Antes mesmo da sua 34ª edição, que acontece de 3 a 6 de novembro, o Festival de Turismo de Gramado – FESTURIS vem registrando números expressivos na comparação com suas maiores edições.

A feira de negócios turísticos está expandindo sua área de exposição dentro dos pavilhões do Serra Park para atender à crescente demanda do mercado. A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019 – última edição antes da pandemia -, podendo ser a maior edição de todos os tempos do evento.

De acordo com os organizadores, o volume atual de vendas para exposição, indica a recuperação da cadeia do turismo após dois anos de incertezas e um impacto devastador no setor. Nas duas últimas edições, a feira não parou e se adaptou às restrições impostas pela pandemia. O Festuris foi a primeira feira de turismo a ser realizada na América Latina durante a pandemia, servindo de modelo para outras feiras e eventos. Em 2022, o mercado vem reagindo fortemente.

“A demanda está muito alta, tanto que estamos ampliando a feira para ter novos locais de vendas que hoje não existem. Marcas importantes que não participaram das últimas edições estão retornando para a feira de modo geral, incluindo companhias aéreas, destinos internacionais e outras marcas do turismo brasileiro “, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Enquanto o turismo internacional ainda retoma em ritmo vagaroso, o reaquecimento do mercado brasileiro é puxado pelo turismo interno. Entre os expositores confirmados nota-se o surgimento de novos destinos, que buscam promover suas belezas e atrativos ao trade.

Com a maioria das fronteiras fechadas durante a pandemia, conhecer o Brasil se tornou a opção de muitos brasileiros, despertando também a vocação turística em municípios e regiões até então desconhecidas pelos viajantes. Neste contexto, uma das principais formas de promoção e relacionamento continua sendo a participação em feiras e eventos presenciais.

“Quem pregou que feiras presenciais iriam acabar estava muito enganado. O ser humano vai levar muitas gerações para se robotizar. Se as tecnologias favorecem o trabalho, existe uma tendência muito grande para as pessoas se reaproximarem, maior do que tinha antes”, projeta a CEO do Festuris, Marta Rossi.

“A tendência é que tenhamos muitos eventos daqui pra frente e o crescimento das feiras que possuem um formato diferenciado”, destaca Marta.

FESTURIS – O Festival de Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34a edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Wedding. Mais informações sobre o evento em http://www.festurisgramado.com.

 

Linoel Dias, editor de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui