A Meritor Brasil torna-se signatária dos WEPs (sigla em inglês para Women’s Empowerment Principles), programa criado pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas para promover a igualdade de gênero. O documento foi oficializado nesta terça-feira (1) em apoio aos Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres, pelo diretor geral da Meritor para América do Sul, Adalberto Momi.

“Ingressamos em um nova etapa dentro de nossas práticas voltadas à diversidade, com esforços contínuos a serem também intensificados pelo Grupo de Afinidades de Mulheres e a Mentoria Feminina, presentes em nossa corporação. Nosso objetivo é contribuirmos com uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Momi.

Diante deste marco, a fabricante de eixos e sistemas de drivetrain dá um passo a frente nas suas ações voltadas ao tema, assumindo o compromisso público com os princípios para o desenvolvimento de ações que fomentam a igualdade de gênero. Esses princípios são um conjunto de diretrizes que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visam à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres. O WEPs foi criado com ciência do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano com foco em empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia.

Vale ressaltar que além do Grupo de Afinidades de Mulheres, a Meritor Brasil conta com o Mentoria Feminina para desenvolver o empoderamento e potenciais deste público e avançar com o objetivo de transformar mulheres em líderes, efetivamente. A intenção da empresa é elevar em cinco pontos percentuais a presença de mulheres em posições estratégicas na gestão da empresa, passando dos atuais 17% para 22%.

“Acreditamos que ao avançarmos em representatividade, alinhando a equidade de gênero com a cultura da companhia, teremos mais inovação. Conhecimentos e estilos diversos trazem benefícios sociais e econômicos para a companhia e sociedade como um todo”, afirma Nathalia Molina, diretora de Recursos Humanos da Meritor Brasil.

A proposta da Meritor consiste na formação de grupos, administrados pelos mentores voluntários e também líderes da empresa. Para auxiliá-las a traçar corretamente o caminho a ser percorrido, o programa Mentoria Feminina contempla encontros presenciais e on-line que abordam temas como “Sensibilização e alinhamento do Programa”, “Como Liderar em uma Cultura de Alto Desempenho”, “Trabalhando o Planejamento Estratégico”, “Buscando o desenvolvimento profissional contínuo”.

As temáticas do Mentoria Feminina são integradas ao Meritor Code, iniciativa global da companhia que desembarcou no País em 2018. O Meritor Code é o código de conduta da empresa com diretrizes para liderança que visa estreitar relacionamentos por meio do trabalho em equipe e respeito. Também tem como propósito, criar ambientes para que os colaboradores vivenciem os resultados dos seus esforços, além manter foco em clientes e na melhoria contínua.

Os sete princípios de Empoderamento das Mulheres

1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para igualdade de gênero
2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras
4. Promover educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres
5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres
6. Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária
7. Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Para saber mais sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres, acesse http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres (conteúdo resumido em português) ou https://www.empowerwomen.org/en/weps/about (em inglês)

Meritor América do Sul
Textofinal de Comunicação Integrada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui