terça-feira, 23 de abril de 2024

FURGÃO MODULAR NEW R CHEGA AO MERCADO MAIS LEVE E COM DIFERENCIAIS QUE OTIMIZAM A RENTABILIDADE DO TRANSPORTADOR.

Neste mês a Randon lança para o mercado nacional mais um produto desenvolvido a partir da tecnologia modular. Com conceito inédito no segmento, o Furgão Modular New R se diferencia pela montagem por meio de conexões rebitadas, o que diminui em 70% o uso de soldas, tornando-o uma tonelada mais leve que os modelos anteriores. Tal atributo contribui significativamente para a redução no consumo de combustível e amplia a capacidade de carga por viagem, potencializando a rentabilidade operacional da frota. É o terceiro produto da linha com essa tecnologia de fabricação, que já inclui a Plataforma Modular e o Sider Modular.

Além disso, conta com o exclusivo sistema Clinch de fixação para união das chapas laterais do revestimento, que dispensa a necessidade de furos e rebites, deixando-as ainda mais resistentes e contribuindo para a vedação da caixa de carga e, consequentemente, a preservação da carga transportada.

O novo assoalho, produzido em alumínio, é outra novidade. Ainda mais leve e com alta resistência, foi projetado para suportar a severidade da operação interna com empilhadeiras e paleteiras. O projeto conta ainda com o redesign do quadro traseiro, que traz sinaleiras recuadas, duplo batente de borracha ultrarresistente e luz auxiliar de ré, adequado para uso em docas e contextos urbanos.

Este lançamento é mais uma etapa da jornada de consolidação da nossa linha New R, ofertando ao mercado de implementos rodoviários o que há de mais atual na forma como desenvolvemos e produzimos nossos semirreboques. O novo Furgão agrega rentabilidade e sustentabilidade ao transportador, com um menor custo de operação e maior disponibilidade do produto em rota", destaca o diretor comercial da Randon, Claude Padilha.

O novo Furgão Modular New R também está integrado à tecnologia Randon Smart, plataforma própria de inteligência embarcada que oferece inúmeros controles de parâmetros de telemetria e gestão da manutenção dos semirreboques, fornecendo dados em tempo real para aprimorar a gestão e controle da frota.

Clique na tela e assista o vídeo


Foto: Pedro Tesch/Divulgação Randon

Randon
ANK Reputation

ALTAIR ADQUIRE A CAMBRIDGE SEMANTICS, POTENCIALIZANDO A PRÓXIMA GERAÇÃO DE ESTRUTURA DE DADOS EMPRESARIAIS E IA GENERATIVA.

A Altair (Nasdaq: ALTR), líder global em inteligência computacional, adquiriu a Cambridge Semantics, fornecedora de moderna estrutura de mapeamento de dados e criadora de um dos principais bancos de dados analíticos do setor. A tecnologia de mapeamento de dados baseada em gráficos da Cambridge Semantics acelera a criação de gráficos semânticos do “know-how” da empresa, integrando a complexa rede de dados empresariais estruturados e não estruturados em uma visão única e simplificada.

A aquisição da Cambridge Semantics é muito importante porque amplia a oferta de soluções de ponta e integráveis da Altair, proporcionando grandes benefícios e vantagens competitivas para os nossos clientes”, destaca Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil. “A solução da Cambridge Semantics utiliza as tecnologias de LLM e mais uma metodologia automatizada de mapeamento de dados que viabiliza a criação de um modelo inteligente que pode responder a maioria das demandas que o usuário recebe em relação aos dados que a empresa possuí”, explica o executivo.

A união da tecnologia transformacional de gráficos semânticos da Cambridge Semantics com as ferramentas líderes da Altair para análise e ciência de dados oferece às organizações uma base sólida para a construção de ecossistemas analíticos avançados que injetam inteligência artificial (IA) nas operações comerciais cotidianas.

Os gráficos de conhecimento são peças-chave da estrutura de dados. Eles colocam os dados certos nas mãos certas e no momento certo. Acreditamos que a Cambridge Semantics traz os gráficos de conhecimento mais rápidos e escaláveis para organizações que têm volumes de dados significativos e perguntas profundas", disse James R. Scapa, fundador e diretor executivo da Altair. "Além disso, os gráficos de conhecimento são essenciais para as aplicações bem-sucedidas de IA generativa, pois fornecem o contexto comercial necessário para fundamentar modelos de IA generativa, eliminar erros e melhorar drasticamente a qualidade dos dados".

As tecnologias da Cambridge Semantics serão integradas à plataforma Altair® RapidMiner®, adicionando gráficos de conhecimento, governança de dados, virtualização de dados e tecnologia de descoberta de dados à preparação de dados existente da plataforma, ETL, ciência de dados, inteligência de negócios, MLOps, gerenciamento de carga de trabalho e ferramentas de orquestração.

"A união com a Altair é uma transição natural para a Cambridge Semantics, pois buscamos acelerar o ritmo de adoção de nossa tecnologia", disse Charles Pieper, presidente e diretor executivo da Cambridge Semantics. "A Cambridge Semantics tem sido historicamente bem-sucedida com organizações governamentais, de defesa, de ciências da vida e de manufatura. Integrar a Cambridge Semantics à ampla base de clientes da Altair através do modelo de negócios Altair Units - e ao Altair RapidMiner - é uma perspectiva empolgante para nós e para nossos clientes".

A Cambridge Semantics foi fundada em 2007 por uma equipe de inovação e engenharia do Grupo de Tecnologia Avançada da IBM, com a visão compartilhada de que os modelos de dados usando gráficos semânticos   eram uma tecnologia transformadora destinada a ajudar as organizações a explorar seus dados de maneiras sem precedentes: alimentando a análise, revelando novos insights e possibilitando uma diferenciação competitiva estrategicamente importante. Sua equipe técnica foi fundamental para o desenvolvimento dos data warehouses IBM Netezza e Amazon Redshift e representa uma das maiores coleções individuais de especialistas em gráficos de conhecimento do mundo.

"Essa aquisição acrescenta uma profunda experiência em data warehousing à nossa já forte equipe de análise e ciência de dados, criando um grupo central aprimorado de engenheiros que entendem todo o ciclo de vida dos dados - desde a criação dos dados até o impacto real", disse Srikanth Mahalingam, diretor de tecnologia da Altair. "Estamos todos entusiasmados com o rumo que essa equipe e tecnologia combinadas nos levarão".

Para mais informações sobre o Altair RapidMiner, clique aqui e visite o site.

A Altair é uma empresa líder global em inteligência computacional que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair permite que organizações de todos os setores concorram com mais eficiência e tomem decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais conectado - tudo isso enquanto criam um futuro mais verde e sustentável.

Foto: Divulgação Altair

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

VAMOS APRESENTA LOCAÇÃO DE LINHA AMARELA NA M&T EXPO

Em sua estreia na feira, a Companhia apresenta um portfólio de máquinas e equipamentos das marcas Komatsu e Manitou, além de produtos e serviços da HM Empilhadeiras e Truckvan.

Líder nacional em locação de caminhões, máquinas e equipamentos, a Vamos leva seu pioneirismo e expertise na gestão de ativos pesados à M&T Expo 2024, que ocorrerá até 26 de abril em São Paulo (SP). A Companhia participa com a divisão de aluguel, mas apresenta todo o seu ecossistema de soluções para renovação e ampliação da frota, que mescla locação, compra, venda e troca.

É a estreia da Vamos na maior feira de maquinário para os setores de construção e mineração da América Latina. A participação no evento é estratégica, pois, a Companhia atende empresas que atuam em obras de construção, mineração, infraestrutura, terraplenagem, movimentação, dentre outros setores, como o agronegócio, que demandam ativos pesados.

Ao longo da M&T Expo, a Vamos dará destaque ao seu portfólio de linha amarela com a exposição de uma escavadeira hidráulica PC500 da Komatsu, minicarregadeira da Manitou e empilhadeira Toyota 8FBN25 da HM Empilhadeiras, empresa adquirida em 2021 e que atua na locação, venda e prestação de serviços de equipamentos para movimentação de cargas.

Nos últimos dois anos, investimos cerca de R$ 600 milhões em equipamentos de linha amarela para locação. Isso mostra o quanto acreditamos no segmento e na sua relevância para a construção, mineração e agronegócio, setores chave da economia e que demandam maquinário de alta performance para grandes movimentações de terra e cargas. Em nossa estreia na M&T Expo, queremos mostrar como esses mercados podem se beneficiar da locação para acessar máquinas com tecnologia de ponta e qualidade reconhecida com melhor alocação de capital e, concomitantemente, ganho de eficiência operacional”, conta José Geraldo Jr., diretor executivo comercial da Vamos.

No estande da marca, localizado na área externa da feira, os visitantes poderão ganhar brindes exclusivos em uma máquina de garra e café personalizado. Além disso, o espaço da Vamos é uma unidade móvel produzida e customizada pela Truckvan, empresa que faz parte do ecossistema Vamos desde 2022. Além de produzir unidades móveis para diversas finalidades, a Truckvan é reconhecida como uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil e compõe o extenso portfólio de produtos, serviços e soluções da Vamos.

Com capilaridade nacional, além do negócio de locação, a Vamos também possui seis concessionárias Komatsu espalhadas pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A Companhia também mantém quatro lojas da HM Empilhadeiras distribuídas entre São Paulo e Minas Gerais.

A Vamos (VAMO3), empresa do Grupo Simpar, é líder do mercado de locação de caminhões, máquinas e equipamentos, com mais de 45 mil veículos em sua frota com atuação em todo território nacional. Pioneira no segmento de aluguel, conta também com uma ampla rede de lojas, composta por 62 concessionárias próprias das marcas Transrio, Tietê Veículos (ambas Volkswagen Caminhões e Ônibus), Fendt (máquinas agrícolas premium), Valtra (máquinas e equipamentos agrícolas), Komatsu (distribuidor de máquinas e equipamentos de linha amarela) e Toyota Empilhadeiras, além das 14 lojas de seminovos, totalizando 76 pontos de venda. Em janeiro de 2021, a empresa realizou sua abertura de capital e já no seu primeiro ano de B3 conquistou o Troféu da Transparência, da ANEFAC, e o prêmio da Revista Exame no segmento de Transporte, Logística e Serviços Logísticos, no qual foi bicampeã em 2022. Nesse mesmo ano, a companhia passou a integrar o Índice de Sustentabilidade (ISE) e o Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3 como reconhecimento do compromisso com a agenda ESG. Clique aqui, visite o site, e saiba mais.

Vamos
Agência Fato Relevante

PRONTA PARA ATENDER AO SETOR DE TRATORES, CUMMINS BRASIL LANÇA CÁRTER ESTRUTURAL AGRISHOW 2024

Durante a maior feira do segmento agrícola da América Latina, a Agrishow 2024, a Cummins Brasil celebra a sua entrada no setor de tratores com o lançamento do cárter estrutural, sistema fundamental no projeto monobloco deste equipamento, para os motores off-highway de 4.5 litros. Esta linha é composta pelo QSF 4.5, versão eletrônica lançada recentemente pela empresa, e pelo novíssimo F4.5, motor mecânico MAR 1 que acaba de estrear no mercado brasileiro.

A Cummins tem investido na sua capacidade de atendimento ao ampliar seu portfólio de soluções de modo a contribuir e impulsionar com excelência o segmento fora de estrada”, diz Mariana Pivetta, diretora executiva de Vendas para o Segmento EBU Off-Highway da Cummins.  “Ao adentrarmos no setor de tratores, também visualizamos ampliar a nossa participação no mercado agrícola por meio de um segmento de alta representatividade entre os equipamentos comercializados no País”.

De acordo com os dados da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2023, foram comercializadas 53.793 unidades de tratores de rodas no mercado brasileiro.

O novo cárter estrutural produzido pela Cummins traz design robusto e sua estrutura foi desenvolvida levando em consideração as características peculiares dos tratores por meio de análises virtuais, além de testes de bancada, para suportar condições extremas. O trator tem como função principal o arraste de equipamentos e acoplamentos e, por ser um veículo multifuncional, consegue auxiliar o produtor rural em atividades diversas, das mais simples às mais complexas.

Novo cárter estrutural com motor F4.5

Com isso, o novo cárter estrutural da Cummins, integrado ao motor de 4.5 litros, será montado diretamente aos outros sistemas, como transmissão e eixo dianteiro, formando uma estrutura unificada que compõe o chassi do tipo monobloco, característico dos tratores.

Trata-se de um veículo fora de estrada multifuncional no campo e de grande potencial para a nossa empresa. Por isso, coroamos este marco – o lançamento do cárter estrutural - ao integrarmos este sistema a nossa plataforma de motores polivalente e altamente flexível de 4.5 litros, que agora passa a contar também com a versão mecânica MAR-I para atender ao mercado agrícola”, reforça a diretora.

F4.5 e QSF 4.5

Dois meses após lançar o QSF 4.5 de 210 hp a 2.300 rpm eletrônico para o segmento Off-Highway, a Cummins Brasil anuncia a chegada da versão mecânica F4.5 MAR-I, reforçando o portfólio de motores 4 cilindros com a maior densidade de potência do mercado brasileiro.

O lançamento comprova o expertise da Cummins em produzir motores modernos e flexíveis, além do pioneirismo em atender ao mercado brasileiro. Com as adaptações necessárias, como a remoção dos sensores e chicotes elétricos, sistema de combustível eletrônico e o módulo de controle e a inserção de bomba mecânica e injetores, foi possível desenvolver um novo motor, que atende às normas de emissões MAR-I, com excelente custo-benefício. 

Com potência de 149 hp a 2200 rpm, o F4.5 off-highway entrega a maior potência do mercado na configuração de motor 4 cilindros na versão mecânica capaz de atender aos limites atuais de emissões MAR-I. 

Motor QSF 4.5 off-highway

A plataforma de motores F4.5 e QSF 4.5 off-highway da Cummins é leve, compacta, moderna e foi projetada para oferecer alta performance em elevadas rotações, com baixo consumo de combustível, além de contribuir com a alta disponibilidade do equipamento em operação. O intervalo de troca para manutenção é também um dos grandes diferenciais desta linha, de 500 horas.

O motor, nas versões eletrônica e mecânica, traz design modular que facilita o processo de manutenção na hora de acessar as peças e, por ser compacto, contribui com o projeto do cliente, flexibilizando soluções de engenharia, como por exemplo, oferecer um tanque de combustível maior, elevando a autonomia ou ainda aumentar a capacidade de carga. 

Cummins Brasil
Divulgação

JOHN DEERE E WIRTGEN APRESENTAM SOLUÇÕES PARA CONSTRUÇÃO, PAVIMENTAÇÃO E MINERAÇÃO NA M&T EXPO 2024.

Entre as novidades estão a nova estratégia de versões da John Deere e a vibroacabadora compacta SUPER 1400 da Wirtgen

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, e o Grupo Wirtgen, líder global em tecnologias e equipamentos de pavimentação, unem forças na M&T Expo 2024 para apresentar ao público o que há de mais inovador nos setores de construção, pavimentação e mineração. Entre os dias 23 e 26 de abril, os visitantes da maior feira do setor na América Latina têm a chance de conhecer novidades como a retroescavadeira 310 P e a pá-carregadeira 944 X da John Deere (ambas já na nova estratégia de versões G, P e X) e a Vögele SUPER 1400, vibroacabadora do grupo Wirtgen.

A Nova Estratégia de Versões, com modelos G, P e X, é a grande novidade da John Deere na feira. Os modelos G fornecem a versatilidade e robustez necessárias para os trabalhos de construção com menor complexidade e maior diversidade de aplicações. Os modelos P contam com recursos avançados que oferecem desempenho, eficiência, conforto e vida útil excepcionais em aplicações exigentes e de alta produção. Já os modelos X contam com tecnologias disruptivas e recursos inovadores.

"O portfólio da John Deere atende às expectativas e considerações dos clientes com soluções que tratam das mais variadas necessidades em relação a recursos de desempenho, conforto e preço", afirma Thomas Spana, gerente de Marketing da Divisão de Construção da John Deere para a América Latina.

Já o Grupo Wirtgen traz ao espaço o que há de mais inovador em pavimentação, com a vibroacabadora compacta Vögele SUPER 1400, que oferece uma taxa de aplicação de 600 t/h; a fresadora a frio W150 F, ideal para obras em grandes centros urbanos; e o rolo compactador HC 110 G, com capacidade de escalada de 58%.

"A inteligência do Wirtgen Group somada aos anos de experiência da John Deere buscam trazer para a M&T Expo 2024 o que há de mais moderno e tecnológico no segmento de equipamentos para construção e recuperação de rodovias. Nosso objetivo é facilitar a vida dos operadores e aumentar a rentabilidade do seu trabalho", acrescenta Adriano Correia, diretor-presidente da Wirtgen Brasil.

John Deere modelos P

Dentro dessa Nova Estratégia de Versões, o público verá pela primeira vez ao vivo a retroescavadeira 310 P. O equipamento conta com um motor eletrônico que disponibiliza maior acesso a dados e habilita o MODO ECO, responsável por proporcionar uma economia de até 20% no consumo de combustível. Quando a máquina está sendo utilizada em aplicações mais leves, o operador pode trabalhar no modo de economia de combustível, permitindo um ajuste automático da rotação do motor na primeira e segunda marcha, o que resulta em maior eficiência de combustível. A John Deere garante o consumo de 5,8 L/h de suas retroescavadeiras no Programa Litros de Vantagem.

Os visitantes também podem conhecer as novas escavadeiras P — nos modelos 210 P e 350 P —, que contam com tecnologias que visam o aumento da eficiência e durabilidade. Além de ser uma máquina produtiva devido ao seu exclusivo sistema de giro, as escavadeiras contam com três modos de operação diferentes: ECO, Power e High Power, que fornecem diferentes níveis de potência e eficiência. Elas têm um sistema integrado de nivelamento 2D, auxiliando os operadores na execução de trabalhos de escavação ao fornecer orientações precisas em duas dimensões.

Somada a esse novo portfólio de equipamentos está a motoniveladora 620 P. Com a introdução de novos controles de operação, como joystick, a John Deere oferece funcionalidades que automatizam aplicações repetitivas e aumentam a produtividade independentemente do nível de experiência do operador. Outra novidade é o exclusivo Círculo de Giro Premium, engrenagem totalmente selada — sem a troca dos insertos de desgaste — que proporciona mais produtividade e redução dos custos de manutenção.

Para fechar a gama de máquinas classificadas na versão P, está a pá-carregadeira 744 P, que conta com balança integrada para facilitar o monitoramento e assertividade na produção.

John Deere modelos G

Os clientes que visitarem o estande podem conhecer mais sobre a nova escavadeira 200 G, que garante baixo consumo de combustível, e a pá-carregadeira 444 G, um equipamento versátil que pode ser usado em aplicações de construção e agrícolas.

John Deere modelos X

Para mostrar ao público o conceito dos modelos X, a John Deere traz pela primeira vez ao Brasil a retroescavadeira 944 X equipada com o sistema E-Drive. Trata-se de uma máquina projetada para reduzir custos e maximizar a produtividade, combinando com confiabilidade para atender às necessidades dos clientes.

O E-Drive é um sistema de transmissão híbrido-elétrico composto pelo motor John Deere de 13,5 L, que permite que a máquina queime menos combustível enquanto carrega mais material. Essa tecnologia recaptura a energia cinética quando o operador solta o pedal do acelerador, muda a direção da máquina ou dirige em declives. A energia recuperada pode ser utilizada para acionar os geradores das bombas hidráulicas, reduzindo a carga do motor e permitindo que o controlador envie menos combustível para o motor.

Equipamentos Wirtgen

Na M&T Expo 2024, o Wirtgen Group apresenta o que há de mais tecnológico na pavimentação com a Vögele SUPER 1400, uma vibroacabadora extremamente compacta que alcança uma alta taxa de pavimentação e oferece uma largura de até 7,3 m. Juntamente com a mesa extensível AB 480, que incorpora sistemas de compactação formados por compactadores e vibradores, a SUPER 1400 atinge um elevado grau de pré-compactação, assim como larguras de pavimentação variando entre 2,55 m e 6,3 m. Trata-se de uma máquina extremamente potente, com um motor a diesel de 4 cilindros e 101 kW da John Deere.

Outro lançamento do grupo é a fresadora a frio W150 F, um equipamento com uma largura de fresagem de 1,80 m ideal para uso em grandes canteiros de obras com condições de espaço restrito, como nos centros das cidades. A máquina tem dimensões compactas e um peso otimizado para fácil transporte. O conceito de operação intuitivo, combinado com os sistemas de assistência digital e o sistema de nivelamento LEVEL PRO ACTIVE, possibilita o controle eficiente por um único operador.

Os visitantes da M&T Expo também podem conhecer o rolo compactador HC 110 G, equipado com o modo ECO eficiente, que permite economia de diesel de até 20% sem afetar o desempenho da compressão. A frequência e as forças de compressão permanecem constantemente elevadas, mesmo com rotações reduzidas do motor. Isso também é acompanhado por uma redução correspondente nas emissões de CO2.

Mill Assist

As pessoas que visitarem o estande também podem conhecer mais de perto a tecnologia Mill Assist, que permite ao operador definir ajustes automáticos para o equipamento, otimizando o seu desempenho com base em dados coletados e carregados em tempo real no John Deere Operations Center. Ao realizar as configurações, é possível determinar a potência certa para alcançar a produtividade esperada, a velocidade de trabalho e de rotação do tambor de fresagem para atingir o acabamento ideal, ou a melhor relação entre o RPM do motor e a velocidade de trabalho, que entregará maior economia de combustível e menor emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

"Os dados coletados otimizam a quantidade de caminhões no local e programam a manutenção proativa, contribuindo para resultados de projeto aprimorados. Ela analisa o tempo inativo e o consumo de combustível, proporcionando insights para melhorar a eficiência geral do projeto e cumprir prazos consistentemente", acrescenta Correia.

Conectividade e pós-vendas

Junto com o portfólio de equipamentos e tecnologias apresentados, o estande oferece um ambiente dedicado às soluções de pós-vendas, serviço e peças que evidenciam o olhar que a John Deere e o Wirtgen Group têm para as necessidades de seus clientes. Isso começa pela Rede de Distribuidores, que está presente para atender os visitantes e auxiliá-los a encontrar a melhor solução em equipamentos para cada operação.

Entre as novidades, a John Deere realiza o pré-lançamento do modem JD Link M, que chega para conectar novas máquinas da linha amarela às tecnologias da empresa, possibilitando que seus dados sejam coletados em tempo real com o John Deere Operations Center, um sistema gratuito de gerenciamento online de operações que permite acesso às informações de qualquer lugar e a qualquer momento.

Uma vez que os dados são coletados, eles vão para análise nos Centros de Soluções Conectadas (CSC), serviço de suporte remoto da John Deere que os visitantes podem acompanhar em funcionamento ao vivo durante a feira. O Brasil tem hoje 43 Centros de Soluções Conectadas para auxiliar a gestão do produtor, a maior concentração do mundo desses centros de tecnologia em um único país. Atualmente, mais de 85% dos atendimentos de serviços são feitos ou iniciados de forma remota com o Service Advisor Remote, o que reduz o tempo médio de atendimento/reparo em 50%.

Outra solução pensada na redução de custos aos clientes e que está exposta na M&T Expo é o "Instant Expertise Everywhere", que utiliza Smart Glasses (ou óculos de realidade aumentada) como uma ferramenta de comunicação entre fábrica e mecânicos no campo. Os óculos conectam o técnico que está com a máquina a um especialista em qualquer lugar do mundo, possibilitando interação por imagens e um fluxo de comunicação técnica em tempo real – sejam informações detalhadas de componentes ou esquemas mecânicos, elétricos ou hidráulicos.

Por fim, o público pode aprofundar seu conhecimento sobre soluções em pós-vendas com o John Deere Protect™, um pacote que garante previsibilidade de gastos por meio da combinação de garantia estendida, manutenção preventiva e serviços de conectividade, e pelo John Deere Fidelidade, um programa de benefícios que faz com que compras de serviços e peças virem prêmios, oferece ativações especiais, resgate de seedz e promoções de desconto.

Banco John Deere

Na M&T Expo, o Banco John Deere oferece condições exclusivas, com recurso próprio e do BNDES, para financiamento de equipamentos e peças.

Recentemente, a empresa entrou para o Programa Mais Inovação do BNDES, dentro da categoria "Programa Difusão Tecnológica". É uma linha de financiamento que conta com recursos do BNDES para equipamentos novos que contenham tecnologias associadas às "Soluções de Manufatura Avançada" e "Serviços para Internet das Coisas (loT)", classificados como "Máquinas 4.0" no CFI. Estão inclusos diversos produtos das linhas Agrícolas, Construção, Florestal e Wirtgen.

Exclusiva para pessoas jurídicas, essa opção de financiamento é oferecida pelo banco com taxa de juros a partir de 0,59% a.m. Os clientes contam com a possibilidade de financiar até 90% do equipamento em até 5 anos, com até 6 meses de carência.

Aos clientes PJ, também são oferecidas condições de financiamento com recursos próprios do Banco John Deere, com taxas a partir de 0% a.m. O banco também oferece 0% de taxa a clientes que financiarem peças e serviços para realizar a manutenção dos seus equipamentos. Nessa opção, o prazo máximo de financiamento é de até 12 meses.

John DeereA Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere. Para mais informações sobre a Deere & Company, clique aqui.

O WIRTGEN GROUP é um grupo de empresas ativas internacionalmente no setor de máquinas de construção, que conta com as tradicionais marcas: WIRTGEN, VÖGELE, HAMM, KLEEMANN, BENNINGHOVEN e CIBER. Como líder em tecnologia, oferecemos aos nossos clientes equipamentos para a construção e reparação de estradas e extração e tratamento de matérias-primas e materiais recicláveis, incluindo a produção de asfalto. Nossas oito unidades fabris estão localizadas na Alemanha, Brasil, China e Índia, incluindo uma rede global de revendedores que consolidam nosso sucesso no mundo todo. Apesar de ter uma orientação internacional, nunca perdemos de vista nossas raízes. Nossa cultura corporativa é moldada por um passado histórico de prestação de serviços que garante o sucesso dos clientes em obras no mundo todo. É por isso que nossos colaboradores trabalham juntos no desenvolvimento de processos inovadores e fabricam produtos de alta qualidade.

John Deere Brasil
CDI

NOVOS VOLKSBUS SÃO ENTREGUES À POPULAÇÃO DE ARACAJU

A Viação Atalaia está de frota nova na capital Sergipana. A empresa acaba de investir em trinta novos Volksbus 17.230 para garantir ainda mais conforto e segurança a seus passageiros. Na renovação do transporte público coletivo de Aracaju, a viação mantém sua fidelidade à VW Caminhões e Ônibus e soma 100 veículos adquiridos nos últimos anos, número que equivale a 60% de sua frota.

A decisão do investimento é baseada no bom desempenho demonstrado e representa o desejo da empresa de seguir investindo em veículos modernos e cheios de tecnologia. "A Atalaia tem se empenhado bastante na renovação da frota na cidade de Aracaju e a entrega desses novos carros sinalizam nossos esforços em garantir a qualidade do serviço prestado", compartilha Alberto Almeida, proprietário da Viação Atalaia.

O Volksbus 17.230, modelo adquirido pela empresa, é ideal para as operações urbanas e fretamento de curta e média distância, entregando tecnologia, eficiência, conforto e segurança aos motoristas e passageiros. Os veículos da viação cobrem mais de 160 itinerários, rotina que demanda bom desempenho e robustez dos ônibus utilizados para atender à população da capital.

Sempre antenado às questões ambientais, Alberto também faz questão de investir em veículos que possibilitem conciliar a alta performance e baixos níveis de emissões. Equipado com motor Euro 6, o modelo atende a todas as expectativas do cliente. "Além do bom desempenho e menor índice de consumo de combustível, pontos positivos para a operação, o veículo Euro 6 é uma escolha responsável que reforça o compromisso da viação com a pauta socioambiental", pontua o empresário.

No quesito segurança, o Volksbus 17.230 possui um pacote composto por funcionalidades como controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida de rampa, sistema ABS e distribuição de frenagem. São Itens que oferecem segurança às operações da viação em diferentes cenários.

Foto: Eluzan Silva

Volkswagen Caminhões e Ônibus

KIA LEVA INOVAÇÃO E VERSATILIDADE DO BONGO K2500 4X4 À AGRISHOW 2024

A Kia Brasil marca presença na 29ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), a maior do segmento da América Latina e a segunda no mundo, que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).  Este ano, a marca expõe o Kia Bongo K2500 4x4, ano modelo 24/25, em suas várias aplicações, e seus três automóveis eletrificados, Stonic e Sportage, Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV), e o Niro, Hybrid Electric Vehicle (HEV), no estande localizado à rua G21a, próximo ao heliponto da feira.

Sucesso como VUC (Veículo Urbano de Carga), o Bongo 4x4 estreou na Agrishow no ano passado, oferecendo tração integral e capacidade para três ocupantes para aplicação na logística da produção agrícola, em especial da agricultura familiar.

Seja para a cidade ou para o campo, o Bongo 4x4 foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades no transporte de cargas e mercadorias em baú, carroceria metálica ou de madeira, com capacidade de carga de 1.811 kg no chassi. Além dessas aplicações, o Bongo leva para a Agrishow 2024 uma versão do veículo como ambulância móvel, que traz como diferencial a possibilidade de fazer atendimento em locais de difícil acesso devido à tração 4x4.

Ágil, versátil e econômico, o comercial leve da Kia oferece tração integral 4x4, com reduzida, sistema de controle de estabilidade (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS), cintos de segurança de três pontos para o motorista e dois passageiros para empresas que precisam de veículos com essas características para o transporte de cargas e mercadorias, com a vantagem de ter capacidade de carga 50% maior às picapes chassi e de cabine simples com tração integral, muito utilizadas na agricultura familiar.

Com preços de R$ 174.990,00 (para a versão sem ar-condicionado) e de R$ 181.990,00 (para a versão com ar-condicionado), o principal atributo do Bongo 4x4 é o seu motor de 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo diesel intercooler, com injeção eletrônica Common Rail (Bosch), que entrega potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e toque de 26 kgf/m a 1.250 rpm.

Nos grandes centros urbanos, os principais atrativos do Bongo K2500 continuam sendo a sua classificação como VUC (Veículo Urbano de Carga), o que permite livre circulação onde os caminhões pesados são proibidos de transitar, e o fato de o motorista poder conduzi-lo com carteira de habitação categoria B (a mesma dos veículos de passeio). Já no campo, o Bongo com tração 4x4 é capaz de enfrentar condições mais rigorosas de rodagem, onde prevalecem estradas de terra, em regiões de produção agrícola.

Com grande aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho, o Kia Bongo 4x4 conta ainda com computador de bordo com indicação do nível de ureia e controle no volante, bancos revestidos com tecido sintético, luzes de condução diurna (DRL) e chave com controle de abertura remota das portas, além de faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê como itens de série para a linha 2024/2025 do Bongo K2500 4x4.

Trio eletrificado

Primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, o Kia Stonic foi lançado em novembro de 2021, junto com a nova logomarca, no mercado brasileiro. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Há dois anos no mercado brasileiro, o Stonic traz personalidade dinâmica e segura para o segmento de SUVs compactos híbridos leves, com características de condução aprimoradas para atender às preferências dos motoristas. O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

Já o Kia Sportage, modelo consagrado no mercado brasileiro, foi apresentado em sua versão MHEV em julho de 2022. Seus principais atributos são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.

O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

O Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System) como alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de saída em segurança (SEW); assistentes para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA); câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).

Como terceiro modelo eletrificado, o Kia Niro foi lançado em outubro de 2022 nas versões EX e SX Prestige, como primeiro modelo HEV (Hybrid Electric Vehicle) da marca no mercado brasileiro. Seus principais atributos são o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, acrescido de motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm. E mais: seu design interno e externo ousado e elegante e a extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.

Diferente do modo velejar dos MHEV, em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa e média velocidades, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor a combustão funciona concomitante ao motor elétrico. Em velocidade cruzeiro, o motor a combustão e ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso naquele momento e, nas frenagens, acontece a regeneração de energia cinética para a bateria, incluindo sua nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante de direção, em quatro níveis de regeneração de energia (de menor a maior intensidade de regeneração de acordo com a conveniência de cada cliente).

A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 19,8 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.

Destaque especial à assinatura “Inovação inspirada pela natureza” na construção do Kia Niro. Além da excelente eficiência energética e do sistema híbrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta-malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).

A garantia dos veículos eletrificados, Stonic, Sportage e Niro, é de 5 anos ou 100 mil km, com 8 anos de garantia ou 160 mil km para a bateria de alta tensão do Niro. Já a garantia do Bongo K2500 4x4 é de 3 anos ou 100 mil km.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

PIVÔ DE ALTA PERFORMANCE PARA IRRIGAÇÃO SERÁ APRESENTADO PELA PRIMEIRA VEZ NA AGRISHOW

A Agrishow 2024, maior vitrine tecnológica do Brasil, chega a sua 29ª edição e como já é tradição, promete muitos lançamentos para os agropecuaristas brasileiros. Entre as novidades deste ano, a Lindsay América Latina, empresa representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, apresenta no evento, que acontece de 29 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto/SP, o pivô Corner, desenvolvido para proporcionar o máximo de aproveitamento das áreas, principalmente para irrigar lavouras que possuem terrenos com bordas irregulares.

O Custom Corner 9500CC Zimmatic é um pivô de alta performance criado para simplificar e potencializar as operações nas lavouras brasileiras. O equipamento transforma a área circular do pivô central em regiões assimétricas. Com expansão de até 90 metros no raio de cobertura, amplia a operação em áreas de formato irregular, onde o pivô tradicional não alcançava anteriormente. “O lançamento que tem funcionamento e gerenciamento integrados ao pivô central, pode proporcionar um aumento médio de 25% de área produtiva irrigada nas fazendas, um ganho muito significativo, isso ocorre com o movimento de abrir e fechar na última torre do pivô, conseguindo adaptar-se às áreas desiguais, como exemplo borda de matas, estradas e linhas de transmissão de energia”, diz Leandro Preuss, gerente de contas estratégicas na Lindsay América Latina.

A novidade proporcionará à classe produtora alta precisão e consequentemente maior uniformidade da irrigação, disponibilizando água às plantas na quantidade certa, no momento adequado de forma eficiente. O equipamento que passou por um período de mais de um ano e meio de testes práticos no Brasil, chega para atender aos mais variados perfis de produtores, sendo uma tecnologia adaptável a pivôs novos e usados. “O 9500CC Zimmatic chega 100% adaptado à realidade da agricultura brasileira, proporcionando alto desempenho e a possibilidade de ampliar sua área irrigada mantendo o mesmo sistema e tecnologia. Isso significa manter a mesma uniformidade e eficiência que o pivô convencional já tem, agora também no pivô corner. Convidamos os visitantes da feira a irem até o nosso estande para ver de perto essa inovação que desenvolvemos”, detalha Preuss.

Tecnologia no manejo

Também durante a feira, a multinacional reservou em seu estande uma área especial para demonstrar outro recém lançamento, o FieldNET NextGen™. A nova interface da consagrada plataforma FieldNET estabelece aos usuários, produtores e profissionais agrícolas novos padrões no gerenciamento da água na irrigação, com análises claras e concisas de milhares de pontos de dados processados em tempo real.

Por meio de mapas, gráficos e um aplicativo móvel intuitivo, a solução mostra como os agricultores podem avaliar rapidamente as necessidades hídricas da lavoura para tomar as decisões e fazer as alterações remotamente. Desta forma garantem que a operação seja o mais eficiente possível maximizando os rendimentos com economia de tempo.

Somado a isso, o mapeamento de última geração da ferramenta, incluiu imagens de satélite e permite que os clientes visualizem geograficamente e ainda interajam com seus sistemas de irrigação e campos. Desta maneira podem monitorar padrões de irrigação, níveis de umidade do solo e outros fatores vitais que influenciam a irrigação e o desempenho da cultura com precisão sem precedentes. Complementando seus diferenciais, a ferramenta gera ainda relatórios e análises inteligentes com recomendações personalizadas para tomada de decisões em tempo real.

A nova plataforma já está disponível ao mercado brasileiro e a classe produtora pode obter mais informações durante a feira. De acordo com o agrônomo Rodrigo Bernardi, especialista em produtos na Lindsay América Latina, com o FieldNET NextGen, os clientes terão acesso a controle completos sobre seus sistemas de irrigação com uma plataforma única e consolidada, acessível de qualquer lugar, a qualquer momento. “Com o monitoramento e o gerenciamento remotos das operações de campo, os clientes podem ajustar as configurações de irrigação, detectar e resolver problemas rapidamente e reduzir os custos de mão de obra e viagens”, reforça.

Estação Lindsay

Também durante a feira, a multinacional celebra o recém acordo de aquisição de 49,9% da austríaca Pessl Instruments GmbH. Líder global de soluções de tecnologia agrícola avançada sob a marca Metos®, a empresa oferece ferramentas de hardware e software IoT para tomada de decisões assertivas, incluindo dados meteorológicos precisos. Por meio da integração dessas informações com o FieldNET, plataforma de gerenciamento de irrigação, somado aos dados do solo e das plantas, o produtor terá uma gestão da operação muito mais eficiente e assertiva.

A Pessl possui mais de 80 mil dispositivos conectados de coleta de dados em campo em todo o mundo, com 50 mil clientes ativos usando sua interface online FieldClimate. Esses dispositivos conectados incluem estações meteorológicas, sondas de umidade do solo, armadilhas de monitoramento de insetos, câmeras de monitoramento de culturas, amostragem de solo e nutrientes. Além de rastreadores de máquinas e ativos e outros sensores que fornecem dados em tempo real sobre os principais indicadores de saúde agronômica.

Por meio de boletins meteorológicos publicados duas vezes por semana no Facebook, no Instagram @zimmaticbrasil, bem como via canal do WhatsApp, os agricultores passam a ter a previsão do tempo de 7 até 14 dias com dados de precipitação, umidade e temperaturas máximas e mínimas.

Mais novidades

A Lindsay também irá reforçar durante o evento a importância da utilização de peças originais, principalmente nas manutenções preventivas dos equipamentos para garantir que haja maior durabilidade deles. Para isso, a empresa preparou uma área especial de pós-venda para reforçar a importância do tema.

Esse é um assunto muito importante, afinal, peças originais irão garantir alta performance no campo, por isso, será preparado esse espaço que será chamado de “Peças Originais Lindsay”. “Iremos apresentar todo nosso portfólio de peças e produtos para manutenções, como também para atualizar pivôs antigos, seja na parte estrutural, hidráulica, como em tecnologia, através de painéis de automação, como o Pivot Control, que independente da marca, consegue conectar o pivô a tecnologia FieldNET” diz Rafael Montono, Supervisor de Peças na Lindsay América Latina.

Outro destaque este ano, será o estúdio para a produção de um Podcast diretamente da feira. No local serão gerados conteúdos informativos com o objetivo de gerar ainda mais conhecimento a classe produtora. Com transmissões diárias, serão debatidos temas importantes sobre irrigação, clima, sustentabilidade, gestão dos recursos hídricos, entre outros importantes temas.

A Lindsay América do Sul é a subsidiária local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) - Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sua tecnologia operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de cinco décadas, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA. Clique aqui e visite o site da Lindsay.

Lindsay América do Sul
RuralPress

segunda-feira, 22 de abril de 2024

NISSAN APRESENTA LINHA-PILOTO DE PRODUÇÃO DE BATERIAS DE ESTADO TOTALMENTE SÓLIDO NO JAPÃO

A Nissan abriu pela primeira vez as portas da sua linha-piloto de produção de baterias de estado totalmente sólido, que está em construção em Yokohama, no Japão. A nova linha deve contribuir para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de produção de baterias para carros elétricos.

Por meio da visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, a Nissan tem a meta de lançar veículos elétricos equipados com esta nova tecnologia de baterias até o ano-fiscal 2028, que termina em 31 de março de 2029.

As baterias de estado totalmente sólido vão mudar as regras do jogo para os veículos elétricos, pois têm aproximadamente o dobro de potencial de densidade energética em comparação com as baterias convencionais de íons de lítio. Além disso, demoram menos tempo para recarregar devido ao melhor desempenho de carga e descarga e, como são produzidas com materiais mais baratos, elas também têm um custo menor.

A Nissan pretende utilizar as baterias de estado totalmente sólido em vários segmentos de veículos, incluindo picapes, aumentando a competitividade de seus carros elétricos.

A Nissan está conduzindo uma série de pesquisas e desenvolvimentos em larga escala, de estudos dos componentes das baterias em nível molecular para veículos elétricos e até mesmo o uso de veículos elétricos como baterias estacionárias. Por meio de sua experiência, a Nissan está acelerando os desenvolvimentos com a meta de passar para aplicações práticas.

Nissan do Brasil

GHELERE TRANSPORTES INVESTE R$ 50 MILHÕES EM NOVOS CAMINHÕES E APOSTA NO TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PARA ELEVAR A QUALIDADE

A Ghelere Transportes, empresa referência no setor de transporte manufaturado no mercado, localizada em Cascavel, Paraná, investiu cerca de R$ 50 milhões em novos veículos para aumentar a frota e capacidade de atendimento. Este ano, a empresa optou por 56 caminhões da Scania, modelos R450 e R460 Super, considerados os mais avançados da fabricante e 60 semirreboques da Facchini. Todos os novos caminhões contam com um sistema de frenagem automática em caso de um possível sinistro, algo inovador no Brasil.  Com a aquisição, a empresa chega a quase 400 veículos na frota.

Eduardo Ghelere, diretor-executivo da Ghelere Transportes explica que, com esses novos caminhões, a empresa ganha uma segurança adicional que ajuda a evitar batidas na traseira, aumentando a segurança dos carros à frente, dos motoristas e das cargas. "Para além da integridade da carga, quando temos uma tecnologia avançada que nos ajuda a evitar sinistros, ficamos menos sujeitos a atrasar carregamentos e entregas, e a pontualidade e a garantia de entrega são um grande compromisso em nossa operação. Os novos caminhões também têm itens de conforto para o motorista, como geladeira interna, além dos adicionais que colocamos, como câmeras com I.A., defletores e painel de energia solar."

Com esses novos caminhões, a empresa entende que a preparação da equipe é essencial para atualizar e capacitar tanto motoristas quanto o time administrativo. As capacitações fazem parte de uma trilha consistente para a empresa entregar o resultado esperado. Eduardo explica que o treinamento é um investimento primordial para o crescimento da empresa, sendo fundamental todos passarem por atualizações promovidas pela Ghelere. O incentivo também ocorre por meio da ajuda de custo que a empresa promove para os profissionais fazerem cursos, graduações e MBAs.

"O treinamento é fundamental para que eles tirem proveito de toda tecnologia embarcada nos veículos, mas vai além disso. A Formação Padrão Ghelere de Condução tem foco no aprimoramento da condução e no acompanhamento do motorista para reforçar os pontos de segurança, de condução defensiva, de eficiência em itens como jornada, segurança da carga, cortesia com os clientes", acrescenta Eduardo.

O diretor ainda explica que, para o futuro, a empresa está ocupando um espaço importante no transporte viário nacional e tem como objetivo transformar a logística no interior do país. Com o propósito de mostrar que é possível ter eficiência e pontualidade no carregamento, entrega e garantir a integridade das cargas consideradas mais sensíveis, como as bebidas - independente da origem e destino.

"Através de uma gestão atenta estamos conseguindo melhorar indicadores, inclusive dos nossos tempos de carga e descarga em conjunto com os clientes, o que é um grande diferencial para a operação deles. Estamos bastante atentos aos movimentos do mercado e tendências, por isso, precisamos de uma frota cada vez mais eficiente, com menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes, e ao mesmo tempo, mais segura", finalizou.

Ghelere Transportes – Atuante há mais de quatro décadas no setor de transporte rodoviário de cargas, a Ghelere Transportes possui a matriz em Cascavel, no Paraná. Opera com transporte industrial, com larga experiência no segmento de bebidas em todo Brasil e Mercosul. A empresa apresenta mais de 300 veículos de frota, realizando o transporte de cerveja para o Mercosul e de rótulos e garrafas do exterior para o Brasil.

Ghelere Transportes
Grupo Mostra de Ideias

AEA DISCUTE ROTAS TECNOLÓGICAS PARA A DESCARBONIZAÇÃO NO BRASIL

Sob o tema “Vocação Brasileira para a Descarbonização da Mobilidade”, a AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva reuniu na última semana especialistas na 10ª edição do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustível. O evento, o primeiro do ano, no qual a entidade completa 40 anos de atividades, foi considerado simbólico pelo presidente Marcus Vinicius Aguiar em virtude das oportunidades proporcionadas pelo Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.

O programa encaminha as próximas diretrizes para o setor automotivo. O Brasil se posiciona com vantagem em relação a outros países pela diversidade de matrizes energéticas, mas temos de fazer as escolhas corretas para defender a indústria nacional”, resumiu o presidente da AEA durante abertura do encontro no auditório do Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

Enquanto as consequências das mudanças climáticas pedem urgência, os desafios são muitos e exigem diversas medidas políticas que envolvem muitos atores. Como apresentou Marlon Arraes Jardim, diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), calcula-se mais de 2 bilhões de motores a combustão no mundo, dos quais 1,5 bilhão de veículos. “Trata-se de um passivo ambiental que precisa de solução não só na frota circulante, que terá de ser sucateada em algum momento, como também por meio de outras plataformas”.

Para o representante do Governo, no entanto, uma transição energética massiva e abrupta é muita onerosa. “Estima-se ao menos R$ 1 trilhão para infraestrutura de carregamento de elétricos no Brasil, por exemplo. Mas temos matrizes energéticas comparáveis aos elétricos”, observa. “Integrar as soluções de biocombustível que temos permite uma transição com menor custo e sob o conceito do poço a roda, ciclo interessante para o meio ambiente.

Com a proposta de reflexão, Henry Joseph Jr., diretor técnico da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, aponta o etanol como uma grande vantagem para a descarbonização, mas questiona se os atores envolvidos estão considerando esse privilégio. “Países que queriam pular fora do monopólio do petróleo estão caindo no monopólio da bateria.

Joseph Jr. lembra que todas as metas colocadas pelos programas setoriais, como o Inovar-Auto e o Rota 2030 foram e estão sendo cumpridas. Mas alerta que a trajetória encareceu o automóvel, afastando o consumidor do balcão. “Ano após ano verificamos quedas nas vendas. Estamos empurrando o consumidor para a motocicleta. Será isso que queremos como mobilidade?”.

O diretor técnico da Anfavea observa, por exemplo, que o projeto de lei dos Combustíveis do Futuro, texto já aprovado pela Câmara dos Deputados, pode trazer ainda mais custo. Isso porque o PL estabelece aumentos sucessivos de misturas de combustíveis, o que impõem testes aos fabricantes.

Os veículos não foram originalmente projetados para isso. Hoje, apesar de uma frota de 41,7 milhões de automóveis flex, despejamos 60 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Caso a frota passe a usar o etanol, de uma hora para outra, ocorreria uma redução de 50% na emissão de carbono. Mas o etanol vende pouco. E eu não sei responder o porquê.”

As soluções que encaminham a descarbonização também avançam pela evolução do powertrain, como apontou Gustavo Santos Lopes, engenheiro da área de P&D da Robert Bosch. Em sua apresentação destacou o potencial da injeção múltipla e vela de ignição por pré-camera com foco nos híbridos. “As soluções otimizam e aceleram a queima do combustível, reduzindo emissão de hidrocarbonetos e monóxido de carbono, bem como a quantidade de catalisadores no pós-tratamento e de óleo na fase fria”, esclarece.

Por outra frente, iniciativas pioneiras mostram como empresas do setor agronegócio podem contribuir. Ricardo Tomaczyk, executivo de Relações Institucionais da Amaggi, levou para o simpósio a experiência do uso do B100 (100% biodiesel) nas operações da companhia. O projeto coloca foco na descarbonização e na autossuficiência energética.

Em parceria com a fabricante John Deere, a Amaggi abastece as máquinas com o biocombustível produzido internamente. O projeto começou em 2018 e, por meio de avaliações comparativas com o uso do diesel convencional, se constatou viabilidade. “Não houve perda de potência, avarias ou diferenças substanciais no consumo ao longo do tempo. E importante: em máquinas originais de fábrica, sem qualquer adaptação”, conta.

Em maio próximo, conforme revelou o representante da Amaggi, o projeto ganha volume com o início de uma operação em uma propriedade da empresa sem uso de combustível fóssil. Será a primeira fazenda do País, localizada no Mato Grosso, 100% B100.  “Teremos lá um ciclo completo do biodiesel, do cultivo da matéria-prima ao consumo passando pela produção.

Nas aplicações rodoviárias, em cooperação técnica com a Scania, a Amaggi colocou em suas rotas logísticas, em agosto de 2023, dois caminhões adaptados pela fabricante. Hoje, cada um deles já estão perto dos 60 mil quilômetros rodados sem apresentar problemas e aprovados após avaliação veicular ambiental. A experiência bem-sucedida se tornará perene na empresa com a chegada 100 caminhões Scania que rodarão com B100 a partir de maio.

Uma segunda iniciativa da Amaggi nas operações rodoviárias tem parceria com a Volvo, que fornecerá quatro caminhões. No caso, porém, os veículos estarão em testes com uso de diferentes misturas de biodiesel sem qualquer modificação de fábrica.

A pretensão da Amaggi também é buscar viabilidade do B100 em suas operações náuticas. A empresa já recebeu autorização para fazer a primeira viagem fluvial com 100% de biodiesel. Em breve, uma embarcação navegará entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM) pelos rios Madeira e Amazonas.

Outras rotas tecnológicas que priorizam o potencial brasileiro na descarbonização vêm de projetos como bioeletrificação a partir do hidrogênio. Representantes da AVL, Toyota e Hyundai mostraram soluções que possibilitam aproveitar o combustível, a depender da tecnologia, em estado sólido, gasoso ou líquido. Como destacou Thiago Lopes, do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa, da Universidade de São Paulo (USP), para alcançar emissão zero “precisaremos de todos os hidrogênios renováveis”.

Com foco na redução de gases, o pesquisador da USP apresentou projeto piloto, em parceria com Marcopolo, no qual três ônibus entrarão em operação com o uso de hidrogênio a partir do etanol produzido pela própria universidade. “O potencial, no futuro, pode levar o setor de transporte para intensidade negativa de carbono”, acredita Lopes.

Experiências avançadas também se mostram por meio do Centro de Tecnologias de Hidrogênio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O local atua há mais de 10 anos com o propósito posicionar o combustível como vetor energético eficiente. “Queremos transformar o hidrogênio mais sustentável e encaminhar projetos para alcançar autossuficiência”, conta Daniel Cantene, gerente do centro. Com planta experimental de hidrogênio e laboratório de desenvolvimento, um dos projetos do centro estuda o armazenamento de hidrogênio em estado sólido em um transportador. O arranjo permite, por exemplo, fornecer energia renovável a lugares isolados para diversas aplicações, desde a eletricidade doméstica à mobilidade.

AEA

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.

Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, clique aqui e acesse o site  da AEA.

AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
Textofinal de Comunicação Integrada

ALEXANDRE TURISMO AMPLIA FROTA COM VOLARE FLY 10

A Alexandre Turismo, operadora de transporte de Santa Catarina, com atuação nos segmentos de fretamento empresarial em todo o Brasil e de Turismo Rodoviário em países da América do Sul, comemora a aquisição do 100º veículo de sua frota: um Volare Fly 10 especial, da série alusiva aos 25 anos da marca. A unidade foi entregue pela concessionária DAS Comércio de Auto Peças, da cidade de Palhoça.

É uma honra para nós, a escolha da Alexandre Turismo pelo modelo Volare para o 100º veículo da frota em operação. Isso reforça ainda mais os laços de confiança”, destaca Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare. A operadora catarinense foi a primeira no estado a adquirir um modelo da Série Especial Volare 25 Anos e possui frota predominante de veículos da marca.

O Volare Fly 10 da Alexandre Turismo possui 10.145mm de comprimento total e capacidade para 30 passageiros, além de auxiliar na cabine e motorista, em poltronas Executiva em couroflex, com carregadores USB, suporte para celular e padrão exclusivo da Série Volare 25 Anos.

O veículo é equipado com sistema de ar-condicionado de teto, com dutos e saídas individuais para passageiros, motorista e auxiliar, dispositivo de acessibilidade tipo DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), sistema de áudio e vídeo completo com três telas no salão, geladeira e sanitário.

O Volare Fly 10 Padrão 25 Anos é um veículo único, de uma série especial com edição limitada e diversos itens exclusivos, como tecla Start/Stop para acionamento, iluminação no teto com detalhes inéditos, selos comemorativos, acabamentos diferenciados no vigia traseiro, vidros laterais dianteiros e traseiros, grade dianteira e nos para-choques dianteiro e traseiro, além de placa indicativa no painel com o número do veículo da Série 25 anos. Conta ainda com suspensão traseira pneumática (totalmente a ar) para maior conforto e comodidade, rodas escurecidas na cor grafite e pintura com projeto totalmente diferente e sofisticado.

A Alexandre Turismo é cliente Volare desde o ano 2000. Hoje conta com 37 veículos da marca na sua frota entre os modelos W9, FLY9 e FLY10, consolidando a parceria de sucesso.

Volare
Secco Consultoria de Comunicaçã
o