Empenhado em definir uma agenda clara e eficiente de ESG, o Banco Bmg se estrutura, criando uma Gerência Executiva de ESG, Diversidade e Transformação Organizacional. Esta estruturação reforça o caráter estratégico e o compromisso da Diretoria, Conselho e Colaboradores com esta importante agenda.

A liderança da área está a cargo de Rosana Aguiar, que traz na bagagem uma ampla experiência em Responsabilidade Social, Diversidade, Cultura Organizacional, Comunicação e Marca.

“Para mim é muito especial e significativo integrar o time do Bmg, ainda mais com uma missão tão importante para a empresa e à sociedade. Nosso primeiro passo foi trabalhar uma matriz de materialidade e definir uma estratégia integrada de ESG totalmente alinhada ao negócio. Iremos intensificar ações socioambientais e reforçar, ainda mais, as práticas de governança corporativa, com o estabelecimento de metas claras, indicadores e compromissos públicos”, afirma Rosana.

Ao longo de sua história, o Bmg tem investido em ações sociais voltadas às populações vulneráveis e adotado práticas de governança sólidas e reconhecidas. O Banco também promove intensamente a inclusão social e a diversidade, tanto que, atualmente, é referência em equidade de gênero. Seu Conselho de Administração é um dos com mais mulheres do mercado, é o único banco com capital aberto no Brasil a ter uma CEO do sexo feminino e, no momento, 50% do quadro funcional é ocupado por mulheres.

Segundo Daniel Pavelec, Diretor de Transformação Organizacional, “estruturar ESG não é uma opção. Ouvimos colaboradores, lideranças etc. e não queremos ‘greenwashing’. Estruturamos ‘Comitê ESG’ no qual discutimos e acompanhamos projetos, indicadores e ações para solidificarmos uma Cultura ESG, com uma agenda séria, diária e prática para todos os stakeholders”.

Além das ações sociais e filantrópicas já realizadas pelo Bmg, a instituição financeira promove, constantemente, a cultura de inclusão, livre de julgamento e discriminação, dentro e fora da empresa, com a sensibilização de todos os colaboradores. Atualmente, o Banco conta com quatro grupos de diversidade: LGBTQIAP+, Raça, PCDs e Mulheres.

“No Bmg temos a convicção de que é impossível prosperar sem responsabilidade social e sustentabilidade. Uma organização forte em ESG é mais eficiente, responsável e sustentável no uso dos recursos naturais, no desenvolvimento do capital humano e na gestão da inovação. Por isso, essa é uma das nossas principais metas nesse e nos próximos anos. Com uma estratégia integrada de ESG alinhada ao negócio, com diretrizes claras, metas, indicadores e compromissos públicos, com certeza estaremos mais preparados para continuarmos competitivos no longo prazo”, finaliza Ana Karina Bortoni Dias, CEO do Bmg.

Agenda ESG 2022 – Ações principais

Dentre as ações previstas na estratégia integrada de ESG do Banco Bmg, estão:
– Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres + Prêmio Mulheres em Finanças + Associação Movimento Mulher 360
– Assinatura do Pacto Global da ONU
– Movimento “Fazer o certo, do jeito certo”, para sensibilização e engajamento dos colaboradores sobre ética e integridade, dentro e fora da empresa.
– Programa de Estágio com foco em diversidade e inclusão social
– Fortalecimento da cultura organizacional inclusiva e aberta, onde as pessoas podem desenvolver e expressar todo seu potencial.
– Programa de Voluntariado e Mentoria
– Criação do Instituto (ainda sem nome) que vai centralizar todas as ações de investimento social privado do grupo financeiro e não-financeiro
– Lançamento do Programa de Educação Financeira, voltado para adolescentes e jovens
– Inventário de carbono e definição do Compromisso Net-zero
– Programa de inclusão social para jovem aprendiz nas lojas Help
– Programa inclusão 50+ no atendimento ao cliente.

Bmg – Em constante transformação para se posicionar como uma “fintech de 91 anos”, o Bmg é um banco que não para de inovar para proporcionar aos seus clientes a melhor experiência. O Bmg vem investindo permanentemente em tecnologia para modernizar seus produtos, serviços e canais de atendimento e, em sua estratégia digital, que une o melhor dos mundos físicos e digital, com a missão a democratizar as soluções financeiras no Brasil. Hoje, é um banco completo para milhões de brasileiros e micro e pequenas empresas e seu portfólio de produtos e serviços inclui conta digital, cartões de crédito, empréstimos, seguros, entre outros. Apaixonado por inovação, ética com transparência e empreendedorismo, o Bmg é um dos maiores incentivadores do esporte nacional e apoia as equipes femininas e masculinas de futebol do Corinthians, do Atlético Mineiro, do Vasco e do Ceará.

Banco Bmg
Hill + Knowlton Brasil 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui