A Ram 2500 sempre foi a picape mais forte do país desde sua chegada há 15 anos. E no trabalho de renovação do modelo, que vem se destacando nas vendas deste ano, essa característica nunca esteve tão presente, pois o motor turbo diesel da Cummins de 6,7 litros foi amplamente revisto, com avanços nos principais componentes, para ainda mais eficiência, e claro, força.

Como reconhecimento, o modelo, que desembarcou no País no início desta ano já figura entre os finalistas do prêmio Carro do Ano 2021, da publicação Autoesporte, na categoria ‘Picape do Ano’ e o Cummins 6,7 disputa em ‘Motor – 2000 cm³ ou acima’.

De seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH). Esse novo material é o principal fator da redução de peso do propulsor em 28 kg.

Também são inéditos o cabeçote, as válvulas de escape e os balancins, guiados por um eixo de comando oco. Bem como as bielas, as bronzinas, os anéis com redução de atrito e os pistões mais leves e resistentes, redesenhados para otimizar a combustão. Vale ressaltar que a motorização foi desenvolvida nos EUA, em parceria com o time de engenharia brasileiro da Cummins, que recebeu cinco unidades do motor 6,7 litros.

A turbina HE300 de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada e está conectada a um coletor de escape inteiramente novo. Para completar, todo o sistema de alimentação foi reprojetado, desde a flauta dos injetores de alta pressão (que aumentou de 1800 para 2000 bar), passando pela bomba, filtro e linha de combustível. Com isso, essa verdadeira usina de força oferece respostas mais ágeis e refinadas, além de entregar mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que antes, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm.

A eficiência energética da Nova Ram 2500 Laramie também foi aprimorada, com o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribuindo para menor consumo de combustível.

Carro do Ano

Trata-se de uma importante premiação da indústria automobilística nacional, disputado desde 1966. O prêmio é concedido por Autoesporte aos automóveis e comerciais leves que no ano se destacaram por fatores como tecnologia, design, segurança, atualidade do projeto, eficiência energética e preço. Também são premiados os motores mais modernos lançados pelas fabricantes no período. A entrega dos prêmios ocorrerá no próximo dia 1 de dezembro.

A Cummins Brasil é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam, distribuem e prestam serviços a um amplo portfólio de soluções de energia. Os produtos da empresa variam de motores movidos a diesel e gás natural a plataformas híbridas e elétricas, além de tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de baterias, sistemas de combustível, controles, tratamento de ar, filtragem, soluções de emissão e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, atende diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade de filtros. Para mais informações, acesse a site http://www.cummins.com.br.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui