A Panamericana Escola de Arte e Design abriu nesta semana a mostra digital Lounge MINI na Panamericana, no site da instituição. A exposição, que fica aberta até o dia 28 de novembro, é resultado de um job training realizado pelos alunos do curso de Design de Interiores, com o apoio da MINI / BMW Group.

Para o desafio, foram entregues mais de 40 projetos; destes, 23 farão parte da exposição. Todos os trabalhos levaram em conta pesquisas aprofundadas sobre a marca para a formação do conceito do ambiente e adoção do partido (cromático, formal, texturas e luz), além de eficiência funcional e inclusão de tecnologia para o “lounge MINI”. No final desenvolvimento da proposta, os alunos refletiram sobre a viabilidade de execução e seu custo-benefício – critérios que foram considerados para a escolha dos dois projetos selecionados.

“A criatividade sempre foi uma característica marcante dos alunos da Panamericana, e ela esteve presente em todos os trabalhos. Selecionar os dois melhores foi muito difícil, por isso priorizamos aqueles que apresentavam mais aderência ao conceito do projeto, como respeito à identidade da marca MINI e seu público-alvo”, afirma Beth Ferraz, professora do curso de Design de Interiores da Panamericana.

Patrícia Tasca, uma das alunas finalistas, conta que se inspirou na Cidade de São Paulo e seu cenário urbano, com sua praticidade e modernidade. “O lado cool do design do MINI se encaixa perfeitamente no ritmo grandes metrópoles e busquei incorporar tudo isso no projeto”, revela ela. Já Ênio Arley, também aluno finalista, teve como inspiração a história do MINI, suas características, como a velocidade e o design, e a própria Panamericana. “Como estávamos falando de um trabalho em conjunto entre a marca e a escola, imaginei que faria sentido para o projeto trazer traços da Panamericana”, diz ele.

O diretor de ensino da Panamericana, Alex Lipszyc, avalia que os job trainings são fundamentais para que os alunos tenham contato com casos de sucesso reais. “Ainda que seja uma atividade acadêmica, os desafios envolvendo parceiros como a MINI trazem um excelente entendimento do mundo real, com todas suas dificuldades e tendo sempre em mente o que mais importa: a satisfação do cliente”, diz ele. Na opinião do diretor, as empresas também colhem inúmeros benefícios de projetos como estes porque conseguem visualizar a inovação e o frescor da criatividade dos novos profissionais. “É um exercício muito frutífero para ambos os lados”, opina Lipszyc.

“Para o diretor de vendas e marketing da MINI, Rodrigo Novello, a marca investe na criatividade, na personalização, no design com atitude e na funcionalidade. “Neste projeto, queremos compartilhar nossa experiência e incentivar que os estudantes extrapolem o convencional, assim como a MINI tem feito no setor automotivo. “MINI é uma marca urbana e queremos fazer parte da discussão dos espaços com nossa marca e atitude”, reforça o executivo. A mostra digital Lounge MINI na Panamericana fica aberta no site da escola até 28 de novembro.

Panamericana

A vontade de ser a mais importante e moderna Escola de Arte e Design foi o que motivou a Panamericana a abrir suas portas em 7 de abril de 1963. E, logo no início, mantendo sua vocação para o pioneirismo, nasceu aquela que seria considerada a primeira e única Escola de Criação Profissional do Brasil.

Para ser o que é hoje, a Panamericana foi buscar os melhores e mais modernos métodos pedagógicos de grandes centros artísticos do mundo, recebendo e formando, durante esses 58 anos de história, profissionais preparados para o mercado e que, por isso, se destacam nas áreas de Artes Plásticas, Fotografia, Design de Interiores, Publicidade e Criação, Design Gráfico, Design Digital, Design de Moda e Design de Animação e Games.

Atualmente, a Panamericana conta com a Unidade Angélica e a Unidade Groenlândia, que são verdadeiros marcos da arquitetura e design de São Paulo. E não é exagero nenhum dizer que, hoje, a história da Panamericana se confunde com a história do criador profissional brasileiro.

Panamericana Escola de Arte e Design
D2 Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui