Controladores de suspensão pneumática e compressores elétricos de ar têm alta demanda

Os componentes de chassi são fundamentais para que a operação dos caminhões e ônibus nas estradas e nas cidades de todo o mundo seja eficiente, confortável e segura. A ZF é uma das maiores fornecedoras desses sistemas de alta precisão em termos globais. Tais projetos têm sido gestados e administrados pela Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da empresa, criada neste ano após a aquisição da WABCO em 2020.

A ZF fornece extensa linha de produtos que tem como função compor e melhorar o desempenho dos chassis. Nesse campo, por exemplo, a ZF desenvolveu controladores de suspensão pneumática e compressores elétricos de ar de última geração que aprimoram o desempenho da nova geração de caminhões e ônibus.

“O E-comp é um produto prodígio do nosso portfólio nessa área, que já está sendo usado por empresas no País e trazendo ótimos resultados de performance”, afirma Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul. “Além disso, temos um amplo domínio no mercado de compressores tradicionais no Brasil. São pouquíssimos os caminhões que não usam ZF”, explica.

Se tratando de amortecedores, a ZF também possui uma excelente gama de opções no mercado brasileiro. “No Brasil, os caminhões encaram viagens muito longas normalmente em estradas em condições ruins. E, por isso, é fundamental que o motorista tenha conforto e que o caminhão tenha estabilidade para que os produtos transportados não sejam danificados”, avalia o executivo. “Para atender as necessidades dos frotistas, a engenharia da ZF projetou um amortecedor específico para dar mais equilíbrio à operação dos veículos de carga. Ele opera de maneira inteligente, a partir do trabalho de sensores, dando estabilidade para os caminhões, mesmo em estradas irregulares. O produto já está em produção na Europa, Ásia e América do Norte. No Brasil, existem veículos atualmente em testes”.

A empresa já trabalha no Brasil com os amortecedores Air Spring, premium em conforto, que consegue ler mecanicamente o tipo de estrada que o caminhão está percorrendo e, assim, oferecer maior estabilidade e segurança para o veículo. Tratam-se de produtos que são utilizados por caminhões pesados e ônibus top de linha, em que o conforto se torna item fundamental para melhorar a produtividade da operação. São aplicados entre o chassi e a cabine e também entre o chassi e os eixos.

Sob medida

Um dos grandes diferenciais tecnológicos da ZF é desenvolver soluções sob medida para cada mercado do qual atua.

A empresa, por exemplo, tem em seu portfólio soluções de alta tecnologia como sistemas de suspensão que se adequam especificamente a determinado modelo de caminhão ou ônibus, em um trabalho conjunto entre as engenharias da empresa e das montadoras.

Um exemplo disso é o componente ECAS de controle eletrônico da suspensão pneumática, que tem foco nos pilares eficiência veicular e proteção à carga e segurança, além do conforto para motoristas e passageiros.

Com esse sistema, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de conforto e estabilidade. Há também menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.

O sistema também permite o rebaixamento da carroçaria, o que minimiza impactos das irregularidades da via no interior do ônibus. E, com a função “ajoelhamento”, garante acesso dos passageiros de forma mais segura e ágil.

ZF América do Sul
MM Editorial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui