Pela primeira vez em mais de quatro décadas, maior congresso médico universitário do País ocorrerá de maneira virtual

Alunos do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organizam de 19 a 23 de outubro a 45ª edição do Congresso Médico Universitário do ABC, o Comuabc. Considerado o maior do gênero no País, o evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Pela primeira vez em mais de quatro décadas, as atividades ocorrerão via transmissões ao vivo e on-line em função da pandemia de Covid-19.

A cerimônia de abertura na noite de segunda-feira, 19 de outubro, teve mesa solene virtual, com participações da presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan, do reitor do Centro Universitário, Dr. David Uip, da presidente do 45º Comuabc, Gabrielle de Almeida Fernandes, entre outros convidados.

A palestra magna deste ano esteve sob responsabilidade da neurocirurgiã Dra. Diana Santana, que abordou o tema “Mulher, neurocirurgiã e mãe: carreira, futuro e desafios”. A convidada é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, com residência médica em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Doutoranda do Departamento de Neurologia da USP, traz no currículo estágio em cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica para hipófise / base de crânio na Universidade da Califórnia (UCLA), e estágio em Neurologia na Harvard Medical School. É membro da Comissão de Mulheres Neurocirurgiãs da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e delegada da Capital da Associação Paulista de Medicina (APM), gestão 2017-2020.

Tradição

Ao longo de mais de 40 anos de tradição, o Comuabc recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais da Saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras. A edição 2020 teve 160 trabalhos científicos inscritos. Ao todo, 815 congressistas participarão do evento. O “Professor Homenageado” desta edição é a Dra. Davimar Miranda Maciel Borducchi, docente da disciplina de Oncologia e Hematologia. Já a “Presidente de Honra” é a Dra. Adriana Berringer Stephan, cirurgiã geral, endoscopista e atual presidente da Fundação do ABC.

Durante a semana serão realizadas dezenas de palestras, workshops, aulas teóricas e mesas redondas acerca dos mais diversos temas e com profissionais renomados em suas áreas de atuação. Também haverá simulado presencial de Residência Médica para alunos do 6º ano e a apresentação de trabalhos científicos, proporcionando aos participantes o que há de mais recente em pesquisa e atuação médica.

“O Comuabc é realizado pelos alunos e ocorre tradicionalmente em agosto. Neste ano, em função da Covid-19, tivemos que reorganizar todas as atividades e adaptá-las a essa nova realidade da pandemia. Por isso trouxemos o congresso para outubro. Nosso objetivo principal continua o mesmo, de proporcionar uma semana intensa de atividades, capazes de promover reflexões que ultrapassem o conteúdo administrado em sala de aula, explorando assuntos e temas que contribuam para a formação acadêmica e pessoal dos futuros médicos. Foi um grande desafio transportar toda a tradição do congresso para o formato virtual. Mas acredito que conseguimos atingir esse objetivo e não tenho dúvidas de que será uma semana rica em oportunidades de aprendizado e intercâmbio de informações”, informa a aluna Gabrielle de Almeida Fernandes, presidente do 45º Comuabc.

Foto: Abertura do congresso com Gabrielle de Almeida Fernandes

Comunicação FUABC-FMABC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui