Acordo estratégico tem como objetivo avançar ainda mais em pesquisa o desenvolvimento in house de software

A Volkswagen anuncia a parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado para aprofundar ainda mais as pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias e Software in House. O acordo estratégico prevê, entre outras frentes de inovação, apoio ao desenvolvimento da segunda geração do VW Play, sistema de infotainment que marcou o início de uma nova era em conectividade, streaming e serviços.

O termo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (3), em Campinas (SP), na sede do Instituto Eldorado, e contou com a participação do Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégia de TI da Volkswagen do Brasil e Região SAM, Roberto Soboll, Superintendente do Instituto Eldorado, Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapi e Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto & Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM.

“Esse acordo é mais um passo importante que a Volkswagen dá na direção de se tornar uma empresa provedora de tecnologia. Tudo isso aproveitando o conhecimento local. Isso já ocorreu quando lançamos o VW Play e, com a segunda geração desse sistema, vamos além. Será uma evolução baseada na experiência dos usuários e pensada nos benefícios reais do cliente” afirma Ciro Possobom.

O VW Play estreou mundialmente em 2020, com o Nivus, e sua nova geração trará novidades como o carro conectado, telas maiores e com mais resolução e ainda mais capacidade de processamento.

Do Brasil para o mundo

Desenvolvido na América Latina, o VW Play é um projeto global, presente em veículos do Grupo Volkswagen em mais de 70 países. O desenvolvimento da nova geração da plataforma contará com um time de cerca de 20 pessoas e tem como objetivo oferecer mais autonomia de software e maior nível de nacionalização do sistema.

“O sistema de infotainment VW Play foi o primeiro infotainment a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes Volkswagen, com aplicativos e serviços inéditos em um veículo, sempre com o objetivo de oferecer uma experiência digital simples, segura e divertida. A evolução desse sistema faz parte de uma estratégia robusta da Volkswagen em oferecer ainda mais tecnologia, inovação e conveniência para os clientes da marca”, explica Matthias Michniacki.

Roberto Soboll2, do Instituto Eldorado, acrescenta: “a parceria demonstra a relevância do Brasil no desenvolvimento de plataformas globais de software. Junto com a Volkswagen, o Eldorado fará uso de sua ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, trabalhando na evolução do sistema de infotainment VW Play”.

No mercado brasileiro, o VW Play está presente atualmente nos modelos Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e Jetta GLI.

Volkswagen do Brasil – Presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros há 69 anos, a Volkswagen é a maior produtora de automóveis do Brasil, com mais de 24 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história, ultrapassando a marca de quatro milhões de carros embarcados. Com capacidade para desenvolver e produzir veículos de forma completa, seus produtos se destacam pela segurança, tecnologia e design, como o novo Polo, Virtus, Taos, Nivus e T-Cross, estes últimos modelos juntos alcançaram a liderança no segmento SUVs compactos no mercado brasileiro em 2021. No Brasil, a empresa possui quatro fábricas e um centro de distribuição de peças e acessórios, além de cerca de 500 concessionárias. Em constante evolução tecnológica, a empresa investe permanentemente na mobilidade sustentável, na conectividade e na digitalização como temas estratégicos para o futuro.

Instituto de Pesquisas Eldorado – Referência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil, o Eldorado possui 23 anos de experiência na criação de soluções inovadoras para empresas nacionais e internacionais nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Automotivo, Agro, Energia, Óleo & Gás, Saúde e Indústria 4.0. Presente em Campinas, Manaus, Porto Alegre e Brasília, o Eldorado possui laboratórios de classe mundial, sendo protagonista em inovação aberta e na catalisação de fomentos e incentivos para execução de projetos. O Instituto conta com mais de 1.600 profissionais especializados em áreas chaves como Microeletrônica, Desenvolvimento de Soluções em Hardware e Software, Testes e Certificações, além de Capacitação Tecnológica. O Eldorado investe intensamente na geração de conhecimento e na capacitação de sua equipe para promover resultados diferenciados para seus clientes.

A Embrapi é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Economia (ME) e Saúde (MS). A instituição garante, com recursos não reembolsáveis, parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 76 Unidades EMBRAPII, centros de pesquisa de ponta credenciados e distribuídos pelo país. Mais de 1600 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,2 bilhões em investimentos.

Volkswagen do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui