Cinco Usinas Solares Fotovoltaicas serão instaladas no campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica da Universidade e contribuir para o fortalecimento de ações de sustentabilidade. Cada uma das cinco Usinas irá gerar até 50 kwP (quilowatt pico).

O recurso para investimento é de R$ 974.950,00 e foi obtido junto ao Ministério da Educação (MEC) após tratativas realizadas pela Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, e pelo Pró-Reitor de Administração, Márcio Merino Fernandes.

“A construção de uma sociedade mais sustentável depende de nossas ações de hoje. Por isso, dialogamos junto ao MEC para conseguirmos novos recursos destinados à eficiência energética. São quase 1 milhão de reais que têm como objetivo a preservação do meio ambiente e maior eficiência no uso de recursos públicos”, conta a Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann.

Instalação

A contratação de mão de obra especializada para instalação das Usinas foi conduzida junto às Prefeituras Universitárias dos campi de São Carlos e Lagoa do Sino. Os trabalhos de instalação terão início em janeiro de 2021. O prazo estimado para conclusão da instalação é julho de 2021.

“A redução no consumo de energia elétrica vem impactando a UFSCar. Neste ano, subimos 150 posições no Ranking GreenMetrics – https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=13318, que avalia o esforço das Universidades para preservação do meio ambiente. Nosso objetivo, enquanto Instituição, é transformar a sociedade para melhor por meio de nosso trabalho diário”, finaliza o Pró-Reitor de Administração da UFSCar, Márcio Merino Fernandes.

Eficiência Energética na UFSCar

De 2017 a 2020, a UFSCar construiu 7 Usinas Solares Fotovoltaicas e realizou a troca de quase 50 mil lâmpadas convencionais por tecnologias led. No total, o investimento realizado foi de R$ 8 milhões. Todo recurso foi obtido por meio da participação em editais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e por meio de investimentos do Ministério da Educação (MEC).

Foto de abertura: Usinas Fotovoltaicas já instaladas no campus de São Carlos.

Universidade Federal de São Carlos
Coordenadoria de Comunicação Social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui