Nos 53 anos de história da Team Penske, mais de 500 vitórias provaram que a velocidade não importa apenas quando é dada a largada. É igualmente preciosa nos dias que antecedem as corridas. Por isso, a Stratasys Ltd. (NASDAQ: SSYS) e a Team Penske estão anunciando um novo acordo de parceria técnica para continuar a levar os benefícios de economia de tempo da impressão 3D para seus times na NASCAR, INDYCAR e IMSA SportsCar.

“A Stratasys tem contribuído consistentemente para nossa capacidade de alcançar novas soluções para melhorar nosso desempenho em corridas antes da competição”, disse o presidente da Team Penske, Tim Cindric. “Nossa estratégia de impressão 3D sempre foi a produzir peças de alta qualidade no menor tempo possível, e a tecnologia de manufatura aditiva em constante evolução da Stratasys nos dá confiança nessa abordagem”.

A Team Penske e a Stratasys já trabalharam juntas em cinco campeonatos, com mais de 70 vitórias, desde que seu relacionamento começou em 2017. Nesse período, a Team Penske ampliou de duas impressoras 3D Stratasys para quatro. A equipe agora tem três impressoras FDM® 3D sofisticadas que suportam materiais avançados – Stratasys F900, Fortus 450mc e Stratasys F370 -, utilizadas principalmente para produção de ferramentas, acessórios e peças de uso final para carros. A equipe também possui uma impressora 3D J750 baseada na tecnologia PolyJet™ para prototipagem. A Stratasys oferece ainda apoio à Team Penske com serviços de consultoria e suporte técnico na nuvem por meio do software GrabCAD Print.

As amplas instalações da equipe Penske em Mooresville, N.C., onde estão localizadas várias impressoras 3D Stratasys de nível de produção.

“Todos os nossos parceiros de desempenho representam os mais altos níveis de desenvolvimento em sua indústria, incluindo automobilismo, aeroespacial e a America’s Cup de iatismo, e a Team Penske é verdadeiramente da elite”, afirma Rich Garrity, presidente da Stratasys Americas. “Você só ganha troféus com um compromisso diário com a excelência e estamos aqui, todos os dias, para auxiliar a Team Penske a acumular outras 500 vitórias”.

As equipes de corrida sabem que dados são vitais para melhorar o desempenho dos carros e, já há algum tempo, vêm reunindo o máximo de informação possível disponível. Mas ser capaz de usar esses dados tem sido um desafio maior.

Matt Gimbel, gerente de produção da Team Penske, afirma que as tecnologias aditivas da Stratasys fizeram uma grande diferença. “A parceria com a Stratasys permitiu aumentar nossa produção e também produzir peças em novos materiais que são imediatamente instaladas em carros de corrida”, explica Gimbel, ao acrescentar que, como resultado, têm mais liberdade de design e velocidade de fabricação para iterar mais rápido e alcançar o design ideal. “No limite, isso significa que peças melhores vão para a pista de corrida mais rapidamente”.

As melhorias de eficiências promovidas pela impressão 3D FDM para a Team Penske são claras e vão desde a redução no tempo necessário para o desenvolvimento da peça até a sua produção efetiva. As opções anteriores para produzir ferramentas por composite layup eram limitadas à tecnologia de usinagem CNC da equipe. Hoje, a Team Penske utiliza amplamente impressoras 3D FDM para esta finalidade. Na prática, isso significa que uma ideia que surgiu em uma terça-feira, por exemplo, pode estar no carro no dia seguinte e pronta para a corrida do fim de semana.

As equipes de corrida também estão usando cada vez mais peças impressas em 3D nos próprios carros, principalmente usando fibra de carbono de Nylon12. As peças comuns impressas em 3D para veículos incluem suportes, montagens e aplicações de novos designs, como os espelhos laterais dos carros da NASCAR. Os ganhos de desempenho não se limitam às pistas. A Team Penske também usa peças impressas em 3D para equipamentos da equipe no box.

Com 37 campeonatos nacionais, incluindo 16 nas competições da INDYCAR Series, a Team Penske tem sido frequentemente referida como a New York Yankees do automobilismo. No ano passado, a equipe bateu recordes em uma única temporada, com 40 vitórias e 45 poles position em três campeonatos ao redor do mundo.

Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda.

A Stratasys é uma marca registrada e o selo Stratasys é uma marca registrada da Stratasys Ltd. e/ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.

Stratasys
GPCOM Comunicação Corporativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui