quinta-feira, 18 de abril de 2024

VIXE! FOI A CASA QUE CAIU? NÃO, FOI O MOTOR DO CARRO! Por chicolelis.

O telefone tocou! (Era um dia qualquer nos anos 90)

- Alô!

A voz de uma moça perguntou

- Seu chicolelis? Me disseram que o senhor pode me ajudar com o meu problema.

- Sim, posso ajudá-la?

- O motor do meu carro caiu no chão.

Confesso que tive vontade de rir.

- Eu sei que parece piada, mas é verdade. Adiantou-se ela.

Prendi o riso e ouvi sua história

- Comprei um Kadett GS1 Conversível hoje, em uma concessionária aí do ABC, e vim para Santos, visitar amigos. Chegando na entrada da cidade parei no semáforo, não sei se conhece aqui (Respondi que era da cidade sabia do ponto que ele mencionou).

Ao engatar a primeira marcha e acelerar, o motor do carro caiu, contou ela.

Eu disse que aquilo era impossível.

- Eu também achava isso, mas o motor caiu no chão. E eu estou na concessionária na avenida São Francisco (em Santos).

- Posso falar com o chefe da oficina? Perguntei.

Ele atendeu o telefone e confirmou que o carro fora guinchado desde a entrada da cidade, onde o motor caíra no chão.

- Ok, posso falar com ela novamente?

Quando ela voltou ao telefone eu garanti que não seria prejudicada. Que nós iríamos resolver o  seu problema. E que ligaria em alguns minutos com uma decisão.

Liguei para a oficina e pedi que providenciassem o envio de uma Kadett GSi para Santos. Em seguida fui à sala do vice-presidente, André Beer. Quando contei a ele, sua reação foi como a minha: era uma piada.

Falei a ele sobre minha sugestão: trocar o carro da cliente. Parando para pensar, ele me deu razão e disse que deveríamos emprestar a ela um GSi, se possível conversível também. Expliquei que não tínhamos mas que o GSi já estava na estrada.

Voltei à minha sala, liguei para a concessionária e falei para ela: conforme havia dito, a senhora não será prejudicada. Trocaremos o seu carro, a única coisa que lhe pedimos é a paciência que teve para receber o seu, pois o processo será o mesmo, com parte do carro enviado para a Itália, onde a Bertone faz a transformação. E isso demorava, no mínimo 120 dias.

Avisei-a também que já havíamos mandando entregar um Kadett GSi, infelizmente não conversível porque não o tínhamos em nossa frota, mas que ela ficaria com ele até o seu chegar ao Brasil.

Dias depois a convidamos para almoçar na GM, sendo recebida pelo seu presidente, Mark Hogan, pelo vice, André Beer, pelo diretor de Manufatura, Stefan Bogar , pelo diretor de Engenharia, Carlos Buechler e eu. 

Ela foi acompanhada pelo seu pai, que adorava o Opala e pelo irmão, fã da Caravan.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

FPT INDUSTRIAL DEMONSTRA SUAS SOLUÇÕES PARA CONSTRUÇÃO NA M&T EXPO 2024

A FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, apresenta sua gama de soluções na M&T Expo 2024, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, no São Paulo Expo, de 23 a 26 de abril. 

Reconhecida pelo desempenho e confiabilidade, a linha de produtos FPT Industrial é utilizada em diferentes tipos de aplicação na indústria da construção, desde máquinas off-road à geradores de energia, potencializando a energia que move o setor.

Na M&T Expo 2024, a FPT Industrial demonstra o potencial da sua tecnologia, bem como a eficiência e o foco em sustentabilidade, com o motor S8000, solução compacta e de alto desempenho, exibido em sua configuração com injeção mecânica no espaço da CASE Construction Equipment; e com o motor N67 da Série NEF, referência na categoria, apresentado na configuração com injeção eletrônica Common Rail no espaço da New Holland Construction.

A presença da FPT Industrial neste evento-chave confirma o seu posicionamento como parceira nas necessidades dos clientes do segmento off-road, no curto e longo prazo.

Motor S8000: compacto e de baixo custo operacional

O motor S8000 da FPT Industrial se destaca pelo desempenho e simplicidade. Esta família é perfeita para aplicações compactas, como a retroescavadeira CASE 580N.

Com turbocompressor de alta eficiência e bomba mecânica de injeção de combustível, o motor proporciona alta densidade de potência. A fácil manutenção torna a operação ainda mais eficiente, tornando o motor também ideal para diversas aplicações como a de rolos compactadores.

Alto desempenho, design compacto, baixos custos operacionais e fácil manutenção são características marcantes do S8000, reconhecido como um dos motores mais versáteis da América Latina”, aponta Bárbara Loureiro, gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina. “Sua manutenção é simples, fácil e otimizada, com assistência técnica em todo o mundo”.

Especificações técnicas do motor S8000
Cilindrada do motor: 3,9l
Potência máxima: 74,5 kW (100 hp) a 2.400 rpm
Torque máximo: 380 Nm a 1.400 rpm

Motor N67: flexibilidade e alto desempenho

Em constante evolução, o motor N67, da Série NEF da FPT Industrial, move máquinas como a motoniveladora New Holland RG200.B EVO. A motorização fornece excelente densidade de potência, torque em baixas rotações e disponibilidade com o menor custo de operação.

Projetados para os propósitos mais exigentes de equipamentos off-road intermediários, os motores da Série NEF são um exemplo da excelência tecnológica da FPT Industrial, se destacando pela flexibilidade, equipando ainda máquinas como pá carregadeiras, escavadeiras hidráulicas e tratores de esteira.

A Série NEF é aplicada em uma grande variedade de produtos, seja agrícola, rodoviária, marítima e de geração de energia, atestando sua confiabilidade e robustez”, explica Loureiro. “Desde 2001 mais de 2 milhões de motores Série NEF foram produzidos”.

Especificações técnicas do motor N67
Cilindrada do motor: 6,7l
Potência máxima: 212 kW (284 hp) a 2.200 rpm
Torque máximo: 1.160 Nm a 1.500 rpm

Soluções de ponta para o segmento off-road

Organizada pela Messe Muenchen do Brasil e a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a M&T Expo é referência no setor. A presença da FPT Industrial no evento reafirma o compromisso da marca em oferecer, junto com a Rede de Distribuidores, soluções completas em powertrain que proporcionem melhor desempenho, flexibilidade, menor TCO e atendimento customizado ao cliente.

O mercado de construção é fundamental para a FPT Industrial e queremos crescer juntos, com as oportunidades em desenvolvimento da infraestrutura no Brasil e na América Latina”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Nossa presença na M&T Expo reafirma o posicionamento da marca como fornecedora para este mercado tão importante, entregando soluções de ponta em powertrain”.

Serviço
M&T Expo 2024
23 a 26 de abril
São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km
Vila Água Funda, São Paulo (SP)
Para mais informações, clique e visite o site M&T Expo 2024

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Para mais informações, clique aqui e visite o site.

FPT Industrial
Iveco Group
Rede Comunicação de Resultado

ANFAPE PROMOVE REUNIÃO DE NEGÓCIOS DAS INDÚSTRIAS INDEPENDENTES DE AUTOPEÇAS DURANTE A AUTOPAR 2024

A Associação Nacional dos Fabricantes, Exportadores, Importadores, Comercializadores, Distribuidores e Representantes de Autopeças Destinadas ao Mercado de Reposição – ANFAPE realizará em 10 de maio de 2024 Reunião de Negócios com associados e representantes de toda cadeia do mercado independente de reposição e reparação automotiva. O evento acontece simultaneamente à 11ª edição da AUTOPAR – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, agendada para o período de 08 a 11 de maio, no EXPOTRADE, em Pinhais/PR.

Para o Diretor Presidente da ANFAPE, Renato Ayres Fonseca, esse encontro visa a alinhar com os associados e o setor em geral, pleitos e ações da entidade para 2024, especialmente na Certificação de Peças para uso no setor de colisão, bem como na defesa ao direito à livre escolha do proprietário em reparar seu veículo, a partir da campanha global Right to Repair, encampada no Brasil pela Aliança do Aftermarket Automotivo, grupo que agrega sete entidades do mercado independente de reposição e reparação automotiva, da qual a ANFAPE é expressiva representante da indústria.

Será uma importante oportunidade para empresas associadas ou não se informarem sobre a Certificação de Peças não originais fabricadas pelo mercado independente, compatíveis com a certificação por conformidade, que promete abrir um mercado em que os fabricantes independentes ainda não atuam com força, que é o de veículos mais novos que estão em garantia” frisa Fonseca.

Segundo o presidente, o encontro também vai divulgar as iniciativas da Aliança do Aftermarket em prol do Right to Repair, movimento global de defesa do interesse dos consumidores, mais especificamente no mercado de autopeças. “Vamos informar sobre o que está acontecendo de mais recente no mundo em relação a esses assuntos, por isso, entendemos ser um importante momento para reforçar os laços entre os players do mercado de colisão, aprimorar network e, sem dúvida, gerar negócios”, destaca.

Renato Fonseca aponta ainda que o mercado de reposição independente, por sua imensa capilaridade, consegue solucionar prontamente problemas de desabastecimento no fornecimento de peças para reparação. “A ANFAPE tem por missão garantir a concorrência no mercado de peças visuais de carroceria, preservando os investimentos, a geração de empregos formais, as exportações, a contribuição fiscal. Por isso, acredito que a liberdade de escolha do consumidor será preservada à medida que houver livre concorrência do mercado”, enfatiza.

Além de toda diretoria da ANFAPE, são convidados do encontro a gerente da Interlink Brasil, Amanda Strumiello; o diretor executivo da Aliança do Aftermarket Automotivo, Marcelo Gabriel; e a sócia titular da Preto Advogados e responsável jurídica da ANFAPE, Drª Raquel Elita Alves Preto.

SERVIÇO

ANFAPE – Reunião de Negócios das Indústrias de Autopeças
10 de maio de 2024 - 9h
Hotel Slaviero Curitiba Shopping – Rua Dr. Pedrosa, 208 – Batel – Curitiba-PR
Informações: anfape@anfape.org.br

AUTOPAR – 11ª Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva
8 a 11 de maio
Horário: De 8 a 10/5, das 14h às 22h e dia 11/5, das 9h às 16h
EXPOTRADE, Pinhais/PR
Site: feiraautopar

Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil

Surgida em 2022 como resultado da Carta de Fortaleza, por coalizão entre entidades representativas do mercado de reposição automotiva no Brasil, a Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil congrega sete associações ANFAPE, ANDAP, SINCOPEÇAS BRASIL, SINDIREPA BRASIL, CONAREM, ASDAP e AFER, entidades legitimamente representativas do mercado de reposição automotiva brasileira, reconhecidamente o quarto maior mercado do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, sendo responsável por mais de 80% da manutenção veicular, incluindo motocicletas, automóveis de passageiros, utilitários, caminhões e ônibus. O setor da reposição representa 2,0% do PIB brasileiro, somando as atividades de fabricação de peças e componentes, distribuição, comercialização e reparação, e está presente em praticamente todos os municípios brasileiros.

Em 2023, primeiro ano de atuação, a Aliança esteve presente na AUTOMEC, maior feira de autopeças e componentes da América Latina e entre as três maiores do mundo, com estande integrado de todas as entidades, em que foram realizadas diversas reuniões e painéis, tanto no âmbito regional como internacional, com destaque para o encontro das lideranças da reparação automotiva da Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai.

No âmbito internacional, a Aliança é integrante da Associations in Motion, união global entre associações de reposição automotiva para debater tendências e defender interesses comuns, sendo que o Brasil está presente nos Grupos de Trabalho priorizados pela entidade, e participa das reuniões ordinárias, tanto virtuais quanto presenciais.

ANFAPE

A Associação Nacional dos Fabricantes, Exportadores, Importadores, Comercializadores, Distribuidores e Representantes de Autopeças Destinadas ao Mercado de Reposição – ANFAPE foi fundada em 2007 por pessoas jurídicas com interesse mediato ou imediato no mercado brasileiro e internacional de autopeças para veículos automotores nacionais e/ou importados.

Criada por importantes empresas do setor de autopeças, a ANFAPE tem como objetivo representar e fortalecer o setor de reposição independente de autopeças no Brasil.

A entidade nasceu para unir não só os fabricantes brasileiros independentes de autopeças, mas também integrá-los a outras empresas e instituições que participam desse mercado, possibilitando a troca de experiências e a unificação do setor.

ANFAPE
Assessoria de Imprensa
Robson Breviglieri 
imprensa.anfape@gmail.com

PATRIMÔNIO CITROËN: O PIONEIRISMO DO TRACTION AVANT, UM MODELO QUE ROMPEU CONCEITOS E COMBINOU TECNOLOGIAS.

O aniversário de 90 anos de um veículo que, nos anos 1930, já contava com tração dianteira e carroceria monobloco.

Nos seus 105 anos de história, a Citroën se destacou pelas novas tecnologias, carros à frente de seu tempo, peças publicitárias marcantes e até pelo seu logotipo, que foi evoluindo e adquirindo contornos mais modernistas. Entre tantos modelos que sobressaíram em protagonismo, está o Traction Avant, apresentado em abril de 1934 e lançado no mês seguinte.

Traction Avant significa literalmente "tração dianteira", embora o nome oficial fosse numérico e se referisse à potência do carro: 7CV. Desenvolvido por André Lefèbvre e Maurice Sainturat em apenas 18 meses, o veículo era tão evoluído que ainda parecia contemporâneo mais de duas décadas depois, já que ele foi produzido até julho de 1957. 

Moderno em todos os sentidos

Talvez o carro mais inovador do mundo à época, o modelo não inventou as tecnologias que o tornaram famoso: suspensão independente, carroceria monobloco, tração dianteira e freios hidráulicos. Mas a combinação delas era única. Não foi à toa que o veículo, um dos mais ousados pensados por André Citroën, foi amado por políticos, artistas, poetas e empresários durante seus 23 anos de vida, tendo inclusive as famosas versões presidenciais desenvolvidas por Henri Chapron para o presidente da França, Charles de Gaulle.

A adoção precoce dessas tecnologias pela Citroën fez com que o Traction Avant não só fosse cerca de 25% mais leve do que a maioria dos rivais da época, mas também tivesse uma aparência radicalmente diferente. Sem cardã atravessando a carroceria longitudinalmente, era espaçoso por dentro e, sem um chassi ou carroceria separados, era baixo, leve e ágil.

Uma solução tão ousada que logo se propagou por toda a indústria automotiva global. Não à toa, a esmagadora maioria dos carros de passeio produzidos atualmente adotam o mesmo conceito criado pela Citroën há 90 anos.

O modelo também inédito foi em seu design. O escolhido para desenhar artesanalmente o Traction Avant foi o escultor italiano Flaminio Bertoni, que nunca havia trabalhado para o setor automotivo. Mesmo assim, o artista conseguiu aproveitar o seu talento, seus conhecimentos do trabalho com metal e as inovações tecnológicas para chegar a uma silhueta aerodinâmica, elegante e inconfundível. Seu projeto, apresentado a André Citroën em um molde de argila, foi aprovado de imediato.

Versões e diferenciais

Uma das versões mais raras do Traction Avant é a 7A, que somou 7 mil unidades fabricadas até julho de 1934 e era equipada com um motor de quatro cilindros, 1.303 cm³ e 32 cv. Depois vieram os modelos 7B (1.628 cm³ e 38 cv) e 7 Sport (1.910 cm³ e 48 cv). Era possível escolher entre as carrocerias Berline (sedã), Faux Cabriolet (conversível) e Roadster (conversível de dois lugares).

Em 1938, uma versão mais potente, chamada 15-Six G, apareceu e complementou a linha, equipada com motor seis-cilindros de 2.867 cm³ e 77 cv e suspensão hidropneumática. Essa versão do Traction Avant foi apelidada de “Queen of the Road” (Rainha da Estrada), pelo seu vanguardismo, imponência, mas também conforto e impavidez no rodar.

Todas as versões usavam caixa de câmbio de três marchas, com a alavanca, no estilo típico da Citroën, projetando-se verticalmente do painel. A suspensão independente com barra de torção e o moderno sistema de direção recompensavam o desafio com um guiar vívido e inspirador. A “gentileza” se completava com seu conjunto formado por motor, câmbio, radiador e suspensão dianteira acessível por um capô com fixação longitudinal, facilitando a vida dos mecânicos.

Além disso, a carroceria monobloco também conferia inúmeras vantagens: na parte aerodinâmica, o veículo, por ser mais baixo, possuía consequentemente a parte dianteira menor, reduzindo a resistência do ar. Além disso, a eficiência do conjunto permitiu uma notável redução de peso, o que representou uma melhoria no consumo.

A suspensão independente nas quatro rodas proporcionou ao Traction Avant um conforto de condução que surpreendia a todos, conferindo ao veículo uma estabilidade na estrada sem precedentes para a época. E por não possuir um túnel de transmissão, usada até então em carros de tecnologia mais antiga, o interior tinha um piso totalmente plano.

O Traction Avant foi um verdadeiro sucesso de vendas, com uma produção de 759.123 unidades fabricadas. E segue conquistando o coração de entusiastas e saudosistas mundo afora.

A marca Citroën

Desde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA/ Euronext Milan: STLAM/ Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, clique aqui e visite o site da Stellantis.

Citroën
Stellantis

TRACBEL LANÇA INOVADORES VÍDEOS TUTORIAIS NO SITE PARA DETALHAR A ENTREGA TÉCNICA DAS MÁQUINAS

A Tracbel inova mais uma vez ao lançar no seu site uma série de vídeos tutoriais para facilitar e detalhar a utilização das máquinas amarelas comercializadas pelo Grupo. Com conteúdo exclusivo produzido pelos engenheiros e profissionais da Tracbel e da Volvo Construction Equipment, os filmes abordam de uma maneira muito fácil e didática os aspectos técnicos dos produtos. A primeira série já está disponível no endereço www.tracbel.com.br/video-tutorial-maquinas (clique aqui), e trata das escavadeiras, carregadeiras e dos caminhões articulados da Volvo CE.

"Os vídeos complementam a entrega técnica que já é feita presencialmente nas unidades da empresa espalhadas pelo País. São conteúdos para serem acessados a qualquer momento e em qualquer local pelo proprietário, gestor da frota ou o condutor da máquina", declara Marcelo Maehara, diretor de pós-venda do Grupo Tracbel.

Os usuários têm a partir de agora na internet acesso permanente a mais orientações detalhadas sobre os principais cuidados que deve tomar, além da maneira correta de fazer a manutenção e ainda as especificações dos equipamentos.

"São vídeos completos e muito informativos, que ajudam os proprietários a aproveitarem ao máximo as máquinas adquiridas. Todo o material pode ser acessado no computador da empresa, no laptop ou no celular", afirma Gabrielle Macumoto, gerente corporativa de marketing do Grupo Tracbel. 

Os filmes dão informações completas sobre a cabine, motor, ergonomia, a garantia do equipamento, como fazer ajustes, manutenção e uma infinidade de outros dados fundamentais para se ter o melhor conhecimento do produto e de suas características e funções. Tudo está ali, ao alcance permanente dos usuários.

"Nosso compromisso é fornecer soluções inovadoras que colaborem com o melhor desempenho e produtividade, e também contribuam para aumentar a rentabilidade dos negócios dos clientes", complementa Gustavo Takamatsu, diretor de inovação e novas tecnologias do Grupo.

Operação eficaz

A entrega técnica é um passo muito importante na jornada de compra e utilização dos equipamentos. É o primeiro contato que o cliente tem com a máquina e quando ele consegue entender melhor as suas funcionalidades. "Uma entrega técnica bem-feita faz com que o proprietário e o operador tirem o melhor proveito do produto, pois entenderá como operá-lo de forma mais eficaz, diminuindo o consumo de combustível, preservando o meio ambiente e sabendo como trabalhar de maneira segura", explica o diretor.

A entrega técnica é feita para orientar o cliente e o condutor em vários aspectos importantes do equipamento para sua efetiva produtividade, conhecer as novas tecnologias, obter melhor eficiência energética, mais durabilidade dos componentes, segurança e sustentabilidade. É um período para tirar dúvidas, fazer esclarecimentos e realizar orientações para obter o máximo da máquina. A Tracbel prioriza informações sobre os recursos que o equipamento oferece, suas aplicações, operação e segurança.

>Clique aqui e assista a primeira série

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

quarta-feira, 17 de abril de 2024

MERCEDES-AMG G 63 GRAND EDITION ENTREGA AINDA MAIS LUXO E SOFISTICAÇÃO

A Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil se prepara para receber as primeiras unidades do exclusivo Mercedes-AMG G 63 "Grand Edition" nos próximos dias. Essa edição limitada destaca o status excepcional do off-roader de alta performance, que faz parte do portfólio da lendária família off-road desde 2002. Elementos de design únicos e cores especiais traçam uma linha direta do ícone do atual veículo ao primeiro modelo G de 1979 e ao mesmo tempo criam uma interpretação singular e atemporal.

Pela primeira vez, a “Grand Edition” apresenta o logotipo AMG e a estrela da marca na cor “Kalahari Gold Magno”. O emblema Affalterbach da marca de alta performance está presente no capô nessa mesma cor especial. Além disso, diversas outras partes são finalizadas nessa cor como detalhes nos para-choques dianteiro e traseiro e a proteção ótica inferior frontal.

O veículo está equipado com rodas AMG de 22 polegadas com design de raios cruzados em tech gold com uma peça de travamento central em preto fosco e a estrela Mercedes também em tech gold. Também está incluída uma capa de proteção AMG personalizada. Com sua camada externa respirável de tecido de fibra sintética resistente a rasgos e tecido interno de flanela antiestática, protegendo contra poeira e possíveis arranhões.

Seu interior também é definido pelo contraste entre preto e dourado. Ao entrar, os emblemas “AMG” nas soleiras das portas na cor preta, com bordas iluminadas são rapidamente identificados. Os bancos têm acabamento em couro napa preto “G Manufaktur” e costuras contrastantes. Placas com o logotipo AMG dourado e bordas douradas são colocadas nos encostos. 

Os tapetes também têm acabamento em preto e costuras douradas. Outros itens do acabamento interno estão presentes em carbono com detalhes na cor cobre. O volante AMG Performance em microfibra DINAMICA apresenta a inscrição “G 63”.

Toda a exclusividade dessa edição limitada é reforçada pela criação do relógio IWC Big Pilot AMG G 63 (Ref.: IW 501201) inspirado no novo automóvel. Esse novo modelo é mais uma ação realizada entre a Mercedes-AMG e a IWC Schaffhausen, uma parceria iniciada em 2004. 

Assim como no off-roader, o novo relógio é caracterizado pelo contraste de preto e dourado. A caixa e a coroa deste excepcionalmente sofisticado relógio são fabricados em Armor Gold® de 18 quilates. Este material inovador tem uma microestrutura modificada, o que torna a caixa significativamente mais dura e resistente ao desgaste.

O IWC Pilot AMG G 63 está disponível para pré-encomenda online através do site IWC.com.br e por meio da Boutique IWC no Shopping Iguatemi, em São Paulo. O relógio é elegível para registro no programa de cuidados My IWC e, portanto, inclui uma extensão de seis anos para Garantia Limitada Internacional padrão de dois anos. O Mercedes-AMG G 63 Grand Edition e os relógios IWC são vendidos separadamente.

Mercedes-AMG G 63 “Grand Edition”

Principais Equipamentos
Acabamento interno em fibra de carbono 
Ar-condicionado THERMOTRONIC de 3 zonas 
Iluminação ambiente de 64 cores
Pacote de estacionamento com câmera 360º
Teto solar 
Pacote GUARD 360º de Proteção
Pacote Performance AMG - aumenta o limite de velocidade para 240 km/h
Sistema KEYLESS-GO para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves
Sistema de entretenimento COMAND
o Widescreen Cockpit
o Conectividade para Apple Car Play e Android Auto
o Burmester® Surround Sound System com 15 alto falantes e 590 watts
o Sistema de Navegação 
Sistemas de direção semiautônoma
o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
o Assistente Ativo de Frenagem
o Assistente de Manutenção de faixa 
o Assistente Ativo de Ponto Cego

Principais dados técnicos

 

Cilindros

Cilindrada (cm3)

Potência máxima (cv/rpm)

Torque (Nm/rpm)

Câmbio

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Peso (kg)

Pneus

Comprimento / Largura / Altura

V8

3.982

585/6.000

850/2.500-3.500

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

4,5

240 (limitada eletronicamente)

2.595

295/40 R22

4.873 / 2.187 / 1.966

O novo Mercedes-AMG G 63 “Grand Edition” chega ao país com todas as 16 unidades que serão importadas previamente vendidas ao preço público sugerido de R$ 2.247.900,00.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

STELLANTIS INVESTE US$100 MILHÕES NA 360ENERGY, EMPRESA ARGENTINA DO SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS.

A Stellantis anunciou o investimento de US$100 milhões na 360Energy Solar S/A, empresa argentina de energias renováveis com ampla experiência em desenvolvimento, construção e operação de parques solares fotovoltaicos. Esse investimento representa a aquisição de 49,5% em capital acionário da 360Energy, e marca um importante passo em direção à autonomia energética da Stellantis.

A energia elétrica gerada através de parque solares tem um importante papel na redução da pegada de carbono das plantas industriais da Stellantis na América do Sul e em todo o mundo. Reduzir as emissões de carbono em toda a cadeia produtiva é a essência do compromisso para alcançar a neutralidade de carbono até 2038, um dos pilares globais do plano estratégico Dare Foward 2030.

Nosso objetivo de oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível nos desafia a repensar toda a nossa operação e infraestrutura”, destacou Emanuele Cappellamo, Presidente da Stellantis para América do Sul. “Um ecossistema de mobilidade elétrica sustentável não é viável sem energia limpa. Estamos orgulhosos de impulsionar as oportunidades de crescimento da 360Energy e em ser parte do desenvolvimento da energia solar na região e no mundo.” 

Encontramos uma comunhão de visões e estratégias de médio e longo prazo que nos entusiasma e gera grandes expectativas. Estamos convencidos de que a energia solar liderará a transição energética global. Este novo caminho que estamos trilhando junto com a Stellantis vai permitir a aceleração dos nossos planos de crescimento na Argentina e a expansão das nossas operações para outros países da América Latina e da Europa, nos consolidando como líderes na transição energética”, afirmou Federico Sbarbi, CEO da 360Energy.

A estratégia energética que começa a ser traçada pela Stellantis e 360Energy contemplam o desenvolvimento de parques solares nas fábricas automotivas baseados em três tecnologias complementares: geração de energia fotovoltaica, instalação de sistemas de armazenamento de energia solar de grande escala e produção de hidrogênio verde.

A 360Energy possui larga experiência em pesquisa, projeto, desenvolvimento, engenharia, construção e operação de usinas de energia solar fotovoltaica. Foi a primeira empresa na Argentina a utilizar sistemas de armazenamento de energia nos seus parques e a promover projetos de hidrogênio verde, com o foco em contribuir para a mobilidade sustentável e incorporar o hidrogênio na matriz energética da Stellantis.

Atualmente, a 360Energy opera seis plantas solares nas províncias argentinas de San Juan, Catamarca e La Rioja com uma potência instalada de mais de 250MWp. Possui ainda projetos em andamento em diferentes fases de desenvolvimento com capacidade para agregar mais 500MWp na Argentina. Um dos diferenciais da 360Energy no setor das energias renováveis é a capacidade de construir seus próprios parques, tornando os custos mais eficientes e garantindo a mais elevada qualidade de suas centrais de geração.

Como primeiro passo na estratégia conjunta entre Stellantis e 360Energy, as plantas produtivas de Ferreyra (Córdoba) e El Palomar (Buenos Aires) já são abastecidas com energia renovável proveniente do Complexo Solar La Rioja.  Adicionalmente, como parte do plano estratégico Dare Foward 2030, a Stellantis anunciou planos para alcançar, em 2030, um mix de 100% de vendas de BEV (veículos 100% elétricos) na Europa, 50% nos Estados Unidos, e 20% na América do Sul.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite o site da Stellantis.

Stellantis

DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO: CONHEÇA A JORNADA QUE ACONTECE NO COMPLEXO INDUSTRIAL DA NISSAN.

Na semana que completa 10 anos, Nissan faz um balanço do caminho de DEI percorrido em sua fábrica

A Nissan está comprometida em se tornar uma empresa onde seus funcionários se sintam cada vez mais respeitados e valorizados. Por isso, na semana em que o Complexo Industrial da empresa em Resende, no Sul do estado do Rio, completa uma década de atividades, a Nissan destaca a jornada percorrida em sua fábrica para se consolidar como uma das mais diversas, equitativas e inclusivas do setor automotivo no Brasil.

Apesar de ter os princípios de igualdade sempre presentes, foi em 2021 que o caminho de DEI da unidade fabril no estado do Rio de Janeiro deu passos de forma mais estratégica e consistente. Naquele ano, após a adesão da Nissan em toda América do Sul ao Pacto Global das Nações Unidas e aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, criou-se um Comitê Executivo da Nissan na região para deliberação dos temas de diversidade, equidade e inclusão. Grupos de trabalho de colaboradores voluntários (ERGs - Employee Resource Group) também foram formados com foco no empoderamento das mulheres, na comunidade LGBTIQAP+, nas pessoas de diversas raças e etnias e nas pessoas com deficiência.

Foi nos corredores de Resende, também em 2021, que a empresa instalou um grande painel com a Carta Compromisso de Diversidade, Equidade e Inclusão para a América do Sul. O documento contou com a assinatura das lideranças e funcionários com foco em reforçar seu compromisso com o tema. De lá para cá, a fábrica da Nissan vem sendo palco de importantes ações, iniciativas e projetos de DEI com a participação direta de suas lideranças e dos colaboradores da linha de produção e dos escritórios.

Equidade Racial

Em 2022, em meio a várias ações, a produção foi interrompida por 2 dias para que todos os funcionários participassem de um letramento racial com objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial na empresa. Realizado em conjunto com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ação impactou mais de 2 mil funcionários e foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil em uma fábrica – não apenas do setor automotivo. Na ocasião, a Nissan também apresentou a "Cartilha Racial", com conteúdo complementar importante para a educação racial dos colaboradores da empresa.

Aprofundando os conhecimentos sobre a pauta, em 2023, os funcionários da unidade fabril participaram da Caminhada pela Igualdade Racial, evento que buscou gerar reflexões sobre privilégios e racismo estrutural. Mais recentemente, em 2024, a Nissan produziu uma Cartilha Racial Infantil para estimular funcionários a terem conversas sobre raça e racismo com menos barreiras e de forma lúdica com suas crianças. O lançamento do projeto aconteceu no Complexo Industrial de Resende com a distribuição das cartilhas aos colaboradores.

Equidade de Gênero

No Complexo Industrial de Resende a participação das mulheres vem evoluindo ano a ano. Em 2021, elas correspondiam a 9,6% do total de funcionários da fábrica, em 2024 esse número aumentou para 20%, ou seja, a participação feminina dobrou nos últimos três anos na unidade industrial. Dentre a liderança da planta, as mulheres representam 12% do universo de líderes.

Nos programas destinados a formação das futuras equipes do complexo industrial as mulheres já são maioria. Na edição 2024 do Programa de Estágio da Nissan, por exemplo, as mulheres representam 54% do total de participantes e, no Programa Jovem Aprendiz, elas correspondem a 58%.

Dentre as iniciativas de aceleração da equidade de gênero destacam-se o Projeto "Café com Elas", encontros periódicos para escutar as necessidades das mulheres da manufatura. Um ambiente "seguro" onde elas podem compartilhar suas visões sobre como a empresa pode seguir avançando no tema. Outro projeto importante foi a revisão de salários para uma análise de disparidades salariais de gênero para assegurar que não existem diferenças de remuneração entre seus colaboradores por questões relacionadas ao gênero.

Ao longo dos anos também foram desenvolvidas uma série de palestras para sensibilização e reflexões para a equidade de gênero. Entre elas, pode-se destacar as de março deste ano, mês internacional da mulher, que abordaram pontos relevantes para o empoderamento das funcionárias em suas carreiras como a importância da marca pessoal, saúde mental e rede de apoio, sempre com o envolvimento de homens entendendo o papel deles como aliados na causa feminina.

Pessoas com Deficiência

Com foco nas pessoas com deficiência, um dos destaques foi a realização, com o apoio do grupo de voluntários, do treinamento de LIBRAS (Língua Brasileiras de Sinais) presencial para mais de 60 funcionários, incluindo pessoas da produção. Além disso, a Nissan disponibilizou o curso na plataforma de treinamento online da empresa, para dar acesso a todos os seus funcionários administrativos. Recentemente, a fábrica da Nissan passou a adotar o ICOM, uma ferramenta de tecnologia assistiva para o auxílio da comunicação com deficientes auditivos.

LGBTQIA+

Para promover a reflexão e reforçar seu compromisso com a inclusão, parte das faixas de pedestres do Complexo Industrial, que tradicionalmente tinham a cor branca, foram pintadas com as cores do arco-íris, que simbolizam o movimento LGBTQIA+, algo inédito em fábricas no Brasil. Também foram realizados treinamentos como o Workshop de Empatia, que além de incentivar debates e reflexão sobre "a necessidade de se colocar no lugar do outro", treinou funcionários multiplicadores. Nos últimos anos, durante o mês do Orgulho LGBTQIA+, a bandeira do movimento é hasteada na fábrica da Nissan simbolizando o apoio da empresa à equidade social e redução dos preconceitos.

E de forma mais genérica, olhando para diversidade e todas as suas interseccionalidades, um projeto que mereceu destaque em 2023, foi a realização do Censo de Diversidade da Nissan, pesquisa que deu voz aos colaboradores da fábrica e toda Nissan do Brasil, com objetivo de trazer para companhia informações importantes sobre o perfil dos funcionários da empresa e assim nortear ações afirmativas cada vez mais assertivas.

Além dos muitos exemplos de ações, em uma iniciativa que englobou todas as unidades da Nissan na América do Sul, a empresa implementou mudanças significativas no conjunto de políticas e benefícios oferecidos aos seus funcionários com benefícios para parceiros LGBTQIAP+, pais solteiros, ampliação de licença parental, empréstimo especial em situações de força maior e outros.

Nissan do Brasil

DO BRASIL PARA O MUNDO: NOVA LINHA DE COLHEITADEIRAS DA CASE IH DEMOCRATIZA O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CAMPO.

Reconhecida por introduzir o sistema Axial-Flow no Brasil, com as primeiras colheitadeiras de grãos com rotor do país, a Case IH, marca da CNH, lança a nova Axial-Flow Série 160 Automation, com produção 100% brasileira.

Com investimento de R$ 100 milhões, a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, recebeu melhorias para se tornar o Polo Mundial de Produção da linha de menor porte de colheitadeiras, que compõem as classes de 5 a 7.

O investimento realizado foi tanto de infraestrutura, com um grande número de aplicações tecnológicas usando recursos de inteligência artificial e IoT na linha, como também para capacitação de mão-de-obra. São mais de 1.300 pessoas envolvidas no projeto apenas na manufatura e todos passaram por treinamentos”, comenta Eduardo Domingues, vice-presidente da Manufatura da CNH para a América Latina.

E a tecnologia não está limitada à linha de produção da máquina. A Série 160 tem renovação de 60% do seu maquinário, com destaque para o Sistema Automation e a conectividade de fábrica. Por meio de recursos de machine learning e inteligência artificial, toda a operação foi reduzida a quatro modos de colheita que proporcionam simplicidade e produtividade na operação. Isso é possível por meio de 12 sensores que coletam dados do sistema industrial para então se autorregular, encontrando o ponto exato de trabalho para cada situação e controlando automaticamente 90% das operações. Isso representa até 1.800 intervenções diárias na máquina, durante a operação de colheita, número que o operador não seria capaz de realizar sozinho.

O sistema Automation já estava presente na maior linha de colheitadeiras da Case IH, a Série 250. “Trazer o Automation para a Série 160 é essencial para o nosso propósito de fornecer tecnologia de ponta e, consequentemente, alta produtividade, para todo o produtor que deseja se profissionalizar cada dia mais. Ela é a única da categoria com automação real”, enfatiza Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

Um outro ponto forte da Série 160 é o novo sistema de peneira nivelante, o X-Flow, que garante alta performance para áreas inclinadas. O X-Flow conta com sistema de vibrações laterais que compensam inclinações em até 12 graus, além de ter uma área de limpeza de 5,3m², benefícios que atendem as condições de colheitas mais desafiadoras.

Em comparação com a série anterior, a Série 160 pode alcançar um aumento de 10% no rendimento operacional, além de economizar até 11% de combustível. Isso é possível tanto pelo Automation, que otimiza o uso da carga do motor, quanto pelo novo sistema de transmissão eletrônica, que torna mais eficiente o deslocamento da máquina.

O conforto também é destaque da nova série. Com nova cabine, que oferece ar-condicionado e sistema de som para o operador, a área interna teve aumento de 10% e uma área envidraçada com maior visibilidade, além de 30% a mais de luminosidade para trabalho noturno.

Projeto global com protagonismo nacional

Para estar disponível para produtores rurais de todo o mundo, o projeto contou com mais de 90 profissionais dedicados, em grande parte engenheiros brasileiros, mas também estadunidenses e europeus. Além de testes internos, a máquina foi testada por agricultores nos Estados Unidos, alguns países da Europa, além de produtores brasileiros nos estados de Goiás, Paraná e São Paulo.

Com o lançamento da nova linha, a expectativa da Case IH é de aumentar dobrar o volume de produção atual da fábrica de Sorocaba. “Nossa expectativa é que 50% será destinado para os Estados Unidos, além de países da Europa, Ásia e Pacífico. Mais do que exportar commodities, o Brasil estará exportando tecnologia desenvolvida aqui para todo o mundo”, finaliza o Gonzalez.

A Axial-Flow Série 160 Automation será um dos grandes destaques da Case IH na Agrishow, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, que ocorrerá de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores auto propelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Mais informações podem ser encontradas no site Case IH.

Case IH
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LOGÍSTICA: TOTAL EXPRESS AUMENTA A ABRANGÊNCIA PARA 4000 CIDADES NO BRASIL E INICIA ATENDIMENTO EM RORAIMA.

A Total Express, empresa com mais de 30 anos de atuação no Brasil, anuncia a marca de 4000 cidades atendidas diretamente no país. Em abril, a companhia incluiu 178 cidades em sua malha de atendimento do e-commerce, sendo 15 somente em Roraima. Nos últimos 6 anos, a Total Express mais do que dobrou sua capilaridade no território brasileiro, alcançando 97% do potencial de consumo nacional.

"A expansão da operação logística da Total Express para novos mercados está diretamente ligada ao nosso compromisso em democratizar o acesso ao e-commerce em todo o Brasil. Aumentamos nossa abrangência para atender nossos clientes onde estiverem ao melhor custo-benefício do mercado", afirma Alexandre Schaeppi, diretor de Rede da Total Express. Dentre as novas cidades atendidas estão Boa Vista, Bonfim, Caracaraí, Canta, Normandia, Caroebe, Iracema, Uiramutã, Pacaraima, Mucajaí, Rorainópolis São João da Baliza e São Luiz, em Roraima, além de outras 163 cidades em todas as regiões do Brasil, como Altamira, no Pará, Alcinópolis, no Mato Grosso do Sul, Formoso, em Goiás e Jari, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o executivo, o anúncio da ampliação geográfica da operação acompanha a evolução do e-commerce e o aumento de clientes nesta modalidade de compras. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2019, antes da pandemia, o varejo digital possuía cerca de 68 milhões de adeptos. De lá para cá, quase 20 milhões de compradores se somaram à modalidade, chegando a 87,8 milhões em 2023, um salto expressivo de 29,1%. Em 2026, a estimativa do mercado é que o número de consumidores deve alcançar a marca de 100 milhões.

Diariamente, a Total Express entrega mais de 1 milhão de volumes em todo o Brasil e possui um portfólio amplo de produtos para atender de ponta a ponta a cadeia logística. As soluções da companhia vão desde o Transporte Aéreo de Cargas que atende empresas de todos os portes, além do e-TOTAL, solução de frete sem volume mínimo; Total Fulfillment, que atua desde o recebimento até a entrega final com gestão de armazenagem, separação, embalagem e transporte; Total B2B, voltado para logística inteligente entre empresas, o Total Cards, para entrega de cartões bancários, de benefícios e diversos tipos de documentos, e muito mais.

Total ExpressAtuando no ramo de logística há 30 anos, a Total Express possui uma alta capacidade de entregas em 100% do território nacional, trabalhando com opções rápidas e otimizadas de entrega e retirada de produtos, a empresa possui uma estrutura robusta com mais de 16 HUBs com malhas regionais e mais de 120 bases last mile espalhados pelo país, sendo os dois maiores da empresa localizados em Jundiaí (SP) e Barueri (matriz da companhia), região metropolitana de São Paulo. Com muitas soluções e inteligência embarcadas na operação, a Total Express possui capacidade de processar mais de 1 milhão de volumes por dia.

Total Express
LLYC

BMW GROUP ATINGE MARCO HISTÓRICO DE UM MILHÃO DE VEÍCULOS TOTALMENTE ELÉTRICOS VENDIDOS

O BMW Group continuará sua escalada consistente em eletromobilidade em 2024 com ofertas de produtos atrativas, apesar de um ambiente de mercado volátil. A empresa entregou um total de 82.700 veículos totalmente elétricos BMW, MINI e Rolls-Royce a clientes em todo o mundo nos primeiros três meses do ano. Os números mostram um crescimento anual de BEV de mais de 27,9% para o Grupo. O aumento nas vendas de veículos totalmente elétricos se beneficiou de um desempenho equilibrado em todas as principais regiões do mundo.

"O BMW Group está seguindo sua trajetória de crescimento em BEV. Com a entrega de seu milionésimo veículo totalmente elétrico desde o lançamento no mercado do BMW i3, alcançamos um marco importante que confirma a atratividade de nosso portfólio de produtos", afirmou Jochen Goller, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Clientes, Marcas, Vendas. Ao lado dos modelos totalmente elétricos, veículos com motores de combustão altamente eficientes e tecnologia híbrida plug-in continuam sendo componentes importantes do portfólio de trens de força do Grupo. "Ao fornecer uma escolha de tecnologias de trens de força e graças ao nosso alto nível de flexibilidade, o BMW Group está bem posicionado para atender às mudanças nas necessidades dos clientes. Esta estratégia está se mostrando particularmente eficaz em um ambiente de mercado dinâmico", acrescentou o executivo.

O BMW Group entregou 594.671 veículos a clientes no primeiro trimestre deste ano (+1,1%). A empresa alcançou um forte crescimento na Europa, em particular, nos primeiros três meses. Com 227.784 veículos BMW e MINI entregues aos clientes na Europa, o BMW Group registrou um aumento de +5,5% em relação ao mesmo período de 2023. Além do crescimento significativo de BEV, o BMW Group também registrou um aumento significativo ano a ano nas vendas de modelos no segmento premium de alta qualidade, no primeiro trimestre (+21,6%). Notavelmente, o BMW Série 7 viu crescimento de dois dígitos em todo o mundo no período de janeiro a março, em comparação com o ano anterior.

O BMW Group antecipa um leve aumento nas entregas no Segmento Automotivo em 2024. Veículos totalmente elétricos e modelos do segmento premium de alta qualidade estarão entre os principais motores de crescimento em 2024. Em ambos os segmentos, o BMW Group espera ver um crescimento significativo de dois dígitos este ano.

Forte crescimento de BEV para a marca BMW

No primeiro trimestre de 2024, a marca BMW vendeu 531.039 unidades em todo o mundo - um aumento de +2,5%, em comparação com o mesmo período do ano passado. A marca relatou um crescimento especialmente forte em BEVs. Entre janeiro e março, 78.691 veículos BMW totalmente elétricos foram entregues aos clientes em todo o mundo - um aumento de +40,6% em comparação com o ano anterior.

Entre os veículos totalmente elétricos da marca, o BMW i4, BMW iX3*, BMW iX1, BMW iX e BMW i7 foram particularmente procurados. O BMW Group também está recebendo feedback positivo dos clientes sobre o novo BMW iX2, que foi lançado no mercado em março. O recém-lançado BMW Série 5, com quatro variantes de trem de força, incluindo o BMW i5 totalmente elétrico, está se mostrando especialmente popular.

Demanda de clientes por produtos BMW M ainda é alta

A BMW M mais uma vez aumentou suas vendas do recorde histórico registrado no primeiro trimestre do ano passado e continuou sua história de crescimento no acumulado do ano até março de 2024. Com um total de 48.110 veículos vendidos, as vendas aumentaram +3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse forte resultado trimestral foi impulsionado principalmente pela popularidade contínua dos modelos de alto desempenho BMW M2*, M3 Sedan, M3 Touring* e do BMW XM, bem como pelas novas derivações de desempenho lançadas recentemente BMW X1 M35i*, M760e*, i7 M70* e i5 M60*.

A BMW M GmbH está, portanto, olhando para o futuro com confiança para o restante de 2024 e planeja expandir ainda mais sua gama de veículos eletrificados, enquanto continua a fortalecer sua posição de liderança no segmento de alto desempenho e na eletromobilidade de desempenho.

Preparações para a nova família MINI continuam a todo vapor

No primeiro trimestre de 2024, 62.107 clientes escolheram comprar um MINI. Reino Unido, Espanha, Portugal, China, África do Sul, Coreia do Sul e América Latina estavam entre os países que relataram crescimento nas vendas. As preparações para a introdução no mercado da Nova Família MINI continuam a todo vapor. No final de fevereiro, foi lançado o novo MINI Countryman*, que é produzido em Leipzig e estará disponível com um motor de combustão interna e como um modelo elétrico. Nos próximos meses, o MINI Cooper será lançado no mercado como um modelo totalmente elétrico e também com um motor a combustão. Outro modelo crossover, o novo MINI Aceman*, celebrará sua estreia mundial em abril de 2024.

Demanda por carros Rolls-Royce permanece sólida em todo o mundo

De acordo com os planos da marca, 1.525 (-7,0%) carros Rolls-Royce foram entregues a clientes globalmente no primeiro trimestre. Os primeiros três meses do ano viram uma série de criações personalizadas espetaculares e elaboradas, bem como a entrega do Arcadia*, o terceiro Rolls-Royce Droptail construído sob encomenda.

BMW Motorrad reporta melhor mês de todos os tempos em março

Graças à demanda continuamente alta, a BMW Motorrad conseguiu entregar 46.434 motocicletas e scooters a clientes no primeiro trimestre de 2024. Embora isso coloque a BMW Motorrad 3,1% abaixo de seu recorde histórico para o primeiro trimestre do ano passado, com mais de 24.000 unidades vendidas no mês de março, registrou as maiores novas vendas mensais na história da marca. Com base nesse momento, a BMW Motorrad está cheia de confiança para os próximos meses, com os próximos lançamentos de mercado de modelos ainda mais atrativos. A linha poderosa da marca, com produtos bem-sucedidos que moldam seus segmentos, juntamente com a introdução no mercado de modelos novos e populares, como a impressionante nova F 900 GS, está conquistando clientes em todo o mundo.

Vendas da BMW & MINI nas regiões/mercados

- Nos EUA, um total de 90.844 veículos BMW e MINI foram entregues a clientes entre janeiro e março de 2024. Isso representa um aumento de +1,2%.

- Na Europa, as vendas de BMW e MINI totalizaram 227.784 unidades no primeiro trimestre de 2024, um aumento de +5,5%.

- Na Alemanha, foram entregues 61.976 veículos BMW e MINI durante este período. Isso representa um aumento de +7,6%.

- Na China, o BMW Group vendeu 187.452 veículos BMW e MINI nos primeiros três meses deste ano (-3,8%).

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