A Foton apresenta ao mercado brasileiro sua nova geração de caminhões leves e médios. Trata-se da nova Família Aumark S, veículos que trazem, de série, os mais elevados conceitos de segurança, desempenho e conforto. Os novos caminhões, recentemente lançados na China, chegam ao País em três versões, sendo o Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16.

“Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. São caminhões que trazem, de série, itens de conforto e segurança que até então só eram encontrados como opcionais”, comenta Márcio Vita, CEO da Foton no Brasil.

Os novos modelos da família Aumark S serão importados inicialmente. Para Márcio Vita, “há uma boa expectativa em relação ao desempenho em vendas, uma vez que os veículos trazem atributos de qualidade superiores aos concorrentes e preços mais competitivos”. Na China, esses caminhões foram lançados em 2018 e já apresentam resultados de vendas positivos, em torno de 280 mil unidades vendidas.

Atributos Técnicos

O trem-de-força dos novos caminhões segue com a harmoniosa dobradinha motorização Cummins e transmissão ZF, que asseguram otimização do consumo, reduzidos níveis de emissões e atende as normas Proconve P7, além de oferecer durabilidade e resistência reconhecidas.

A versão Citytruck 6.5-15 vem equipada com o motor Cummins ISF 2.8 L com potência de 150 cavalos e torque de 360 Nm, e é acoplado à transmissão ZF 5S 368, sincronizada com overdrive.
O Citytruck 11-16 traz o motor Cummins ISF 3.8 L com potência de 156 cavalos e torque de 500 Nm em conjunto com a transmissão ZF 6S 500, sincronizada e com Overdrive, que assim como 0 6.5-15 possue janela para tomada de força (PTO).

A versão Citytruck 9-16 vem equipada com o mesmo trem-de-força, portanto com mesma potência e torque. A diferença está no entre eixos menor, de 3,8 metros, tanque de combustível e pneus menores. Seu PBT é de 8.500 quilos, enquanto o modelo de 11 toneladas é de 10.116 quilos legal e 11 mil quilos na capacidade técnica.

Os veículos contam com sistemas de injeção common rail e tratamento dos gases de escape com tecnologia SCR, tecnologia eficaz e confiável na redução de emissões. As novas versões da família Aumark S também são as únicas da categoria com tanques de ar e de combustível em alumínio e com maior capacidade. O tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 litros de diesel, o 9-16 possui capacidade para 160 litros, enquanto o Citytruck 11-16 comporta 200 litros de diesel.

Os três novos caminhões da Foton Caminhões contam com freio a ar, da WABCO, reconhecido por sua alta eficiência e disponibilidade de componentes, garantindo mais segurança e conforto durante a operação. E a versão Citytruck 6.5-15 é o único da categoria que vem equipado com freio a ar, tanto no freio dianteiro como no traseiro.

Os novos modelos de caminhões da Família Aumark S contam com freio motor e possuem uma tecla de ajuste de condução, para favorecer a redução no consumo de combustível. Além disso, possuem sistemas de segurança ativa da WABCO como freios ABS e EBD – Eletronic Brake Force Distribution no Citytruck 6.5-15, ABS nos 9-16 e 11-16, bem como DRL – Daytime Running Light – em LED, fornecendo mais segurança na condução do motorista, mas também aos pedestres e outros condutores.

Os novos veículos também apresentam sistema de segurança passiva que atendem aos mais severos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29), para casos de colisões em geral.

O arrojado design das novas cabines foi inspirado em estudos da Foton sobre os caminhões urbanos do futuro, valorizando conceitos como aerodinâmica, leveza, fluidez e elegância. O design também aproxima os novos veículos comerciais urbanos a automóveis de passeio, oferecendo aos motoristas experiência e sensação semelhantes de conforto ao dirigir.

São duas opções de cabine, ambas com defletores de série, uma exclusividade da Foton Caminhões. Estes equipamentos aprimoram a aerodinâmica, principalmente quando o veículo vem implementado com baú.

Com vistas ao aumento da produtividade logística, os designers da Foton se preocuparam em ampliar o espaço interno das cabines da nova geração dos caminhões Aumark S. O Citytruck 6.5-15 tem largura interna de 1.690 mm e os Citytruck 9-16 e 11-16 tem largura interna de 1.880 mm.

De porta a porta, a largura da cabine é de 1.880 mm para a versão 6.5 toneladas e de 2.060 mm no caso dos 9 e 11 toneladas, atendendo a cada necessidade. A altura interna do piso ao teto é de 1.400 mm para todas as versões. Da parede traseira ao para-brisa na região central das cabines a medida é de 1.480 mm.

Produzidas em aço de alta resistência, com novos processos de pintura que garantem maior aderência e resistência a intempéries, elas possuem revestimento interno em cores creme claro e escuro e contam com materiais de alta qualidade, resistência e fácil limpeza.

O volante dos novos caminhões da família Aumark S conta com regulagem de altura e profundidade. Teclas multifunções no volante do modelo Citytruck 11-16 ampliam o conforto e comodidade do motorista, que também possui uma multimídia MP5 que oferece possibilidade de inclusão de câmera de ré e pareamento do telefone celular.

O painel inteligente dos modelos Aumark S auxilia e alerta o motorista sobre quilometragem, consumo de combustível, marcha engatada da transmissão, código de mal funcionamento, ajuste da luz da tela, informações de manutenção, alarme do cinto de segurança e alarme de travamento da cabine durante a condução. Acompanhando o moderno design da cabine, o para-brisa oferece ampla visão, o que aprimora consideravelmente a dirigibilidade.

Pensando no conforto do motorista e passageiro, a Foton traz aos modelos da nova família Aumark S bancos com excelente ergonomia e regulagens longitudinal e de inclinação, sendo a cabina constituída de um prolongamento na parede traseira para ajudar nesses ajustes dos bancos.

Outra grande vantagem para o cliente que adquire os novos Foton é a garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, de para-choque a para-choque, valendo o que ocorrer primeiro, com mão de obra grátis nas duas primeiras revisões.

Os novos Foton estão disponíveis nas cores branca, azul, vermelha, prata e preta.

A nova família de veículos Aumark S apresentam elevada robustez e durabilidade. O Foton Aumark S Citytruck 6.5-15 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 6.660 quilos, enquanto o Foton Aumark S Citytruck 9-16 é de 8.850 quilos. O Foton Aumark S Citytruck 11-16 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 11 mil quilos, ou seja, estão projetados para desafios inesperados.

Foton fortalece sua rede de concessionárias e conta com nova associação nacional dos revendedores da marca, a Abrafoton

A Foton entra em nova fase no Brasil a partir da adesão de novos grupos econômicos à sua rede de concessionárias. As tratativas foram iniciadas ainda em 2019 e a partir do mês de agosto de 2020 houve uma forte adesão por parte dos ex-concessionários Ford à nova rede Foton. Com a migração, foi criada a Abrafoton, que tem o papel de apoiar a marca no fortalecimento dos seus negócios no Brasil. A entidade recebeu no segundo semestre deste ano 26 novas revendas.

A ideia é que, após alguns grupos se organizarem em relação a questões societárias e de novos negócios, o número atual de 36 revendas possa crescer ainda mais no próximo ano. “Temos ainda a vantagem de poder contar com a experiência e bagagem de dez concessionários que já faziam parte de nossa rede antes da chegada das novas casas”, disse Mendonça de Barros.

“Estamos engajados no mesmo objetivo e confiantes no sucesso da marca, principalmente com a apresentação dos novos produtos, que chegam com os mais elevados conceitos de segurança, desempenho e conforto no segmento de caminhões urbanos”, destaca Ricardo Mendonça de Barros, Diretor de Desenvolvimento da Rede Foton do Brasil.

De acordo com Paulo Matias, presidente executivo da Abrafoton, “os caminhões Foton possuem total similaridade com os produtos Ford, especialmente no conjunto powertrain formado por motor, câmbio, eixos, além de muitos outros componentes. Com isso, a rede está tranquila com o produto, pois não haverá necessidade de grandes investimentos em treinamentos técnicos. Estamos confiantes, pois a Foton traz ao Brasil uma família de veículos robustos com um conjunto motriz reconhecido, cabine moderna e excelente desempenho”, prevê.

De acordo com Paulo Matias, a nova Abrafoton nasce com um conselho de associados, formado por quatro diretores regionais, com Renato Angeloni Costa como presidente. Juntos têm a missão de avaliar e aprovar todas as ações. “Contamos ainda com o Comitês de Ética, Comitê de Produto e Comitê de Peças e Serviços”, explica.

Todas as concessionárias associadas à Abrafoton possuem o mesmo padrão de trabalho, respeitando o tamanho da área de operação/atuação, parque circulante e volume de vendas. As revendas que migraram para a Foton contam com uma área total sempre acima de 8 mil metros quadrados, com o mínimo de seis boxes e, em alguns casos, dependendo do modelo de operação, acima de 20 boxes.

As novas revendas recém-migradas, continuarão a funcionar nas instalações atuais, mudando apenas a identidade visual, que deve ocorrer até meados de 2021. “Elas são completas e preparadas para um atendimento premium aos clientes, tanto em vendas como em pós-venda”, explica Ricardo Mendonça de Barros.

Como a grande maioria estava operando há muito tempo e tem um relacionamento estreito com os clientes de suas regiões, a estratégia é que essas revendas sigam dando suporte técnico e, ao mesmo tempo, apresentando os novos produtos da Foton.

A tradicional qualidade, responsabilidade e preço justo da Rede Foton será mantida pelas novas revendas. Todas elas têm estoque de peças e ferramental completo para operação em pós-venda.

Linha de produtos Foton

Com exceção das cabines, a linha de produtos Foton tem muita similaridade com o portfólio da marca que vinha sendo trabalhando anteriormente, o que facilitou e agilizou a migração da rede para a bandeira Foton e a dispensa de treinamento técnico para itens como motor, câmbio, eixos e outros componentes.

As associadas da Abrafoton estão preparadas, com equipes prontas, instalações padronizadas, ferramentais adequados, caminhões para test-drive. De acordo com Ricardo Mendonça de Barros, com novos produtos e rede fortalecida, a Foton prevê vendas acima de 1,5 mil unidades no próximo ano.

“A Abrafoton vê boas perspectivas para Foton no mercado brasileiro. Tão logo tenhamos nossa fábrica no Brasil, teremos condições de oferecer produtos a todos os segmentos de veículos comerciais, de maneira gradativa e conforme as demandas do mercado”, finaliza Mendonça de Barros.

Associadas da Abrafoton

Atualmente a Abrafoton conta com 36 concessionárias, distribuídas pelo Brasil nas cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, Goiânia, Araraquara, Campinas e região, Ribeirão Preto, Cariacica, Nova Prata, Montes Claros, Patos de Minas, Içara, Osório, São Miguel do Oeste, Guarulhos, Salvador, São José dos Campos, Belo Horizonte, São Paulo, Manaus, Sapucaia do Sul, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Marilia, Bauru, Araçatuba, Tubarão, Pelotas, Governador Valadares, Brasília, Pouso Alegre, Londrina, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Registro, Rio Branco, Cascavel.

Foton Caminhões
MM Editorial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui