sexta-feira, 19 de abril de 2024

QUERO GENTE! Por Marli Gonçalves*

Quero gente de novo no atendimento das empresas, pelo menos um pouquinho, alguém que possa compreender o mínimo quando mais delas precisamos de alguma resposta ou posição, ou que entenda uma reclamação. Praticamente não conseguimos falar com mais ninguém de carne e osso, tudo é máquina, respostas prontas, frias e comuns, alternativas que quase nunca são as que precisamos. Tá bem difícil essa vida digital.

Não me matem, mas ando tendo saudade até do gerúndio pavoroso das mocinhas do telemarketing, daquela dificuldade de escutá-las no meio dos ruídos de conversas, do "vamos estar vendo", "vamos estar ligando". Não sei vocês, mas estou bem preocupada porque quase não há mais formas de contato real, o famoso telefone, aquele numerozinho fixo - lembram? Fazia trim trim – e a gente podia tirar uma dúvida rápida, falar com algum filho de Deus na hora do aperto.

E olha que eu conheço um pouquinho dessas coisas de computador, de acesso, de senhas para todos os lados que nos deixam doidos. Fico imaginando a dificuldade que mais pessoas devem ter ao lidar com essas inovações tecnológicas. Pela idade, pela visão, pelo conhecimento, pelo telefone celular antigo, tudo, até pelo fato de ter ou não internet. Lembro bem quando se dizia "... Ah, mas todos tem carro!...". Nananinanão. Nem todos. E o acesso é caro.

Você pagou a conta, mas é quem tem de provar isso. Já tentaram? Enel, Comgás, falar com as robozetes, atendentes virtuais? Chamam chatbots. Ah, serviços públicos, operadoras. Protocolos infinitos. Orientações de contatar e-mails e números que não existem, ou que te deixam em looping, mandando você ligar para o que te mandou ligar lá. Prefeitura? Você até consegue denunciar, mas no que deu? Fora os 60 dias pedidos quando a providência era para ontem. Exemplos não faltam. Já estou até vendo você também fazendo a lista das vezes que também quis esganar os robozinhos mal treinados. E trucidar a empresa.

Claro que há empresas que funcionam bem nesse meio, como um reloginho. Posso até citar uma: a Porto Seguro. Tudo bem registrado. Que assim seja mantida. Mas que é uma raridade todos hão de concordar.

Para vocês verem, fui comprar ingressos em um desses aplicativos contratados pelas produtoras, que mataram as bilheterias. Ok. Preço, tanto. Todos os dados preenchidos. Ah, que bom, pode dividir em parcelas, até 12 vezes – está caro para burro, gente, mesmo a meia entrada para os idosos bem salgada, porque compensam no preço cheio. Pois bem. Tudo certo, consigo chegar ao final e o preço... subiu! Apareceu uma taxa, sem qualquer explicação, uma vez que até isso, os ingressos, agora são digitais, ninguém tem que imprimir, entregar nada em sua casa. Vasculhei e não consegui qualquer contato que pudesse explicar que raio de taxa era aquela: de sentar na poltrona? Ah, e sobre o parcelamento, nem conto os juros cobrados. Quem paga nas tais 12 vezes vai lamentar isso o ano todo. Comprei, em duas vezes, porque quero mesmo assistir esta peça, e para isso fiz uma coisa que, como geminiana, tenho enorme dificuldade: a antecedência. Nem penso em programar minha própria festa de aniversário. Não sei se no dia vou poder ir, ou mesmo se vou querer ir!

Estamos reféns dessa vida digital, e dos ataques cibernéticos, e golpes que não param, e não consigo deixar de imaginar esses novos ladrões virtuais roubando sentadinhos de casa, sem perigos, bebendo uma. Conto mais de dúzia de tentativas diárias por aqui – precisa ficar sempre com as orelhas em pé. Alerta.

A tal Inteligência Artificial, IA, AI, é a nova panaceia. Não andam pensando até em usá-la para pensar livros didáticos? Nem consigo imaginar o que isso vai dar. Mas, pior, é ela que agora guia guerras. Que comanda os drones e mísseis que viajam milhares de quilômetros para matar e destruir. Mas sabe-se lá se os humanos que os orientaram deram endereço certo. E se der bug? Cair a rede de controle? Fica sempre a dúvida.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

IVECO BUS AMPLIA LINHA CROSSWAY COM VERSÃO HÍBRIDA

Após revelar o CROSSWAY Low Entry Hybrid em outubro de 2022 na feira internacional FIAA 2022, a IVECO BUS, líder em ônibus de propulsão alternativa, implementa agora sua tecnologia híbrida na linha de ônibus intercity CROSSWAY.

A IVECO BUS adicionou um novo modelo à sua linha de soluções em operações de transporte, reduzindo ainda mais a pegada de carbono. A nova versão híbrida do ônibus intermunicipal CROSSWAY é compatível com combustíveis renováveis XTL (X-To-Liquid),sendo equipada com um motor CURSOR 9, em conformidade com a norma Euro VI Step E.

Disponível em três comprimentos: com 10,8, 12 ou 13 metros, nas versões POP e LINE, o CROSSWAY Hybrid oferece as mesmas vantagens que os demais modelos da linha. Comprovadamente um sucesso, com mais de 65.000 unidades produzidas, os ônibus CROSSWAY oferecem maior capacidade de passageiros e bagagens, menor custo total de manutenção, além de maior satisfação para os operadores de transporte.

"A introdução da nossa tecnologia híbrida à linha CROSSWAY permitirá aos operadores de transporte aproveitar uma grande redução em custos de energia e emissões de CO2 em comparação com os modelos de combustão interna. É uma alternativa concreta à disposição dos clientes. Com esta adição, fortalecemos ainda mais a capacidade da nossa marca de fornecer a mais ampla oferta sustentável do mercado, confirmando a nossa estratégia de impulsionar a transição energética com uma combinação de tecnologias e consolidando a nossa liderança como um dos principais players em mobilidade sustentável na Europa”, afirma Giorgio Zino, head de Operações Comerciais IVECO BUS na Europa.

Uma solução simples e eficaz

A tecnologia híbrida oferecida pela IVECO BUS está disponível com a caixa de câmbio Voith DIWA NXT, combinada com um potente motor de recuperação elétrica de pico de 35 kW. O motor funciona como um acionador de partida e gerador para recuperar a energia cinética acumulada durante as etapas de desaceleração e frenagem, tudo isso com uma bateria LTO de alta energia (48 V) montada no teto. O motor elétrico é compatível com o motor Cursor 9 durante as etapas de partida.

Com essas funções, o novo CROSSWAY Hybrid economiza muito mais combustível do que sua versão não híbrida. Além disso, ao combinar combustíveis renováveis, essa nova solução híbrida reduz ainda mais as emissões de CO2.

O CROSSWAY Hybrid tem um novo design frontal que inclui os novos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) em conformidade com a próxima GSR (General Safety Regulation), com previsão de ser implementada em julho de 2024.

Várias opções de modelos

Com a adição do novo CROSSWAY Hybrid à respectiva família de produtos para linhas intermunicipais, a IVECO BUS oferece agora uma ampla escolha multienergética entre:

- CROSSWAY POP e LINE, 10,8, 12 e 13 metros, compatível com XTL, equipado com um motor TECTOR 7 ou Cursor 9, em conformidade com a norma Euro VI Step E.

- CROSSWAY CNG POP e LINE, 12 e 13 metros, compatível com biometano, equipado com um motor CNG CURSOR 9 em conformidade com a norma Euro VI Step E.

- CROSSWAY CNG Hybrid POP e LINE, 12 e 13 metros, compatível com biometano, equipado com um motor CNG CURSOR 9 em conformidade com a norma Euro VI Step E.

- CROSSWAY B100 POP e LINE, 10,8, 12 e 13 metros, equipado com um motor TECTOR 7 em conformidade com a norma Euro VI Step E.

O IVECO BUS CROSSWAY Hybrid, produzido na fábrica da IVECO BUS em Vysoké Myto, na Tchéquia (República Tcheca), já pode ser encomendado. As primeiras unidades serão entregues na Espanha no próximo mês de julho.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

BRASPRESS ADQUIRE 135 CAMINHÕES MERCEDES-BENZ PARA AMPLIAÇÃO E RENOVAÇÃO DE FROTA

Referência na distribuição de encomendas por todo o País, cliente junta à sua frota 90 caminhões leves Accelo 817, além de 30 extrapesados Actros 2045 e 15 unidades do Atego 1419 do segmento de médios.

Num encontro realizado nesta quinta-feira, 18 de abril, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Mercedes-Benz celebrou a entrega de 135 caminhões para a Braspress, empresa que é referência no transporte e distribuição de encomendas por todo o País. O cliente juntou à sua frota 90 modelos leves Accelo 817, além de 30 extrapesados Actros 2045 e 15 unidades do Atego 1419 do segmento de médios. Essa venda foi realizada pelo concessionário De Nigris.

O evento contou com a presença de Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress, Urubatan Helou Jr, diretor de frota da Braspress e Milton Petri, vice-presidente e co-fundador da Braspress, que foram recepcionados por executivos da Empresa, liderados por Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina e Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

"Essa aquisição faz parte de um investimento de R$ 116 milhões na renovação e ampliação da nossa frota de caminhões e de carretas", afirma Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress. "Inovação e investimentos fazem parte das atividades da organização desde sempre e, ao iniciarmos mais um ano de trabalho, não poderia ser diferente. Nós não medimos esforços para atender nossos clientes, sempre prezando pela qualidade e responsabilidade".

"A parceria com a Mercedes-Benz vem desde a criação da nossa empresa, em 1977. Ao longo desse tempo, desenvolvemos uma relação de muito comprometimento com os nossos negócios, o que envolve também a De Negris", ressalta Urubatan Helou.

e/d: Jefferson Ferrarez, Urubatan Helou, Milton Petri, Urubatan Helou Jr, Achim Puchert e Neto De Nigris

Com os novos Mercedes-Benz, a Braspress totaliza agora 3.090 caminhões em sua frota, que opera no transporte e distribuição de encomendas em todo o Brasil e no Mercosul, por meio de 117 filiais, cerca de 2.000 veículos agregados e mais de 9.000 colaboradores.

Do Mercedinho ao Accelo

"Mais de 80% dessa frota de 3.090 caminhões da Braspress são da marca Mercedes-Benz", destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. "É um orgulho e satisfação atender por quase cinco décadas um cliente que investe permanentemente em sua estrutura, inovação, qualidade de atendimento, frota e pessoas para oferecer o melhor serviço aos seus clientesAlém disso, é muito bom saber que o caminhão Mercedes-Benz contribui de forma marcante para a qualidade oferecida pela Braspress".

"Desde o L 608 D, nosso clássico Mercedinho, passando pelo Axor e chegando aos atuais Accelo, Atego e Actros, nossos caminhões fazem parte do dia a dia da Braspress, sempre entregando qualidade, eficência, rentabilidade e confiabilidade ao nosso parceiro", diz Jefferson Ferrarez.

Caminhões Mercedes-Benz asseguram rentabilidade no transporte

A Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de caminhões, com modelos para as mais variadas demandas, sejam veículos para transporte urbano, intermunicipal e rural, como para operações logísticas, transporte rodoviário e fora de estrada. O portfólio da marca é formado pelas famílias Accelo, do segmento de caminhões leves e médios; Atego, de médios, semipesados e extrapesados off-road; Actros, de extrapesados on e mix-road e Arocs, de extrapesados off-road.

Os caminhões da marca são reconhecidos pela força, robustez, eficiência, disponibilidade e alto padrão de conforto e segurança para o motorista. Também se destacam pela economia no consumo de combustível, reduzido custo operacional e excelente TCO (custo operacional total ao longo da vida útil do veículo), assegurando rentabilidade para os clientes.

A Mercedes-Benz disponibiliza aos clientes a maior Rede de Concessionários do País. São 180 pontos de atendimento da rede de concessionários e mais de 200 pontos de serviços dedicados em todos os estados, onde também encontram o mais abrangente portfólio de peças e serviços. Entre eles, destacam-se peças genuínas, peças remanufaturadas da linha Renov, peças Alliance, planos de manutenção e sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard, financiamentos do Banco Mercedes-Benz, atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz e ofertas da unidade de negócios de seminovos SelecTrucks.

"O serviço próprio de locação de caminhões é a mais recente novidade oferecida ao mercado por nossa Empresa. Ou seja, cada vez mais, o cliente encontra tudo o que precisa dentro da própria marca. Isso é resultado do compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução", conclui Jefferson Ferrarez.

Braspress

Com matriz em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, e com 117 filiais em todas as regiões do País, a Braspress atua no transporte de um amplo universo de produtos, com mais de 70.000 entregas por dia em todo o País e no Mercosul, com 200.000.000 de km rodados por ano.

A Braspress é a única do setor que atende todo o território nacional com uma frota própria de 3.090 caminhões, além de aproximadamente 2.000 veículos agregados.

Criada em 1977, por Urubatan Helou e pelo sócio Milton Petri, a empresa tem como diferenciais a adoção de um modelo de negócio que envolve investimentos pesados em inovação tecnológica, busca constante pela eficiência e excelência na prestação de serviços, além da operação capilar em todo o Brasil e Mercosul.

Mercedes-Benz do Brasil - Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadora de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training no interior de São Paulo. Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

SCANIA SUPER É ELEITO O 'CAMINHÃO VERDE 2024'

O Scania Super é o 'Caminhão Verde 2024'. Ele foi reconhecido e eleito na Europa pelo 'Green Truck Award', organizado pelas revistas alemãs Trucker e VerkehrsRundschau. Anualmente, todas as fabricantes de caminhões pesados ​​são convidadas para o teste de comparação 'Green Truck', na Europa, com o objetivo de comprovar qual é o caminhão mais eficiente em termos de transporte. A desejada premiação, criada em 2011, foi vencida pela Scania em nove das 14 edições.

O caminhão vencedor do 'Green Truck Award' precisa passar por um crivo complexo de teste por meio da aplicação de uma fórmula inteligente, que abrange todos os aspectos relevantes para o produto ser considerado eficiente em termos de transporte e sustentabilidade. As variáveis analisadas são: consumo de combustível, velocidade média, volume do aditivo AdBlue utilizado (no Brasil o correspondente é o aditivo Arla 32) e peso do caminhão (quanto mais leve, melhor).

O Scania Super se destacou com louvor nos dados reais usados ​​na fórmula do Green Truck: em 100 km de distância, a diferença média em relação ao segundo colocado foi de 0,41 litros de combustível. Vale a pena reforçar que um caminhão pesado, que percorre longas distâncias, roda em média 150.000 km por ano, na Europa. 

Neste cenário, os mais de 600 litros por ano economizados do Scania estão em melhor situação do que o concorrente mais próximo. Com 7.040 kg, o Scania Super também foi o veículo mais leve, e alcançou a maior velocidade média, de 79,7 km/h. A Scania também apresentou uma versão atualizada de seu sistema CCAP (cruise control with active prediction ou controle de cruzeiro com previsão ativa) em maio de 2023 na Europa, uma tecnologia que a marca acredita ter comprovado sua vantagem ao cliente no teste. 

As provas reais ocorreram em vários tipos de estradas, na área de Munique (Alemanha). Tudo foi acompanhado pelos organizadores e equipes das fabricantes participantes. Um caminhão de referência é sempre usado para compensar mudanças nas condições, como ventos contrários, chuva e temperatura.

O Scania Super foi lançado na Europa em 2021 e teve o início das vendas no Brasil em novembro de 2022. "O Super foi o único produto apresentado pela indústria, para a nova lei de emissões Proconve P8/Euro 6, iniciada em janeiro de 2023, com um trem de força 100% novo (motor, caixa e diferencial). É o nosso caminhão mais econômico da história", afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. Para se ter uma ideia, em comparação à geração anterior, Séries P, G e R, o Super proporciona uma economia de combustível de até 28%. Já sobre a geração Euro 5, a redução de consumo pode chegar a até 8%.

Em nosso país, estamos tendo um retorno fantástico de clientes superando estes índices. O reconhecimento europeu de 'Caminhão Verde 2024', reforça no Brasil o Super como a solução de transporte de menor custo total de operação do mercado, e um exemplo de eficiência energética e de redução de emissões", destaca Gallao.

"A Scania participa em muitos testes de imprensa na Europa, mas o 'Green Truck Award' centra-se realmente no que é um requisito fundamental na nossa indústria – oferecer aos clientes a melhor eficiência de transporte possível", afirma Stefan Dorski, vice-presidente sênior e responsável global pela Scania Trucks. "Nosso trem de força Super foi lançado em 2021, na Europa, e trouxe um novo nível de desempenho ao mercado, com economia de combustível de 8%, da qual nossos clientes agora se beneficiam em suas operações diárias."

"Nós da Scania estamos muito orgulhosos e felizes por termos conquistado o título de caminhão pesado, usado em longas distâncias, mais eficiente do mundo. Consumir menos combustível significa reduzir as emissões de CO2, uma vez que grande parte dos transportes mundiais ainda depende de motores de combustão a diesel", conclui Dorski.

A Scania é líder mundial no fornecimento de soluções de transporte. Juntamente com os nossos parceiros e clientes, estamos liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Em 2023, entregamos 91.652 caminhões, 5.075 ônibus, bem como 13.871 motores industriais, marítimos e para geração de energia aos nossos clientes. As vendas líquidas totalizaram mais de 204 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% foram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera hoje em mais de 100 países e emprega cerca de 58.000 pessoas. No Brasil, a fabricante está desde 1957. A pesquisa e o desenvolvimento são realizados globalmente em nossa sede principal em Södertälje, na Suécia. A produção ocorre na Europa e na América Latina, com centros regionais de produtos na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte do Grupo TRATON.

Scania | Operações Comerciais Brasil
Bowler Comunicação e Marketing

RODRIGO CARDOSO É O NOVO COO DA CARBON

A Carbon, maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo, anuncia a chegada de Rodrigo Cardoso como Chief Operating Officer (COO). No novo cargo, o executivo assume a missão de quadruplicar a capacidade das fábricas de vidros da Carbon, de 400 kits por mês – produzidos atualmente – para 1.600 kits.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado OEM automotivo e de blindagem, Cardoso construiu sua carreira em empresas renomadas como Grammer, Plastic Omnium e AGP, onde desempenhou o papel de CEO da planta do Brasil. Sua trajetória profissional é marcada por resultados de EBITDA acima de dois dígitos, com ênfase em produtos de alto valor agregado e com ampla experiência em relações de negócios internacionais, incluindo Europa, América do Sul e Central e Ásia.

Para Cardoso, ser uma das peças-chave no projeto que envolve a construção e implementação de uma das maiores fábricas de vidros blindados do mundo é uma missão desafiadora. "Estou muito entusiasmado de iniciar minha jornada na Carbon e contribuir para a consolidação da empresa que é referência mundial em blindagem de veículos civis", afirma. "Vamos trabalhar juntos para alcançar resultados excepcionais e continuar impulsionando a inovação e a excelência em nosso setor, se tornando a maior fábrica de vidros blindados do mundo", completa o executivo.

A chegada de Rodrigo Cardoso marca uma etapa importante na história da Carbon, reforçando seu compromisso com a busca constante por excelência e inovação em suas operações, bem como aprimoramento dos seus processos de blindagem, visando a preservação da estética e das características originais dos veículos.

Fábrica de vidros

Em 2021, a Carbon adquiriu duas fábricas de vidros balísticos do país com o objetivo de eliminar um gargalo de produção de vidros blindados e investir em ações substanciais para potencializar ainda mais sua infraestrutura.

Por essa razão, hoje a Carbon é a única do setor a ter suas próprias linhas de produção para vidros balísticos, verticalizando o insumo mais crítico da cadeia produtiva, que é o vidro blindado. Oferecendo um serviço de suporte completo ao ecossistema de blindagem, uma vez que parte da experiência do cliente, tão importante para a companhia, se baseia em prazo de entrega e qualidade percebida: seja na avaliação do acabamento interno pós-blindagem, em relação ao peso agregado ou à transparência óptica dos vidros balísticos aplicados, inigualáveis no setor.

CarbonFundada em 2015, a Carbon é a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo e única a receber a homologação da Volvo globalmente. Dessa forma, além da produção para o mercado brasileiro, exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM e pioneira na blindagem de veículos eletrificados, sendo a primeira empresa a realizar a blindagem de um Tesla Model S, em 2016. Sediada em Barueri - SP e com atuação em todo o território nacional, é a empresa de blindagem que mais investe em infraestrutura, inovação, aumento de capacidade de produção e atendimento ao cliente. Hoje, conta com mais de 40 mil metros quadrados de área construída, que englobam fábrica de blindagem, assistência técnica e duas fábricas de vidros. Com mais de 20 mil veículos blindados produzidos desde sua fundação, o recorde de produção de quase 4 mil veículos em 2022 equivale a quase 20% das blindagens de carros no Brasil, percentual que é aproximadamente quatro vezes maior que o segundo competidor do mercado (5%). A Carbon projeta atingir a marca de 6 mil carros blindados por ano até 2025.

Carbon
RPMA Comunicação

BMW GROUP E RIMAC TECHNOLOGY ASSINAM ACORDO DE PARCERIA

O BMW Group e a Rimac Technology, com sede próxima a Zagreb, na Croácia, anunciaram oficialmente uma parceria a longo prazo. O objetivo dessa colaboração é co-desenvolver e coproduzir soluções inovadoras no campo da tecnologia de baterias de alta tensão para veículos elétricos selecionados.

Os respectivos pontos fortes e a experiência de ambas as empresas se complementam de forma produtiva. A estratégia de eletrificação do BMW Group tem como objetivo ampliar sua posição de liderança no setor de mobilidade elétrica premium. Mesmo antes de 2030, os veículos elétricos a bateria serão responsáveis por mais da metade das vendas globais de veículos. O BMW Group traz para essa parceria a experiência em baterias e sistemas de acionamento elétrico acumulada ao longo de mais de 15 anos.

Como parte integrante do Rimac Group, a Rimac Technology se destaca como um fornecedor de nível 1 especializado em eletrificação automotiva. Seu portfólio consiste em pacotes de baterias de alta tensão, eixos de veículos elétricos, bem como soluções eletrônicas e de software. Os produtos da Rimac Technology são projetados, desenvolvidos e produzidos internamente para oferecer tecnologia avançada com um alto grau de personalização. A parceria de longo prazo com o BMW Group demonstra a transição da Rimac Technology de um fornecedor de soluções de nicho de alto desempenho para um fornecedor de alto volume. Com o crescimento incessante dos negócios, incluindo a abertura do Campus Rimac, a Rimac Technology está preparada para entregar projetos com os mais altos padrões automotivos.

Os dois parceiros divulgarão mais detalhes sobre a forma que a parceria estratégica assumirá, bem como seu escopo e conteúdo, em uma etapa posterior.

Além da nova cooperação estratégica, o BMW Group está preparando a estreia da sexta geração da tecnologia BMW eDrive, que trará novos avanços significativos em todos os atributos relevantes para o cliente, como autonomia e tempo de carregamento.

BMW GroupCom suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores. O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

quinta-feira, 18 de abril de 2024

MERCEDES-BENZ DO BRASIL GANHA RECONHECIMENTO NO LINKEDIN TOP COMPANIES 2024

Repetindo o feito de 2021 e 2022, a Mercedes-Benz do Brasil conquistou, pela terceira vez, posição de destaque na lista do LinkedIn Top Companies no Brasil. No ranking de 2024, anunciado no dia 16 de abril, a Empresa foi a única do setor automotivo entre as 25 melhores do País com mais de 5.000 funcionários, considerando todos os segmentos da economia.

Anualmente, o LinkedIn Top Companies aponta as melhores empresas que mais oferecem oportunidade para desenvolver carreira. Em sua 8ª edição no País, utiliza dados exclusivos para descobrir também quais empresas atraem e investem em seus talentos. É dessa forma que as companhias contribuem para o desenvolvimento de uma base profissional sólida, preparando seus colaboradores para o sucesso dentro ou fora delas.

“Em 2021, estreamos nesse ranking da LinkedIn logo na primeira colocação tanto entre as fabricantes de caminhões e ônibus, como de todo o setor automotivo. Repetimos a conquista em 2022 e ganhamos novamente esse reconhecimento agora em 2024. Isso mostra que seguimos no caminho certo do desenvolvimento de carreira na Mercedes-Benz do Brasil, valorizando os nossos talentos internos, promovendo e incentivando sempre o crescimento desses profissionais”, afirma Simone Frizzo, vice-presidente de Recursos Humanos, Jurídico e Compliance da Mercedes-Benz América Latina.

"Além do orgulho de receber mais uma vez esse importante reconhecimento do LinkedIn, estamos muito satisfeitos em interagir com milhares de pessoas nessa rede social global, compartilhando nossas experiências e contribuindo para o fortalecimento das suas redes de contato e relacionamento", destaca Simone Frizzo.

Uma empresa aberta ao que acontece fora da fábrica

De acordo com Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil, a maior presença e interação por meio do LinkedIn demonstra que a Empresa segue aberta ao que acontece fora da fábrica. “Estamos atentos aos mais diversos públicos, utilizando para isso as redes sociais. Isso traz valiosos inputs que nos ajudam a aprimorar produtos e serviços, o atendimento aos clientes e o relacionamento com os mais diversos profissionais e com aqueles que têm interesse e paixão pela nossa marca. Afinal, seguindo o posicionamento da Daimler Truck, nós trabalhamos para todos que movem o mundo”, afirma.

Estar mais uma vez no Top Companies mostra que seguimos obtendo um ótimo resultado com a página da Mercedes-Benz do Brasil no LinkedIn, devido ao gerenciamento executado pelos nossos times de Comunicação Corporativa e Recursos Humanos”, destaca. 

“Temos gerado engajamento em nossos colaboradores, atratividade e uma imagem positiva, com boa reputação perante vários outros públicos. O fato de nos destacarmos no nosso setor é uma conquista muito importante, que valoriza nossa Empresa e os profissionais que aqui trabalham”, diz Luiz Carlos Moraes.

LinkedIn Top Companies

O ranking Top Companies – que é divulgado em vários mercados globais – elenca empresas que oferecem as melhores oportunidades de crescimento profissional. A cada ano, o LinkedIn realiza uma análise detalhada dos dados da plataforma para acompanhar as trajetórias de carreira de milhões de pessoas no mundo inteiro. Essas informações são utilizadas para criar a lista como uma referência para profissionais em todas as fases de carreira.

A lista Top Companies é criada exclusivamente com dados de milhões de usuários do LinkedIn no mundo todo. A metodologia classifica as empresas com base em 8 pilares que levam à evolução na carreira: capacidade de avanço profissional, desenvolvimento de competências, estabilidade, oportunidades externas, afinidade com a empresa, diversidade de gênero, formação acadêmica e presença de funcionários no país.

Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. 

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training no interior de São Paulo. 

Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. 

Nos último anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

A EMOÇÃO E O PESADELO DAS CORRIDAS DE RUA. Por Luiz Carlos Secco*

O acidente recente ocorrido como o do Porsche nas ruas de São Paulo me fez lembrar dos tempos em que, por falta de autódromos, eram comuns corridas de automóveis por ruas de algumas cidades brasileiras. Apesar de serem emocionantes e empolgantes, motivaram em graves acidentes e momentos de horror até a sua suspensão.

Procedentes da Argentina, essas competições transformaram estradas e ruas em pistas de corrida. E influenciaram os brasileiros, desde as décadas de 1930 e 1940, a transformarem velhos automóveis em carros de competição, que ganharam o plágio de carreteras (estradas). Lembro que, em São Paulo, veículos semelhantes eram utilizados em pistas fechadas, mas no Sul do Brasil, as carreteras foram sempre muito admiradas e utilizadas.

Sem autódromos, até 1940, as corridas no Brasil tinham como palco algumas das principais cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Entre as mais famosas, o Circuito da Gávea, conhecido como "Trampolim do Diabo", que exibiu ao público os mais famosos pilotos do mundo, e o Grande Prêmio da Cidade de São Paulo, pelas ruas e avenidas da capital paulista, que em 1936, acabou ganhando o apelido de "Corrida da Morte" pelo acidente com a piloto francesa Hellé NIce, ocorrido na Avenida Brasil e resultou na morte de seis espectadores e mais de trinta feridos, provocando uma fortíssima compaixão no estado e em todo o País.

Hellé NIce

A corrida do Circuito da Gávea aconteceu anualmente entre 1933 e 1954, com um pequeno intervalo de 1942 a 1946, devido a Segunda Grande Guerra.

Pilotos estrangeiros e equipes internacionais se deslocavam ao Brasil para participar do evento, cuja magnitude era um fato: toda a cidade do Rio de Janeiro se via envolvida com o acontecimento, que no dia da prova chegava a atrair, de acordo com publicações da época, até 250 mil espectadores.

Ainda na fase inicial da instalação da indústria automobilística no Brasil, o entusiasmo coletivo levou as fábricas a prestigiarem as corridas, o que significou incentivar os jovens pilotos a competirem em ruas, por falta de autódromos, também em cidades do interior de São Paulo, onde, felizmente, não ocorreu nenhum acidente grave.

Imaginem a mescla de ingenuidade e entusiasmo dos executivos das empresas e dos dirigentes esportivos do passado. Não tinham a noção do perigo que representam as corridas em ruas e em estradas abertas. E acompanhavam, como eu, as corridas pelas ruas das cidades, sem pensar no perigo que representavam.

O fim das corridas de rua aconteceu no Rio de Janeiro, na cidade serrana da Petrópolis, onde dois jovens e promissores pilotos morreram em graves acidentes. O impacto daquele final de semana foi tão forte que nunca mais ouvi falar em corridas de rua.

A última corrida de estrada que acompanhei por leitura dos jornais e transmissão de emissoras de rádio foi a etapa de uma prova que marcou a inauguração da Rodovia Presidente Dutra, entre Rio de Janeiro e São Paulo, com vitória de Chico Landi ao volante de um Nash com o tempo de duas horas e 59 minutos.

Não há como prever o que um automóvel a mais de 200 km/h pode provocar em uma rua ou avenida. Isso já havia sido constatado há mais de 50 anos. Naquela época, os veículos não aceleravam como os de hoje, que atingem essa velocidade em menos de 10 segundos, e nem tinham os modernos equipamentos de segurança e proteção para os seus ocupantes, o que leva alguns motoristas a se arriscarem muito além da conta e colocarem em risco a sua vida e a de outros.

Infelizmente esses eficientes equipamentos protegem apenas que está nesses super carros e não quem, sem nada a ver com a atitude irresponsável, pode ser atingido e morto por esse verdadeiro foguete.

Sou motorista habilitado há 70 anos, viajei muito conduzindo automóveis, confesso que várias vezes abusei da velocidade, inclusive na companhia de minha mulher e de meus cinco filhos, mas tive a sorte de nunca ter sofrido um acidente grave.

Por sorte ou proteção divina, nada sofri e meus poucos acidentes resultaram apenas em perdas materiais.

Talvez por ter chegado à fase de idoso não sinto mais o desejo ou o ímpeto de conduzir meu carro além dos limites permitidos que, ainda reina para uma parcela de jovens motoristas. Estou mais preocupado com a economia de combustível e com a segurança que posso desfrutar.

Dirigir a mais 200 quilômetros por hora em uma estrada, avenida ou rua pode parecer mais emocionante do que competir num autódromo, mas representa riscos infinitamente maiores.

Minha recomendação, que segui ainda nos anos de 1960, é que existem alguns excelentes cursos de pilotagem à disposição dos aficionados, com a vantagem de, ao final, receberem um documento que os identifica como pilotos de competição.

E ai sim, poder guiar muito além dos 200 km/h em diversas categorias, como a Porsche Cup ou qualquer outra.

Bem melhor, não? E sem os episódios de acidentes fatais.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

KIA APRESENTA PLANO PARA LIDERAR A ERA DA ELETRIFICAÇÃO GLOBAL

A Kia Corporation divulgou uma atualização sobre as estratégias futuras e metas financeiras da marca no evento “CEO Investor Day 2024” em Seul, capital da Coreia do Sul.

Com base em suas conquistas inovadoras desde o anúncio de iniciativas de negócios de médio a longo prazo, a Kia está se concentrando em atualizar sua estratégia para 2030, anunciada no ano passado, e fortalecer ainda mais sua estratégia de negócios em resposta às incertezas em todo o cenário global da indústria de mobilidade.

Durante o evento, a Kia atualizou sua estratégia de negócios de médio a longo prazo com foco na eletrificação e seu negócio de PBV. A Kia reiterou sua meta anual de vendas para 2030 de 4,3 milhões de unidades, incluindo 1,6 milhão de unidades de veículos elétricos (EVs). A meta de vendas anuais de 4,3 milhões para 2030 é 34,4% maior do que a meta anual da marca para 2024, de 3,2 milhões de unidades.

A empresa também planeja se tornar uma marca líder de veículos elétricos, vendendo uma porcentagem maior de modelos eletrificados entre suas vendas totais, incluindo veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e EVs a bateria, projetando vendas de modelos eletrificados de 2,48 milhões de unidades anuais ou 58% das vendas totais da Kia em 2030.

"Após o nosso relançamento bem-sucedido da marca em 2021, a Kia está a melhorar a sua estratégia de negócio global para promover o estabelecimento de uma linha inovadora de veículos elétricos e acelerar a transição da empresa como uma provedora de soluções de mobilidade sustentável", disse Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia. "Ao responder de forma eficaz às mudanças no mercado de mobilidade e implementar com eficiência estratégias de médio a longo prazo, a Kia está fortalecendo seu compromisso de marca com o bem-estar dos clientes, das comunidades, da sociedade global e do meio ambiente."

A Kia responde proativamente às incertezas do setor de mobilidade

A Kia aproveitou a oportunidade para delinear as medidas que está tomando para navegar com sucesso pelas principais mudanças que deverão surgir nos próximos anos: mudanças no mercado de veículos elétricos, a ascensão das marcas chinesas e a alteração do ambiente competitivo.

(1) Fortalecer as linhas eletrificadas e a produção flexível para as mudanças no mercado de veículos elétricos - Embora se espere que a demanda de veículos elétricos de longo prazo para 2030 permaneça inalterada, o ritmo de crescimento da demanda pode se mostrar desigual no curto prazo. Fatores como um crescimento econômico global mais fraco, redução dos subsídios aos veículos elétricos e adaptação mais lenta da infraestrutura de carregamento podem afetar a demanda por veículos elétricos.

Para responder com agilidade às mudanças no ambiente de mercado, a Kia garantirá a máxima flexibilidade em sua operação de linha. A Kia planeja fortalecer sua linha de veículos elétricos híbridos (HEV) de seis modelos em 2024 para nove modelos até 2028, com opções de trem de força HEV oferecidas para a maioria dos principais modelos da marca.

Em resposta às mudanças no mercado de veículos elétricos, a Kia lançará seis modelos EV até 2026, começando com o próximo EV3 em 2024, seguido por EV2, EV4 e EV5 nos principais mercados, incluindo EUA, Europa e Coreia do Sul. Nos mercados emergentes, a empresa implantará dois EVs especificados por região, como o Carens EV para o mercado indiano.

A marca também planeja produzir veículos elétricos e com motor de combustão interna (ICE) em 13 fábricas em todo o mundo, incluindo sete na Coreia do Sul e seis no exterior. Além disso, duas fábricas dedicadas a veículos elétricos serão operadas na Coreia do Sul.

(2) Produto competitivo e serviço diferenciado em relação às marcas chinesas em ascensão - A Kia também pretende seguir uma política multi-vertente para combater a ascensão de marcas concorrentes chinesas, fortalecendo sua competitividade de produtos, estabelecendo um sistema global de operação de peças e serviços, entrando em novos mercados de PBV e utilizando fábricas chinesas para outros mercados emergentes.

A Kia fortalecerá sua competitividade de produtos e qualidade em mercados emergentes, com planos de expandir os serviços conectados para as regiões da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e América Central e do Sul, fornecendo funcionalidades conectadas em 74 países até 2026.

A Kia planeja continuar a fortalecer o desempenho de seus veículos, expandindo o número de modelos com tecnologia ‘over-the-air’ (OTA) para 18 e aumentando a taxa de instalação de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) para mais de 63% dos modelos até 2026.

Essa abordagem será reforçada com melhorias na satisfação do atendimento ao cliente, como uma capacidade de serviço utilizando 6.200 locais globais e quase 34.000 técnicos talentosos, bem como o fornecimento de peças centradas no cliente e a expansão contínua dos serviços digitais da Kia.

Além disso, a Kia planeja criar uma nova demanda de vendas com base na inovação e flexibilidade de seu negócio de PBV. A Kia utilizará sua plataforma e sistema de produção flexível para PBVs no mercado B2B, que requer veículos para vários fins comerciais e para impulsionar a demanda B2C.

A empresa também utilizará suas fábricas chinesas para atender à demanda em mercados emergentes, que devem contribuir com 250.000 unidades em 2027.

(3) Operação de negócios otimizada e flexível para um ambiente competitivo - Apesar do crescimento contínuo da Kia, a demanda global de veículos ainda permanece abaixo dos níveis pré-Covid, em grande parte devido ao enfraquecimento do poder de compra causado pelas altas taxas de juros e inflação. Ao mesmo tempo, muitas marcas de veículos elétricos investiram agressivamente para competir por preços mais baixos.

A Kia responderá a esta situação primeiro mantendo um nível de estoque adequado por meio de produção e operação flexíveis. Então, gerenciando a estratégia de operação de incentivo ideal com o melhor valor residual, a Kia maximizará o valor para seus clientes.

Além disso, a marca continuará a fornecer produtos inovadores aos clientes, melhorando a experiência do usuário. Por exemplo, a tecnologia de IA generativa será implantada para fornecer serviços de voz de IA no veículo, fazendo sua estreia no final deste ano no EV3 e K4.

Estratégia Kia 2030: "Quatro objetivos centrais"

A Kia solidificará ainda mais sua estratégia para 2030 anunciada no ano passado com quatro metas: vendas globais de 4,3 milhões de unidades, vendas de 1,6 milhão de veículos elétricos, desenvolvimento pioneiro de PBV e gestão ESG responsável.

(1) Meta anual de vendas globais de 4,3 milhões para 2030 - Tendo anunciado anteriormente uma meta de vendas anuais de 4,3 milhões de unidades até 2030, com os modelos eletrificados representando 58% da gama total, a confiança da Kia em seus produtos premiados levou a marca a aumentar suas metas anuais de vendas de veículos elétricos para 1,15 milhão de unidades em 2027 e 1,6 milhão em 2030.

A Kia planeja aumentar as vendas de modelos eletrificados para 2,48 milhões de unidades, representando 58% das vendas, em 2030, com 882 mil unidades de HEVs e PHEVs. Trata-se de um aumento de três pontos percentuais em relação à meta do ano passado e reforça a estratégia da Kia de mudar a estrutura de vendas com um foco ainda maior nas linhas eletrificadas.

Como a demanda por HEV deve continuar, a Kia planeja desenvolver motorizações híbridas de próxima geração com melhor desempenho, torque e eficiência de combustível, aplicar esses sistemas avançados a vários segmentos de veículos e expandir as capacidades de produção flexíveis para modelos HEV e ICE.

A Kia planeja continuar seu ímpeto de crescimento construindo uma linha completa de veículos elétricos nos principais mercados, aumentando a competitividade do produto e criando nova demanda usando PBVs. Além disso, a empresa diferenciará a marca em mercados emergentes por experiências aprimoradas de alta qualidade do cliente e responderá à crescente demanda diversificando as bases de fabricação.

(2) Estratégia de EV: expansão para 15 EVs em 2027, visando 1,6 milhão de vendas de EVs em 2030 - A estratégia de negócios de médio a longo prazo da Kia mantém o foco na eletrificação e no crescimento do PBV, apoiado por um total de 15 modelos EV até 2027. Isso representa a adição de mais um modelo EV aos 14 modelos anteriormente comprometidos pela marca. Este número inclui novos EVs (EV2, EV3, EV4 e EV5) e dois PBVs (PV5 e PV7).

Além disso, para melhorar o desempenho da bateria e garantir a competitividade de custos, a Kia planeja se concentrar na atualização de sua tecnologia, aumentando a densidade de energia e a oferta de alcance das baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM). A marca também fornecerá várias opções de baterias, incluindo baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP), para atender às diversas necessidades dos mercados globais.

A Kia também está impulsionando uma estratégia de expansão da infraestrutura de carregamento em todo o mundo. A marca planeja construir mais de 5.400 estações da marca (E-pit) até 2030 na Coreia do Sul, com 482 atualmente instaladas. A Kia também pretende utilizar mais de 30.000 estações de carregamento na América do Norte até 2030 como parte da joint venture IONNA. Na Europa, a empresa construirá mais de 17.000 estações de carregamento por meio de sua parceria com a IONITY.

Direcionamento de produto para atingir metas de vendas - A Kia apresenta quatro direções de seus produtos: conectividade, direção autônoma, desempenho e design.

A Kia planeja expandir gradualmente novos serviços baseados em conectividade, como OTA, Feature on Demand (FoD) e pagamento no carro, para mercados emergentes. Além disso, a Kia planeja continuar a melhorar suas tecnologias de conectividade baseadas na mais recente rede 5G, como sistemas OTA avançados e condução com eficiência de combustível usando inteligência artificial (IA).

A empresa também se concentrará fortemente na expansão de veículos definidos por software (SDVs), com o desenvolvimento de uma plataforma integrada que pode maximizar a sinergia entre hardware e software do sistema e a combinação de computadores veiculares de alto desempenho com conectividade de alta velocidade e as mais recentes tecnologias de inteligência artificial para melhorar a conveniência e a segurança.

A Kia está atualizando sua tecnologia de assistência à condução em rodovia (HDA) e planeja expandir o escopo do sistema para a direção autônoma nas cidades até 2026 por meio do desenvolvimento contínuo de sensores de precisão de alta resolução e software de direção autônoma.

A Kia também planeja continuar lançando variantes de acabamento GT de seus modelos EV, incluindo o EV9 GT, em janeiro de 2025. A marca planeja maximizar a conveniência e o desempenho de seus veículos por meio da capacidade OTA. Esse recurso aplica algumas das mais recentes tecnologias de software, como arquitetura de veículos de última geração, computadores centrais de alto desempenho, sistemas operacionais integrados e software integrado ao controlador.

(3) Tornar-se "PBV First Mover" com diversas soluções - O evento “CEO Investor Day 2024” também forneceu um plano detalhado para a visão PBV da Kia. Tendo lançado seu negócio 'Platform Beyond Vehicle' na CES 2024, a empresa estabeleceu uma meta anual de vendas de 250.000 PBVs em 2030 com os novos modelos PV5 e PV7 da Kia – 150.000 e 100.000 unidades, respectivamente.

A Kia lançará seu primeiro PBV, o PV5 de médio porte, em 2025, sinalizando o início de seus negócios relacionados ao PBV. Na sequência, em 2027, a marca lançará o PV7, um grande PBV que oferece espaço generoso dentro de sua linha de PBVs.

Este objetivo é sustentado por um sistema de produção flexível, soluções PBV dedicadas para clientes e sinergias com os futuros negócios do Hyundai Motor Group, incluindo direção autônoma, robótica e mobilidade aérea avançada (AAM).

(4) Fortalecimento da estrutura de negócios ESG - No ano passado, a Kia estabeleceu sua visão ESG chamada "Movimento Sustentável para um Futuro Inspirador". Centrada em torno de três objetivos ambientais, sociais e de governança, a visão propõe construir um ambiente de fabricação ecologicamente correto e fortalecer o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos. Além disso, capacitará a Kia a participar ativamente na resolução de questões sociais globais, ajudar a construir uma sociedade onde todos estejam seguros e satisfeitos e estabelecer uma governança transparente e confiável praticando uma gestão responsável.

Com foco no meio ambiente, a Kia está totalmente alinhada com a RE100. A marca substituirá todas as demandas de eletricidade em seus locais de trabalho em todo o mundo por energia renovável, visando 66% até 2030, 82% até 2035 e 100% até 2040. Em particular, as metas para 2030 e 2035 são aumentadas em três e quatro pontos percentuais, respetivamente, em comparação com as metas anunciadas durante o “CEO Investor Day 2023”, o que reflete o compromisso da Kia em liderar em sustentabilidade e meio ambiente.

Objetivos de negócios para 2024 e metas financeiras de médio e longo prazo

A Kia anunciou seu plano de negócios para 2024 com base na otimização da oferta global, lançamento de novos carros e melhoria da competitividade no negócio de veículos elétricos em meio ao crescimento incerto da demanda industrial em 2024.

Sob essa tendência de crescimento moderado da demanda industrial, a Kia estabeleceu seu plano de negócios para 2024 com 3,2 milhões de unidades no atacado, 3,14 milhões de vendas no varejo e uma participação de mercado de 3,8%.

Em 2024, a Kia planeja apresentar dois novos modelos (EV3 e o sedã K4), três modelos de aprimoramento de produto (EV6, K8 sedã e SUV Sportage) e dois derivados (K3 de cinco portas e EV6 GT). Com o lançamento do EV3, a Kia vai liderar a popularização dos EVs. Com o lançamento bem-sucedido do sedã K4, produzido na fábrica da marca no México, a Kia continuará seu ímpeto global de vendas.

A empresa também anunciou suas metas financeiras em 2024 de 101 trilhões de Won Sul-Coreano em receita, 12 trilhões de Won Sul-Coreano em lucro operacional e uma margem de lucro operacional de 11,9%.

A Kia apresentou sua meta de margem de lucro operacional sustentável de médio a longo prazo de mais de 10%, garantindo lucro estável de HEVs e veículos ICE e competitividade de custos de veículos elétricos. De uma perspectiva de longo prazo, a empresa criará novas fontes de lucratividade a partir do negócio SDV.

A Kia também planeja continuar sua expansão de investimentos para garantir competitividade futura. Ela planeja investir 38 trilhões de Won Sul-Coreano até 2028, um aumento de 5 trilhões de Won Sul-Coreano em comparação com o anúncio do ano passado.

Além disso, a Kia continua a implementar sua política de retorno aos acionistas para maximizar o valor para os acionistas. Como proposto no ano passado, a Kia planeja manter sua taxa de pagamento de dividendos em 20% a 35% com base no lucro líquido, comprar ações de até 500 bilhões de Won Sul-Coreano a cada ano por cinco anos e cancelar 50% delas.

A empresa cancelará mais 50% das ações compradas no caso de a meta financeira acumulada do terceiro trimestre ser atingida, especialmente para expandir os retornos aos acionistas e atender ativamente às expectativas do mercado.

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano. No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional. A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

VIXE! FOI A CASA QUE CAIU? NÃO, FOI O MOTOR DO CARRO! Por chicolelis.

O telefone tocou! (Era um dia qualquer nos anos 90)

- Alô!

A voz de uma moça perguntou

- Seu chicolelis? Me disseram que o senhor pode me ajudar com o meu problema.

- Sim, posso ajudá-la?

- O motor do meu carro caiu no chão.

Confesso que tive vontade de rir.

- Eu sei que parece piada, mas é verdade. Adiantou-se ela.

Prendi o riso e ouvi sua história

- Comprei um Kadett GS1 Conversível hoje, em uma concessionária aí do ABC, e vim para Santos, visitar amigos. Chegando na entrada da cidade parei no semáforo, não sei se conhece aqui (Respondi que era da cidade sabia do ponto que ele mencionou).

Ao engatar a primeira marcha e acelerar, o motor do carro caiu, contou ela.

Eu disse que aquilo era impossível.

- Eu também achava isso, mas o motor caiu no chão. E eu estou na concessionária na avenida São Francisco (em Santos).

- Posso falar com o chefe da oficina? Perguntei.

Ele atendeu o telefone e confirmou que o carro fora guinchado desde a entrada da cidade, onde o motor caíra no chão.

- Ok, posso falar com ela novamente?

Quando ela voltou ao telefone eu garanti que não seria prejudicada. Que nós iríamos resolver o  seu problema. E que ligaria em alguns minutos com uma decisão.

Liguei para a oficina e pedi que providenciassem o envio de uma Kadett GSi para Santos. Em seguida fui à sala do vice-presidente, André Beer. Quando contei a ele, sua reação foi como a minha: era uma piada.

Falei a ele sobre minha sugestão: trocar o carro da cliente. Parando para pensar, ele me deu razão e disse que deveríamos emprestar a ela um GSi, se possível conversível também. Expliquei que não tínhamos mas que o GSi já estava na estrada.

Voltei à minha sala, liguei para a concessionária e falei para ela: conforme havia dito, a senhora não será prejudicada. Trocaremos o seu carro, a única coisa que lhe pedimos é a paciência que teve para receber o seu, pois o processo será o mesmo, com parte do carro enviado para a Itália, onde a Bertone faz a transformação. E isso demorava, no mínimo 120 dias.

Avisei-a também que já havíamos mandando entregar um Kadett GSi, infelizmente não conversível porque não o tínhamos em nossa frota, mas que ela ficaria com ele até o seu chegar ao Brasil.

Dias depois a convidamos para almoçar na GM, sendo recebida pelo seu presidente, Mark Hogan, pelo vice, André Beer, pelo diretor de Manufatura, Stefan Bogar , pelo diretor de Engenharia, Carlos Buechler e eu. 

Ela foi acompanhada pelo seu pai, que adorava o Opala e pelo irmão, fã da Caravan.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.