A American Tower do Brasil, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente, anuncia a ativação de sua primeira planta solar para atender a 100% do consumo de sua rede de fibra óptica

A planta solar em Minas Gerais, um projeto de geração distribuída (GD), no qual a fonte de energia limpa é conectada diretamente à rede de distribuição, é composta por 4.920 painéis solares de última geração, que geram energia para 100% da unidade de Fibra óptica da American Tower do Brasil. A fonte de energia limpa está diretamente conectada à rede pública de distribuição de energia elétrica. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa CGC.

“A implantação da planta solar é um exemplo do compromisso da empresa com práticas sustentáveis. Utilizar esta fonte de energia renovável evitará a emissão de 255 toneladas de CO² na atmosfera anualmente, reduzindo ainda mais a pegada de carbono da operação no Brasil”, afirma Abel Camargo, Vice Presidente de Estratégia e Novos Negócios da American Tower do Brasil.

O plano de expansão da planta, que está em andamento, deve permitir que a empresa atenda totalmente a demanda de consumo da rede da operação de fibra óptica da American Tower para 2021 e comece a gerar energia excedente para o uso compartilhado com clientes. “A planta poderá ser compartilhada com clientes e parceiros em soluções específicas onde haja sinergia com a parte de energia. Além da rede neutra FTTH, (fibra para casa) a planta solar pode atender a outras soluções da companhia, como o iSite, uma estrutura compacta que agrega sistema irradiante, fibra óptica e sistema de energia pronta para receber os equipamentos das operadoras, voltada para adensamento de rede em ambiente urbanos”, complementa Camargo.

Recentemente, a empresa expandiu sua rede de fibra óptica neutra em Minas Gerais com a ampliação da cobertura de rede abrangendo 15 novas localidades e novas rotas de backbone, somadas ao crescimento de cobertura de rede nas cidades, que atualmente representam mais de 17 mil km de rede óptica construída.

American Tower (ATC), é pioneira ao fornecer rede neutra de acesso na tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Networks) para FTTH, cujo objetivo é disponibilizar a infraestrutura de acesso para as operadoras de telecomunicações, de modo que elas possam, por sua vez oferecer conexão de banda larga para seus clientes residenciais e empresariais. A rede neutra FTTH da empresa continua a expandir e foi a grande motivadora da iniciativa de lançamento da planta solar.

A empresa continua focada em operar seus negócios de forma ética e íntegra, ao mesmo tempo em que melhora a conectividade de forma sustentável e equitativa em todo o mundo e direciona para muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Esta iniciativa está alinhada com o ODS # 13 (“Ação Climática”), que prevê a adoção de ações urgentes para enfrentar as mudanças climáticas e seus efeitos.

American Tower do Brasil

A American Tower do Brasil, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio. Nosso portfólio conta com mais de 19 mil sites de comunicações no Brasil, uma operação de fibra óptica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT) que usa a tecnologia LoRaWAN™. E, em todo o mundo, opera cerca de 180 mil estações de comunicação sem fio.

A sede da American Tower do Brasil está localizada em São Paulo, e sua matriz está localizada em Boston, Massachusetts, EUA. A American Tower Corporation possui operações em todo o território americano, e também na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru, México, Alemanha, França, Gana, Índia, Nigéria, Quênia, África do Sul, Uganda, Burkina Faso e República do Níger. Visite: www.americantower.com.

American Tower do Brasil
RPMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui