A Porsche expande o seu compromisso com a Fórmula E apoiando a equipe Avalanche Andretti a partir da 9ª temporada. Quando a primeira série de corridas totalmente elétrica do mundo entrar em uma nova era com os carros Gen3 em 2023, quatro carros Porsche 99X Electric estarão alinhados no grid – dois da TAG Heuer Porsche Formula E e dois da Avalanche Andretti. A colaboração entre a Porsche e a equipe fundada pelo piloto americano Michael Andretti foi anunciada na sexta-feira, na véspera do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA em Berlim.

“Consideramos importante apoiar uma equipe que demonstra a mesma paixão e profissionalismo na Fórmula E que nós,” diz Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “A Avalanche Andretti corre na Fórmula E desde a temporada inaugural de 2014. Para nós, é um grande voto de confiança que uma das equipes mais experientes tenha escolhido trabalhar ao lado da Porsche a partir da 9ª temporada e queira colocar na pista dois carros Porsche 99X Electric. Porsche e Andretti estão unidas por uma longa história que começou quando Mario e Michael estrearam em Le Mans em um Porsche 956, em 1983. Estamos muito satisfeitos que a tradição continue na Fórmula E e esperamos que nossa parceria seja igualmente bem-sucedida.”

Michael Andretti, CEO e presidente do conselho da Andretti Autosport, diz: “Nossa jornada na Fórmula E começou com a 1ª temporada e estamos muito orgulhosos de estar olhando para a próxima geração do esporte. A Avalanche Andretti FE tem a ambição de vencer e, com o apoio da Porsche, temos plena confiança em nosso desempenho e crescimento. O acordo é um passo importante para o nosso futuro e compromisso com nosso esporte, parceiros e fãs. Nossa história com a Porsche, como duas equipes de corrida históricas, significa que essa colaboração foi um ajuste natural e estamos ansiosos para um novo capítulo a partir de 2023.”

Roger Griffiths, chefe da equipe Avalanche Andretti – Fórmula E, diz: “A 9ª temporada representará um ano importante para nossa equipe e para a série. Era vital que fizéssemos uma escolha robusta de nosso fornecedor de propulsão em preparação para este novo capítulo e sua fascinante geração de carros – e conseguimos isso com a Porsche. Estamos ansiosos para iniciar a Gen3 como um concorrente temido. Continuamos focados no restante desta temporada.”

Porsche tem grande tradição em parcerias com equipes clientes

e/d: Roger Griffiths, chefe da equipe Avalanche Andretti Formula E; e Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport,

A Porsche Motorsport tem uma longa tradição de apoio às equipes clientes. Em muitas séries de corridas, o time de Weissach mostrou que pode ajudar as equipes clientes a avançar. A confiança que a Avalanche Andretti traz para a nova parceria confirma essa filosofia da Porsche Motorsport. Uma colaboração bem-sucedida com uma equipe cliente sempre gera novos esforços, como a entrega de componentes e suporte técnico. Ao mesmo tempo, a Porsche Motorsport tem a vantagem de fazer mais testes e de obter uma maior quantidade de dados do veículo, por exemplo.

O objetivo das novas regulamentações da Gen3 na Fórmula E é aliviar a carga das equipes clientes ao reduzir suas próprias contribuições para o desenvolvimento. Existem diretrizes claras para a forma como a Porsche Motorsport oferece suporte à Avalanche Andretti. A equipe cliente receberá dois Porsches 99X Electric prontos para a corrida e suporte técnico, conforme especificado nas regras. O desenvolvimento de software permanece com a Porsche Motorsport com quaisquer atualizações compartilhadas com a Avalanche Andretti.

A parceria deve durar pelo menos duas temporadas

O acordo entre a Porsche e a Avalanche Andretti durará ao menos duas temporadas. Enquanto a equipe cliente estiver envolvida nos preparativos para a 9ª temporada e a Gen3, ela competirá como uma equipe independente. Atualmente, a Porsche não tem planos de apoiar outra equipe além da Avalanche Andretti.

Vitórias compartilhadas na Le Mans

Porsche e Andretti – esses grandes nomes do mundo do automobilismo representam vitórias compartilhadas, sobretudo, nas 24 Horas de Le Mans. Em 1983, Mario Andretti, o vencedor de 1969 da Indy 500 e Campeão Mundial de Fórmula 1 de 1978, disputou a corrida de resistência mais famosa do mundo compartilhando o Porsche 956 da Kremer Racing com seu filho Michael. Esta foi a primeira corrida de pai e filho, com a dupla conquistando o terceiro lugar com Philippe Alliot. Para sua estreia na Le Mans, em 1988, em um Porsche de fábrica, Mario contou com todo apoio de sua família: unindo-se ao seu filho Michael e ao seu sobrinho John em um Porsche 962C, ele ficou em sexto lugar. Os caminhos de Porsche e Andretti cruzaram-se mais duas vezes na Le Mans: em 1995, Mario competiu pela equipe cliente Courage Competition, para quem a Porsche forneceu o motor e ficou em segundo lugar. Em 1997, ele e seu filho Michael, enfrentaram novamente o lendário clássico de resistência no Courage C34. Porsche e Mario Andretti nunca se perderam de vista: Na rodada de Indianópolis da Porsche Mobil 1 Supercup em 2000, ele pilotou o carro VIP.

O Porsche 99X Electric

Com o Porsche 99X Electric, a Porsche voltou às corridas de monopostos em 2019, após mais de 30 anos ausente. O carro de corrida totalmente elétrico equipado com Porsche E Performance Powertrain, desenvolvido pela Weissach, também serve como plataforma de desenvolvimento para os modelos de produção totalmente elétricos da fabricante de carros esportivos. O gerenciamento de energia e a eficiência são fatores importantes para o sucesso na Fórmula E e no desenvolvimento de carros de produção. Para a temporada 2021/2022, o 99X Electric tem uma potência máxima de 250 kW no modo de qualificação e 220 kW no modo de corrida normal. O “modo de ataque” aumenta a potência para 250 kW. A recuperação máxima é de 250 kW; a capacidade útil da bateria é de 52 quilowatts/hora.

Fórmula E

A Fórmula E é a primeira série de corridas totalmente elétrica do mundo que traz a emoção do automobilismo para as pessoas que vivem nas grandes cidades desde 2014. Como aceleradora de tecnologias de mobilidade inovadoras e sustentáveis, promove a aceitação mundial de veículos elétricos com o objetivo de combater as mudanças climáticas. O formato é compacto: treino, qualificação e corrida acontecem em um único dia. Cada corrida, geralmente, dura 45 minutos e mais uma volta. Onze equipes disputam a temporada 2021/2022 com 22 pilotos. Isso torna as corridas interessantes e muito disputadas. Isso marca a terceira temporada da TAG Heuer Porsche Formula E Team competindo com o modelo Porsche 99X Electric.

A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas se-guintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Fortaleza e Goiânia.

*Imagem de abertura: Com o Porsche 99X Electric, a Porsche voltou às corridas de monopostos em 2019, após mais de 30 anos ausente.

Porsche Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui