Com o avanço da pandemia da Covid-19 este ano, a impressão 3D emergiu como uma tecnologia ágil e eficaz para a produção de equipamentos de proteção individual, de protótipos de equipamentos médicos e de swabs orofaringe utilizados na coleta de material para exames.

A General Motors, que vem ampliando seus investimentos em impressão 3D nos últimos dois anos, acredita que os benefícios promovidos pela tecnologia continuarão mesmo depois da pandemia. A empresa adicionou, no final do ano passado, 17 impressoras 3D Stratasys (NASDAQ: SSYS) FDM, de manufatura aditiva industrial, e passou a produzir ferramentas impressas em 3D para aumentar a velocidade, reduzir o peso e melhorar a eficiência dos custos em suas linhas de produção.

Ferramentas impressas em 3D da GM usadas para ventiladores de cuidados intensivos nos sistemas Stratasys. Foto: Business Wire

A impressão 3D nos ajuda a enfrentar os desafios e a nos tornarmos mais ágeis para lidar com o ritmo acelerado das mudanças na indústria moderna e que aumentam as incertezas nos negócios”, afirma o diretor de Manufatura Aditiva da GM, Ron Daul, ao destacar que a empresa já está nessa jornada há mais de 30 anos, mas que a impressão 3D está se tornando ainda mais difundida na empresa. “Já temos mais de 700 funcionários treinados para usar a tecnologia. A manufatura aditiva está contribuindo, constantemente, para sermos mais rápidos e eficientes no desenvolvimento de produtos e protótipos, de ferramentas e equipamentos de segurança, e mais benefícios devem ser alcançados.”

Um estudo da SME Media revelou que 25% dos profissionais de manufatura nos EUA planejavam mudar suas cadeias de suprimentos em função da pandemia, e que a impressão 3D (com robótica) era a melhor escolha entre 11 tecnologias de manufatura para se investir após o Covid-19. A tecnologia pode ser usada para imprimir peças de reposição em 3D, produzir peças de uso final mais próximas da montagem, ajudar a reposição de ferramentas nas linhas de fabricação mais rapidamente e agilizar o desenvolvimento de novos e melhores protótipos.

A General Motors está movendo-se mais rápido do que algumas indústrias para aproveitar a vantagem competitiva. A empresa, que utiliza a impressão 3D para prototipagem desde 1989, utilizou a tecnologia para produzir 75% das peças do protótipo do Chevrolet Corvette 2020. Hoje, possui impressoras 3D instaladas em muitas unidades de produção em todo o mundo e, cada vez mais, está ampliando sua utilização para outras aplicações relacionadas à linha de produção, como ferramentaria, por exemplo.

Um grande teste foi realizado em abril, quando a GM fechou um contrato com o Department of Health and Human Services dos EUA para produzir, até o fim de agosto, 30.000 unidades de ventiladores para UTIs, em colaboração com a Ventec Life Systems .

A empresa realizou a engenharia reversa em peças de reposição de um ventilador original, e começou a imprimi-las em 3D no dia seguinte, usando em soluções de manufatura aditiva da Stratasys. As ferramentas utilizadas na produção dos ventiladores também foram impressas em 3D. Quando uma empresa exige mais capacidade de impressão 3D, ela automaticamente pode contar com o Stratasys Direct Manufacturing para produzir sob demanda. Isso ajudou a GM a operar com uma alta taxa de utilização das máquinas existentes, e a expandir sua capacidade interna.

A inovação de materiais e a repetibilidade de máquina fizeram toda a diferença. Por exemplo, o Nylon12 Carbo n Fiber é um material composto que contém 35% de fibra de carbono em peso, e que se traduz em uma relação resistência / peso excepcionalmente alta, mesmo em locais sujeitos a fortes vibrações. Como resultado, peças pesadas, que antes exigiam uso de metal, agora podem ser impressas em 3D, utilizando polímeros. Sistemas industriais de manufatura aditiva Stratasys, como a F900, foram projetados para executar um alto grau de precisão e de consistência para que cada peça seja o mais idêntica possível.

“A GM vem realizando investimentos inteligentes em impressão 3D para obter sucesso neste novo normal de incertezas e disrupção”, afirma Rich Garrity, presidente da Stratasys Americas. “Como resultado, passa a contar com linhas de fabricação mais adaptáveis e menos caras, e pode desenvolver mais rapidamente produtos melhores. A GM é um modelo claro do futuro da manufatura aditiva na indústria automotiva.”

General Motors

A General Motors (NYSE: GM) é uma empresa global comprometida em oferecer maneiras mais seguras, melhores e mais sustentáveis para as pessoas se locomoverem. A General Motors, suas subsidiárias e suas entidades de joint venture vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Holden, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo a OnStar, líder global em serviços de segurança veicular, podem ser encontradas em http://www.gm.com.

Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda. Online em: http://blog.stratasys.com e LinkedIn .

A Stratasys é uma marca registrada e o selo Stratasys é uma marca registrada da Stratasys Ltd. e/ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.

GPCOM Comunicação Corporativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui