mostrou-se muito preocupado com a preservação das águas", comenta Claudio Miranda Filho, um dos diretores do Instituto Ziraldo e enteado de Ziraldo.

Em parceria com a Revista Náutica, a campanha "Só jogue na água o que o peixe pode comer" marcou um movimento significativo na educação ambiental relacionada às águas brasileiras. Lançada na década de 1990, essa iniciativa, batizada de "Campanha do Peixinho", se transformou em um símbolo de conservação ambiental, com a distribuição de materiais educativos, como a cartilha, com a mensagem de preservação dos rios e mares da comunidade náutica.

"Ziraldo é um ícone da arte brasileira e estamos cercados de manifestações artísticas naturais no mundo náutico e ele enxergava isso de uma maneira única ao apresentarmos a campanha nos anos 1990. Ziraldo não apenas enriqueceu nossa literatura infantil com suas obras, mas também usou seu talento para contribuir com a conscientização ambiental na náutica e isso transformou a maneira como milhares de pessoas cuidam das nossas águas. A arte quando aliada a causas significativas como esta se transformam em uma poderosa ferramenta de educação e mudança", declara Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica.

Serviço
Evento: Rio Boat Show
De 28 de abril a 5 de maio
Segunda a sexta das 15h às 22h e final de semana das 13h às 22h. 
O último dia encerra às 21h
Local: Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, S/N
Glória - Rio de Janeiro – RJ
Preços: R$ 85,00 mais taxas até 22/04. Após esta data, o valor será de R$ 90,00 mais taxas por pessoa.
Ingressos disponíveis pelo site Rio Boat Show
Organização: Boat Show Eventos
Cobertura oficial:
www.nautica.com.br, @revistanautica e youtube.com/@canalnautica

Boat Show EventosÉ organizador das edições dos "Boat Shows" brasileiros realizados nas cidades de: Rio de Janeiro, São Paulo, Itajaí e Foz do Iguaçu. Em 2023, os eventos Boat Show atraíram um público de quase 100 mil pessoas. O Boat Show é responsável por 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil.

Grupo NáuticaCom mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, maior organizadora de salões náuticos da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Brasília; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações "Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer", assinada pelo cartunista Ziraldo, e "Por Uma Cidade Navegável", que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

Rotas Comunicação

STELLANTIS ANUNCIA NOVA DIRETORIA PARA A DPASCHOAL

A Stellantis apresenta a nova diretoria da DPaschoal e anuncia Gerson Prado como Diretor-Geral, respondendo a Paulo Solti, Vice-Presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América do Sul.

Gerson Prado (foto) tem uma sólida carreira no setor de autopeças, acumulando 40 anos de experiência dedicados a essa indústria. Ao longo de sua trajetória, passou por empresas de renome como Roles e Federal Mogul, e, nos últimos 15 anos, ocupou o cargo de CEO na SK Automotive. O novo Diretor-Geral da DPaschoal terá como principais desafios alavancar os resultados por meio da expansão da rede, implementar novos modelos de negócios para a empresa e lançar novos produtos e serviços.

Estamos muito felizes com a chegada do Gerson e tenho certeza de que ele contribuirá decisivamente para o crescente sucesso da DPaschoal, que acelera para se transformar na empresa mais eficiente do mercado​ de pós-vendas, com uma nova linha de produtos e a manutenção da mentalidade de foco no cliente e cuidado com as pessoas. Temos o objetivo claro de transformar a DPaschoal na empresa líder em distribuição no mercado de peças independentes e a chegada do Gerson, com toda a sua experiência, nos coloca nesta direção", afirmou Paulo Solti.

Tenho orgulho em integrar a DPaschoal, uma empresa pioneira, inovadora e com foco na satisfação dos clientes. Espero contribuir para que siga com sua expansão e desenvolvimento no país. Vamos implantar novas frentes para o negócio, oferecer novos serviços aos consumidores e, assim, conquistar o mercado”, disse Gerson Prado.

A DPaschoal – composta também pelas empresas DPK, KDP, Recmaxx,  AutoZ, Autocred e Maxxi Trainning - atua no setor automotivo desde 1949 e concentra suas atividades na prestação de serviços automotivos especializados e na revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas. Conta com mais de 120 lojas próprias, localizadas em oito estados, e oferece produtos e serviços nos segmentos de veículos leves, pesados e agrícolas, além dos 28 centros de distribuição de pneus e peças, com atuação em todo o território nacional. Trabalhando com a multicanalidade, a DPaschoal oferece diversas plataformas para atender os diferentes tipos de clientes e parceiros, com propostas B2B e B2C, atuando em e-commerce e lojas físicas.

Stellantis

MERCEDES-BENZ: EMPRESAS DA ALEMANHA RECEBEM OS PRIMEIROS CAMINHÕES ELÉTRICOS eACTROS 600 PARA TESTES EM SUAS FROTAS.

O eActros 600, caminhão elétrico à bateria da Mercedes-Benz, começa uma importante etapa de testes junto a clientes. Os primeiros dois veículos para transporte de longo percurso, apresentados no ano passado, serão colocados em operação nas próximas semanas. Um deles pela empresa de contêineres de logística Contargo e o outro pela especialista em reciclagem Remondis. Ambas fazem parte do Grupo Rethmann.

A Contargo vai utilizar o seu e-truck por vários meses no transporte de contêineres entre o porto de Wörth am Rhein e vários pontos de carga e descarga. Está previsto que o veículo percorra mais de 800 quilômetros por dia. Em um primeiro momento, o caminhão será carregado em um posto de recarga rápida do terminal da Contargo em Karlsruhe. Num futuro próximo, a Contargo planeja estabelecer uma infraestrutura de recarga em sua própria garagem. De acordo com o cliente, a empresa está atualmente construindo a maior rede de recarga particular para caminhões pesados elétricos da Alemanha, com 90 pontos de recarga em 18 locais.

Por sua vez, a Remondis usará o veículo de teste em Colônia como parte do “HoLa Project”. A meta do projeto é a construção e operação de uma infraestrutura de recarga de alto desempenho para transportes de longo percurso movidos à eletricidade por bateria. Além da Daimler Truck, outros parceiros do consórcio de indústrias e de institutos de pesquisa também estão envolvidos nessa iniciativa. O veículo de teste para a Remondis será primordialmente utilizado para transporte de matérias-primas recicladas e é equipado com um reboque da Kögel.

Mercedes-Benz Trucks planeja entregar mais veículos de teste para clientes de outras aplicações

"Os testes dos caminhões elétricos com clientes antes do início da produção foram muito bem-sucedidos”, afirma Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “É por isso que contamos com testes práticos do eActros 600. Estamos felizes com o fato de que a Contargo e a Remondis serão os primeiros clientes a testar esse modelo de caminhão elétrico em operações reais".

"Estamos ‘eletrificados’ e implementando constantemente projetos que visam a descarbonização. Por isso, é um prazer fazer parte do projeto de testes da Mercedes-Benz Trucks junto a clientes. O eActros 600 estabelecerá novos padrões! Além disso, no ano passado, encomendamos 20 desses veículos. Isso significa que também seremos uma das primeiras empresas a tê-los nas estradas, o que tornará muito mais prático a nossa logística de contêineres e o transporte de longa distância", diz Michael Starke, CEO da Rhenus Trucking GmbH & Co. KG.

"São 820 quilômetros por dia – para isso estamos usando o eActros 600 em operação de dois turnos. Graças a nossa poderosa infraestrutura de recarga, essa situação de uso é ideal para o veículo", destaca Andreas Roer, CEO da Contargo Wörth-Karlsruhe GmbH.

"Como uma das empresas líderes do mundo em reciclagem, gestão da água e serviços municipais e industriais, a sustentabilidade faz parte de nossa rotina diária. Nós já adquirimos muitas experiências valiosas com caminhões elétricos. Foi, então natural sermos a primeira empresa a participar dos testes com o eActros 600", declara Sascha Hähnke, CEO da Remondis Sustainable Services GmbH.

Remondis utiliza semirreboque Kögel para testes com eActros 600

O Kögel Cargo é o carro-chefe do portfólio de semirreboques da Kögel e também campeão de vendas da fabricante de Burtenbach. Seu alto grau de customização, excelente confiabilidade e alta carga útil tornam o Kögel Cargo a escolha preferida no setor de transportes. No entanto, não foram somente os benefícios do produto que foram levados em consideração para essa colaboração e sim a mentalidade voltada às soluções sustentáveis de transporte que une a Remondis e a Kögel. “Estamos impressionados com o avanço consistente da estratégia sustentável da Remondis”, afirma Christian Renners, CEO da Kögel Trailer GmbH. "Como fabricante líder de semirreboques, estamos igualmente comprometidos com a sustentabilidade. Aliás, nosso conceito de sustentabilidade inclui não somente o meio ambiente, mas também os clientes, funcionários e parceiros. Temos a mesma mentalidade, tanto aqui como na Remondis".

Mercedes-Benz eActros 600 pode atingir uma autonomia de 500 quilômetros sem recargas intermediárias

A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatt/hora – daí a designação do modelo “600” – e um novo eixo motor elétrico especialmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Ou seja, o eActros 600 conseguirá viajar muito mais que 1.000 quilômetros por dia. Isso é possível por meio de recarga intermediária durante os intervalos de condução exigidos por lei – mesmo sem recarga de megawatts.

Essa autonomia foi determinada internamente, sob condições de teste específicas, com cavalo mecânico 4x2 e semirreboque com PBT de 40 toneladas, a 20°C de temperatura externa e em operação de longo percurso, podendo divergir de valores determinados pela Norma 2017/2400 da União Europeia.

Além da recarga de CCS (padrão europeu para carregamento rápido) com até 400 kW, o eActros 600 permitirá, posteriormente, a recarga em megawatts (MCS). Os clientes podem solicitar uma pré-instalação para essa finalidade e as baterias podem ser recarregadas de 20% a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com potência de cerca de um megawatt.

Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Truck é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

O início da produção em série do eActros 600 está previsto para o final de 2024. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também vai produzir versões rígidas do modelo já desde o lançamento no mercado. Dessa forma, irá oferecer aos clientes outras possibilidades de aplicações para o transporte totalmente eletrificado.

Contargo: Com um volume anual de transporte de 2 milhões de TEU (unidade de capacidade de carga de contêineres equivalente a 20 pés de comprimento), a Contargo é uma das maiores redes de logística de contêineres da Europa. Ela integra os transportes entre os portos ocidentais, os portos alemães do Mar do Norte e o interior da Europa. A empresa possui 24 terminais de contêineres na Alemanha, França e Suíça, além de outras localidades na Alemanha, Holanda, Bélgica e Polônia. Também opera suas próprias linhas marítimas e ferroviárias. Além disso, mais de 1.340 funcionários geraram vendas anuais de 654 milhões de Euros em 2023.

A Remondis é uma das empresas privadas líderes mundiais na reciclagem, serviços e água, prestando serviços a cerca de 30 milhões de pessoas. Tem presença em mais de 30 países, em três continentes, por meio de subsidiárias e participações em empresas. Fundada em 1934, a empresa familiar com mais de 40.000 funcionários gerou uma receita anual de 11,8 bilhões de Euros em 2023. A Remondis dá uma significativa contribuição para a proteção do meio ambiente e dos recursos em muitas unidades de negócios. Desde a recuperação de matérias-primas valiosas do lixo industrial e doméstico até a produção de matérias-primas recicladas de alta qualidade e a conversão de resíduos não recicláveis em combustíveis. Por último, mas não menos importante, a empresa contribui cada vez mais para a transição energética por meio do uso de biomassa como fonte de energia. Ao fazer isso, a Remondis se vê mundialmente como ponto de contato e consultora para a indústria, o comércio e para as administrações municipais visando encontrar soluções regionais e individuais.

A Kögel é uma das fabricantes líderes de semirreboques da Europa. Com seus veículos comerciais e soluções para o transporte de carga e para a indústria da construção, a empresa fornece, há 90 anos, a qualidade de engenharia “Made in Germany”. A empresa vê como sua responsabilidade projetar os processos de transportes e logística de maneira ecologicamente correta e amigável à preservação do clima na esfera pública e com seus clientes. O princípio corporativo “Because we care” (Economia frente à Ecologia – Porque nós nos importamos) é a promessa: a Kögel apoia todos os clientes com sua excelência em conhecimentos, profundo domínio da indústria e, sobretudo, produtos de longa durabilidade, sustentáveis ecológica e economicamente. A empresa tem sede e fábrica principal em Burtenbach, na Bavária.

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