sexta-feira, 26 de abril de 2024

VEÍCULOS ELÉTRICOS: NOVO MINI ACEMAN.

O novo MINI Aceman é o resultado é uma interpretação contemporânea da visão diferenciada do clássico Mini, inventado pelo Sir Alec Issigonis: utilização máxima do espaço com um tamanho compacto, combinada com um conceito de condução moderno.

O design do modelo possibilita espaço para cinco passageiros dentro de um veículo com pouco mais de quatro metros de comprimento. A MINI se baseia em tecnologias inovadoras para aprimorar o interior com uma experiência digital envolvente, enquanto a condução totalmente elétrica do MINI Aceman proporciona um impulso característico de kart da MINI. Combinado com sistemas de assistência modernos e design marcante, os valores tradicionais da marca pavimentam o caminho para um futuro MINI totalmente elétrico.

A arquitetura do novo modelo é baseada em um conceito de condução totalmente elétrico. Com sua frente marcante, contornos robustos e postura atlética, o Aceman mede 4,07 metros de comprimento, 1,75 metros de largura, 1,50 metros de altura e está posicionado entre o MINI Cooper e o MINI Countryman.

"O MINI Aceman é um carro com personalidade jovem dentro da nova família MINI. Ele tem uma linguagem de design independente, é compacto e ágil. Com sua expressão distinta, é o companheiro perfeito para o dia a dia daqueles que valorizam a individualidade em áreas urbanas", enfatiza Oliver Heilmer, Chefe de Design da MINI.

Visualmente, o Aceman segue o conceito de design "Clever Use of Space", mas ganhou uma releitura distinta. A utilização criativa do espaço garante que o novo MINI Aceman seja ágil e ágil no tráfego urbano, ao mesmo tempo em que oferece amplo espaço para os ocupantes. Superfícies contínuas destacam as cores expressivas e elegantes da carroceria. O caráter versátil e aventureiro do MINI Aceman são enfatizados pelas barras de teto e rodas de tamanhos que variam de 17 a 19 polegadas.

Com design exclusivo, os faróis de LED do carro também enfatizam a posição distinta do MINI Aceman dentro da família de modelos MINI. Sua forma é perpetuada na clareza do design do capô com suas linhas precisas, dando ao frente do veículo seu caráter diferenciado. Os elementos de luz diurna dos faróis de LED podem ser alternados entre três modos diferentes, reforçando o caráter expressivo deste novo membro da família MINI.

A parte traseira do veículo reflete clareza de design, apresentando grandes superfícies horizontais que enfatizam a postura ampla e estável do veículo. As lanternas traseiras verticais contam com três gráficos distintos e confirmam o caráter do MINI Aceman de maneiras diferentes.

O estilo de design MINI "Simplicidade Carismática" é expresso de forma particularmente clara no interior. Com sua redução consistente em termos de design interior, o MINI Aceman segue a visão original de Alec Issigonis, o inventor do clássico Mini. Com seu volante de fácil manuseio e um display central OLED, o cockpit ecoa elementos-chave de design do clássico Mini.

O banco traseiro, de tamanho generoso, oferece espaço para três passageiros. Graças ao encosto dobrável na proporção 60:40, o compartimento de bagagem pode ser estendido de 300 litros para até 1.005 litros conforme necessário.

Com tecnologias inovadoras, o display circular OLED confere ao interior uma qualidade expressiva adicional. Com um diâmetro de 240 mm, o instrumento central apresenta um design extremamente plano e uma superfície de vidro de alta qualidade. O inovador Sistema Operacional MINI 9 permite que todas as funções de condução sejam operadas de forma intuitiva por toque ou voz.

Os Modos de Experiência Emocional MINI aprimoram o interior com experiências imersivas para o usuário. No MINI Aceman, duas unidades projetoras emitem gráficos iluminados especiais no painel com padrões e cores diferentes. Alterações são feitas no esquema de cores dos padrões de luz e na iluminação ambiente em todo o interior, dependendo do Modo de Experiência selecionado. Os novos Sons de Condução MINI aprimoram a experiência da mobilidade totalmente elétrica. Juntamente com elementos gráficos específicos no display OLED, os ocupantes do veículo desfrutam de uma experiência de condução totalmente nova no interior do MINI Aceman.

O MINI Aceman está disponível exclusivamente com motorização elétrica, permitindo mobilidade local livre de emissões. O motor elétrico eficiente garante a característica diversão ao dirigir da MINI tanto em áreas urbanas quanto em passeios além dos limites da cidade.

O novo MINI Aceman estará disponível nas versões MINI Aceman E e MINI Aceman SE. O motor elétrico de 135 kW/184 cv do MINI Aceman E gera um torque de 290 Nm, acelerando o carro de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 160 km/h. Com uma potência de 160 kW/218 cv, o MINI Aceman SE gera um torque de 330 Nm, permitindo que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcance uma velocidade máxima de 170 km/h. Com capacidade energética de 42,5 kWh, a bateria do MINI Aceman E alcança uma autonomia de até 310 quilômetros no ciclo de teste WLTP. A bateria de alta voltagem do MINI Aceman SE tem capacidade energética de 54,2 kWh e possibilita uma autonomia de até 406 quilômetros de acordo com o WLTP.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group
 

NEW HOLLAND AMPLIA PORTFÓLIO DE SOLUÇÕES COM DRONE DE PULVERIZAÇÃO E PULVERIZADOR DE BARRA FRONTAL

Como uma solução complementar ao seu portfólio de pulverização, a New Holland fará durante a Agrishow 2024, que vai de 29 de abril a 3 de maio em Ribeirão Preto (SP), o pré-lançamento do Drone de Pulverização New Holland. A feira também vai marcar o lançamento do novo pulverizador Guardian SP310F, de alto desempenho e destinado a cobrir grandes áreas de cultivo.

Com importação e distribuição no Brasil pela marca, o Drone de Pulverização da New Holland será oferecido em dois modelos, de 30 litros e 70 litros – esse último o de maior capacidade disponível atualmente do mercado. O pré-lançamento na feira marca a parceria da New Holland/CNH com uma das maiores empresas do segmento de drones de pulverização, a chinesa XAG.

O Drone de Pulverização da New Holland se junta a outros produtos da marca, como o novo pulverizador Guardian SP310F, o único do país com barra frontal, que está sendo lançado na Agrishow. Com isso, vamos oferecer soluções completas em pulverização, de 30 litros a 4.500 litros, voltadas para todos os perfis de produtores”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Destinado principalmente a pequenos e médios produtores, mas não limitado a grandes áreas, o drone pode ser complementar ou até substituir pulverizadores de três pontos (montados) ou de arrasto, assim como para operações com pulverizadores autopropelidos. Ele se destaca por sua versatilidade para pulverização e aplicação de sólidos, além da qualidade de aplicação fornecida por uma ótima uniformidade de gotas (espectro) pela geração centrífuga, assim como maior penetração no dossel da planta, proporcionado pelo transporte das gotas para o alvo gerado pelo movimento de suas próprias hélices.

Entre as vantagens do Drone de Pulverização New Holland está a possibilidade de uso em áreas de topografia irregular, onde um pulverizador mais pesado teria dificuldades para entrar. Em terrenos com talhões menores, que normalmente são mais recortados, o drone também leva vantagem em relação às longas barras de um pulverizador autopropelido.

Outro uso bastante indicado para esse equipamento é após a ocorrência de chuvas, evitando, por exemplo, o atolamento do pulverizador/trator, o amassamento da cultura e a compactação do solo. Mais uma vantagem do drone é que ele possui um plano de voo autônomo e, portanto, necessita de apenas uma pessoa para monitorar e fazer a troca das baterias e reabastecimento. O Drone de Pulverização New Holland tem previsão de estar disponível comercialmente no Brasil a partir do segundo semestre, diretamente na rede de concessionários da marca em todo o país. Há planos para a expansão da distribuição do produto pela CNH na Austrália e região do Pacífico. O restante do mercado latino-americano também está no radar.

Uma das grandes vantagens desta solução é que o cliente New Holland poderá contar com todo o suporte do pós-venda da marca, que conta uma rede de concessionários espalhada por todo o país e que é reconhecida pela sua qualidade e confiabilidade”, pontua Kerbauy.

Novo pulverizador Guardian

O novo pulverizador Guardian SP310F, de alto desempenho, é o único do Brasil que possui barra de pulverização frontal – de 36,6 ou 40,2 metros. Ele também possui muita tecnologia embarcada, permitindo maior controle dos alvos na lavoura, garantindo qualidade e segurança nas operações.

O Guardian SP310F faz com que o produto aplicado atinja imediatamente o alvo, otimizando o controle do talhão. A suspensão exclusiva, com barra frontal e toda a tecnologia embarcada, permitem aplicações em velocidades superiores com qualidade e segurança. Considerando essas características, o Guardian pode atingir, em média, até 50% a mais de rendimento operacional.

O Guardian SP310F apresenta um conjunto de alta tecnologia e capacidade para atender a demanda por agricultura de precisão, pois além de ser conectado, possui o monitor IntelliView™ 12, o que possibilita o acesso remoto. A conectividade nas máquinas possibilita uma melhor gestão da frota, além de controle e suporte nas operações agrícolas, já que estão totalmente conectadas com o portal do cliente, o FieldOps. Além disso, o pulverizador pode ser monitorado pela Central de Inteligência, uma central com especialistas focados em aumentar a disponibilidade das máquinas em campo.

O design é outro ponto forte do Guardian SP310F. Ele permite uma distribuição de peso perfeita entre os eixos traseiro e dianteiro, possibilitando entrar mais cedo na lavoura, em condições de umidade elevada do solo e aplicações nos estágios mais avançados da cultura. O sistema de ar comprimido, acoplado ao sistema de pulverização, permite eliminar todo o líquido dentro da tubulação, mantendo a barra de pulverização sempre limpa. O vão livre variável de 1,83 m até 1,98 m permite, ainda, aplicações tardias no milho, sem danificar a cultura.

Com um tanque de inox – de limpeza mais fácil – com capacidade para 4.500 litros, o Guardian SP310F permite, ainda, maior autonomia nas operações. Equipado com o motor FPT NEF6 / 6.7 litros Tier 4B, com 289 cv, ele possui sistema de reversão automática da hélice do motor para limpeza do radiador.

Pensando no meio ambiente

O sistema de recirculação permite homogeneizar e carregar o produto na barra antes de iniciar a operação, sem desperdício de produto. Ao fim da operação, recolhe-se todo o resíduo ao tanque para que se possa fazer o descarte adequado. As válvulas elétricas, aliadas ao sistema de recirculação, permitem operações automáticas de abastecimento e preenchimento da tubulação para pulverização. Após a operação, este conjunto possibilita o enxágue, recolhimento e limpeza de todo o sistema de pulverização de forma automática.

Somando-se a isso, o controle de altura IntelliHeight™ XRT, com 7 sensores para máxima estabilidade e capacidade de copiar a superfície do terreno, aliado ao controle bico a bico IntelliSpray™ II, oferecem o máximo de precisão para entregar a gota ideal, na dose certa e no alvo escolhido, extraindo o máximo potencial produtivo da lavoura.

O Guardian SP310F também possui uma cabine premium, pressurizada e extremamente segura para o operador, com filtro de carvão ativo, visão total da barra e operação totalmente assistida. Já a suspensão independente, com a barra frontal, aliada à cabine exclusiva do Guardian, permitem uma operação extremamente confortável e ergonômica. Além disso, a tecnologia embarcada possibilita ao operador monitorar todos os parâmetros da máquina, com o mínimo de intervenção possível.


Serviço
29ª edição da Agrishow
29 de abril a 3 de maio de 2024 - das 8h às 18h
Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - 
Ribeirão Preto - São Paulo
Para mais informações clique aqui e visite o site  da Agrishow

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

RAÍZEN POWER FECHA ACORDO COM GOVERNO DE MINAS PARA FOMENTAR A MOBILIDADE ELÉTRICA NO ESTADO.

A Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen e licenciada da rede Shell Recharge no Brasil, Argentina e Paraguai, acaba de firmar um acordo de cooperação técnica com o Governo de Minas Gerais para fomentar o avanço da eletromobilidade no estado. 

A aliança foi celebrada, nesta sexta-feira (26), durante a inauguração da primeira estação de recarga rápida de veículos elétricos da empresa em Belo Horizonte, no Posto Shell Oceano (Av. do Contorno, 10325, Barro Preto). O evento contou com a presença de autoridades públicas, como Frederico Amaral e Silva, Subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Pedro Sena - Superintendente de Política Minerária, Energética e Logística da Sede-MG, Ronaldo Barquette, Diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, e de representantes da Raízen Power.

Nos próximos dois anos, a parceria irá fomentar o fortalecimento das políticas públicas nas áreas relacionadas à eletromobilidade, incluindo estudos de viabilidade técnica para infraestrutura de recarga, organização de palestras e seminários e apoio institucional para o desenvolvimento do setor elétrico.

Dentre as principais iniciativas, se destacam: criação de zonas baixas de emissão; vagas reservadas para veículos elétricos; circulação em faixas exclusivas e a construção de um HUB de recarga elétrica interligando pontos estratégicos da região, como o Aeroporto de Confins, Cidade Administrativa e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este projeto terá articulação com órgãos públicos e empresas de diversos setores para a sua execução.

"A junção de forças é essencial para o avanço da eletromobilidade, por isso, temos impulsionado a realização de parcerias com outras empresas e incentivado o debate na área pública. Para nós, é muito significativo fazer parte de um projeto tão importante como este em um estado tão relevante quanto Minas Gerais", comenta Rafael Rebello, Diretor de Mobilidade Elétrica da Raízen Power.

A estação de Belo Horizonte é a segunda da rede Shell Recharge no estado. A primeira está localizada em Betim, no Posto Shell Padre Libério (Rodovia BR 381, SN KM 482), com 150 kW de capacidade. As duas possuem conectores do tipo CCS2 e o modelo japonês CHAdeMO.

foto: A partir da esquerda estão: Ana Kira, gerente de Mobilidade Elétrica da Raízen Power, Frederico Amaral e Silva, Subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Pedro Sena, Superintendente de Política Minerária, Energética e Logística da Sede-MG, Rafael Rebello, Diretor de Mobilidade Elétrica da Raízen Power e Thais Machado, Thais Machado, gerente Executiva de Relações Institucionais da Raízen Power.

Estado que vem ganhando destaque no mercado de veículos eletrificados, Minas Gerais realizou, somente no primeiro trimestre de 2024, a venda de mais de 2,2 mil veículos deste tipo, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), puxando o crescimento do mercado em âmbito nacional. Em 2023, foram emplacados 6.413 veículos eletrificados no estado, crescimento de 72% sobre as vendas de 2022 (3.721) e 122% em relação a 2021 (2.883).

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, destaca que a parceria entre o Governo de Minas e a empresa é fundamental. "Visto o protagonismo de Minas Gerais no processo de transição energética nacional, o projeto de eletromobilidade apresentado pela Raízen vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela gestão do governador Romeu Zema na pauta de transição energética, tratada como prioritária. Iniciativas como estas abrem outros caminhos para a continuidade e evolução do setor", explica o secretário.

Desde 2022, a Raízen Power vem realizando grandes investimentos no mercado de infraestrutura de recarga elétrica. A empresa fechou parcerias com grandes marcas nacionais e internacionais para o avanço do setor, sendo os mais recentes com a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, e a BYD, líder mundial em venda de veículos eletrificados.

A companhia também integra a Aliança pela Mobilidade Sustentável, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do futuro do transporte urbano. A meta da Raízen Power é implementar cerca de mil estações no Brasil até o final de 2024.

"A assinatura desse acordo representa claramente o interesse de Minas Gerais de colocar em prática ações voltadas ao aumento da eletromobilidade, em consonância com o projeto de descarbonização constante da sua economia, se traduzindo em políticas públicas mais assertivas. Não dá para pensar em eletromobilidade sem pensar em infraestrutura. Por isso, a importância desse projeto da Raízen para o estado. Que venham muitos mais!", acrescenta Ronaldo Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Raízen Power

Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia. Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 70 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas e customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas.

A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos. Oferece serviços de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge.

Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada, tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento. Na safra 2022/23, a marca negociou 2,2 GW médios de energia, expandiu a sua atuação em GD para mais de 50 sites espalhados pelo Brasil e atingiu um resultado operacional de R$ 1 bilhão de EBITDA.

Raízen
Loures Consultoria

FENATRAN ENTRA NO CALENDÁRIO DE EVENTOS ESTRATÉGICOS DA CIDADE DE SÃO PAULO

A 24ª edição da FENATRAN, maior feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, acaba de entrar no calendário de eventos estratégicos de São Paulo. O anúncio ocorreu quarta-feira, 24 de abril, no Edifício Matarazzo, sede do poder público municipal.

Estiveram presentes à solenidade, junto ao Prefeito Ricardo Nunes, Paulo Octávio Pereira de Almeida, Diretor-Presidente da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UFBRAFE); Eunice Prudente, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Maressa Alves, Secretária Adjunta de Turismo; Luciane Leite, Secretária-executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; e Gustavo Pires, Diretor-Presidente da SPTuris.

A FENATRAN esteve representada por Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da feira, que celebrou a entrada da exibição na seleta lista de 27 eventos. "Uma honra para mim estar presente representando um evento tão importante como a FENATRAN, que agora faz parte do calendário oficial", comenta.

Para Ferreira, a inclusão comprova o impacto do evento na geração de negócios da cidade. "A FENATRAN, além de ser uma excelente vitrine para as empresas mostrarem seus lançamentos, transcende o âmbito comercial, influenciando diretamente a evolução do Transporte Rodoviário de Cargas no país e, definitivamente, é um espaço para geração de negócios", conclui.

A 24ª edição da FENATRAN, que ocorre entre 04 e 08 de novembro no São Paulo Expo, é uma realização da RX Brasil e reunirá mais de 600 marcas de toda a cadeia do transporte rodoviário de cargas. A exibição tem parceria institucional e apoio das principais associações do setor, centre elas a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

Para conhecer todas as feiras incluídas no calendário de eventos estratégicos de São Paulo clique no link.

A FENATRAN, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª FENATRAN ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.  Clique aqui e visite o site da Fenatran.

A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RXconecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos. 

RX – In the business of building businesses.

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX. *A capitalização de mercado atual pode ser encontrada neste link.

FENATRAN 2024
SD & Press

COM NOVOS SERVIÇOS, VOLVO CE AVANÇA AINDA MAIS EM CONECTIVIDADE E DIGITALIZAÇÃO.

Além do lançamento de máquinas, a Volvo CE anuncia na M&T Expo 2024 avanços na contínua jornada de digitalização da marca. São novidades em e-commerce de peças, serviços conectados e planos de serviço.

“O rápido avanço da tecnologia, em conjunto com os desafios de reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade, faz com que os clientes demandem novas soluções. As novidades que estamos apresentando são evoluções de uma jornada de conectividade e digitalização que a Volvo vem trilhando há anos”, assegura Alexandre Flatschart, head da área de Uptime & Customer Solutions da Volvo Construction Equipment Latin America.

E-commerce de peças

Uma das evoluções foi no e-commerce de peças. Desenvolvido em parceria com os distribuidores da marca, a nova plataforma oferece ampla variedade de componentes genuínos, desde filtros, componentes hidráulicos até peças elétricas, de motores e de transmissão. O portal é intuitivo e conta com descrições detalhadas dos itens, com a possibilidade de realizar buscas específicas por modelo de máquina.

Há opções flexíveis de pagamento, como boleto, Pix e parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. A entrega das peças é realizada em todo o Brasil, no endereço indicado pelos clientes. É possível ainda optar pela retirada diretamente nos distribuidores Volvo CE. 

“Com o e-commerce, nossos clientes têm a conveniência de contar com peças genuínas Volvo onde e quando precisarem, independente da distância dos nossos distribuidores, para manter sempre a alta disponibilidade de suas máquinas”, destaca Alexandre Flatschart.

Connected Map

Outra inovação da Volvo CE é o Connected Map, uma poderosa ferramenta de localização e controle operacional das máquinas em um determinado local de trabalho. Disponível por meio de assinatura mensal, o serviço utiliza a conectividade avançada para transmitir informações dos equipamentos diretamente para o gestor de frota, via smartphone ou computador.

Além da localização precisa, está disponível uma grande variedade de indicadores de produção e produtividade das máquinas. Incorpora, por exemplo, recursos como o gerenciamento de pedidos pendentes na fila para carregamento e o monitoramento da fila de caminhões aguardando para receber carga. Permite ainda a visualização em tempo real de visitantes e carros de serviço no canteiro e oferece um painel Kanban para gestão visual da operação.

O serviço pode ser utilizado inclusive em máquinas de outras marcas, bastando adquirir um hardware específico para conectá-las à plataforma. A ferramenta também permite integração através de API - Application Programming Interface, possibilitando troca de dados com sistemas já utilizados pelos clientes.

Em reforço à visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca com seus produtos, as máquinas Volvo monitoradas pelo Connected Map podem contar com a função de cerca eletrônica para limitar velocidade em áreas determinadas, o que garante maior segurança.

Planos de Serviço

Outro destaque da Volvo CE durante a M&T Expo 2024 são os novos Planos de Serviço. Com três opções - Azul, Prata e Ouro - oferecem uma combinação de inspeções, manutenção preventiva, reparos e serviços conectados.

O Plano Azul inclui inspeções periódicas, manutenção preventiva e acesso aos serviços conectados da Volvo CE. O Plano Prata adiciona a cobertura de reparo para componentes específicos, garantindo maior tranquilidade. Já o Plano Ouro oferece a cobertura mais abrangente, incluindo inspeções, manutenção preventiva, reparo completo da máquina e serviços conectados.

Utilizando peças genuínas com garantia de fábrica e o suporte do time Volvo para os serviços conectados, os clientes podem contar com um monitoramento proativo dos componentes críticos da máquina em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

"Nossos novos Planos de Serviço vão além de peças genuínas e técnicos capacitados. Ao incluir serviços de conectividade e monitoramento, atuamos de forma proativa para manter as máquinas em seu melhor desempenho. Nossos planos aumentam a disponibilidade e produtividade dos equipamentos, transformando gastos imprevisíveis em custos planejados, evitando paradas não planejadas e reduzindo despesas com manutenção corretiva”, finaliza Alexandre Flatschart.

Grupo Volvo América Latina

GEBRÜDER WEISS EXPANDE AS INSTALAÇÕES DO SEU CENTRO LOGÍSTICO EM BUDAPESTE

A empresa de transporte e logística Gebrüder Weiss ampliou suas instalações em Dunaharaszti, perto de Budapeste. O novo complexo logístico cobre 10.000 metros quadrados e inclui escritórios, instalações de movimentação e um armazém vertical. A empresa de logística está criando capacidade de armazenamento adicional para seus clientes. Além disso, no futuro, todos os serviços de entrega a domicílio para a área metropolitana de Budapeste serão agrupados a partir de lá. O volume de investimento se aproxima de 25 milhões de euros.

"A expansão em Budapeste oferece espaço para um maior crescimento no futuro. O aumento da produção industrial, especialmente nos sectores automóvel e elétrico, significa que a procura por serviços de transporte e logística deverá crescer nos próximos anos", explicou Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss, na inauguração que aconteceu nesta quinta-feira (25). "Abrimos nossa primeira filial na Europa Central e Oriental na Hungria em 1989. Desde então, o país se tornou um importante centro de transporte de mercadorias entre nossos principais mercados na região do Mar Negro, os Balcãs, o Adriático e a Europa Ocidental Hoje, a nossa operação nacional na Hungria é pioneira em automação e transporte sustentável".

Tecnologia inteligente para maior eficiência

As instalações logísticas existentes também foram modernizadas como parte deste trabalho, com o armazenamento de entrada, o fluxo de materiais e a recolha a serem agora amplamente automatizados através do novo sistema AutoStore. As mercadorias são armazenadas em recipientes plásticos empilhados em sistema de moldura. Os robôs transportam os contêineres para as estações de trabalho onde as mercadorias são coletadas para envio.

Isso economiza tempo, espaço e energia”, afirma Thomas Schauer, Gerente Regional da Europa Central e Sudeste da Gebrüder Weiss. "Alcançamos um nível ainda maior de eficiência na forma como caminhões e contêineres são utilizados. Câmeras cargômetros e scanners 3D medem os itens embalados enquanto eles ainda estão na empilhadeira. Ao determinar o tamanho e o peso desses itens, podemos fazer um uso ideal do espaço disponível."

Nova área de transferência

Fornecimento de energia sustentável e entrega com emissão zero

A maior parte da energia necessária para edifícios e veículos elétricos é fornecida por um sistema fotovoltaico com uma potência de até 354 kWp.

Usamos energia solar para operar veículos de entrega no setor de entrega em domicílio”, explica Balint Varga, Diretor Geral da Gebrüder Weiss na Hungria. "Usamos vans elétricas para entregar móveis, eletrônicos de consumo e eletrodomésticos encomendados on-line para clientes finais em Budapeste e outras grandes cidades. Isso nos permite reduzir as emissões de CO2 em cerca de 12,5 toneladas por mês."

A Gebrüder Weiss está presente na Hungria desde 1989 e hoje oferece serviço completo de logística em seis localidades – além de Budapeste, são Győr, Zalaegerszeg, Pécs, Szeged e Polgár – com 450 funcionários – desde transporte terrestre até frete aéreo e marítimo até logística de armazém. Uma nova expansão está prevista para 2026 em Győr, onde será construída uma instalação logística completamente nova.

Clique na imagem e assista a cerimônia que marcou a ampliação das instalações em Dunaharaszti

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma fornecedora de serviços logísticos completos com operação global, com cerca de 8.600 funcionários em 180 instalações próprias.  A empresa gerou receitas de 2,47 bilhões de euros em 2023. O seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de abastecimento. Os pontos fortes duplos da competência digital e física permitem à Gebrüder Weiss responder de forma rápida e flexível às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milénio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, económicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas empresariais sustentáveis. Clique aqui e saiba mais sobre a Gebrüder Weiss.

Gebrüder Weiss

quinta-feira, 25 de abril de 2024

NOVAS CARREGADEIRAS VOLVO ELEVAM AINDA MAIS A OFERTA DE TECNOLOGIA DA MARCA NO SEGMENTO

Carregadeira L90H

Com até 20% mais eficiência de combustível e custos operacionais mais baixos, as novas carregadeiras de rodas L60H, L70H e L90H  da Volvo Construction Equipment estão sendo lançadas na M&T Expo 2024.

Referência no mercado de carregadeiras de rodas há mais de 50 anos, a Volvo aplicou sua expertise em engenharia para elevar seus produtos a um patamar ainda mais alto. Produzidos no Brasil, na fábrica da Volvo em Pederneiras (SP), os novos modelos da série H chegam com mais funcionalidades para aumentar a eficiência, a segurança e a economia de combustível, entregando alta produtividade e maior disponibilidade para as operações.

Um dos destaques das novas carregadeiras de rodas L60H, L70H e L90H é a economia de combustível, de até 20% em relação às suas antecessoras. Isso é possível graças a melhorias no projeto e novos recursos. Um exemplo é o Eco Pedal, que reduz o consumo de combustível graças a uma força mecânica de push-back, que incentiva o operador a aliviar o acelerador quando a rotação do motor está prestes a exceder a faixa de operação ideal. Outro exemplo é o opcional de transmissão com sistema de bloqueio do conversor de torque (lock-up), que aumenta consideravelmente a eficiência do equipamento em operações com maiores deslocamentos.

“Com esses novos modelos da série H a Volvo reafirma sua posição de destaque no segmento de carregadeiras médias. O que já era considerado referência, chega agora ainda melhor, com produtividade em modo ‘Hard’”, destaca Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

Estáveis e produtivas

A produtividade é auxiliada pela excelente estabilidade e ganho de carga operacional destes novos modelos. O modelo L90H (foto de abertura) ainda traz um aumento na altura de descarga, permitindo trabalhar com unidades de transporte dos mais variados tamanhos.

Os aumentos de potência e de torque permitem alcançar tempos de ciclo ainda mais rápidos. As novas carregadeiras são muito bem referenciadas para o trabalho na indústria sucroalcooleira, em madeireiras, cimenteiras, dentre outras. Há também inúmeros usos para agricultura, dada a versatilidade dos equipamentos.

Cabine segura e confortável

Além das certificações ROPS/FOPS, que atestam proteção ao operador no caso de queda de objetos e capotamento, as cabines das novas carregadeiras Volvo mantêm a tradição da marca de oferecer conforto e alta segurança. Trazem novos assentos, com a opção de cinto de três pontos. As três opções de pacotes de iluminação, que podem ser de luzes de LED, garantem um ambiente bem iluminado e seguro em qualquer horário ou local.

Carregadeira L60H

As cabines oferecem boa visibilidade, tanto da carga quanto do entorno da máquina. Isso é reforçado pelos espelhos laterais redesenhados e uma câmera de visão traseira, além de uma câmera frontal opcional.

Dentro da cabine, o amplo espaço, os controles ergonômicos e um sistema inteligente que apresenta ao operador as informações necessárias para fácil controle da máquina reduzem a fadiga na operação.

Load Assist

O Load Assist, sistema operado pelo Volvo Co-Pilot, que já estava disponível para carregadeiras de maior porte e para os caminhões articulados da marca, chega agora às carregadeiras L60H, L70H e L90H.

Carregadeira L70H

Este sistema reúne apps que auxiliam o operador e potencializam o desempenho das máquinas, com menos desperdício de material e incremento da produtividade. É um sistema ideal para aplicações de ciclo curto ou carregamento de caminhões em pedreiras, mineração e em obras de infraestrutura.

O TPMS (sistema de monitoramento da pressão dos pneus), indica as condições dos pneus diretamente na tela da cabine.

Já o Task Mode, aumenta a precisão em operações em que se manuseia mais de um tipo de carga, permitindo controlar o carregamento de materiais diferentes ao mesmo tempo.

Grupo Volvo América Latina

BANCO RANDON LANÇA LINHA DE CRÉDITO DE BAIXO CARBONO

O Banco Randon, por meio de uma nova linha de crédito de baixo carbono, vai financiar aquisição da solução de eletromobilidade e-Sys, da Suspensys, fabricante global de sistemas de eixos, suspensões e soluções em eletrificação para veículos comerciais e equipamentos, que também faz parte da Randoncorp.

Sistema e-Sys - Foto: Márcio Campos 

A linha opera nos moldes do BNDES Finame-Baixo Carbono, que fornece crédito para aquisição e comercialização de sistemas, máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para redução da emissão de gases de efeito estufa. O diferencial desta linha de crédito é que o Banco Randon atuará diretamente na operação, facilitando taxas e condições exclusivas para financiamento do item, também com foco em estimular entre clientes, e no mercado em geral, a adoção de tecnologias cada vez mais sustentáveis. Assim, a instituição colabora com novos e tradicionais parceiros neste caminho e reforça seu portfólio de produtos e serviços amplamente conectados com os compromissos públicos de sustentabilidade da Randoncorp, como a redução de emissão de gases de efeito estufa, entre outros.

Levar ao mercado um produto inovador e sustentável como o e-Sys com custo, taxas e condições que estimulam a adoção da tecnologia, foi possível pela ampla conexão e sinergia entre as duas empresas envolvidas, Suspensys e o Banco Randon, tradicional instituição financeira e referência em soluções de financiamentos e investimentos para todo segmento do transporte e logística, integrando o portfólio de soluções Rands.

Ficamos satisfeitos em poder oferecer um produto em linha com as tendências globais e que contribuirá ainda mais com o avanço no desenvolvimento de soluções em eletromobilidade, apoiando também, cada vez mais, o desenvolvimento de uma economia sustentável com resultados positivos para sociedade como um todo”, diz David Felix, diretor do Banco Randon.

O sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys é o único na América Latina por oferecer um conceito inovador e sustentável que conta com um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, atuando na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens. Esse módulo inteligente faz com que o motor passe a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias que alimentarão o motor elétrico.

Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%, melhorando significativamente os resultados para a operação com a redução do TCO (Total Cost Ownership) do conjunto, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor geração de resíduos e menor emissão de gases no meio ambiente. A tecnologia possui uma ampla versatilidade, podendo ser aplicada tanto em semirreboques, como também em outros modelos de veículos pesados e implementos para uso agrícola.

Este sistema é um símbolo do nosso investimento contínuo em tecnologias sustentáveis, que se traduzem em mais rentabilidade para o transportador e ganhos significativos para o meio ambiente. Contamos com uma planta industrial específica para as nossas soluções em eletromobilidade, a Suspensys E-mobility, o que nos permite uma entrega ágil e adequada às necessidades dos nossos clientes e parceiros”, salienta o diretor da Suspensys, Eduardo Manenti Vargas.

Randoncorp
ANK Reputation

NISSAN REVELA QUATRO CARROS-CONCEITO MOVIDOS A NOVAS ENERGIAS NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE PEQUIM

Sob o tema "Uma nova Nissan para uma nova era na China", a Nissan revelou quatro carros-conceito movidos a novas energias (NEV) na abertura da edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim. A montadora japonesa também está expondo uma ampla gama de modelos eletrificados, destacando suas últimas conquistas e os futuros rumos da eletrificação. A Nissan também anunciou que vai lançar mais um NEV no mercado, além do que havia sido divulgado anteriormente, totalizando assim cinco modelos até o fechamento do ano-fiscal 2026.

Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan, comentou: "Conforme anunciamos em nosso novo plano de negócios, 'The Arc', a Nissan está comprometida com uma estratégia especialmente planejada para a China, para atingir o crescimento sustentável neste mercado em constante mudança. Começando com veículos movidos a novas energias que serão baseados nos conceitos revelados hoje, a Nissan vai desenvolver um portfólio de produtos equilibrado, com novos modelos competitivos e diversificados. Nossa meta será entregar uma experiência de mobilidade ainda mais emocionante a todos os clientes na China".

Os quatro conceitos NEV revelados – dois veículos elétricos e dois com motorização híbrida plug-in – são resultado de um trabalho conjunto com o parceiro local DongFeng com o objetivo de dar uma melhor resposta às necessidades dos clientes da China para o futuro da mobilidade.

- O Nissan Epoch Concept é um sedã elétrico para os grandes centros urbanos e pessoas que desejam elevar seu estilo de vida a um novo patamar por meio de tecnologias e design. O conceito é conectado à internet das coisas com inteligência artificial (IA) expandida. Seu assistente pessoal virtual aumenta o conforto ao facilitar a comunicação, graças ao reconhecimento de emoções.

- O Nissan Epic Concept é um SUV elétrico criado especialmente para os casais urbanos que partem em busca de aventuras nos fins de semana, com capacidade de condução autônoma tanto para uso na cidade como em rodovias. O veículo pode ser usado como fonte de energia móvel, podendo alimentar equipamentos, acampamentos ou festas. Já as tecnologias embarcadas permitem criar uma atmosfera relaxante.

- O Nissan Era Concept é um SUV híbrido plug-in feito para o estilo de vida urbano dos jovens empresários que consideram o carro como uma segunda casa. Com um sistema de entretenimento interconectado e bancos gravidade zero, sistema avançado e-4ORCE de tração integral e suspensão ativa a ar, o modelo oferece uma condução ao mesmo tempo confortável e segura.

- O sedã híbrido plug-in Nissan Evo Concept é perfeito para as aventuras de fim de semana, para criar momentos especiais para toda a família. Além das funções de segurança e dispositivos avançados de assistência ao motorista, seu assistente pessoal virtual aprimorado por IA ajuda a entregar o trajeto e a experiência de condução desejada.

Modelos em exposição

Também foram mostrados pela primeira vez na China os carros-conceito Nissan Hyper Force e Nissan Hyper Punk, que estrearam em outubro passado no Japan Mobility Show, em Tóquio.

O Nissan Hyper Force Concept foi criado para proporcionar a última palavra em prazer de dirigir, oferecendo uma performance ambiental de alto nível e muito conforto no dia a dia. É voltado para gamers e apaixonados pelas competições que curtem a adrenalina das pistas, mas também se preocupam com as questões ambientais.

O Nissan Hyper Punk Concept, revelado virtualmente, foi feito para inspirar a livre-expressão tanto no mundo físico como virtual. Munido de biossensores instalados nos apoios de cabeça e inteligência artificial, o conceito pode detectar o estado de espírito do motorista, selecionando automaticamente a iluminação e a música certa para potencializar a criatividade e energia.

Para demonstrar ainda mais a expertise da Nissan em eletrificação, o carro de corrida de Geração 3 (Gen3) de Fórmula E em exibição representa a participação da Equipe Nissan de Fórmula E no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, para levar a emoção da condução 100% elétrica a mais clientes e apaixonados.

Estratégia na China

A estratégia da Nissan é baseada no slogan "Na China, para a China, da China para o mundo", com foco no valor da empresa e na competitividade em sentido mais amplo no mercado chinês. Para expandir ainda mais sua presença, a Nissan revelou uma nova campanha da marca, intitulada "Excitement by Ni", representando o compromisso da empresa para inovar e enriquecer a vida das pessoas. Na China, os consumidores estão abraçando novos estilos de vida e soluções de mobilidade eletrificadas amparadas por inovações inteligentes. Por meio da nova campanha, a Nissan tem a meta de abrir caminho para satisfazer experiências de mobilidade personalizadas e emocionantes na vida dos clientes.

A Nissan também anunciou que trabalhará em parceria com empresas líderes nas áreas de inteligência para oferecer serviços baseados em IA e sistemas de inteligência emocionantes, para clientes da China e outros mercados.

Com o mercado da China em constante mudança, e por meio de seu propósito corporativo de "Impulsionar a inovação para enriquecer a vida das pessoas", a Nissan está acelerando sua transformação em eletrificação e inteligência, além de colaborar com parceiros locais para entregar experiências de mobilidade emocionantes no futuro.

Nissan do Brasil

STELLANTIS ANUNCIA R$ 13 BILHÕES EM INVESTIMENTOS PARA O POLO AUTOMOTIVO DE GOIANA

Em encontro realizado nesta quinta-feira (25) no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e anunciou um aporte de R$ 13 bilhões em investimentos de 2025 a 2030.

Celebraram, ainda, os nove anos da planta, reafirmando o compromisso da empresa com o estado e a importância estratégica do Polo Automotivo Stellantis de Goiana para o desenvolvimento da região e do país.  No total, a Stellantis investirá R$ 30 bilhões no Brasil de 2025 a 2030, o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul.

Desde que iniciamos as operações no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em abril de 2015, queríamos deixar um legado e fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Pernambuco. Agora, nove anos depois, estamos novamente fazendo história ao anunciar mais um ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões no Polo. Esse valor será direcionado para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias, atrair fornecedores e gerar novos empregos", afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Na ocasião, a Governadora visitou a linha de montagem e o parque de fornecedores, acompanhada do anfitrião Cappellano. Celebraram o desempenho e fatos marcantes dos últimos nove anos do polo de Goiana, tais como: produção de mais de 1,5 milhão de veículos, exportação de mais de 250 mil unidades, lançamento e produção de cinco modelos de três marcas (Jeep Renegade, Compass e Commander, e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage), geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos e atração de mais de 38 fornecedores.

Novo ciclo de investimentos

Após anunciar um novo ciclo de investimentos recorde de R$ 30 bilhões no Brasil, a Stellantis confirmou que, deste total, R$ 13 bilhões serão destinados ao Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco.

Os investimentos contemplarão o lançamento de novos produtos, a expansão da cadeia de fornecedores, além do desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade. O aporte também trará impactos positivos sobre todo o entorno, gerando empregos, estimulando a indústria, o comércio, os serviços, a educação e a qualidade de vida de toda a região, e trazendo novas perspectivas de futuro para as pessoas.

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana é reconhecido pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta, agora somadas aos esforços de inovação em hibridização e eletrificação.  Já o Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, é referência na produção e exportação de software automotivo, enquanto que os laboratórios instalados no Polo, e em parcerias com universidades do Nordeste, dedicam-se ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), que é a base da direção autônoma.

Stellantis

JOHN DEERE ALCANÇA A MARCA DE 1.000 MÁQUINAS NA FROTA DA ARMAC

Armac foi homenageada na M&T Expo 2024 após a última aquisição de equipamentos para compor sua frota.

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, construção e florestal, acaba de vender sua milésima máquina para a frota da Armac, empresa especializada na locação de máquinas pesadas para setores de agronegócio e construção civil.

O marco foi atingido após a venda de 21 pás-carregadeiras, que se unem a um portfólio composto por soluções John Deere como: tratores de esteira, escavadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras e tratores do setor agrícola.

"A John Deere valoriza o reconhecimento e a confiança dos clientes, uma vez que oferece em seu portfólio máquinas que entregam eficiência, robustez e alta tecnologia, sempre garantindo segurança e produtividade ao operador", afirma Adilson Butzke, diretor de Vendas e Marketing da divisão de Construção da John Deere para a América Latina.

Homenagem ao cliente

Para celebrar esse momento significativo, a John Deere homenagiou o cliente durante a M&T Expo 2024, reforçando a importância dessa conquista tanto para a empresa quanto para a Armac.

"A escolha pela frota de equipamentos John Deere é reflexo da confiabilidade, segurança, desempenho excepcional e versatilidade que elas oferecem. A compra da milésima máquina é um reconhecimento da parceria sólida entre as duas empresas, destacando nosso compromisso em fornecer soluções de alta qualidade para os clientes", diz Fernando Aragão, CEO da Armac.

John Deere
CDI

FERRARI E HP ANUNCIAM PARCERIA DE NAMING RIGHTS

A Ferrari e a HP Inc. anunciaram nesta quinta-feira (25) uma parceria de naming rights histórica e plurianual. A colaboração representa o compromisso compartilhado de promover a inovação sustentável e acelerar tecnologias com propósito no time Scuderia Ferrari Formula 1, no time Scuderia Ferrari Esports e na Scuderia Ferrari Driver Academy.

O logo HP vai estrear nos carros F1 de Maranello para o Grande Prêmio de Miami, de 3 a 5 de maio, quando a equipe vai começar a correr como Scuderia Ferrari HP. O time Scuderia Ferrari Esports e o carro Scuderia Ferrari pilotado por Maya Weug na série feminina F1 Academy, lançada em 2023, também vão correr usando a nova identidade.

Unindo história e propósito para aumentar o impacto

A HP e a Ferrari estão comprometidas em acelerar a inovação sustentável por meio tanto da tecnologia como do esporte. As empresas também trabalharão juntas para expandir as iniciativas educacionais em suas equipes e comunidades, bem como para gerar um impacto duradouro para as próximas gerações.

Abastecendo os times com tecnologia

Como parte da parceria, a integração de produtos e serviços de alto desempenho da HP, incluindo PCs e dispositivos, tecnologias de videoconferência e capacidades de impressão, vai permitir que a Scuderia Ferrari HP e outros times de corrida do Cavalo Rampante turbinem a precisão nos treinos e otimizem as tomadas de decisão estratégias, dentro e fora das pistas.

Estreia no Grande Prêmio de Miami

Antes do GP de Miami, representantes das duas empresas revelarão a nova pintura da Scuderia Ferrari HP, estreando uma edição única desenhada especialmente para Miami. Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, Fred Vasseur, diretor do time Scuderia Ferrari HP, os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz, e Enrique Lores, CEO da HP, estarão presentes.

Nosso fundador nos deixou como legado seu contínuo desejo de progresso. Daí vem nossa motivação para inovar nas ruas e nas pistas de corrida, bem como nosso compromisso com um futuro sustentável, desde a neutralidade de carbono até a educação da nova geração”, afirma Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. “Na HP, encontramos os mesmos valores, o que a torna uma parceira ideal. Estamos ansiosos para iniciar nossa colaboração e encarar novas oportunidades e novos desafios juntos.”

Com tecnologia, desempenho e técnica excepcional abastecendo o futuro, a parceria entre HP e Ferrari é uma combinação natural”, afirma Enrique Lores, CEO da HP Inc. “As duas marcas constroem-se com base em histórias ricas, que resistiram ao teste do tempo. Por meio dessa colaboração ímpar, também temos a oportunidade de alcançar novos públicos, impulsionar o crescimento do negócio e gerar um impacto duradouro para os clientes e as comunidades que compartilhamos. Juntos, vamos aproveitar o automobilismo para acelerar a inovação sustentável.

HP
Edelman

E LÁ VAI O JORNALISTA, ENFRENTANDO A GUERRA E O DESERTO COM SEU GS. Por chicolelis*

Eu penso que a Citroën faria um grande sucesso hoje no nosso mercado se trouxesse para cá uma versão atualizada do seu modelo GS, esportivo, que o jornalista Moises Rabinovici usou entre Israel e o Líbano, quando da guerra entre os dois países, nos anos 70 e 80 do século passado.

Imaginem que ele tinha três “andares” de suspensão: o térreo, quando em ponto morto; o 1º para pisos normais e mais dois para uso e vias esburacadas que livrassem o piso do carro dos perigos dos buracos e irregularidades das pistas. Não seria perfeito para nossas ruas e estradas (não pedagiadas)?

Rabino (como é conhecido) foi mandado para Israel em 1977 para cobrir a guerra até que houvesse paz, negociada por Anwar Al Sadat, presidente do Egito, que recebeu o Nobel da Paz, em 1978  (“eu poderia estar por lá até hoje”)  pelo jornal O Estado de São Paulo, onde era repórter. E ficou até o começo de 1985. Ele, quando jovem, já estivera em Israel em 1967, morando em um kibutz, plantando trigo no deserto.

Foi naquela época que conheceu Gaza, que vivia completamente em paz, onde Sansão, vivido por Victor Mature no cinema, morreu assassinado ao perder sua força sobrenatural, sem seus cabelos, cortados por Dalila (estrelada por Hedy Lamarr).

Moises conta que o carro não teve nenhum problema e enfrentava o deserto vencendo todos os obstáculos apresentado pelas areias. E seguia pelos sulcos deixadas pelos tanques de guerra que circulavam pela estrada – cerca de 200 km – entre a divisa de Israel e Beirute. Fora as revisões programadas, Rabino só teve que trocar a válvula que comandava o sistema hidráulico do carro, que impede sua movimentação.

- Era como um carro fora de estrada.

Era só acionar a alavanca ao lado  do câmbio (mecânico de 5 velocidades) e levantar ou abaixar a suspensão do Citroën GS, 1977, comprado de um homem sul africano quem, como ele, tinha direito a um desconto na compra do carro e só poderia vender para quem, como o Rabino, fosse correspondente de Imprensa.

- Era um carro muito caro que eu não poderia comprar. E que me serviu muito bem enquanto estive por lá.

Fora as revisões programadas, Rabino só teve que trocar a válvula que comandava o sistema hidráulico do carro, que impede sua movimentação.

Mas o sistema de suspensão do carro não era usado apenas para vencer as dificuldades criadas pelas estradas e desertos.

Como era comum dar carona para soldadas israelenses, Rabino parava diante de um muro acendia os faróis e mostrava como funcionava o sistema para alegria das militares.

Quando pergunto para ele quantos quilômetros rodou com o GS, a resposta é: percorri o Novo Testamento inteiro que, a rigor, engloba mais de 80 cidades. Entre elas Al dine, onde praticamente 100% da população era de brasileiros. Perto dali, nas montanhas, uma loja com o paulistano nome Mappin, de um comerciante que havia morado no Brasil e levou para lá o nome de um dos mais famosos magazines brasileiros.

Um susto

Apesar de estar sempre em meio a bombardeios, ele sofreu apenas um susto durante sua estada em plena guerra. Em Beirute, defrontou-se com uma manifestação de libaneses. Parou o carro, fechou os vidros e orou para que nada acontecesse. Suas preces foram ouvidas, já que a turba passou desviando-se do GS.

Uma coisa curiosa é que, ao chegar à estrada, parava na guarita, Rabino recebia uma manta para colocar em ima do carro. Todo dia trocavam de cor. Era para que os pilotos da força área de Israel não bombardeassem o carro, por se tratar de correspondente estrangeiro.

O papagaio guerrilheiro

Os jornalistas estrangeiros se revezavam na cobertura da guerra. E quase todos ficavam no mesmo hotel, onde havia um papagaio que aprendeu a imitar o silvo de um míssil e ele fazia isso, assustando os jornalistas que chegavam para “cobrir” seus colegas.

E eles saiam correndo, acreditando que o hotel estava sendo atacado.

No hotel, nos jantares, o grupo assistia, das enormes janelas, a passagem dos misseis passando de um lado para outro sobre o porto da cidade, que ficava distante.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.