Para a Cummins, as ações de diversidade e de inclusão têm ainda mais relevância diante de todo o contexto atual. Em 2020, com a pandemia causada pela Covid-19, a companhia adaptou seus trabalhos pautados nos pilares da atração, desenvolvimento e retenção a fim de potencializar seus efeitos com o isolamento social. No mês de novembro, a 3ª edição do Womens’s Conference trouxe a temática “O papel da mulher na pandemia: desafios e mudanças” e foi organizado pelo ERG WEN, com alto índice de engajamento.

O valor ‘Diversidade e Inclusão’ é trabalhado pela Cummins por meio do Grupo de Recursos de Colaboradores ou ERG (Employee Resource Group). No Brasil, são 5 Grupos de Trabalho: de Etnia, Gênero – Woman Empowerment Network (WEN), Pessoas com Deficiência, Gerações e Grupo Pride. A nominação ERG foi adotada no início do ano passado, apenas como forma de potencializar as ações de diversidade realizadas pela empresa há mais de 15 anos.

O evento online debateu sobre a formação de liderança,como equipes formadas por homens e mulheres podem desfrutar das mesmas oportunidades de crescimento. Foram quatro horas com palestras, trocas de conhecimento, experiências e momentos de reflexão.

O diretor de Operações e líder do ERG WEN Brasil, Celso Oliveira, juntamente com Selene Nieto, diretora de Supply Chain e Líder do ERG WEN para América Latina, apresentaram inicialmente toda a estrutura do Grupo de Gênero WEN. O tema “Mulher na Pandemia” foi amplamente debatido por Tayná Leite, socióloga com ênfase em Estudos de Gênero e também Consultora da ONU Mulheres. Na oportunidade, a socióloga apresentou como as vertentes da pandemia, isolamento social e as inseguranças influenciaram diretamente na vida das mulheres e o quanto todas foram afetadas nas suas vidas pessoais e profissionais.

Consultora da ONU Mulheres para os WEPs e Líder do Grupo Mulheres do Brasil – Curitiba/ Paraná, Margareth Groof, e Lincoln Tavares, jornalista, ativista e membro do Movimento de Solidariedade pela Igualdade de Gênero – He For She – da ONU Mulheres, debateram sobre a inclusão dos homens em conversas pela igualdade de gênero. “O Brasil é o pior País da América o Sul para ser menina de acordo com estudo que leva em conta casamento infantil, gravidez na adolescência e outros fatores. Também somos o quinto no ranking de países em que mais se matam mulheres no mundo”, refletiu Tavares.

Para Margareth Groof, “a prática empresarial é um fator chave para o empoderamento econômico das mulheres já que 90% dos empregos no mundo estão no setor privado. É preciso mudar a cultura, alcançando a união de todos os setores e organizações, sejam público ou privados. E a melhor forma de inspirar para engajar mentoria, com iniciativas para formar futuras líderes, ou seja, parcerias estratégicas para fortalecer o ecossistema e apoiar projetos”.

A Cummins dedica também os seus esforços para que os líderes da empresa possam ter uma visão ampla dos números e desafios para a criação de um ambiente inclusivo que valorize as diferenças e com oportunidades iguais para todos. Ainda durante a 3ª edição do Women’s Conference,Marco Bologna, diretor de Compras para América Latinal e Cristina Moreira, diretora de Recursos Humanos para o Brasil, ambos líderes de Diversidade da Cummins no Brasil, engajaram e fortaleceram essa “corrente” exibindo os avanços significativos da empresa frente aos trabalhos promovidos pelos ERGs.

Depoimentos de alguns colaboradores engajados no Women’s Conference 2020

“O evento Women’s Conference 2020 foi muito rico! Tivemos uma manhã incrível, com palestras e depoimentos interessantes, importantes e emocionantes. Cada palavra despertou pontos de reflexão a serem levados não somente neste período difícil em que todos estamos vivendo, mas também para toda a vida. Pensar em equidade, igualdade, oportunidade. Saber o quanto as nossas mulheres estão ocupando diversas posições na organização é um orgulho imenso. Muito bom trabalhar numa empresa que possui valores tão fortes e que proporciona aos seus funcionários tempo e recursos para trabalhar estes valores de forma tão completa. A organização do evento foi perfeita. Parabéns aos organizadores! Parabéns à Cummins!” – Helena Alves Peres, supervisora de TI.

“É muito gratificante representar uma companhia que preza e dedica tempo em temas desta natureza. As informações trazidas na Women´s Conference me conectam bastante com minha realidade, tenho duas filhas (crianças) e, em especial neste ano ressaltou a importância da conexão familiar e o compartilhamento dos papéis. Todos contribuem e se complementam nas atividades de casa e trabalho, nos estudos e lazer, refletindo em maior tempo de qualidade. É muito cômodo se distanciar de nossos deveres, porém isso não pode prosperar. Ressalto que ao entender, respeitar, e valorizar cada indivíduo o retorno é muito mais gratificante e compensador.” – Vinicius Teixeira, supervisor de finanças.

“Em momentos de exceção como este que estamos vivendo com a Pandemia do Covid-19, é fundamental essa oportunidade de discutir o tema proposto, refletir sobre os impactos reais que o isolamento trouxe de forma diferente para cada um de nós e se antecipar às mudanças que estão por vir. A conferência trouxe exemplos reais, depoimentos e questionamentos importantes para que essa reflexão não se esgote e/ou se limite ao evento, mas desperte em cada participante a necessidade de transcender os limites da Cummins e como cidadão passe a incentivar essa mudança na sociedade. Tenho muito orgulho de fazer parte desta empresa!” – Roberta Pinto, gerente de filial DCB – BA.

Cummins Brasil

Maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration. Para mais informações, acesse http://www.cummins.com.br.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui