A Mercedes-Benz do Brasil está prestes a alcançar um novo marco de expansão da empresa no rumo da eletromobilidade em ônibus na América Latina. Um modelo eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil, em breve fará sua estreia no Chile.

Uma unidade, encarroçada pela Caio, será enviada ao país andino para um programa de demonstração a clientes e gestores do transporte coletivo. Esta ação é resultado de uma parceria com a Daimler América Latina e com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz.

“Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos, que segue a tendência mundial da eletromobilidade, foi desenvolvido para o Brasil e para a América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes”, diz Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina.

“Seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo, em alinhamento com a estratégia global de práticas de ESG da Daimler Buses”, destaca Jens Burger.

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz do Brasil está se dedicando fortemente a eventos para lançamentos e demonstrações de chassis de ônibus nos mercados da região. “Estamos planejando também ações em outros países, reforçando o compromisso com clientes dos segmentos urbano, rodoviário, turismo e mineração, reafirmando a presença da nossa marca na América Latina”, afirma Jens Burger.

Apoio aos clientes na transição para os veículos elétricos

“Juntamente com nossos clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”, diz Jens Burger. “Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo, afinal, eles também vão entrar nessa nova era conosco, sempre visando a eficiência tecnológica e de custos operacionais que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte de passageiros”.

“Ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano, o eO500U atenderá às especificações de cada país. O segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. Temos muito orgulho em dizer que este é um produto da América Latina para o mundo. Com ele, nossa Empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana. Temos uma visão clara da responsabilidade com os clientes, colaboradores e fornecedores, assim como com a sociedade”, ressalta Jens Burger.

A Mercedes-Benz do Brasil, com apoio de seus representantes e outros parceiros na América Latina, dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. A Empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado.

Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos.

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica

O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.

Este mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km e a grande capacidade de transporte de passageiros.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção, motores elétricos, eixos e outros itens.

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, afirma Mauricio Yamamoto, managing director Bus Regional Center Daimler Latina.

Segundo o executivo, a demonstração do eO500U no Chile reforça também a parceria com a encarroçadora Caio no atendimento a clientes do Brasil e da América Latina.

“Os primeiros 50 ônibus elétricos da Mercedes-Benz para a cidade de São Paulo, previstos para entrar em operação no início de 2024, receberão carroçaria Caio, assim como o veículo em demonstração no Chile”, ressalta Mauricio Yamamoto.

“Esse é um grande marco histórico no desenvolvimento de chassis de ônibus que mostra a expertise da equipe de Engenharia e Desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil. Estamos fazendo tudo isso com tecnologia de ponta e muito motivados pela paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, contribuindo para a qualidade de vida nas grandes cidades, no Brasil, na América Latina e em outros países”, conclui Mauricio Yamamoto.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui