quinta-feira, 9 de maio de 2024

ABVE APONTA MUDANÇAS ESSENCIAIS PARA O PROGRAMA MOVER EM BRASÍLIA

O presidente da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico -, Ricardo Bastos, participou na terça-feira (07) da Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, que discute o Mover - Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação. O objetivo do encontro foi discutir a Medida Provisória1205/23, que instituiu o Programa.

“O Mover é um avanço nos programas nacionais de apoio ao transporte sustentável e representa uma continuidade em relação às políticas automotivas que o antecederam, como Inovar Auto e Rota 2030. Essa regulamentação mostra que existe uma preocupação com a previsibilidade das regras do governo para o setor automotivo, condição fundamental para assegurar um fluxo contínuo e seguro de novos investimentos no País”, explicou Bastos.

Ricardo Bastos. Foto: Divulgação ABVE

“Os próximos cinco anos estão conectados com o Mover”, afirmou. De acordo com ele, o programa abre a possibilidade de o País produzir componentes de veículos elétricos que atualmente são importados. Um bom exemplo são as baterias que, na sua avaliação, poderão ser produzidos em território nacional em um prazo de até cinco anos.

Ricardo Bastos reforçou três pontos que a ABVE considera essenciais para o programa: calibrar melhor ou eliminar o "pedágio" para acesso aos benefícios de P&D; mudar o conceito de "potência" do veículo para um conceito de descarbonização e eficiência energética; e reintroduzir os veículos levíssimos entre os segmentos que podem se beneficiar dos incentivos do Mover. “Os veículos levíssimos, como patinetes, motos e bicicletas, também precisam se beneficiar dos incentivos tributários do programa’’.

O executivo também aproveitou para lembrar a importância de o Brasil continuar produzindo veículos elétricos. Nos próximos cincos anos, com o Mover, Ricardo Bastos acredita na nacionalização de outros itens, além das baterias. “Se há demanda de veículos elétricos na América Latina ou em outros países, o Brasil tem que fabricá-los localmente. A nossa cadeia de produção é muito importante”, declarou o presidente.

“O Mover segue as diretrizes do atual governo de compromisso com o desenvolvimento sustentável, visando a neoindustrialização do parque industrial do País e, ao mesmo tempo, fomenta a economia verde, por meio do investimento e incentivo à mobilidade e à logística de baixo carbono”, afirmou o deputado Alex Santana (Republicanos-BA), autor do requerimento para a realização da audiência.

Também participaram da audiência: Marlon Arraes Jardim, diretor do SNPGB (Departamento de Biocombustíveis da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia); Adalberto Maluf, secretário nacional de meio ambiente urbano e qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e ex-presidente da ABVE; Margarete Maria Gandini, diretora do departamento de desenvolvimento da indústria de alta-média complexidade, representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Henry Joseph Junior, diretor técnico da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores); Marcello von Schneider, diretor institucional, representando o presidente da BYD Brasil; Luciano Rodrigues, diretor de inteligência setorial da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia); e Edison da Matta, diretor tributário e fiscal da Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

ABVEA Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma entidade criada para apoiar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e todo o ecossistema da eletromobilidade no Brasil, além de incentivar o desenvolvimento de tecnologias brasileiras de transporte sustentável e a descarbonização da economia. Os 124 associados da ABVE são empresas grandes, médias, pequenas, multinacionais e startups, que abrangem toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil. A ABVE divide-se em seis áreas de atuação: Veículos Leves, Pesados, Levíssimos, Componentes, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Clique aqui para mais informações.

ABVE
Grupo Printer Comunicação

FISHING RAPTOR ANUNCIA A CHEGADA DO NOVO "SUPER SPORT", UM DOS BARCOS MAIS VELOZES JÁ FABRICADOS NO BRASIL.

Capaz de alcançar o equivalente a 120 quilômetros por hora, as primeiras unidades do novo modelo Fishing 41 Super Sport do estaleiro brasileiro Fishing Raptor estão previstas para o 2º semestre de 2024. Com preços em torno de R$ 2,8 milhões na pré-venda, pode ter 4 motores de 400hp e potência total de 1.600hp sobre as águas.

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com as primeiras unidades para águas brasileiras e internacionais, incluindo os Estados Unidos e, além do design robusto da marca, trará muita esportividade e desempenho já que será um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil, segundo a marca, com uma potência de até 1.600hp em 4 motores de 400hp com capacidade de alcançar mais de 70 milhas, o equivalente a cerca de 120 km por hora. A lancha já está em construção e já teve unidades comercializadas na pré-venda e alta procura para clientes nacionais e internacionais. O valor da embarcação nesta fase gira em torno de R$ 2,8 milhões, dependendo das configurações.

"Para quem ama velocidade, a Fishing 41 Super Sport vem para surpreender. Fizemos investimentos em equipamentos e motorização top de linha para entregar uma verdadeira experiência sobre as águas. Neste modelo, praticamente será imperceptível o atrito do barco com o mar e as ondas, dando a real sensação de 'voar'. Além disso, velocidade é uma característica dos barcos da Fishing que são conhecidos por terem seus cascos altamente resistentes e por conta do V profundo que possibilita 'cortar' a água de forma ágil e segura", afirma Fernando Assinato, CEO da Fishing Raptor.

A Fishing 41 Super Sport tem quase 12,50 metros de comprimento e capacidade para receber até 16 passageiros. As novidades desta embarcação incluem a motorização quadra de motores de 300 a 400hp. Para aproveitar toda a potência da embarcação, o posto de comando com telas touch e sistemas de pilotagem por joystick trazem as mais recentes tecnologias internacionais.

Ao estilo Center Console, o barco é uma versão 'super upgrade' do modelo de sucesso Fishing 410 Solarium, com nova configuração de permite até 6 pessoas no posto de comando, coberto por um hard top, novidade da marca para uma embarcação desse porte. Também foram incluídos 5 assentos na área da popa.

Os passageiros podem andar livremente ao redor da embarcação que traz novo layout externo e amplo espaço para confraternização com espaço gourmet. O modelo também pode ter duas portas hidráulicas laterais na popa, com 2,10 metros de largura, que privilegiam o contato com o mar e aumentam ainda mais o espaço da embarcação. Já na proa, o costado do barco é protegido com encostos acolchoados, além de possuir assentos e ainda um solário para até duas pessoas.

O interior tem banheiro fechado, pé direito de 1,95 metros e o layout favorece para a instalação de uma generosa cama ao centro do barco.

Fishing RaptorCom fábrica localizada em Santa Catarina, a Fishing Raptor é a principal fabricante de lanchas de lazer e esportes náuticos do país, com modelos de 26 a 50 pés. Todas as embarcações atendem aos rigorosos controles de qualidade e seguem as normas marítimas e de segurança internacionais. A tecnologia implantada pelo estaleiro, há mais de 25 anos no mercado, consiste em lacrar com lâminas de poliuretano expandido nas camadas do casco e isso impede o naufrágio, mesmo que o barco seja 'cortado' ao meio. Além da segurança, chama atenção também a velocidade das embarcações, principalmente pela motorização de alta potência como também pelo desenho do casco em 'V' profundo que possibilita 'cortar' as ondas mesmo em mares agitados. Ao todo, são mais de 15 modelos de embarcações fabricadas pelo estaleiro, com sede em São José (SC), com tamanhos de 26 a 50 pés. Clique aqui e visite o site.

Fishing Raptor
Rotas Comunicação

EQUIPE NISSAN DE FÓRMULA E CHEGA À ALEMANHA PARA RODADA DUPLA DO E-PRIX DE BERLIM COM NOVO FORMATO

A Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para enfrentar o novo traçado do Circuito Urbano do Aeroporto de Tempelhof no próximo final de semana, para as Rodadas 9 e 10 da Temporada 2023/2024 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Berlim será a primeira de quatro rodadas duplas consecutivas que vão fechar esta Temporada 10.

Na última prova, realizada em Mônaco, a equipe garantiu uma boa pontuação com um excelente ritmo de corrida demonstrado pelos dois pilotos, permitindo que eles avançassem pelo pelotão de forma eficiente e levassem 12 pontos para a conta da escuderia nesta temporada.

Oliver Rowland conquistou seu primeiro troféu na Fórmula E em Berlim com a Nissan em 2020, quando dominou a prova e liderou cada volta desde a pole position, garantindo a vitória. O piloto britânico está atualmente em quarto no ranking do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, às vésperas da corrida na Alemanha.

Já Sacha Fenestraz está apresentando um rendimento consistente, tendo pontuado em suas três últimas provas. O piloto franco-argentino busca mais uma vez terminar no top 10, agora que a categoria dá início à segunda metade do calendário neste fim de semana.

O circuito mais visitado da história da Fórmula E, e o único que está presente no calendário da categoria desde o início, recebeu uma nova configuração para a Temporada 10 para otimizar a corrida dos carros de Geração 3 (Gen3), que são ainda mais potentes. Entre as alterações estão a mudança da reta dos boxes e da reta de largada e de chegada, permitindo um trajeto mais longo até a primeira curva. A icônica vista da aeronave Douglas DC-6 aguarda os pilotos na Curva 2 neste traçado mais recente do circuito, enquanto que a área interna alterada deve proporcionar um desafio técnico ainda maior.

A ação já começa na Sessão de Treinos Livres 1, nesta sexta-feira. As duas rodadas de E-Prix começam às 10h da manhã no sábado e domingo (horário de Brasília).

Após a rodada dupla no fim de semana em Berlim será realizado o 'Teste de Novatos' na segunda-feira, dia 13. A Equipe Nissan de Fórmula E será representada pelo brasileiro Caio Collet, de 22 anos, o atual piloto de simulador e reserva da escuderia que já venceu várias corridas na Fórmula 3. Seu companheiro de equipe será o italiano Gabriele Minì, de 19 anos, que é membro da Alpine Academy e também já venceu provas na Fórmula 3 em 2023, ocupando atualmente o terceiro lugar no Campeonato.

Em meio aos preparativos para a rodada dupla que acontece neste fim de semana, a Equipe Nissan de Fórmula E lançou mais uma edição de sua playlist 'Sounds of Season 10'. A trilha sonora foi criada especialmente para a corrida em Berlim pelo compositor alemão Matthias Rehfeldt, para ajudar a sentir a extraordinária energia e velocidade do icônico Circuito de Tempelhof.

A playlist 'Electric Legacy' reflete o espírito cultural único e diverso e a paixão pelas competições das principais cidades que sediam as provas da Fórmula E. A vibrante edição inspirada em Berlim já está disponível, junto com as versões anteriores dedicadas aos circuitos de Tóquio, Misano e Monte Carlo. Clique aqui e acesse a playlist completa.

"Estamos nos mostrando competitivos e consistentes até agora e vamos continuar trabalhando duro agora que passamos para a segunda metade da temporada. O ritmo de corrida dos dois pilotos foi excelente em Mônaco, eles lutaram para atravessar o pelotão depois de uma qualificação difícil e terminamos com nossos dois carros nos pontos. Então estamos com uma boa vibe às vésperas da prova na Alemanha, mas continuamos focados e cautelosos. Com as mudanças no circuito, o fim de semana ficou um pouco imprevisível, mas não tanto quanto um circuito totalmente novo. As modificações no traçado farão com que a gestão da energia tenha um papel crucial desta vez e a superfície extremamente abrasiva do concreto de Tempelhof continua sendo um dos maiores desafios para todas as equipes. A rodada dupla em Berlim foi difícil para nós na última temporada, provavelmente mais do que qualquer outra prova. Entretanto, a equipe ficou mais forte e experiente nos últimos doze meses, por isso estamos confiantes que este ano será diferente e poderemos ter um desempenho melhor desta vez", destacou Tommaso Volpe.

"O fim de semana em Mônaco não foi o mais fácil, mas a corrida foi bem positiva, apesar de termos algumas áreas de melhoria como equipe e individualmente. Minhas metas para a segunda parte da temporada são encarar cada corrida individualmente e maximizar nossa performance. Não estou pensando muito no Campeonato, mas sim focando em crescer com base nas conquistas deste ano. Tive sucesso aqui em anos anteriores, apesar de não ser um dos meus circuitos favoritos, mas o novo traçado vai com certeza ser interessante. É um desafio para todos, mas esperamos atingir rapidamente uma boa velocidade e ter um bom fim de semana", disse Oliver Rowland

"É incrível conseguir atingir as metas que defini para mim e terminar as últimas provas nos pontos de forma consistente, o que demonstra que estamos progredindo. Começamos com um bom resultado no sábado depois da qualificação e precisamos continuar focados agora, pois cada fim de semana até o final da temporada terá uma rodada dupla. Apesar de termos batalhado muito no ano passado em Berlim, a equipe está muito mais estruturada e competitiva para esta corrida, graças aos resultados que conquistamos até agora durante o ano. O circuito vai ser diferente do que já conhecemos anteriormente aqui, e tanto o Oli como eu vamos dar o máximo para acumular mais pontos novamente", afirmou Sacha Fenestraz.

Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Nissan do Brasil

PHINIA PARTICIPA DA AUTOPAR E APRESENTA NOVIDADES DAS MARCAS DELPHI E DELCO REMY® PARA O MERCADO DE REPOSIÇÃO

Sensor ABS Delphi

A PHINIA, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição está presente na 11ª edição da Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, Autopar, realizada entre os dias 08 e 11 de maio, na região de Curitiba/PR. Participando pela primeira vez em uma feira automotiva no Brasil, sob a nova identidade corporativa, a empresa apresenta as últimas novidades de suas marcas, Delphi e Delco Remy®, para o mercado local. Entre elas se destacam lançamentos das marcas previstos para 2024.

Lançamentos Delphi

A Delphi, uma das marcas líderes em sistemas de combustível, gerenciamento de motores, eletrônica veicular e equipamentos de diagnóstico, leva para a Autopar suas novas linhas de componentes de reposição e oferece uma ampla gama de soluções para as mais diversas aplicações, a fim de atender aos diferentes segmentos da indústria:

Turbos: a Delphi amplia sua oferta no segmento de turbocompressores. A marca apresenta na Autopar alguns dos novos produtos da linha, que totalizam 26 PN’s (part numbers), cobrindo 30% da frota circulante equipada com esse dispositivo. Desenvolvidos para oferecer eficiência, economia e durabilidade, os novos turbos Delphi são destinados para veículos com motorização flex e diesel.

Integrados aos sistemas de gerenciamento eletrônico, proporcionam alta confiabilidade e atendem plenamente aos parâmetros de cada fabricante, contribuindo para a performance e o consumo mais eficientes. Dessa forma, colaboram para a redução de emissões, oferecendo a melhor solução em produtos e serviços e com menor impacto ambiental.

“A linha de manutenção representa uma fatia importante do nosso portfólio, por isso estamos muito satisfeitos em trazer este complemento na linha de turbos dando ainda mais foco ao desenvolvimento destes itens e colaborando com a necessidade dos clientes em incluir aplicações de grande importância para o mercado local” afirma Amaury Oliveira, vice-presidente de Aftermarket da PHINIA, para a América do Sul.

Sensores de Oxigênio: A marca foi pioneira na produção local desses componentes no Brasil, em especial para veículos flex fuel, há mais de 18 anos. Hoje, tem em seu portfólio uma vasta oferta de opções, para veículos leves, utilitários, off road e pesados, sendo um dos principais fornecedores desse sistema para a indústria e o aftermarket locais. Os produtos da marca trazem alto nível de tecnologia, que garante a correta queima de combustível e reduzida emissão de gases nocivos no meio ambiente.

Essa expertise, permitiu à operação local da PHINIA se tornar a fornecedora de sensores de oxigênio Delphi para as operações globais, principalmente nos Estados Unidos, com o intuito de abastecer o mercado de reposição norte-americano, a partir deste ano. Produzidos na planta da PHINIA, localizada em Piracicaba/SP, esses componentes abastecerão as prateleiras norte-americanas.

Na Autopar, a empresa apresenta 10 aplicações de sua linha de sensores de oxigênio, destinadas para os segmentos leves e pesados no mercado de reposição. Com a mesma configuração e tecnologia dos produtos destinados para exportação, essas soluções estarão disponíveis para comercialização ainda em 2024, na rede de distribuição da marca.

Sensores ABS: voltada para o futuro, antevendo o crescimento orgânico dos sensores veiculares, que abrangem tecnologia, desempenho e segurança, a Delphi traz para o Brasil sua linha de sensores ABS. Destinados para os mercados brasileiro e sul-americano, os dispositivos lançados pela marca na Autopar serão oferecidos exclusivamente no aftermarket.

Essenciais para a dirigibilidade, conforto e segurança ao dirigir, os sensores ABS Delphi trazem o DNA da marca em sistemas inteligentes e oferecem avançado gerenciamento de mobilidade ativa para o segmento de reposição, com o padrão do produto original (OEM).

Seu funcionamento se destaca pela precisão, sensibilidade e rapidez na detecção de potenciais riscos à segurança de motoristas e passageiros, com a atuação direta sobre os freios, por meio do controle do rolamento e do contato das rodas com o solo. Assim, evita seu travamento em frenagens bruscas e a perda da direção em manobras e situações adversas, por meio dos sistemas ABS (Freios Auto Blocantes), ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) ou ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).

Na Autopar serão apresentados dois modelos voltados ao mercado brasileiro. A companhia pretende oferecer essas e mais 23 diferentes soluções aos consumidores locais, ainda neste ano.

Aditivos em embalagens de 4L: ampliando a oferta de produtos da marca para a manutenção de sistemas térmicos, a Delphi traz para seu estande sua nova versão de aditivos para radiador, em embalagens de 4 litros. Em conjunto com as opções de 1 litro, já disponíveis para os reparadores de todo o país, as novas opções oferecem os compostos já reconhecidos pela qualidade e excelente custo-benefício, em seis diferentes fórmulas, destinadas para veículos leves.

A empresa é pioneira ao oferecer aditivos com monoetilenoglicol em sua composição, que diminui o ponto de congelamento e aumenta o ponto de ebulição do fluido, garantindo a máxima eficiência em temperaturas extremas, baixas ou altas. Toda a linha é certificada pelo INMETRO e segue os melhores indicativos de qualidade definidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Sua duração chega a 5 anos ou 241 mil km.

O lançamento dessa nova configuração atende à demanda das oficinas mecânicas, que trabalham com grandes quantidades de insumos e componentes e, dessa forma, se beneficiam de opções mais convenientes e econômicas.

Compressores de ar-condicionado: para atender ao aumento da demanda por dispositivos de gerenciamento térmico, a Delphi investiu na ampliação de sua linha de compressores de ar-condicionado automotivos. Os frequentadores da Autopar podem conferir a nova linha voltada para veículos pesados, já disponível para venda. Os novos componentes podem ser adquiridos junto ao time comercial presente no estande. Foram lançados 30 diferentes itens, atendendo a aplicações do tipo colheitadeira, escavadeira e caminhões. A fim de minimizar o impacto no consumo de combustível, a engenharia da marca trabalhou para oferecer maior eficiência energética durante o funcionamento dos sistemas. Para tal, os dispositivos foram dimensionados para fornecer maior capacidade de resfriamento sem comprometer os parâmetros de durabilidade, eficiência e ruído, adaptados ao uso em condições de trabalho severas, comuns em aplicações de veículos pesados.

“Somos, atualmente, a marca líder na venda de compressores de ar-condicionado no e-commerce. No offline, estamos entre os principais fornecedores do aftermarket. Atualmente, nosso portifólio de compressores é composto 69 itens, para a linha de veículos leves. Agora, na Autopar, inauguramos nossa entrada no mercado de compressores para a linha pesada, oferecendo a tecnologia, qualidade e confiabilidade, já reconhecidas para as aplicações em veículos de passeio e comerciais leves”, comenta Amaury Oliveira.

Motores de partida e alternadores: a Autopar é o local de estreia da nova identificação dos motores de partida e alternadores para a linha leve, fabricados e vendidos pela PHINIA ao mercado de reposição, com a marca Delphi. Até então, os componentes produzidos na unidade da empresa, em Brusque/SC, saiam de fábrica com a marca BorgWarner. Agora, com a cisão entre as corporações, serão comercializados com a nova marca, mantendo o padrão e qualidade em produtos e serviços reconhecidos globalmente, como explica Ronaldo Lipari, Gerente de Vendas Delco Remy: “A Delphi é uma marca global, forte e respeitada, e que traz uma sólida herança OEM a todos os produtos oferecidos ao aftermarket. A comercialização e suporte dessas linhas continuarão a ser realizados pela atual rede de distribuição, sem nenhum impacto para os clientes. Nossa experiência no fornecimento em equipamento original garante que aplicadores e reparadores tenham acesso a produtos dentro ou acima dos padrões de desempenho e qualidade oferecidos no segmento de reposição”.

Motores de partida PG260P3: lançado recentemente, o novo motor de partida PG260P3, foi desenvolvido originalmente para atender à família de utilitários equipados com motorização 2.2 litros turbodiesel. Validado e aprovado segundo as diretrizes técnicas das montadoras, este novo produto da marca foi submetido a rigorosos testes funcionais, mecânicos, elétricos, de stress térmico e de ambiente para garantir a máxima robustez e durabilidade durante toda sua vida útil.

Lançamentos Delco Remy

A Delco Remy®, uma marca com tradição de mais de 120 anos no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de componentes elétricos para aplicações comerciais de caminhões, ônibus e veículos fora de estrada, chega à Autopar trazendo seus novos motores de partida para as linhas de veículos diesel e do segmento de pesados:

Motor de partida 31 MT: essa nova linha de motores de partida, apresentada na Autopar, proporciona potência elétrica superior e resistência mecânica reforçada. Destinado para aplicações em máquinas agrícolas, esse novo motor oferece maior robustez e durabilidade ao conjunto, principalmente em aplicações com ciclos de partida frequentes. 

Entre as funcionalidades apresentadas, se destacam:

- Melhorias implementadas no coletor do induzido, responsável por gerar a energia necessária para acionar o pinhão do motor de partida.

- Sistema de embreagem positiva, incorporado ao eixo impulsor, projetado para lidar com bloqueios causados pelo encontro do dente da cremalheira com o dente do pinhão. Permite que o induzido continue girando com toda sua potência e que o pinhão do motor de partida se acople corretamente à cremalheira, evitando o efeito “click no cranck”, quando não há o acoplamento entre esses dois componentes, impedindo o funcionamento do motor do veículo.

- Aperfeiçoamentos nas escovas de carvão e nas molas do conjunto das escovas, aumentando a resistência à corrosão e propiciando maior durabilidade em aplicações mais exigentes e severas.

“O lançamento da família 31MT no Brasil agrega ainda mais benefícios aos nossos clientes do segmento agrícola, que dependem de um equipamento robusto e confiável na operação de seus veículos no campo. Aproveitamos a Autopar para apresentá-la ao mercado e em breve, o primeiro código para o mercado de reposição nacional será disponibilizado aos distribuidores Delco Remy em todo o Brasil,” ressalta Ronaldo Lipari, Gerente de Vendas da Delco Remy®.

PHINIA na Autopar
Expotrade Convention Center
Rod. Dep. João Leopoldo Jacomel, 10454
Vila Amelia, Pinhais – PR – 
Estande PHINIA - Rua C
De 08 a 11 de maio de 2024
Quarta-feira a sexta-feira, das 14h às 22h
Sábados, das 09h às 16h

A PHINIA é líder de mercado e fornecedora independente de soluções e componentes de alta qualidade com mais de 100 anos de experiência em fabricação e relacionamentos com o setor, com um forte portfólio de marcas que inclui DELPHI®, DELCO REMY® e HARTRIDGE®. Com 13.200 funcionários em 44 locais em 28 países, a PHINIA tem sede em Auburn Hills, Michigan, EUA. Trabalhando em veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões pesados e médios, construção fora de estrada, aplicações marítimas, agrícolas e industriais) e veículos leves de passageiros, caminhões, vans e veículos utilitários esportivos, desenvolvemos sistemas de combustível e peças de reposição que mantêm motores de combustão operando com máximo desempenho, do modo mais limpo e eficiente possível, ao mesmo tempo em que investimos em futuras tecnologias que irão liberar o potencial de combustíveis alternativos, ao fornecer o que o mercado precisa hoje para se tornar mais eficiente e sustentável, ao mesmo tempo em que desenvolvemos produtos e soluções inovadores para um amanhã mais limpo, somos o parceiro de escolha para uma gama diversificada de clientes industriais e de aftermarket, ao impulsionar nossa jornada compartilhada rumo a um futuro neutro em carbono e livre de carbono.

Phinia
Grupo Printer Comunicação

KIA ANUNCIA RESULTADOS GLOBAIS DE VENDAS DE ABRIL DE 2024

KIA Sportage

A Kia Corporation anunciou o resultado de vendas globais totais de abril de 2024, mês em que foram comercializadas 261.022 unidades, aumento de 0,6% em relação a igual período do ano passado. Com exceção dos veículos para fins especiais, as vendas fora da Coreia aumentaram 1,6% em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando 213.081 unidades. No mercado coreano, a Kia registrou vendas de 47.505 unidades, redução de 3,2% ante abril do ano passado.

Os modelos SUV da Kia lideraram as vendas globais da empresa, com 49.077 unidades do Sportage comercializadas em abril. Os SUVs Seltos e Sorento apoiaram esse forte desempenho no mercado, com vendas globais de 29.014 e 22.889 unidades, respectivamente.

A Kia Corp. continuará o seu crescimento de vendas nos principais mercados por meio de seus produtos recém-lançados, como o SUV totalmente elétrico de três fileiras, Kia EV9, nomeado “Carro Mundial do Ano” e “Veículo Elétrico Mundial” no World Car Awards 2024.

A empresa também continuará a construir seu crescimento de vendas com o lançamento do novo EV3 totalmente elétrico e do novo modelo EV6 para o segundo semestre de 2024.

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano. No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional. A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

FRASLE MOBILITY REGISTRA R$ 841,3 MILHÕES DE RECEITA LÍQUIDA NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO


A Frasle Mobility encerrou o primeiro trimestre de 2024 com estabilidade na receita líquida em comparação com o mesmo período do ano passado. A Companhia registrou um consolidado de R$ 841,3 milhões, variação positiva de 0,3% no comparativo com os três primeiros meses de 2023. O EBITDA ajustado atingiu R$ 154 milhões, enquanto a Margem EBITDA ajustada registrada foi de 18,3%. A receita no mercado externo, que engloba as exportações a partir do Brasil com o desempenho das operações em outros países, somou R$ 341,9 milhões, alta de 6,4%.

Fatores como gestão operacional, estratégias de compra de suprimentos, consolidação da equipe de vendas de reposição no Brasil e ganhos em produtividade, influenciaram a performance alcançada, bem como o contexto dos mercados onde a Companhia está inserida. “O mercado brasileiro de reposição permaneceu aquecido, mesmo com a sazonalidade do período de férias e feriados. No segmento de montadoras, houve incremento de volumes vendidos, favorecido por um ambiente mais favorável ao consumo. A conquista de novos negócios em outros países, especialmente nas linhas de produtos originais, impulsionou a receita no exterior”, descreve o diretor de Relações com Investidores da Frasle Mobility, Hemerson de Souza.

O trimestre também marca o primeiro ano da aquisição da Juratek, no Reino Unido, impulsionando a estratégia de expansão da atuação global da empresa em mercados maduros. Novas vendas em lonas de freio para veículos comerciais nos Estados Unidos, e novos negócios a partir das operações ASK Fras-le, na Índia, e do centro de distribuição na Colômbia, também foram destaques nos primeiros três meses de 2024.

“O ano inicia reforçando a nossa responsabilidade na execução consistente e resiliente da estratégia de negócios combinada com a entrega de resultados que permitam a construção de um futuro com crescimento sustentável”, salienta o Presidente e CEO da Frasle Mobility, Sérgio L. Carvalho.

Principais números

Frasle Mobility
ANK Reputation

quarta-feira, 8 de maio de 2024

VEÍCULOS AUTOMOTORES: PRODUÇÃO E VENDAS SUPERAM O PATAMAR DE 220 MIL UNIDADES.

Foto: Renault do Brasil/Divulgação

O mês de abril fechou com patamares elevados de vendas e produção, comprovando a manutenção do ritmo de recuperação do mercado brasileiro. A produção de 222,1 mil unidades foi a melhor desde agosto do ano passado, período em que as vendas estavam elevadas em função da MP 1.175, programa de descontos oferecido pelo governo federal. Em 2023, só em 3 meses a produção superou a casa das 220 mil unidades.

Com esse salto em abril, a produção acumulada no quadrimestre chegou a 760,1 mil unidades, 6,3% acima do mesmo período do ano anterior, de acordo com o balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Na comparação com março, a produção subiu 13,5%. Já contra abril de 2023, a elevação foi de 24,2%.

As vendas internas em abril atingiram a marca de 220,8 mil autoveículos, alta de 17,6% sobre o mês anterior e de 37,4% sobre abril do ano passado. O acumulado do ano é de 735 mil unidades, volume 16,3% superior ao dos quatro primeiros meses de 2023. No ano passado, o patamar de 220 mil unidades só foi superado em julho, com estímulo do governo, e dezembro, tradicionalmente o mês mais aquecido de cada ano. 

O indicador que contrastou com esses bons resultados foi o das exportações. As 27,3 mil unidades embarcadas representaram queda de 16,4% em relação a março. No acumulado do ano, o volume de 109,6 unidades é 26% inferior ao do primeiro quadrimestre de 2023. A operação-padrão do Ibama, que há meses vem represando a liberação de licenças ambientais para veículos importados, também tem prejudicado as exportações na medida em que afeta a logística das rotas comerciais.

“Foi um mês bastante animador, sobretudo pela alta na produção, que começa a se beneficiar do aquecimento do mercado interno, mesmo com a elevada presença de produtos importados. Esperamos manter esse ritmo nos próximos meses, mas temos pela frente alguns pontos de alerta, como a redução do ritmo de queda dos juros e os efeitos da calamidade no Rio Grande do Sul, que já estão afetando fábricas de veículos, máquinas agrícolas e de importantes componentes usados por toda a cadeia automotiva”, afirmou o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.

Clique aqui e leia a Carta da Anfavea.

ANFAVEA

LINHA REMAN IVECO SEGUE EM EXPANSÃO COM O LANÇAMENTO DE TRANSMISSÕES E MOTORES

Após crescimento entre 2023 e 2022, marca aposta no custo-benefício para incrementar as opções de peças para os clientes

Com foco total no cliente, a IVECO investe em um amplo portfólio de peças para atender às diferentes demandas de autônomos e transportadores por meio da linha de Peças Genuínas, NEXPRO e Linha REMAN. Para o leque de peças remanufaturadas, a montadora terá o incremento de transmissões e motores neste ano.

A estratégia de ampliação do line-up visa ofertar componentes que aliam qualidade, garantia e preço competitivo, segundo Simone Santana, Gerente de Marketing de Produto de Peças da IVECO. “Entre 2023 e 2022 crescemos mais de 500% nas vendas da linha REMAN, e vamos continuar expandindo o nosso portfólio na Rede de Concessionárias em 2024. Seguimos em destaque no segmento de Caminhões e Ônibus na comercialização de peças remanufaturadas”, diz a executiva.

Atualmente, a linha REMAN conta com itens como embreagem, bico injetor e bomba injetora que podem ser adquiridos em qualquer uma das concessionárias IVECO, posicionadas em 100% do território nacional, e têm garantia de 12 meses se instalados em uma das oficinas da Rede.

Ricardo Cardozo, diretor de Marketing de Peças da IVECO para a América Latina, afirma que para promover segurança e qualidade dos itens, são realizados rigorosos processos de remanufatura onde os núcleos são examinados, refeitos e testados de acordo com as especificações de desempenho original. “Com garantias de qualidade incorporadas em todos os processos e garantias idênticas às peças genuínas, os produtos proporcionam aos clientes ótimo custo-benefício e desempenho. Destaco também a importância da sustentabilidade, um dos pilares globais do nosso grupo, nesse processo por conta da reutilização de componentes”, completa Cardozo.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

PULLMAN SAN LUIS, DO CHILE, ADQUIRE DOIS VISSTA BUSS 340 BUSSCAR

A operadora Pullman San Luis, com sede em Santiago, no Chile, investiu em novos ônibus zero quilômetro encarroçados pela catarinense Busscar. A empresa que já possui em sua frota o ônibus Vissta Buss 340, adquiriu mais duas unidades do modelo com chassi Mercedes-Benz O-500 RS, exportados por meio da Vivipra, que representa a marca brasileira no Chile.

Os veículos possuem câmbio automático, sanitário, ar-condicionado e porta pacotes com luz de leitura e tomada USB. Cada ônibus conta com 42 poltronas Class Leito Turismo, equipadas com cinto de segurança de três pontos retrátil e descanso para braços, pernas e pés.

Gerenciador de áudio e vídeo, wi-fi, câmera de ré e sensor de estacionamento compõem o modelo Busscar. Os veículos dispõem ainda de display de mensagem no salão com relógio, indicador de sanitário ocupado, indicador de parada solicitada e indicador de cinto desatado.

O diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, analisa com otimismo a negociação firmada. “Assim como no mercado interno, a Busscar é conhecida como sinônimo de qualidade no exterior, nossos veículos apresentam conforto e tecnologia para atender às demandas de importação e exportação”, avalia.

De acordo com o gerente de exportação da Busscar, Fabien Accariès, o cenário é promissor para a encarroçadora. “Nossa marca é referência na fabricação de produtos com atributos de alta qualidade e, aos poucos, nosso espaço está sendo conquistado no mercado externo”, comenta.

Busscar      

REFINARIA DE CUBATÃO BATE RECORDES HISTÓRICOS DE PRODUÇÃO DE DIESEL S-10 EM ABRIL

Unidade da Petrobras registrou sua maior produção diária e mensal desse derivado no mês em que inaugurou seu novo Centro Integrado de Controle

A Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão (SP) fechou o mês de abril com dois recordes históricos em sua operação de Diesel S-10.

A unidade teve, no mês passado, a maior produção média diária do derivado, com 11.057 m³/d (o recorde anterior era de 10.611 m³/d, ocorrido em agosto de 2023).

A produção mensal também foi a maior de sua história, com 331.708 m³ (recorde anterior: 328.956 m³ em agosto de 2023).

Alguns fatores foram decisivos para a RPBC alcançar essas marcas, como a alta confiabilidade de sua planta de processamento ao longo do mês, decorrente do contínuo cuidado com a manutenção dos equipamentos.

O Diesel S-10 assume importância cada vez maior no portfólio de produtos das refinarias da Petrobras por seu baixo teor de enxofre e melhores resultados ambientais.

A produção da RPBC de Diesel S-10 abastece principalmente os mercados da Baixada Santista e Grande São Paulo. Outros polos, como Espírito Santo e estados do Norte e Nordeste do país, recebem o derivado via cabotagem a partir do porto de Santos.

Segundo o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, a companhia tem demonstrado compromisso com a eficiência e foco no mercado: "A Petrobras vem trabalhando para incrementar a oferta de diesel para o mercado brasileiro, com grande empenho de todos, em especial das equipes de Refino, Logística e Comercialização. Estamos cumprindo os requisitos de qualidade dos derivados produzidos, além de investirmos para atuar de forma competitiva, segura e com menores impactos ambientais".

Novo Centro de Controle Integrado

Outra conquista recente da RPBC foi a migração do Centro de Controle Integrado (CCI) da área operacional para um novo espaço no Centro Administrativo (CEAD). O espaço foi inaugurado no último dia 30 de abril. "O novo CCI reflete principalmente nossa atenção no cuidado com as pessoas, além dos significativos avanços em relação à integridade e segurança operacional", afirmou França. Com investimentos na ordem de R$ 18 milhões, o novo espaço é mais amplo e traz diversos avanços ergonômicos, com melhor iluminação e isolamentos térmicos e acústicos.

O CCI atual incorporou todas as inovações e adequações tecnológicas existentes no mercado, adotando recursos de operação mais completos, com mais telas de operação por console e um videowall que aumenta a quantidade e a qualidade das informações necessárias às equipes. O espaço foi projetado com mais estações de trabalho em relação ao anterior, com o objetivo de atender às necessidades de ampliação futura da refinaria, como o projeto de uma unidade inteiramente dedicada para a produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) e Diesel 100% renovável.

Agência Petrobras

VOLKSWAGEN ENTREGA FROTA DE CAMINHÕES ELÉTRICOS PARA COCA-COLA FEMSA NO MÉXICO

Presente em sete países, o e-Delivery segue expandindo sua atuação internacional. Desta vez, seis unidades desembarcam na frota da Coca-Cola FEMSA do México.  Os veículos são do modelo 14 toneladas e vão circular pelas ruas do país em breve para distribuição urbana de bebidas. A entrega ocorreu na última semana em evento sobre mobilidade sustentável.

Humberto Calva, gerente de gestão de frotas da Coca-Cola FEMSA, reafirmou o compromisso do grupo com a implementação de práticas sustentáveis e destacou sua confiança em apostar no e-Delivery para continuar acelerando a eletromobilidade no México.

Para apoiar os clientes nessa jornada, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou o e-Delivery há três anos e já acumula centenas de veículos em operação em toda a América Latina. “A sustentabilidade é um tema de grande relevância na indústria que representamos e na sociedade, por isso procuramos constantemente promover as melhores práticas e impulsionar a utilização de tecnologias que favoreçam o cuidado ambiental”, destacou Rafael Magalhães, CFO da empresa no México.

Para o executivo da montadora, essa aquisição reforça o papel da Coca-Cola FEMSA na construção de uma mobilidade mais sustentável, sendo uma referência. A empresa extrapola as fronteiras mexicanas e também já conta com modelos elétricos em suas frotas em países como Brasil, Uruguai e Guatemala. “Também simboliza a confiança na nossa marca”, finalizou Rafael.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

RÁPIDO RIBEIRÃO CELEBRA 56 ANOS COM NOVA FROTA E PRESENTEIA CLIENTES

Nesta quarta-feira, dia 8 de maio, a Rápido Ribeirão Preto celebra mais um ano de história. São 56 anos marcando presença na memória afetiva e no dia a dia de muitos moradores de Ribeirão Preto e Sertãozinho, especialmente por ser um dos principais meios de transporte que os leva para São Paulo. Neste ano, a empresa apresentou sua nova frota, composta por veículos double-deck (dois andares) adquiridos para os clientes realizarem suas conexões com muito mais conforto.

São ônibus equipados com o que há de mais moderno em motorização, capaz de promover uma redução de mais de 60% nas emissões de materiais particulados e quase 80% de nitrogênio, quando comparado a veículos fabricados entre 2012 e 2022. Em termos de tecnologia em prol da segurança, os ônibus apresentam um robusto pacote de Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), com funcionalidades como alerta de mudança de faixa, sistema antitombamento, frenagem automática, redução de ponto cego, entre outras. Os novos veículos foram apresentados aos ribeirão-pretanos em uma carreata realizada em abril deste ano, como parte das comemorações do aniversário da marca.

História e presente de aniversário

Em 8 de maio de 1968 a trajetória da Rápido Ribeirão Preto tinha início, com a linha ligando a cidade que faz parte de seu nome a São Paulo, uma pintura com predominância das cores branca e laranja e os dizeres "Rápido Ribeirão Preto S.A." em alguns veículos e a rota que fazia "Ribeirão Preto e São Paulo" em outros. Em 1995, a marca foi reformulada, com uma logo vermelha, com a sigla "RR" e as cores branco e azul.

E para celebrar os seus 56 anos, a Rápido Ribeirão Preto presenteia seus clientes com 56% de desconto para viajar em todas as rotas em que opera. A condição especial é válida para as compras realizadas no site da empresa somente nesta quarta-feira (08) e poltronas reservadas de 13 de maio a 20 de junho. Para garantir, basta adicionar o cupom NIVER56 ao final do fluxo de aquisição dos bilhetes.

Grupo JCAReconhecido pela história, tradição e inovação no transporte rodoviário, o Grupo JCA é composto pelas empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão. Inovando ao longo do seu percurso, investe na experiência dos clientes, garantindo segurança e conforto ao disponibilizar frotas modernas, avançados sistemas de segurança, além de motoristas treinados e experientes. Com constante investimento em tecnologia, o Grupo JCA foi pioneiro ao implementar o BPE (bilhete de passagem eletrônico) que permite embarque direto na plataforma, além de oferecer sites atualizados para compra, atendimento via chatbot, wi-fi a bordo e entrada individual para USB nas poltronas de determinadas categorias de ônibus. O Grupo JCA atua no transporte de encomendas com a BUSLOG, otimizando bagageiros exclusivos de seus veículos, com alcance de mais de 200 localidades, e em fretamento, contínuo e eventual, com a Opção Fretamento & Turismo. É também detentor dos Outlets de Passagens e Hotéis, startups que oferecem passagens e hospedagens a preços promocionais o ano inteiro, do clube giro, primeiro programa de fidelidade gamificado do transporte rodoviário, e da wemobi, startup de viagens de ônibus com experiência 100% digital.

Grupo JCA
Hill and Knowlton

eACTROS 600 DA MERCEDES-BENZ TRUCKS REALIZA JORNADA DE TESTE MAIS EXTENSA DA HISTÓRIA DA EMPRESA

A Mercedes-Benz Trucks está planejando para o verão europeu deste ano a mais longa viagem de teste da história da empresa. Isso envolve o seu novo carro-chefe elétrico eActros 600. A intenção é que dois protótipos do caminhão elétrico à bateria para transporte de longo percurso, bem próximos da produção de série, cruzem mais de 20 países europeus, cobrindo mais de 13.000 km cada um, com peso total de semirreboque de 40 toneladas.

Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz Trucks busca conquistar uma ampla experiência num grande número de rotas em diferentes topografias e zonas climáticas, verificando o consumo de energia. A Empresa pretende então compartilhar essas descobertas com os clientes interessados. Em segundo lugar, quer usar a jornada de teste para demonstrar que o eActros 600 torna possível o transporte puramente elétrico à bateria de longo percurso entre vários países da Europa. A intenção é fazer a recarga das baterias exclusivamente em postos públicos. Mesmo que a construção de uma infraestrutura pública de recarga seja fundamental, para que os caminhões elétricos deslanchem no mercado, o “eActros 600 European Testing Tour 2024” pretende enviar um sinal positivo a todas as partes envolvidas.

A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora do eActros 600, juntamente com seu eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem que este caminhão Mercedes-Benz alcance uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária.

“Nós colocamos em teste vários protótipos do eActros600 nos últimos anos. Seja no Norte da Finlândia ou no Sul da Espanha, o veículo já provou, há tempo, o que consegue fazer. Com o desenvolvimento da série, estamos agora na reta final. O “eActros 600 European Testing Tour 2024” nos permite enviar uma mensagem clara poucos meses antes do lançamento da produção em série. Estamos firmemente convencidos de que os dois protótipos do eActros 600 dominarão muito bem esse feito enorme de demonstração de força envolvendo a mais longa rodada de testes realizada pela Mercedes-Benz Trucks até o momento”, diz Dr. Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks.

“Há muito interesse dos clientes no eActros 600. Desde o início das vendas no final do ano passado, registramos mais de 1.000 pedidos e também já atingimos números na casa de quatro dígitos em cartas de intenção. Isso é mais impressionante devido ao fato de que os veículos de demonstração para clientes só começarão a rodar no segundo semestre do ano. O veículo já convenceu muitos clientes antecipadamente”, destaca Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks

A jornada europeia de testes do eActros 600 está programada para início em Frankfurt/Main, na Alemanha, no dia 11 de junho, com previsão de atividades de comunicação. Extraoficialmente, o tour começa um dia antes, na fábrica da Mercedes-Benz Trucks de Wörth am Rheine e na sede da Daimler Truck AG em Leinfelden-Echterdingen.

“Com o “eActros 600 EuropeanTesting Tour 2024”, estamos colocando foco na expansão de nossa experiência nas áreas de consumo de energia e opções de implantação do e-truck sob uma ampla gama de condições, permitindo-nos oferecer aos nossos clientes serviços de consultoria ainda mais consistentes. Além disso, pretendemos informar aos tomadores de decisões da esfera política e do setor de energia, bem como o público em geral, sobre as possibilidades oferecidas pelos motores elétricos à bateria no segmento de longo percurso. Impulsionaremos assim, ainda mais, a dinâmica na construção da infraestrutura necessária”, finaliza Stina Fagerman.

Experiência “e-tour” pela Europa com o eActros 300/400

No ano passado, a Mercedes-Benz Trucks realizou um tour de vendas pela Europa com o caminhão elétrico eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição. Três e-trucks viajaram mais de 5.000 quilômetros pela Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Bélgica. No total, a Mercedes-Benz Trucks realizou 14 eventos para clientes, com mais de 1.500 convidados e 1.250 test-drives.

eActros 600

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma  infraestrutura de recarga  na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.

Além da carga em “CCS” com até  400 kW, o eActros 600 posteriormente será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein. Os clientes poderão encomendar uma pré-instalação para esse tipo de recarga MCS. Assim que a tecnologia MCS fique disponível e padronizada em todos os fabricantes, está previsto que sejam instaláveis nos primeiros modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de  30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.

Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Truck é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

CORTECO LANÇA LOJA OFICIAL NO MERCADO LIVRE

A estratégia permite à empresa se aproximar do consumidor com a comercialização de itens de reposição 24 horas por dia, sete dias por semana

Para atender aos consumidores de peças das linhas leve, pesada e motocicleta, a Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, acaba de estrear a sua loja oficial no Mercado Livre, considerada a maior plataforma de compra e venda de produtos da América Latina.

Com a iniciativa, os consumidores de todo o país podem adquirir peças de reposição da marca, para veículos das linhas leve, pesada ou motocicleta, 24 horas por dia, sete dias por semana, no canal oficial da empresa.

"A nossa loja online chega para reforçar o compromisso da marca em propiciar agilidade ao cliente final com o vasto portfólio no canal de e-commerce e, dessa forma, atender com qualidade, fomentando as nossas vendas junto a este público", explica Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing da Corteco.

Para encontrar os produtos Corteco no Mercado Livre, basta clicar em Corteco | MercadoLivre.com.br e fazer a busca pelo produto desejado na barra de pesquisa.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site, fazer contato pelo WhatsApp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

terça-feira, 7 de maio de 2024

NISSAN KICKS ADVANCE GANHA A OPÇÃO DE CARROCERIA EM DUAS CORES

Sucesso no Brasil e em toda a América Latina, a linha do Nissan Kicks tem novidades para a versão intermediária Advance, que passa a contar agora com a opção da carroceria '2-Tone', até então disponível somente para a topo de linha Exclusive.

O cliente poderá escolher as cores Cinza Grafite ou Branco Diamond, ambas com o teto na cor Preto Premium, para o acabamento Advance com pacote Pack Plus, opção que traz todos os itens da Advance mais bancos com material sintético e airbags de cortina e laterais.

A opção '2-Tone' adiciona R$ 3 mil ao Kicks Advance Pack Plus, mesmo valor cobrado pela opção em duas cores para a versão Exclusive.

A carroceria em ´2-Tone`, item que oferece exclusividade aos clientes, é uma das marcas do Nissan Kicks desde seu lançamento mundial no Brasil, em julho de 2016. Desde então, virou tendência no segmento, com diversos modelos de outras marcas seguindo o conceito.

Nissan Kicks

O Nissan Kicks é o resultado de uma colaboração global entre equipes dos centros de Design da Nissan na América Latina, com sede no Brasil, no Japão e nas Américas, com sede em San Diego, nos Estados Unidos.

No Brasil, mais de 345 mil unidades foram produzidas desde o seu lançamento no Complexo Industrial de Resende, no Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro.

Além disso o carro se destaca por seu baixo custo de propriedade, com revisões periódicas até 60 mil km com preços fixos e três anos de garantia, além de assistência 24 horas em todo o país por 2 anos. Com o programa 'Nissan Protect', o cliente conta com pacotes de serviços que ampliam a garantia contratual e a assistência 24h, com possibilidade de financiamento junto com o veículo.

Equipado com tecnologias avançadas, o Kicks incorpora o conceito "Mobilidade Inteligente" da Nissan, oferecendo padrões elevados de segurança com o Nissan Intelligent Safety Shield.

Resultado de colaboração global, o design do Kicks reflete modernidade e diversão, enquanto seus inúmeros prêmios e reconhecimentos destacam sua excelência.

Nissan do Brasil