quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

TOMBINI ADQUIRE 100 CAMINHÕES EXTRAPESADOS MERCEDES-BENZ ACTROS 2548 PARA RENOVAÇÃO DE FROTA

Os caminhões extrapesados rodoviários Mercedes-Benz Actros com exclusiva tecnologia BlueTec 6 já fazem parte da frota da Tombini, tradicional empresa catarinense com 52 anos de atuação no transporte rodoviário de cargas secas e refrigeradas, operando em todas as regiões do Brasil. O cliente adquiriu 100 unidades do modelo Actros 2548 LS 6x2 para renovação de frota, comercializadas pelo concessionário Cosmar Veículos, de Jundiaí (SP), com financiamento do Banco Mercedes-Benz.

“A aquisição de um veículo para o transporte requer uma análise muito criteriosa”, afirma Clecio Roberto Tombini, sócio-diretor do Grupo Tombini. “Para a decisão de compra é preciso avaliar o desempenho, os planos de manutenção, o conforto, a segurança, e, claro, o valor da compra e da revenda. Assim, sentimo-nos muito bem atendidos pela marca e por todo o suporte que nos dão”.

“Somos clientes desde 2015, sempre mantendo boa relação de parceria com todo o time Mercedes-Benz, especialmente com os concessionários que nos atendem nas manutenções preventivas e corretivas. Estamos muito satisfeitos com a negociação e por contarmos com a Mercedes-Benz neste importante momento da Tombini”, destaca Clecio Roberto Tombini.

Conforto, alto desempenho e segurança pesaram a favor do Actros

A matriz da Tombini está localizada na cidade catarinense de Palmitos. A empresa possui mais 12 filiais pelo Brasil. São mais de 52 anos atuando no transporte rodoviário de cargas secas e refrigeradas, em todas as regiões do País. Entre os segmentos atendidos estão os de alimentos, higiene e beleza e saneantes, entre outros. Na filial de Jundiaí, concentra os serviços de manutenção e abastecimento da frota.

“A Tombini acredita na marca Mercedes-Benz e apostou no novo Actros por este caminhão oferecer conforto aos condutores e prometer um alto desempenho e segurança”, afirma Leandro André Bigaton, gerente geral da Tombini. “E claro, é uma marca com credibilidade e boa aceitação no momento da revenda”.

Actros entrega aquilo que o cliente pede

“É uma satisfação atender às demandas da Tombini e, mais uma vez, ver nossa marca e nossos caminhões extrapesados na renovação de frota da empresa, que é referência em excelência no transporte rodoviário de cargas no País”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “A Linha Actros 2024 é um resultado concreto do compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução Nesse sentido, estamos entregando aquilo que os clientes nos pediram e pedem em nossos contatos frequentes em suas operações, durante visitas e eventos e no relacionamento diário com as equipes dos Concessionários e da Fábrica. Isso nos permite oferecer a eles tudo o que precisam para os seus negócios de transporte, visando a eficiência e a rentabilidade desejadas”.

“Com essa nova venda, cerca de 20% da frota de 1,5 mil veículos da Tombini segue sendo composta por caminhões da nossa marca”, informa Jaqueline Hilsdorf Neves Marzola, gerente sênior de Vendas Caminhões Regional São Paulo da Mercedes-Benz do Brasil. “Top de linha, o Actros é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil. A Linha 2024 se destaca por motores potentes e econômicos, com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 6. Além disso, oferecem máxima performance no dia a dia, segurança incontestável, confiabilidade e disponibilidade, conforto, robustez e versatilidade”.

Actros é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil

A Linha Actros é oferecida ao mercado em vários modelos e versões para o transporte rodoviário e também mix road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas. É indicado para transporte e logística, como no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas e refrigeradas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e várias outras aplicações.

Neste mês, a Mercedes-Benz iniciou as vendas do caminhão extrapesado Actros 2553 6x2. Este cavalo mecânico para aplicações rodoviárias se destaca pelo motor OM 471 LA de 530 cv de potência a 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm a 1.100 rpm. Trata-se do mais potente da Mercedes-Benz no Brasil. Outro importante diferencial do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem e menores índices de ruído e vibração.

O novo modelo visa atender à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.

A Mercedes-Benz trouxe também uma nova cabina para a linha Actros atual, a cabina Space, versão mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico. Com isso, o cliente passou a contar com duas opções de cabina: a já anteriormente conhecida Top Space e a Space. Dessa forma, o Actros atende mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição, por exemplo.

A versatilidade de aplicação do Actros é acentuada também pelo entreeixos mais curto, de 3.250 mm, disponível para os modelos 6x2 e 6x4.

Jefferson Ferrarez

“Tanto a nova cabina, quanto o novo entre eixos, atendem solicitações de clientes que nos pedem soluções para suas necessidades específicas de transporte”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Ou seja, mais uma vez, estamos seguindo nosso mantra: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.

A terceira geração do motor OM 471 LA para caminhões extrapesados Actros 2653 6x4, com potência de 530 cavalos, é um exemplo de eficiência em consumo de combustível, sem afetar o desempenho, a dinâmica do veículo e o conforto de condução. Apresenta um turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite a economia de combustível de 8% em comparação com o Actros anterior Euro 5.

Outro destaque da terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração e retarder opcional. Já o robusto motor OM 460 LA, dos demais modelos Actros, teve sua curva de torque otimizada, com torque máximo a partir de 1.050 rpm.

Para uma dinâmica ainda maior do caminhão, a Mercedes-Benz também se concentrou em todo o trem de força: a transmissão automatizada PowerShift 3 Advanced permite troca de marchas mais rápidas, suaves e precisas, resultando em menor consumo de combustível e maior conforto de dirigibilidade.

O eixo traseiro do Actros, o New Final Drive (NFD), passou a utilizar novos magnetos nos eixos, aumentando o intervalo de troca de óleo e reduzindo em até 50% o custo de manutenção.  Mais leve, o NFD resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida. Outro destaque é o CMT/PBTC com capacidade de tração de 62/58 toneladas, mais adequado aos novos semirreboques de 4 eixos.

A segunda geração do MirrorCam fornece ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. Essa nova geração torna ainda mais fácil as manobras e oferece nitidez de imagens, o que se traduz em um nível maior de segurança de condução, tanto para o dia como para a noite.

Dimensões mais curtas trazem outra vantagem, porque na cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.

O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para clientes. Esse sistema de câmeras digitais traz mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.

A Linha Actros também tem destaques na cabina, caso do painel de instrumentos digital com tela principal configurável de 12 polegadas, para a cabina Top Space, e o painel analógico da versão Space. Os novos bancos pneumáticos nacionais, com revestimento de tecido e vinil, elevam o conforto para o motorista, e o conjunto ótico de faróis em LED oferece maior luminosidade nas vias e estradas, além de maior durabilidade ao sistema.

Opcionais disponíveis para os caminhões Actros: freio a disco, tanque de combustível de 720 litros e ARLA com aquecimento. Além disso, os caminhões Actros já são preparados para ativar os sistemas de gestão de frota FleetBoard e os serviços do Mercedes-Benz Uptime.

O Actros Top Space sai de fábrica com até 16 itens de série de avançada tecnologia: o exclusivo ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem) com reconhecimento de pedestre, Side Guard Assist (assistente de ponto cego), Attention Assist (assistente de fadiga), assistente de parada Hold, ESC (controle eletrônico de estabilidade), piloto automático adaptativo com limitador de velocidade, Proximity Control (assistente ativo de proximidade), EBS, ASR, ABS, sensor de chuva e iluminação, alarme de ré com luzes intermitentes, Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem), Hill Holder (auxílio de partida em rampa, HSA), farol para auxílio em manobras e farol alto inteligente.

Entre os recursos de segurança do Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, o freio auxiliar retarder e airbag para o motorista. “Isso comprova que sempre inovamos quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida do motorista, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Reafirmamos assim o compromisso da Mercedes-Benz com o ecossistema do transporte responsável”, ressalta Jefferson Ferrarez.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

FRAS-LE 70 ANOS: MARCA CELEBRA JORNADA DE CRESCIMENTO RUMO AO FUTURO DA MOBILIDADE

Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, a Frasle Mobility, multinacional brasileira que oferta um ecossistema especializado em soluções sustentáveis para a mobilidade, celebra os 70 anos de sua marca pioneira Fras-le, potência no mercado de reposição em freios e uma das lideranças mundiais na fabricação de materiais de fricção.

Sob o mote 'Essa Marca faz História', a Fras-le planeja uma série de ações comemorativas para clientes, investidores, colaboradores, fornecedores e todos os públicos impactados pela marca em sete décadas de atuação. O marco inicial ocorre no dia de aniversário, 22 de fevereiro, em cerimônias de confraternização com colaboradores que atuam em todas as unidades localizadas no Brasil e no exterior.

No decorrer de 2024, a Fras-le também promoverá o lançamento de um livro comemorativo sobre os seus 70 anos. Além disso, será apresentada uma exposição do artista visual Antonio Giacomin, que pintou 12 aquarelas ilustrando aspectos fundamentais para contar a história da marca. A exposição vai rodar o mundo e poderá ser apreciada por todos os públicos que se relacionam com a Fras-le.

Também estão previstas ações de aniversário durante a Festa Nacional da Uva 2024, que ocorre até 3 de março em Caxias do Sul (RS). Campanha publicitária especial com veiculações regionais e na mídia especializada também ajudará a mostrar para o público aspectos da linha do tempo da Fras-le, permeada por profundas transformações. Fundada no ano de 1954 em Caxias do Sul e controlada desde 1996 pela Randoncorp, a empresa evoluiu ao longo das décadas em seus processos produtivos, cada vez mais eficientes, e na busca constante por soluções mais seguras e sustentáveis. Hoje, é reconhecida como modelo de excelência e competitividade global, líder mundial em materiais de fricção.

Na visão do COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti, o caminho trilhado pela Fras-le traduz a evolução de uma marca global, com intensos ciclos de expansão vivenciados, sobretudo, nos últimos 10 anos, que projetam um futuro de novas possibilidades de crescimento. 

"Ao longo de 70 anos, a Fras-le tornou-se referência em materiais de fricção, mas foi além, sempre se diferenciando pela inovação e preocupação ambiental, mesmo quando o tema ainda não era uma pauta presente na sociedade. Hoje, a marca é reconhecida como líder em fricção mundial, sempre atenta às demandas dos mercados mais exigentes e às tendências emergentes. Sua postura protagonista se manifestou não apenas em seu processo fabril, mas também na permanente evolução de materiais e na busca constante por soluções mais seguras e sustentáveis", contextualiza.

Pioneirismo na história do transporte

Fatos marcantes demonstram a importância e o pioneirismo da marca Fras-le para o ecossistema da mobilidade. A internacionalização iniciou ainda em 1969, com exportações para o Paraguai, expandindo, na sequência, suas operações para toda a América Latina. Posteriormente, estabeleceu-se na América do Norte, Europa e, finalmente, na Ásia.

Atualmente, a Fras-le estende sua influência por 125 países, com a comercialização de seus produtos e atuação das suas equipes de vendas e centros de distribuição espalhados em posições logísticas estratégicas. A marca pioneira é líder nos segmentos de atuação em várias geografias, nos mercados de reposição de autopeças e fornecimento para montadoras. Sob a identidade Fras-le, oferece ao mercado linhas de pastilhas e lonas de freio, para veículos pesados e automóveis, transportes aéreo, metroviário e ferroviário, e produtos para aplicação industrial.

Com o DNA da inovação em sua história, constituiu, há 50 anos, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Francisco Stédile, para impulsionar a criação de produtos inovadores. A empresa conta com profissionais altamente especializados, mestre e doutores, que atuam na concepção de novos produtos, fazendo uso de ferramentas avançadas para a criação de peças, testes e simulações, mantendo um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, integrado por três laboratórios.

A Fras-le se tornou referência em cuidados ambientais ao eliminar o uso de amianto na composição dos seus produtos de fricção antes mesmo de a legislação brasileira proibir a presença do elemento em materiais automotivos, nos anos 1990. Outro passo significativo foi a retirada do cobre metálico de suas pastilhas de freio comerciais, iniciativa que começou no mercado norte-americano e que deve se tornar uma prática global.

O desenvolvimento de soluções competitivas alinhadas à sustentabilidade, pela Fras-le, tem resultado em iniciativas de descarbonização de seus processos e produtos. Um dos cases mais recentes é o da Sapata de Freio Ferroviária. Alterações no processo de fabricação e na formulação da peça reduziram a pegada de carbono do produto em 43%.

"Ações visando a sustentabilidade sempre foram uma prioridade em nossos negócios. A trajetória de 70 anos da Fras-le, marca icônica do portfólio da Frasle Mobility, evidencia os esforços constantes em oferecer soluções inovadoras e ambientalmente corretas. A descarbonização de nossos produtos e processos é um exemplo das iniciativas desenvolvidas, com êxito, pelas nossas equipes altamente capacitadas e motivadas.  Em especial nos últimos anos, a companhia vem intensificando investimentos com o objetivo de enfrentar os desafios globais do transporte, além de contribuir para a economia e para um mundo melhor", destaca o presidente e CEO da Frasle Mobility, Sérgio L. Carvalho.

Clique na tela e assista o vídeo


Fras-le
ANK Reputation

D. PEDRO II PERDEU DOIS BONDES NA HISTÓRIA. UM DELES ELÉTRICO. Por chicolelis*

Por que falar? Porque eu adoro bonde (andei de bonde durante toda a minha infância e boa parte da juventude) e essa é uma boa história, que une o nosso último imperador (de 1840 a 1889), D. Pedro II (o Magnânimo), e os bondes, quando ainda eram puxados a burros.

Apresentado assim, o nome do imperador, D. Pedro II, não mostra como eram as tradições portuguesas e reais, o herdeiro do trono recebeu  vários nomes, a fim de homenagear seus avós, santos e anjos. Assim, seu nome completo ficou: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança Bourbon. Ufa!!! Imaginem em um evento onde o apresentador tem que falar os nomes de todas autoridades presentes e são todas descendentes da coroa real portuguesa.

Isso me faz lembrar do ex-presidente da GM, Fritz Henderson que, ao falar, simplesmente aboliu a lista dizendo simplesmente (com sotaque) –“como quem me antecedeu falou todos os nomes aqui presente, sigo em frente”. E fez o seu discurso.

O primeiro bonde, que faria o trajeto entre o Palácio Real, no Jardim Botânico até a Quinta da Boa Vista (6,4 km; 31 minutos de ônibus, 11 minutos de carro e 2h36m a pé, que deve ser mais ou menos o tempo gasto para um bonde com tração animal).

Este bonde foi ricamente (conforme exigência do edital) pintado por fora e por dentro, tendo como única identificação, pintada a Coroa Imperial. A plataforma tinha 20 pés e 6 polegadas, largura de 6 pés e 1 polegada; altura do chão até o teto (dentro do carro) 7 pés.

Por dentro, muito conforto, com poltronas, divãs e cadeiras com assento de palhinha, que possam ser levantadas. Toalete-lavatório, com depósito de água para beber, e um “mictório” fechado. Também tinha cabides para pendurar os chapéus, casacos, etc.

Pois bem, este bonde, fabricado nos Estados Unidos, foi embarcado no veleiro Etta & Josie” que naufragou na viagem, em razão de uma forte tempestade. Para evitar que os seus destroços causassem algum dano a outras embarcações, o comandante ordenou que ateassem fogo a embarcação.

O segundo, elétrico

O pedido de compra para este segundo bonde, junto a empresa John Stephenson & Co. Ltd. foi no sentido de que fosse elétrico, com preferência usando acumuladores da Julien Eletric Company, de origem belga, comandada pelo engenheiro Edmond Julien.

Este bonde, para o qual foi exigido que o acumulador ficasse sob uma proteção que o tornasse invisível para os seus ocupantes.

O veículo, veio em um veleiro que aportou no Rio de Janeiro, com todas as exigências atendidas. Mas ele nunca foi usado pela família real, pois só chegou depois de proclamada a República.

Tomei champanhe com o príncipe

Modéstia à parte, na verdade, o príncipe, Dom João de Orleans e Bragança, tataraneto de D. João II me serviu champanhe. Acompanhando um amigo, fui à casa dele, em Paraty, e ele, com uma gentileza real, nos serviu champanhe. Além disso, pude ver bela fotos clicadas por D. Pedro II, que foi um dos mais brilhantes dirigentes desta nação. Entre suas ações, a criação da Caixa Econômica Federal.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

IVECO CONSOLIDA NEXPRO NO MERCADO DE TRANSPORTES

A NEXPRO, linha de peças da IVECO, fechou 2023 com um balanço positivo. O número de itens disponíveis no portfólio saltou de 70 para mais de 400 itens, um crescimento superior a 450%. A IVECO, marca do Iveco Group, tem trabalhado constantemente focada no cliente, em excelência e inovação. Assim, apesar do cenário desafiador enfrentado durante o ano, o grande crescimento da linha consolida a NEXPRO no mercado de transportes brasileiro e é um marco na trajetória da empresa.

Lançada em 2016, a linha NEXPRO cresceu significativamente no ano, apresentando um portfólio mais completo de soluções para os clientes, que inclui peças, acessórios e serviços. A linha é composta por uma ampla variedade de itens de reposição que são testadas e homologadas pela montadora, oferecendo preços competitivos em relação às peças alternativas do mercado.

O objetivo da IVECO com a expansão é proporcionar aos clientes da marca ainda mais confiança e tranquilidade quando reparos são necessários. “A consolidação da NEXPRO no mercado de transportes faz parte da estratégia da IVECO de expansão do portfólio de peças e serviços, com foco nas demandas do cliente, e busca oferecer uma gama de soluções desenvolvidas pela marca com valores muito competitivos, contribuindo ativamente para um melhor custo operacional”, conta Bernardo Brandão, diretor de geral de Peças e Serviços da IVECO para a América Latina.

O crescimento em 2023 foi impulsionado por lançamentos ao longo do ano. Três linhas da NEXPRO são destaque: itens de colisão, baterias e acessórios. Os itens de colisão são os mais recentes no mercado, enquanto que as baterias NEXPRO foram lançadas em setembro de 2023.

A linha NEXPRO se destaca pela qualidade e oferece garantia de 12 meses para todas as suas peças, que são testadas e homologadas, quando adquiridas e instaladas nas concessionárias da montadora.

“Os acessórios permitem personalização e conforto extras e isso se dá, também, pela cadeia de fornecedores confiável que a NEXPRO utiliza para reforçar a credibilidade e a confiança dos produtos", completa Ricardo Cardozo, diretor de Parts Marketing da IVECO para a América Latina.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

CRESCEM OS AFASTAMENTOS DE TRABALHO POR ACIDENTES DE PERCURSO COM BIKE E MOTO


Média de trabalhadores que utilizam bicicletas e motos como meio de transporte para chegar às empresas varia de 25% a 30%

Motocicletas e bicicletas se firmaram, definitivamente, como modais de transporte individual em todo o Brasil. Para se ter ideia, pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde revelam que a média de usuários de motos e bicicletas nas indústrias varia de 25% a 30% do total de trabalhadores. Na garupa dessa tendência, no entanto, veio junto o crescimento dos acidentes que podem afastar um colaborador por muito tempo. Cerca de 68% dos afastamentos de trabalho por acidente de percurso são de pessoas que estavam indo ou voltando do trabalho conduzindo sua bicicleta ou motocicleta.

Esta realidade é uma questão a mais para profissionais de Recursos Humanos e Saúde e Segurança do Trabalho: como reduzir estes afastamentos por acidente de percurso? Afinal, todo o cuidado com a segurança no ambiente de trabalho pode ser comprometido quando o colaborador passa do portão para fora.

Ainda analisando as estatísticas, um estudo denominado Boletim Epidemiológico, do Ministério da Saúde, de 2021, apresentou resultados interessantes. O perfil das vítimas de motociclistas em lesões no trânsito é predominantemente do sexo masculino (88,1%), adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos (30,8%), de escolaridade com 8 a 11 anos de estudo (39,6%) e solteiro (57,3%).

“Estes acidentes com motociclistas e ciclistas geralmente são causados pela falta de treinamento dos condutores”, explica Geraldo Tite Simões, instrutor de pilotagem da Academia Brasileira de Trânsito (ABTRANS). Segundo Simões, a instrução das moto-escolas não é suficiente para enfrentar o trânsito nas ruas e estradas e os novos motociclistas mal sabem como usar os freios, complementa. 

Geraldo Tite Simões

Nesse ponto que o mundo corporativo entra em cena. É fato que um colaborador se desloque em motos ou bicicletas. Não se trata apenas de uma paixão, ou gosto pelos veículos de duas rodas, mas uma necessidade. Mesmo que a empresa ofereça transporte privado, como os ônibus fretados, para muitas pessoas a moto, por exemplo, representa a chance de levar o filho para escola, a esposa para o trabalho, dormir uma hora a mais, ou até mesmo usar este tempo para estudar - além do baixo custo de manutenção. 

A verdadeira e efetiva solução para redução dos acidentes de percurso com motociclistas e ciclistas é o treinamento especializado. Por meio de palestras, exibições técnicas e mesmo cursos práticos, a empresa terá a oportunidade de oferecer aos seus colaboradores aquilo que o departamento de trânsito não conseguiu fazer: ensinar de forma adequada e com mais tempo dedicado.

Ferramentas disponíveis 

Dentro do cardápio oferecido pela ABTRANS para o mercado corporativo, destacam-se

Organização de SIPAT – Apoio e material técnico para eventos específicos, criação de campanhas educativas.

Palestras educativas – Que podem ser realizadas de forma presencial, ou online, com projeção de filmes e estudos de casos.

Palestras demonstrativas – Neste caso, apenas de forma presencial. Após a palestra, o instrutor convida o público para um espaço aberto e realiza alguns exercícios com a moto. São realizados exercícios de frenagem, desvio, postura, foco etc.

Curso prático – Esta é a melhor receita para redução e até eliminação dos acidentes de percurso. Sem uma formação adequada, motociclistas e ciclistas desenvolvem vícios difíceis de eliminar. Para a realização do curso é preciso uma área asfaltada com cerca de 2.000 m2, isolada de veículos. No curso são ministradas técnicas de frenagem de emergência, desvio (contra-esterço), curvas, pilotagem com garupa, postura, manutenção preventiva (com checklist das motos), entre outros pontos. 

Consultoria – A ABTRANS pode, ainda, elaborar um plano de consultoria que vai além dos cursos. Neste plano, criam-se estratégias para o incentivo do uso de equipamentos de segurança, a importância da manutenção preventiva e até comunicados via redes internas ou mídias sociais. O objetivo é manter o foco na prevenção de acidentes, inclusive nos fins de semana, quando entra em cena um componente altamente perigoso: a ingestão de álcool e drogas. Para sensibilizar o público, os especialistas da ABTRANS realizam uma vivência com óculos de simulação de embriaguez. Com estes óculos tem-se a visão de uma pessoa que ingeriu bebida alcoólica.

“Nossa meta é zerar os acidentes de percurso com motos e bicicletas, por meio de uma conscientização dos riscos, pelo amor à vida e à família, o respeito à empresa e implantar uma filosofia de segurança que se estenda por todas as atividades”, conclui Geraldo Tite Simões, responsável didático pelos cursos da ABTRANS.

Para obter mais informações sobre estes serviços, basta enviar um e-mail para cursoabtrans@gmail.com ou uma mensagem pelo WhatsApp (11) 99458-7351.

* Geraldo Tite Simões, é instrutor de pilotagem da Academia Brasileira de Trânsito (ABTRANS) Um dos caminhos para redução dos acidentes de percurso com motociclistas e ciclistas é o treinamento especializado Os treinamentos da ABTRANS incluem palestras, exibições técnicas e cursos práticos.

ABTRANS - Academia Brasileira de Trânsito
Printer Press Comunicação Integrada

GRUPO FREUDENBERG CELEBRA 175º ANIVERSÁRIO


Tecnologias para o futuro desde 1849

Weinheim, Fevereiro de 2024. Um homem assina um contrato. Ele utiliza dinheiro emprestado da esposa para comprar uma pequena fábrica de couro, junto com um sócio. O homem é Carl Johann Freudenberg e a data é 9 de fevereiro de 1849. Na época, ele não poderia imaginar que sua empresa se transformaria nos próximos 175 anos em um grupo global de tecnologia, com 52 mil funcionários em cerca de 60 países e vendas de cerca de €12 bilhões, apesar de crises, guerras e desafios econômicos. 

O Grupo Freudenberg atua em cerca de 40 segmentos de mercado. Por exemplo, seus produtos, soluções e serviços garantem que o ar nos ambientes seja mais limpo, os carros possam dirigir e as feridas cicatrizem mais rapidamente. "175 anos é um aniversário muito especial para a empresa, um motivo para olhar para trás e refletir, mas também para olhar para frente", diz o CEO Dr. Mohsen Sohi. "O que torna a empresa tão bem-sucedida é uma mistura de adaptabilidade e tradição, aliada ao poder inovador. Os últimos 175 anos representam uma história industrial que se estende por três séculos, impulsionada por valores e conduta responsável."

O chanceler federal Olaf Scholz também parabenizou a empresa: "A Freudenberg é uma das 'campeãs ocultas' da Alemanha, com uma longa tradição e considerável poder inovador. A Freudenberg é uma empresa que continuou a se desenvolver e reagiu à mudança com determinação. Precisamos de todas essas características em um país que enfrenta uma tremenda mudança. Meus sinceros Parabéns!"

Apesar da adaptabilidade, a ação empreendedora da Freudenberg é baseada em valores firmes.  "Apesar de todas as mudanças, continuamos trabalhando com base no sistema de valores que remonta ao nosso fundador Carl Johann Freudenberg", diz Martin Wentzler, Chairman of the Board of Partners of Freudenberg & Co. Kommanditgesellschaft e Chairman of the Supervisory Board of Freudenberg SE. "A empresa tem prioridade sobre os interesses da família. Isso sempre foi verdade nos últimos 175 anos, continua valendo até hoje e baliza as nossas ações". Até os dias atuais, a empresa ainda é a prioridade da família, na forma dos cerca de seus 370 sócios.

Inovações e orientação internacional

As inovações têm sido um tema recorrente na história da companhia – desde o tratamento de couro e o desenvolvimento do retentor Simmerring até soluções sofisticadas e de alta tecnologia de vedação e controle de vibração, baterias e células de combustível, têxteis industriais, filtros, produtos de limpeza altamente avançados, especialidades químicas e dispositivos médicos. Alta qualidade, confiabilidade, parceria com clientes e finanças sólidas têm sido os pilares das atividades da Freudenberg ao longo de seus 175 anos de história.

A orientação internacional do Grupo Freudenberg é outro fator de sucesso. Em 1849, a Freudenberg já mantinha contatos comerciais com os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e a Turquia. Atualmente, a Freudenberg é um grupo global representado em cerca de 60 países e atuante em todo o mundo.

Sucesso por meio da transformação

Desde a sua fundação, o Grupo tem sido bem-sucedido graças à transformação. Em seus princípios empresariais, Carl Johann Freudenberg afirmou que a abertura à mudança era um fator-chave para o sucesso empresarial. Hoje, a empresa oferece aos seus clientes soluções e respostas para os problemas e perguntas do futuro, por exemplo, ajudando a moldar a transição energética com componentes-chave para células de combustível e unidades de eletrólise necessárias para a produção de hidrogênio verde. A Freudenberg fornece esses componentes para clientes em todo o mundo: fabricantes de células de combustível para diversas aplicações, incluindo caminhões pesados, empilhadeiras, navios de cruzeiro e veículos comerciais.

Aproximadamente 52.000 funcionários de cerca de 150 países estão trabalhando todos os dias para garantir que a história de sucesso da Freudenberg continue sendo uma história de inovação. Eles estão trabalhando juntos em projetos internacionais com equipes caracterizadas pela diversidade. Trabalhando com previsão, eles moldam a sustentabilidade futura por meio de processos eficientes e cada vez mais digitalizados, produtos que conservam recursos e serviços sofisticados. A abertura à mudança e a visão empreendedora fazem parte do DNA da Freudenberg desde que a empresa foi fundada por Carl Johann Freudenberg, em 1849.

Freudenberg Group

O Grupo Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg Group desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, components de controle de vibração, baterias e células de combustível, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais e produtos médicos. Forte inovação, intense orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. Com 175 anos, a empresa vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade e proatividade, e ação responsável. Em 2022, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 51.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de mais de €11.7 bilhões. Para obter mais informações, clique aqui

*Imagem de abertura - Familie Carl Johann Freudenberg -1857

Grupo Freudenberg
Essência Comunicação

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

RENAULT KARDIAN COMEÇA A SER PRODUZIDO NO PARANÁ

Revelado globalmente em outubro no Rio de Janeiro, a Renault iniciou nesta quarta-feira (21) a produção do Kardian no Complexo Ayrton Senna. A fábrica do Paraná é a primeira do mundo a produzir esse SUV do segmento B, que inaugura uma nova plataforma, um novo motor 1.0 turbo flex e uma nova caixa de câmbio automática de dupla embreagem. O Kardian é o primeiro carro do Renault International Game Plan 2027 e será lançado no mercado brasileiro em março.

A Renault também iniciou nesta semana a pré-venda do Kardian. Os pedidos podem ser feitos no site prevenda kardian com a compra do R Pass no valor de R$ 1.000. Com isso, o cliente tem acesso à reserva do carro e entrega prioritária, além da garantia de preço de pré-venda. O carro será entregue a partir do final de março.

Na pré-venda estão disponíveis três versões de acabamento: Evolution, Techno e Première-Edition, com preços a partir de R$ 112.790. Tudo com o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm combinado ao eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch).

O Kardian se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados em segmentos superiores, como as rodas de 17 polegadas, o console mais alto com alavanca de velocidade do tipo “e-shifter”, bem como as regulagens do sistema MULTI-SENSE que permite personalizar a condução e ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos. O veículo é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), como o controle de velocidade adaptativo (ACC) e alerta de distância segura (DW).

Fábrica moderna e sustentável

A Renault é a única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0.

Com o Metaverso industrial, a Renault aplica as mais avançadas tecnologias no processo industrial, como inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, mineração de dados, impressão 3D e AGVs, os veículos guiados automaticamente, dentre outras soluções, da mesma forma como o Grupo Renault aplica em outras unidades do mundo.

A Renault também é a primeira fabricante a ser autoprodutora de energia 100% elétrica utilizada de origem fotovoltaica, limpa e renovável.

A fábrica do Paraná avançou no processo produtivo desde o início da produção no Brasil, em 1998. Foi a primeira montadora do Brasil – e a primeira unidade da Renault no mundo – a adotar a aplicação à base de água.

Renault do Brasil

CINCO SEGREDOS DO FORD TERRITORY PARA OFERECER O MELHOR CONFORTO DA CATEGORIA

Os SUVs se tornaram um dos segmentos mais disputados do mercado, com uma grande oferta de modelos que, à primeira vista, parecem muito similares. O Ford Territory ganhou uma geração totalmente nova que chama a atenção pelo design robusto e elegante, mas é sobretudo no interior que ele se diferencia dos demais veículos da categoria.

Listamos aqui cinco pontos que permitem ao SUV da Ford oferecer um padrão de conforto superior ao dos concorrentes. Lembrando que ele renovou também o trem de força e entrega um desempenho ágil e suave, com motor 1.5 EcoBoost de 169 cv e transmissão automática de sete velocidades com dupla embreagem banhada em óleo, e é o único com quatro modos de condução. Tudo isso por um preço bastante competitivo, de R$ 209.990 na versão topo de linha Titanium.

Espaço interno – O novo Territory tem carroceria maior, com 4.630 mm de comprimento e 2.177 mm de largura (incluindo os espelhos). Mas é a distância entre-eixos de 2.726 mm que lhe dá a liderança em espaço interno. As medidas são generosas para todos os ocupantes, especialmente no banco traseiro, onde mesmo passageiros maiores têm espaço para cruzar as pernas sem raspar no banco dianteiro. O assoalho plano e as portas amplas são outros fatores que tornam a sua cabine referência em conforto.

Acabamento – O design minimalista da cabine combina diferentes materiais para criar um ambiente de requinte e qualidade, incluindo acabamentos suaves ao toque nos bancos, portas, volante e painel. O painel e as portas trazem detalhes em madeira e aço escovado. Os bancos são revestidos com couro premium em dois tons e contam com ajuste elétrico em dez posições para o motorista e quatro para o passageiro, ambos com assentos ventilados. O isolamento acústico eficiente contribui para essa percepção de qualidade.

Design – O design de linhas modernas, aerodinâmicas e esportivas do Territory são destacadas pela grade dianteira hexagonal, em formato de escamas, pelos faróis e lanternas full-LED e pelas rodas diamantadas de 19 polegadas. O seu visual é imponente e funcional, com uma linha de teto de caimento suave que também favorece o espaço interno.

Segurança – Com direção e suspensão especialmente calibradas para as condições brasileiras, o Territory tem um comportamento dinâmico que transmite muita segurança. Isso é reforçado pelos freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e assistente de descida. Ele conta ainda com assistente de frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, alerta e assistente de permanência em faixa, sensor e assistente de estacionamento e seis airbags com detecção inteligente de ocupantes.

Equipamentos – O SUV também vem de série com teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de dupla zona com saídas traseiras, painel de instrumentos e multimídia com tela de 12,3” – a maior da categoria –, câmera 360°, farol alto automático, carregador por indução, seletor de marcha rotativo e freio de mão eletrônico com auto-hold.

Ford Motor Company



PRÊMIO ENLIGHTEN 2024 DESTACA A SUSTENTABILIDADE DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

A Altair, líder global em inteligência computacional, anuncia a abertura de inscrições para o Prêmio Altair Enlighten 2024. Realizado anualmente em conjunto com o Centro de Pesquisa Automotiva (CAR), destaca os maiores avanços em sustentabilidade e redução de peso que colaboram com a diminuição da pegada de carbono, mitigam o consumo de água e energia e aceleram os esforços de reutilização e reciclagem de materiais.

“O Prêmio Enlighten exibe as melhores conquistas da indústria automotiva em tecnologia sustentável e estamos entusiasmados em, mais uma vez, coroar as melhores e mais avançadas tecnologias disponíveis”, disse James R. Scapa, fundador e CEO da Altair. “Continuamos a ver a premente necessidade de tecnologias mais sustentáveis e verdes para a indústria global de transporte. E o Prêmio Enlighten é a principal premiação a destacar os esforços para o futuro sustentável da indústria automobilística mundial.”

“A indústria automotiva brasileira possui casos de sucesso em redução de massa, inclusive com a adoção das soluções de otimização estrutural da Altair, que são ótimos candidatos para o Prêmio Altair Enlighten nas categorias tradicionais de Produto Sustentável ou Estrutura Leve”, aponta Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil.

Este ano, o Prêmio Enlighten apresenta uma nova categoria, “Computação Sustentável”, patrocinada pelo Google Cloud, que reconhece a implementação de práticas e tecnologias que priorizam a medição sustentável, otimizando a eficiência energética e de recursos, abrindo novas oportunidades para uma transição de baixo carbono e construindo soluções mais sustentáveis e computação ecológica.

“A nova categoria Computação Sustentável amplia para todos os usuários das soluções Altair de Simulação, IA e Computação de Alta Performance a oportunidade de submeterem seus projetos que abraçam práticas sustentáveis”, complementa Valdir Cardoso.

Categorias do Prêmio Altair Enlighten 2024

Produto Sustentável – Reconhece um veículo de produção (ou módulo de sistema principal) que abrange redução de emissões, redução de peso, circularidade de materiais e avanços em segurança.

Processo Sustentável – Reconhece processos que permitem reduções de emissões, reutilização e/ou reciclagem de materiais e conservação de água durante as fases de fabricação ou engenharia.

Leveza do Módulo – Reconhece a redução de massa de um módulo, subsistema ou componente do veículo.

Tecnologia facilitadora – Reconhece os avanços tecnológicos que permitem a redução do peso dos veículos, incluindo um material, processo de produção, método de design ou tecnologia de união.

Futuro da redução de peso – Reconhece um processo, material ou tecnologia que não está em produção, mas que tem potencial significativo para promover a redução de peso de veículos.

IA Responsável – Reconhece a implantação responsável de IA em toda a cadeia de valor automotiva – desde o design, engenharia e operação até a produção e uso em serviço.

Computação Sustentável – Reconhece a implementação de práticas e tecnologias que priorizam a eficiência energética, o uso de energia renovável, a redução do impacto ambiental e a contribuição para uma computação mais sustentável e ecológica.

“O Google Cloud está entusiasmado por trabalhar com a Altair no Enlighten Award deste ano”, disse Justin Keeble, diretor administrativo de sustentabilidade global do Google Cloud. “Sabemos que a Altair há muito se compromete a ajudar as organizações a projetar e fabricar seus produtos de uma forma mais sustentável – estamos orgulhosos de ajudar essas mesmas organizações a descarbonizarem suas pegadas digitais e trabalharem de forma mais sustentável”.

“Temos certeza de que a 12ª edição do Prêmio Enlighten será a edição mais inovadora já realizada e temos o prazer de apresentar mais uma vez este prêmio junto com a Altair”, disse Alan Amici, presidente e CEO do Center for Automotive Research. “A sustentabilidade automotiva é um imperativo global – temos a honra de destacar as melhores conquistas da indústria e reconhecer organizações globais de todas as especialidades e tamanhos.”

O Prêmio Altair Enlighten atrai o interesse da indústria, da engenharia, dos legisladores, dos educadores, dos estudantes e do público. Os vencedores das edições anteriores incluem GM, Ford, Stellantis, Harley-Davidson, Toyota, Nissan, Mazda, Ferrari, JLR, Mercedes-Benz, BMW e SAIC-GM-Wuling (SGMW), entre outras companhias.

Os parceiros do Prêmio Altair Enlighten 2024 incluem SAE, Automotive Engineering, Tech Briefs e Automobil Industrie.

Para saber mais sobre o Prêmio Enlighten ou para enviar uma inscrição, clique aqui . As inscrições serão recebidas até 31 de maio de 2024. O julgamento final ocorrerá em junho e os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação, em 6 de agosto de 2024, no CAR Management Briefing Seminars, em MIchigan, nos Estados Unidos.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

PAULO TINOCO É O NOVO PRESIDENTE DO COMTUR SANTO ANDRÉ

Paulo Tinoco, professor universitário, empresário do ramo de turismo e com experiência nos setores público e privado, foi eleito para assumir a presidência do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de Santo André - para o mandato 2024/2025. A cerimônia de posse ocorreu na manhã desta quarta-feira (21) na Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, pasta à qual a atividade está ligada.

O empresário também é secretário geral da Aethal - Associação das Empresas de Turismo, Hospedagem e Alimentação do Grande ABC -, que tem Beto Moreira como presidente. A Aethal tem a função de discutir políticas públicas sobre o setor de turismo na Região e é um braço social do Sehal, o sindicato patronal do setor.

Tinoco assume no lugar de Rubens Galindo, que ocupou o cargo no biênio 2022/2023. "O meu principal objetivo é dar continuidade ao trabalho realizado e fortalecer a relação com os vários segmentos do turismo, além de aproximar os empresários das ações do COMTUR", disse Paulo Tinoco.

Cesar Ricardo dos Santos Ferreira, diretor do Sehal, esteve presente representando o sindicato patronal. "Consideramos uma escolha importante e, em especial ter uma representatividade, como sindicato, para um importante setor que gera emprego e renda na Região", disse Cesar.

O COMTUR é um órgão que decide sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento do turismo local, propõe e acompanha medidas que visam o desenvolvimento sustentado da atividade turística de Santo André. É composto pelo poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

Sehal
Atual Imagem Comunicação



KIA BRASIL CONVIDA VISITANTES PARA UMA FOTO COM O TENISTA RAFAEL NADAL VIRTUAL

Entre as ativações promocionais durante o Rio Open 2024 - ATP 500 -, que acontece até o próximo domingo (25), a Kia Brasil, patrocinadora do torneio, terá um totem interativo, com tecnologia de edição por Inteligência Artificial, que permite aos visitantes tirar uma foto com o tenista Rafael Nadal (virtual), embaixador global da marca, no espaço G68 do Leblon Boulevard. No mesmo local, a Kia mostra a série especial do Kia Niro Rio Open, edição limitada a 100 unidades em comemoração aos 10 anos do torneio. A marca expõe também o Kia Sportage em seu segundo espaço no torneio, na entrada do evento, na área G17, e na arquibancada da quadra central “Guga Kuerten”, o Kia Niro, na versão SX Prestige.

A Kia também é responsável pelos transfers dos atletas profissionais no Rio Open. Fazem parte da frota de 11 veículos os modelos híbridos Stonic, Niro e Sportage, inclusive com unidade do Kia Niro Rio Open Limited Edition e uma unidade Niro na versão 100% elétrica, em demonstração no país.

Além disso, a marca participa da ação “CãoDula”, como parceira de mobilidade da Hyppet, plataforma de adoção e bem-estar pet, para o transporte de quatro cãezinhos que aguardam por um lar para participarem de um bate-bola com alguns dos melhores tenistas do mundo, pegando as bolinhas que saírem da quadra, dando assim a oportunidade para que eles sejam vistos e adotados durante o torneio.

“Os brasileiros já reconhecem a Kia como uma marca de automóveis incentivadora dos esportes, internacionalmente. Os exemplos mais notórios são o Australian Open, a Copa do Mundo FIFA de Futebol, e o embaixador da marca Rafael Nadal. Ao se associar à IMM Esporte e Entretenimento, organizadora e promotora do Rio Open, e lançar uma série especial do Niro Rio Open Limited Edition, é uma demonstração de força de duas marcas relevantes no mercado nacional”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil. 

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada


STELLANTIS REAFIRMA SEU COMPROMISSO COM PERNAMBUCO

Em encontro realizado nesta terça-feira (20) em Recife com a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, reafirmou o compromisso da empresa com o estado e a importância estratégica do Polo Automotivo Stellantis de Goiana.

Exportamos para o mundo nossos produtos e muito conhecimento, incluindo os softwares desenvolvidos em Pernambuco, graças à capacidade técnica dos nossos engenheiros brasileiros e pernambucanos. Isso nos enche de orgulho e traz a certeza de que estamos no caminho certo”, declarou Cappellano. 

Na ocasião, Cappellano, também celebrou o desempenho do mercado externo, que impulsionou a exportação dos modelos produzidos em Goiana, e destacou o plano de desenvolvimento da cadeia automotiva regional. Desde sua implantação, em 2015, a Stellantis é responsável pela geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos no estado.

Novo ciclo de investimentos

Durante o encontro, o presidente da Stellantis para a América do Sul afirmou que o polo receberá novos investimentos dentro do ciclo que será anunciado em breve. “O plano que anunciaremos levará a Stellantis a um novo patamar. Avançaremos como protagonistas da mobilidade segura, sustentável e acessível, gerando desenvolvimento e riqueza para a região e todo o país”, diz Cappellano.

O novo ciclo de investimentos contemplará novos produtos e serviços, além da expansão da cadeia de fornecedores para o desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade.

Recorde de exportação

Durante a reunião, também foram apresentados alguns marcos alcançados pela Stellantis no estado, como o novo recorde de exportação de veículos em 2023. De janeiro a dezembro, a Stellantis foi responsável pela movimentação de mais de R$2,5 bilhões em Suape graças à produção de Goiana.

Em comparação com o ano anterior, os embarques realizados através do Porto de Suape cresceram 23%. Os modelos exportados – Fiat Toro, Ram Rampage, Jeep Commander, Compass e Renegade - atendem os mercados da América do Sul e Caribe.

Os resultados alcançados demonstram a competitividade de nossos produtos e serviços, e atesta a qualidade do processo produtivo do Polo de Goiana. É uma conquista a ser comemorada pelo time da Stellantis de Pernambuco e de todo o país”, finalizou Cappellano.

*Foto: Miva Filho/Divulgação Secom GEP

Stellantis

IVECO BUS RECEBE ENCOMENDA PARA O FORNECIMENTO DE 100 URBANWAY CNG NA GRÉCIA

A nova geração do URBANWAY CNG da IVECO BUS oferece um serviço de alta qualidade aos passageiros, com seu design e layout interno funcional, respeitando o meio ambiente.

A IVECO BUS estabeleceu uma nova colaboração para uma mobilidade mais sustentável na conhecida capital Atenas, exportando sua experiência em tecnologia de gás para a Grécia. O Ministério de Infraestrutura e Transporte da Grécia selecionou o ônibus articulado URBANWAY CNG da IVECO BUS. O modelo opera com gás natural comprimido (GNV) e é compatível com biometano. No total, até o final do ano, serão entregues 100 unidades do URBANWAY CNG de nova geração para renovar a atual frota de Atenas.

Com desempenho limpo, a nova geração de ônibus urbanos URBANWAY CNG contribuirá para a modernização das frotas de transportes públicos da cidade grega, ampliará a mobilidade urbana sustentável e proporcionará acesso total a pessoas com mobilidade reduzida.

O novo modelo URBANWAY de 18 metros atende aos padrões de emissões Euro VI-e para veículos CNG. Os ônibus encomendados serão equipados com motores Cursor 9 NG fabricados pela FPT Industrial, reconhecidos por sua excelência tecnológica. Com 4 portas, 42 assentos e uma área para cadeiras de rodas, eles podem transportar um total de 144 passageiros. Os veículos também integram novos dispositivos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que estão em conformidade com a GSR (General Safety Regulation), que entrará em vigor em julho de 2024.

e/d: Christos Staikouras, Ministro de Infraestrutura e Transporte da Grécia; e Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS na Europa.

"A assinatura do contrato com a Iveco France SAS para o fornecimento de 100 ônibus urbanos articulados de 18 metros CNG marca mais um passo para alcançar uma meta tripla estabelecida pelo Ministério das Infraestrutura e Transporte. Esse objetivo diz respeito à modernização do transporte urbano, à promoção da mobilidade urbana sustentável e à obtenção de um alto nível de serviços de transporte público oferecidos aos cidadãos", disse Christos Staikouras, Ministro de Infraestrutura e Transporte da Grécia.

“Estamos muito satisfeitos por nossa tecnologia de gás natural ter impressionado o Ministério de Infraestrutura e Transporte do governo grego e por nossa nova geração URBANWAY CNG ter sido escolhida para o programa de renovação e modernização das frotas de ônibus urbanos de Atenas e Tessalônica. O fato de tantas cidades importantes em toda a Europa escolherem a IVECO BUS para a transição energética em suas frotas é uma prova da qualidade e do desempenho dos nossos veículos para a mobilidade sustentável”, afirmou Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS na Europa.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado