Apé criado há mais de 70 anos pela marca italiana terá quatro modelos comercializados no país. As versões de motorização elétrica têm autonomia de 90 km, são regenerados durante a frenagem e podem ser recarregados em tomada comum.

O Grupo 2W Motors abre o ano com novidades. Além de representar marcas premium no segmento de motocicletas (Husqvarna e comandar as duas lojas da Royal Enfield na capital paulista) e de bicicletas (Fantic e KTM Bikes), passa a atuar também no segmento de três rodas como representante exclusiva da italiana Piaggio no Brasil com seus triciclos a gasolina. Paralelamente, lança os triciclos elétricos, modificados aqui no país, sempre com foco na mobilidade sustentável. São quatro modelos da 2W Motors que serão comercializados, por enquanto, sob encomenda: Apé Cargo, Apé Passenger, E-Cargo e E-Passenger.

Quem já esteve na Itália ou assistiu a filmes italianos já deve ter visto o Apé da Piaggio. Compacto e ágil, lançado em 1948, o modelo expandiu fronteiras e com o passar do tempo conquistou status charmoso de totem da cultura italiana e internacional. Se antes servia apenas para transporte de verduras e alimentos em pequenos vilarejos, grandes empresas já enxergaram há tempos que o veículo versátil, além de transporte de carga e de pessoas é uma tendência como vitrine para produtos, street foods, mototáxi, entre outros.

As negociações com a Piaggio Commercial Vehicles começaram há dois anos mas foram concretizadas no final de 2020. “Nosso foco principal neste momento é o B2B, porque envolvem volumes mais significativos do produto, mas isso não descarta o público do B2C. Estamos empolgados com as negociações neste novo nicho de mercado que a 2W Motors passa a atuar a partir de agora”, explica Raul Fernandes Jr, sócio-diretor do grupo.

e/d: Maurício Fernandes e Raul Fernandes Jr., sócios-diretores do Grupo 2W Motors, e os modelos equipados com motor à combustão: Apé Passageiros e Apé Cargo.

De fácil dirigibilidade (ao invés de volante, guidão, por isso exige carteira de habilitação B para motos), baixo custo de aquisição e manutenção e boa capacidade de carga (até 557 kg), o 2W Motors Apé combina performance e design. Os modelos podem ser adquiridos entre R$ 35mil e R$ 40 mil. A empresa oferece, ainda, triciclos para locação para eventos.

“Tantos os modelos a gasolina como os elétricos são uma ótima opção para empresas que desejam ter uma frota própria para otimizar os serviços. Para serviços de delivery, por exemplo, leva até meia tonelada, capacidade impossível para uma moto”, destaca Raul.

Zero emissão de carbono

Atualmente a frota de veículos elétricos (automóveis e comerciais leves) no Brasil ultrapassou 77 mil unidades, com uma alta de 77% em 2021, em relação ao ano anterior, tendência essa que o Grupo 2W Motors já estava acompanhando para desenvolver esse novo projeto. Assim, a aposta foi certeira nos triciclos com zero emissão de carbono. A versão com motorização elétrica está sendo fabricada em parceria com a WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, baseada em Santa Catarina.

Piaggio Apé E-Cargo: Autonomia de 90km com bateria de íon lítio, recarga em 4h30

“Optamos por baterias de íon lítio que dão autonomia até 90 km e recarregam em movimento ao frear. Para uso urbano 30% do que se gasta é regenerado durante as frenagens e o veículo pode ser carregado em tomada comum em até 4h30, conforme voltagem”, finaliza Maurício Fernandes, também sócio-diretor do grupo.

FICHAS TÉCNICAS DOS QUATRO MODELOS

2W MOTORS APÉ CARGO
Motor: 305cm³ -14HP a 4100rpm
Capacidade de carga: 557kg
Autonomia: 285 Km
Tanque: 9.5 Litros
Ótima dirigibilidade

2W MOTORS APÉ PASSENGER
Motor: 230 cm³ -12HP a 4500rpm
Capacidade de carga 300kg
nº de passageiros (1+3)
Autonomia: 285 km
Tanque: 9.5 Litros
Direção Leve

2W MOTORS APÉ E-CARGO
Motor Elétrico: WEG -24Kw – 32CV
Capacidade de carga 520kg
Direção Leve
Bateria de Íon de lítio
Autonomia: 90km
Tempo de recarga: 4h30 em tomada comum (Varia conforme voltagem e tipo de bateria)

2W MOTORS APÉ E-PASSENGER
Motor: 15Kw -20CV
Capacidade de carga: 300kg
nº de passageiros (1+3)
Direção Leve
Bateria de Lítio
Autonomia: 95km
Tempo de recarga: 4h30 em tomada comum (Varia conforme voltagem e tipo de bateria)
Direção Leve

Piaggio – Com sede em Pontedera, na Itália, a Piaggio foi fundada em 1884 por Rinaldo Piaggio e passou a comercializar o Apé a partir de 1948. Atualmente são sete fábricas distribuídas entre Europa e Ásia. Os Apés surgiram após a Segunda Guerra Mundial, quando os italianos não podiam pagar pelo transporte pessoal. Em 1947, o projetista de aeronaves Corradino D’Ascanio, projetou um veículo comercial leve e simples de três rodas, que agradou a Piaggio. O primeiro modelo foi uma adaptação sem cabine da scooter de duas rodas da empresa, a Vespa, adicionando duas rodas traseiras e uma caçamba plana sobre o eixo traseiro. Os modelos iniciais apresentavam motores de 50 cm³, 125 cm³ ou 150 cm³ e, posteriormente, um motor de 175 cm³. Na época do Apé D de 1964, uma cabine foi adicionada para proteger o piloto. O Apé é produzido nas fábricas da Piaggio Pontedera (Itália) e em Baram (Índia). Mais informações no site http://www.piaggiobrasil.com.br

Grupo 2W Motors – Os irmãos Raul Fernandes Jr e Mauricio Fernandes são conhecidos por representarem marcas de peso do mercado mundial e transformaram a 2W Motors no grupo referência no Brasil, quando o assunto é duas rodas. Tudo começou em 2011, quando criaram a BMW Power Motorrad e um ano depois a Triple Triumph e, a partir de 2015, passaram a representar a Husqvarna Motorcycles no Brasil. Em 2017 nasceu a 2W Motors, grupo sob direção de Raul, Maurício e, ainda, pela irmã mais nova Marcela Fernandes. Um ano depois inauguraram a Power Husky, em São Paulo, concessionária Flagship Husqvarna que trabalha com todos os modelos disponíveis no mercado internacional. Seja com os modelos off-road ou nos on-road os consumidores da marca são os que apreciam motocicletas com performance e grande diferencial de qualidade. Paralelamente, o grupo comanda as duas únicas lojas na capital paulista da Royal Enfield, marca britânica de motocicletas mais antigas do mundo em produção. Os Fernandes foram pioneiros ao inaugurar a primeira loja no país, em 2017, em Moema e três anos depois, no Jardim Anália Franco. A Royal Enfield é líder de vendas nacional no segmento de Clássicas (ranking da Revista Motociclismo) e Custom (ranking da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A partir de 2020, o grupo entrou também no mercado de bicicletas elétricas ao trazer a italiana Fantic para o país. Já em 2021, foi a vez da KTM Bikes, a tradicional marca austríaca, fazer parte da 2W Motors. Mais informações http://www.2wmotors.com.br.

*Fotos: Renato Durães

Grupo 2W Motors
MSuzuki Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui