O Parque Tecnológico São José dos Campos e o Instituto General Motors lançaram recentemente o programa IGM Acelera para estimular o desenvolvimento de bons projetos de inovação em fase inicial. Ideias de todo o Brasil serão selecionadas para passar por mentorias com especialistas, que poderão ser realizadas de forma presencial ou online, para se tornar startups de relevância no mercado.

“Estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico no Brasil é fundamental, assim como fomentar a inovação para o mercado. Acreditamos que a participação da sociedade é essencial neste processo”, diz Luiz Fernando Carvalho, coordenador do Escritório de Projetos do Parque Tecnológico.

As inscrições para o IGM Acelera são gratuitas e estão abertas até segunda-feira, 16 de maio. Os candidatos podem ter qualquer perfil e ser de qualquer parte do país, desde que não sejam funcionários diretos da General Motors.

As melhores propostas poderão entrar no Nexus Lab ou Nexus Growth, programas de aceleração de ideias e de startups do Parque Tecnológico.

“Fomentar o empreendedorismo e a inovação reforça as diversas possibilidades em que se pode ter para se sobressair em situações complicadas como a que estamos vivendo. Além disso, valorizar parcerias entre instituições tão sérias como o Instituto GM e o Parque Tecnológico é o ponto de partida para um futuro de oportunidades e inclusão”, afirma
Carlos Sakuramoto, gerente de inovação da GM e diretor de educação STEAM no Instituto GM.

PROJETOS
PqTec e IGM procuram projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As propostas deverão abordar um destes três objetivos:
• Consumo e produção responsáveis: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”;
• Educação de Qualidade: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”;
• Cidades e comunidades sustentáveis: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

SELEÇÃO
Na primeira etapa, serão selecionadas 20 ideias que passarão pelo processo de mentoria com os especialistas parceiros durante um mês. Desses projetos, dez serão escolhidos para a próxima etapa, que envolve novas mentorias e prototipação tem duração de três meses. Então, os três projetos finalistas poderão acelerados/incubados no Nexus Lab e Nexus Growth durante um ano.

SERVIÇO | IGM ACELERA
Inscrições abertas até 16/5/2022
O documento de seleção, com todas as informações e critérios, pode ser acessado neste site https://pqtec.org.br/institucional/processos-seletivos.

O Parque Tecnológico São José dos Campos foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil, com mais de 300 empresas e instituições vinculadas. Tem programas que atendem empresas de todos os perfis, desde a ideia no papel a grandes multinacionais. Visite: https://www.pqtec.org.br

IGM – Desde 1993, O Instituto General Motors atua no Brasil contribuindo para o desenvolvimento das comunidades, criando projetos significativos e inclusivos, que permitem gerar transformações positivas a todos e todas que deles participam. Principal braço de responsabilidade social da GM no Brasil, o IGM enquanto Instituto empresarial, acredita que temos um papel crucial no desenvolvimento de uma filantropia estratégica, encurtando distâncias sociais e demonstrando os valores da General Motors também às comunidades.

*Imagem de abertura – Parque Tecnológico de São José dos Campos

Parque Tecnológico de São José dos Campos
Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui