segunda-feira, 22 de abril de 2024

NISSAN APRESENTA LINHA-PILOTO DE PRODUÇÃO DE BATERIAS DE ESTADO TOTALMENTE SÓLIDO NO JAPÃO

A Nissan abriu pela primeira vez as portas da sua linha-piloto de produção de baterias de estado totalmente sólido, que está em construção em Yokohama, no Japão. A nova linha deve contribuir para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de produção de baterias para carros elétricos.

Por meio da visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, a Nissan tem a meta de lançar veículos elétricos equipados com esta nova tecnologia de baterias até o ano-fiscal 2028, que termina em 31 de março de 2029.

As baterias de estado totalmente sólido vão mudar as regras do jogo para os veículos elétricos, pois têm aproximadamente o dobro de potencial de densidade energética em comparação com as baterias convencionais de íons de lítio. Além disso, demoram menos tempo para recarregar devido ao melhor desempenho de carga e descarga e, como são produzidas com materiais mais baratos, elas também têm um custo menor.

A Nissan pretende utilizar as baterias de estado totalmente sólido em vários segmentos de veículos, incluindo picapes, aumentando a competitividade de seus carros elétricos.

A Nissan está conduzindo uma série de pesquisas e desenvolvimentos em larga escala, de estudos dos componentes das baterias em nível molecular para veículos elétricos e até mesmo o uso de veículos elétricos como baterias estacionárias. Por meio de sua experiência, a Nissan está acelerando os desenvolvimentos com a meta de passar para aplicações práticas.

Nissan do Brasil

GHELERE TRANSPORTES INVESTE R$ 50 MILHÕES EM NOVOS CAMINHÕES E APOSTA NO TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PARA ELEVAR A QUALIDADE

A Ghelere Transportes, empresa referência no setor de transporte manufaturado no mercado, localizada em Cascavel, Paraná, investiu cerca de R$ 50 milhões em novos veículos para aumentar a frota e capacidade de atendimento. Este ano, a empresa optou por 56 caminhões da Scania, modelos R450 e R460 Super, considerados os mais avançados da fabricante e 60 semirreboques da Facchini. Todos os novos caminhões contam com um sistema de frenagem automática em caso de um possível sinistro, algo inovador no Brasil.  Com a aquisição, a empresa chega a quase 400 veículos na frota.

Eduardo Ghelere, diretor-executivo da Ghelere Transportes explica que, com esses novos caminhões, a empresa ganha uma segurança adicional que ajuda a evitar batidas na traseira, aumentando a segurança dos carros à frente, dos motoristas e das cargas. "Para além da integridade da carga, quando temos uma tecnologia avançada que nos ajuda a evitar sinistros, ficamos menos sujeitos a atrasar carregamentos e entregas, e a pontualidade e a garantia de entrega são um grande compromisso em nossa operação. Os novos caminhões também têm itens de conforto para o motorista, como geladeira interna, além dos adicionais que colocamos, como câmeras com I.A., defletores e painel de energia solar."

Com esses novos caminhões, a empresa entende que a preparação da equipe é essencial para atualizar e capacitar tanto motoristas quanto o time administrativo. As capacitações fazem parte de uma trilha consistente para a empresa entregar o resultado esperado. Eduardo explica que o treinamento é um investimento primordial para o crescimento da empresa, sendo fundamental todos passarem por atualizações promovidas pela Ghelere. O incentivo também ocorre por meio da ajuda de custo que a empresa promove para os profissionais fazerem cursos, graduações e MBAs.

"O treinamento é fundamental para que eles tirem proveito de toda tecnologia embarcada nos veículos, mas vai além disso. A Formação Padrão Ghelere de Condução tem foco no aprimoramento da condução e no acompanhamento do motorista para reforçar os pontos de segurança, de condução defensiva, de eficiência em itens como jornada, segurança da carga, cortesia com os clientes", acrescenta Eduardo.

O diretor ainda explica que, para o futuro, a empresa está ocupando um espaço importante no transporte viário nacional e tem como objetivo transformar a logística no interior do país. Com o propósito de mostrar que é possível ter eficiência e pontualidade no carregamento, entrega e garantir a integridade das cargas consideradas mais sensíveis, como as bebidas - independente da origem e destino.

"Através de uma gestão atenta estamos conseguindo melhorar indicadores, inclusive dos nossos tempos de carga e descarga em conjunto com os clientes, o que é um grande diferencial para a operação deles. Estamos bastante atentos aos movimentos do mercado e tendências, por isso, precisamos de uma frota cada vez mais eficiente, com menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes, e ao mesmo tempo, mais segura", finalizou.

Ghelere Transportes – Atuante há mais de quatro décadas no setor de transporte rodoviário de cargas, a Ghelere Transportes possui a matriz em Cascavel, no Paraná. Opera com transporte industrial, com larga experiência no segmento de bebidas em todo Brasil e Mercosul. A empresa apresenta mais de 300 veículos de frota, realizando o transporte de cerveja para o Mercosul e de rótulos e garrafas do exterior para o Brasil.

Ghelere Transportes
Grupo Mostra de Ideias

AEA DISCUTE ROTAS TECNOLÓGICAS PARA A DESCARBONIZAÇÃO NO BRASIL

Sob o tema “Vocação Brasileira para a Descarbonização da Mobilidade”, a AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva reuniu na última semana especialistas na 10ª edição do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustível. O evento, o primeiro do ano, no qual a entidade completa 40 anos de atividades, foi considerado simbólico pelo presidente Marcus Vinicius Aguiar em virtude das oportunidades proporcionadas pelo Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.

O programa encaminha as próximas diretrizes para o setor automotivo. O Brasil se posiciona com vantagem em relação a outros países pela diversidade de matrizes energéticas, mas temos de fazer as escolhas corretas para defender a indústria nacional”, resumiu o presidente da AEA durante abertura do encontro no auditório do Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

Enquanto as consequências das mudanças climáticas pedem urgência, os desafios são muitos e exigem diversas medidas políticas que envolvem muitos atores. Como apresentou Marlon Arraes Jardim, diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), calcula-se mais de 2 bilhões de motores a combustão no mundo, dos quais 1,5 bilhão de veículos. “Trata-se de um passivo ambiental que precisa de solução não só na frota circulante, que terá de ser sucateada em algum momento, como também por meio de outras plataformas”.

Para o representante do Governo, no entanto, uma transição energética massiva e abrupta é muita onerosa. “Estima-se ao menos R$ 1 trilhão para infraestrutura de carregamento de elétricos no Brasil, por exemplo. Mas temos matrizes energéticas comparáveis aos elétricos”, observa. “Integrar as soluções de biocombustível que temos permite uma transição com menor custo e sob o conceito do poço a roda, ciclo interessante para o meio ambiente.

Com a proposta de reflexão, Henry Joseph Jr., diretor técnico da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, aponta o etanol como uma grande vantagem para a descarbonização, mas questiona se os atores envolvidos estão considerando esse privilégio. “Países que queriam pular fora do monopólio do petróleo estão caindo no monopólio da bateria.

Joseph Jr. lembra que todas as metas colocadas pelos programas setoriais, como o Inovar-Auto e o Rota 2030 foram e estão sendo cumpridas. Mas alerta que a trajetória encareceu o automóvel, afastando o consumidor do balcão. “Ano após ano verificamos quedas nas vendas. Estamos empurrando o consumidor para a motocicleta. Será isso que queremos como mobilidade?”.

O diretor técnico da Anfavea observa, por exemplo, que o projeto de lei dos Combustíveis do Futuro, texto já aprovado pela Câmara dos Deputados, pode trazer ainda mais custo. Isso porque o PL estabelece aumentos sucessivos de misturas de combustíveis, o que impõem testes aos fabricantes.

Os veículos não foram originalmente projetados para isso. Hoje, apesar de uma frota de 41,7 milhões de automóveis flex, despejamos 60 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Caso a frota passe a usar o etanol, de uma hora para outra, ocorreria uma redução de 50% na emissão de carbono. Mas o etanol vende pouco. E eu não sei responder o porquê.”

As soluções que encaminham a descarbonização também avançam pela evolução do powertrain, como apontou Gustavo Santos Lopes, engenheiro da área de P&D da Robert Bosch. Em sua apresentação destacou o potencial da injeção múltipla e vela de ignição por pré-camera com foco nos híbridos. “As soluções otimizam e aceleram a queima do combustível, reduzindo emissão de hidrocarbonetos e monóxido de carbono, bem como a quantidade de catalisadores no pós-tratamento e de óleo na fase fria”, esclarece.

Por outra frente, iniciativas pioneiras mostram como empresas do setor agronegócio podem contribuir. Ricardo Tomaczyk, executivo de Relações Institucionais da Amaggi, levou para o simpósio a experiência do uso do B100 (100% biodiesel) nas operações da companhia. O projeto coloca foco na descarbonização e na autossuficiência energética.

Em parceria com a fabricante John Deere, a Amaggi abastece as máquinas com o biocombustível produzido internamente. O projeto começou em 2018 e, por meio de avaliações comparativas com o uso do diesel convencional, se constatou viabilidade. “Não houve perda de potência, avarias ou diferenças substanciais no consumo ao longo do tempo. E importante: em máquinas originais de fábrica, sem qualquer adaptação”, conta.

Em maio próximo, conforme revelou o representante da Amaggi, o projeto ganha volume com o início de uma operação em uma propriedade da empresa sem uso de combustível fóssil. Será a primeira fazenda do País, localizada no Mato Grosso, 100% B100.  “Teremos lá um ciclo completo do biodiesel, do cultivo da matéria-prima ao consumo passando pela produção.

Nas aplicações rodoviárias, em cooperação técnica com a Scania, a Amaggi colocou em suas rotas logísticas, em agosto de 2023, dois caminhões adaptados pela fabricante. Hoje, cada um deles já estão perto dos 60 mil quilômetros rodados sem apresentar problemas e aprovados após avaliação veicular ambiental. A experiência bem-sucedida se tornará perene na empresa com a chegada 100 caminhões Scania que rodarão com B100 a partir de maio.

Uma segunda iniciativa da Amaggi nas operações rodoviárias tem parceria com a Volvo, que fornecerá quatro caminhões. No caso, porém, os veículos estarão em testes com uso de diferentes misturas de biodiesel sem qualquer modificação de fábrica.

A pretensão da Amaggi também é buscar viabilidade do B100 em suas operações náuticas. A empresa já recebeu autorização para fazer a primeira viagem fluvial com 100% de biodiesel. Em breve, uma embarcação navegará entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM) pelos rios Madeira e Amazonas.

Outras rotas tecnológicas que priorizam o potencial brasileiro na descarbonização vêm de projetos como bioeletrificação a partir do hidrogênio. Representantes da AVL, Toyota e Hyundai mostraram soluções que possibilitam aproveitar o combustível, a depender da tecnologia, em estado sólido, gasoso ou líquido. Como destacou Thiago Lopes, do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa, da Universidade de São Paulo (USP), para alcançar emissão zero “precisaremos de todos os hidrogênios renováveis”.

Com foco na redução de gases, o pesquisador da USP apresentou projeto piloto, em parceria com Marcopolo, no qual três ônibus entrarão em operação com o uso de hidrogênio a partir do etanol produzido pela própria universidade. “O potencial, no futuro, pode levar o setor de transporte para intensidade negativa de carbono”, acredita Lopes.

Experiências avançadas também se mostram por meio do Centro de Tecnologias de Hidrogênio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O local atua há mais de 10 anos com o propósito posicionar o combustível como vetor energético eficiente. “Queremos transformar o hidrogênio mais sustentável e encaminhar projetos para alcançar autossuficiência”, conta Daniel Cantene, gerente do centro. Com planta experimental de hidrogênio e laboratório de desenvolvimento, um dos projetos do centro estuda o armazenamento de hidrogênio em estado sólido em um transportador. O arranjo permite, por exemplo, fornecer energia renovável a lugares isolados para diversas aplicações, desde a eletricidade doméstica à mobilidade.

AEA

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.

Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, clique aqui e acesse o site  da AEA.

AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
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ALEXANDRE TURISMO AMPLIA FROTA COM VOLARE FLY 10

A Alexandre Turismo, operadora de transporte de Santa Catarina, com atuação nos segmentos de fretamento empresarial em todo o Brasil e de Turismo Rodoviário em países da América do Sul, comemora a aquisição do 100º veículo de sua frota: um Volare Fly 10 especial, da série alusiva aos 25 anos da marca. A unidade foi entregue pela concessionária DAS Comércio de Auto Peças, da cidade de Palhoça.

É uma honra para nós, a escolha da Alexandre Turismo pelo modelo Volare para o 100º veículo da frota em operação. Isso reforça ainda mais os laços de confiança”, destaca Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare. A operadora catarinense foi a primeira no estado a adquirir um modelo da Série Especial Volare 25 Anos e possui frota predominante de veículos da marca.

O Volare Fly 10 da Alexandre Turismo possui 10.145mm de comprimento total e capacidade para 30 passageiros, além de auxiliar na cabine e motorista, em poltronas Executiva em couroflex, com carregadores USB, suporte para celular e padrão exclusivo da Série Volare 25 Anos.

O veículo é equipado com sistema de ar-condicionado de teto, com dutos e saídas individuais para passageiros, motorista e auxiliar, dispositivo de acessibilidade tipo DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), sistema de áudio e vídeo completo com três telas no salão, geladeira e sanitário.

O Volare Fly 10 Padrão 25 Anos é um veículo único, de uma série especial com edição limitada e diversos itens exclusivos, como tecla Start/Stop para acionamento, iluminação no teto com detalhes inéditos, selos comemorativos, acabamentos diferenciados no vigia traseiro, vidros laterais dianteiros e traseiros, grade dianteira e nos para-choques dianteiro e traseiro, além de placa indicativa no painel com o número do veículo da Série 25 anos. Conta ainda com suspensão traseira pneumática (totalmente a ar) para maior conforto e comodidade, rodas escurecidas na cor grafite e pintura com projeto totalmente diferente e sofisticado.

A Alexandre Turismo é cliente Volare desde o ano 2000. Hoje conta com 37 veículos da marca na sua frota entre os modelos W9, FLY9 e FLY10, consolidando a parceria de sucesso.

Volare
Secco Consultoria de Comunicaçã
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VIBROACABADORA VR 400 E ROAD DA ROMANELLI ESTREIA NO MERCADO BRASILEIRO COM MOTORIZAÇÃO CUMMINS

Na M&T Expo, a principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que ocorre entre os dias  23 e 26 de abril  em  São Paulo/SP, a Cummins Brasil e a Romanelli apresentam a nova Vibroacabadora VR 400 E ROAD. 

A máquina está equipada com a motorização eletrônica QSB 4.5, que oferece 132 cavalos de potência, e chega ao mercado brasileiro. O projeto também contou com a expertise da Motormac, fornecedora exclusiva de motores, grupos geradores e peças genuínas Cummins na região sul do país.

A Vibroacabadora VR 400 E ROAD, um novo equipamento 100% brasileiro, chega ao mercado off-highway para redefinir a pavimentação de estradas. Sua combinação inigualável de precisão e potência eleva o padrão de eficiência. Além disso, oferece uma capacidade de silos superior e um sistema operacional avançado. Equipada com um display de diagnóstico integrado, a máquina permite que o operador tenha controle total, garantindo operações de alto rendimento e qualidade excepcional.

A diretora-executiva de Vendas da Cummins Brasil, Mariana Pivetta, destaca a sinergia entre a tecnologia avançada do motor QSB 4.5 e o sistema de transmissão hidrostática 4x4 da Vibroacabadora. Essa sinergia promove uma tração independente e precisa por roda, otimizando a performance em terrenos desafiadores. A parceria entre a Cummins e a Romanelli é um testemunho do compromisso com a inovação e a excelência. O motor QSB 4.5 não apenas atende, mas supera as normas de emissões vigentes, contribuindo para um equipamento mais confiável, econômico e confortável.

O motor QSB 4.5 é versátil e ideal para uma variedade de aplicações, desde saneamento e construção até agricultura e movimentação de material. Sua tecnologia embarcada assegura um gerenciamento eletrônico completo, facilitando a identificação de falhas e reduzindo o tempo de manutenção. Informações vitais, como consumo instantâneo, total desde a partida, aceleração e controle eletrônico da rotação, são monitoradas em tempo real, assegurando uma operação otimizada.

Graças a um sistema de diagnóstico avançado, a manutenção é simplificada e previne intervenções desnecessárias. Além disso, o sistema de filtragem de combustível de dois estágios captura partículas de até 10 micra no primeiro estágio e até 3 micra no segundo, estendendo significativamente a vida útil do filtro. Os motores QSB são projetados para operar por até 500 horas antes da necessidade de substituição dos filtros de combustível e óleo, otimizando a eficiência operacional. Trata-se de mais uma aplicação da líder em tecnologia de energia junto à Romanelli. Além da nova Vibroacabadora VR 400 E ROAD, o rolo compactador VAP 70 também é equipado com motor QSB 4.5.

Grupo Motormac: Ao longo de 50 anos de experiência no mercado, o Grupo Motormac é distribuidor de motores e geradores Cummins na região Sul do Brasil além de máquinas de linha amarela JCB no Rio Grande do Sul. Sua missão é fornecer soluções completas em energia e movimento, incluindo venda, peças e serviços de pós-venda para diversos setores, como construção, agronegócio, indústria e comércio. A Motormac conquistou uma forte presença no Sul do país, graças a sua tradição e reputação, construídas sobre a base da inovação, qualidade e um profundo compromisso com a satisfação do cliente.

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins-Meritor produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, clique aqui e acesse o site.

Cummins Brasil
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CASE APRESENTA INOVAÇÕES E RESGATA A TRADIÇÃO NA M&T EXPO 2024

Um trator compacto de esteira (850M) ecoeficiente; uma nova versão da W20G (imagem de abertura) – a pá carregadeira que completa 50 anos de fabricação no Brasil –, e uma nova linha com quatro miniescavadeiras, incluindo uma máquina elétrica. Com esse conjunto de novidades, a CASE Construction Equipment, marca da CNH, reforça seu compromisso com a inovação e consolidação de mercado, mantendo a tradição no segmento. Ao todo, a CASE vai apresentar 11 produtos na M&T Expo 2024, evento que reúne o segmento de construção em São Paulo (SP), realizado de 23 a 26 de abril.

Do Brasil para o mundo

Um dos lançamentos é o novo trator compacto de esteiras, o 850M. Depois dos investimentos realizados pela CNH, anunciados no ano passado, a produção global dessa linha de tratores compactos de esteiras passou a ser concentrada na fábrica da empresa, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Com a produção local do modelo, a CASE se torna a única marca produtora dessa linha no Brasil. A máquina será comercializada no país e exportada para mercados dos Estados Unidos e Ásia-Pacífico.

Com diferentes tipos de esteiras que permitem a adaptação a uma variedade de terrenos, o trator compacto de esteiras da CASE vem com novidades em termos de conforto, segurança e desempenho ambiental. Seu controle de emissão de poluentes vai além das exigências legislativas, garantindo uma operação ecoeficiente. Além disso, a locomoção por meio de esteiras proporciona uma aderência superior ao solo e uma distribuição de peso otimizada, permitindo o uso em terrenos instáveis sem compactar o solo.

Projetado para ser compacto, forte e ágil, este novo equipamento oferece uma combinação de produtividade e ecoeficiência. A mudança estratégica de nacionalização dessa produção visa atender a um novo nicho de mercado no país, oferecendo aos clientes os benefícios de facilidade no transporte, adaptabilidade a espaços reduzidos, menor custo de operação e alta produtividade”, afirma Lauren Batista, especialista de produto da CASE.

W20G: 50 anos de produção no Brasil

Neste ano de 2024, um dos lançamentos da CASE celebra a importante marca de 50 anos de produção dessa linha de pá carregadeira no Brasil. Desde sua chegada no mercado brasileiro, a W20 se consolidou como uma referência de potência e confiabilidade. “A W20G é conhecida por sua tradição e desempenho. É uma máquina extremamente robusta, de fácil manutenção, tradicional no mercado e que tem aplicação em diversos segmentos como construção, agricultura, infraestrutura, mineração e locação. Com a nova versão, buscamos trazer melhorias nas condições de trabalho para o operador, com mais conforto e facilidade na operação”, afirma o especialista de produto da CASE, Marcelo Rohr.

Com um foco renovado para o conforto, a nova versão da máquina promete uma operação mais leve e intuitiva. De acordo com o especialista, a cabine no chassi dianteiro proporciona ao operador uma melhor visibilidade, permitindo trabalhar com precisão e eficiência em uma variedade de ambientes desafiadores. Além disso, a W20G, por ter a cabine no chassi dianteiro, tem um chassi mais curto, aliado a um dos maiores motores da categoria. Ele complementa reforçando que a pá carregadeira conta com a facilidade de peças de reposição e uma ampla rede de serviço em todo o Brasil. É a aposta da marca para fidelização de clientes que buscam durabilidade, desempenho e tradição.

Primeira linha de miniescavadeiras

Outro lançamento da CASE na M&T Expo 2024 é a primeira linha de miniescavadeiras da marca no Brasil. Composta pelos modelos CX22D, CX35D e CX42D, essa nova linha, produzida na Itália, chega ao Brasil com a credibilidade comprovada no mercado internacional e mais uma opção de negócio para os clientes. A marca apresenta ainda a CX15EV, máquina conceito 100% elétrica. Dinâmica, ela é fácil de transportar e cabe em quase todas os ambientes de trabalho, sejam eles externos ou internos.

A novidade tem o mesmo desempenho de uma máquina equivalente a diesel, ao mesmo tempo em que oferece os principais benefícios de um equipamento de construção eletrificado. “Elas são compactas, fortes e a elétrica ainda oferece zero emissões e operação silenciosa. Com tecnologia avançada e variedade de implementos que podem ser adicionados, as miniescavadeiras da CASE entregam versatilidade e produtividade”, afirma a especialista da marca, Laura Stumpf.

De acordo com ela, são máquinas frequentemente usadas de forma doméstica, com baixo consumo de combustível, elevada força e com movimentos ágeis. A especialista diz ainda que as esteiras de borracha, com sistema abre e fecha e giro zero são diferenciais que permitem uma variedade de aplicações em ambientes com limitação de espaço e variam desde obras, indústrias, manutenção de edifícios, agricultura, pecuária e, no caso da elétrica, até mesmo em hospitais por conta de ser silenciosa.

Conectividade

"Temos acompanhado a evolução do setor e estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes e parceiros as soluções mais avançadas e eficientes do mercado. As novidades do nosso portfólio reafirmam nosso compromisso de tornar os negócios dos nossos clientes ainda mais rentáveis e sustentáveis", diz Carlos França, líder da CASE Construction Equipment para a América Latina.

A CASE oferece todo o seu portfólio produzido no Brasil com recursos de telemetria. Com máquinas 100% conectadas, é possível realizar a manutenção preditiva, identificação de problemas ou falhas iminentes, otimização do uso de combustível, análise de desempenho, além da programação eficiente de tarefas, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo ocioso da máquina, dentre outras possibilidades.

E, para reunir todas essas informações em um único lugar, a marca lança, durante a M&T Expo, uma nova plataforma, o myCASE Construction. A ferramenta é acessível de qualquer aparelho com conexão de internet e o cliente pode monitorar toda sua frota em tempo real, além de ter contato direto com a rede de concessionários e a fábrica.

Lançado no ano passado, na fábrica de Contagem (MG), a marca possui uma central de suporte, o CASE SiteConnect Center, que dispões de uma equipe de especialistas para dar todo o suporte necessário, garantindo respostas rápidas, uma experiência diferenciada e entrega eficiente nas operações.

Banco CNH comemora 25 anos no Brasil com condições especiais

Celebrando 25 anos de história no Brasil, em uma trajetória de solidez e confiança, o Banco CNH estará presente mais uma vez na M&T Expo, como principal parceiro comercial da CASE. Com a missão de compreender as necessidades dos clientes e oferecer soluções financeiras completas, o Banco levará para a feira opções diferenciadas de financiamento, como campanhas CDC e condições especiais para aquisição de seguros. A instituição contará com uma equipe especializada presente no evento para garantir os melhores negócios para clientes, concessionários e distribuidores, consolidando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do país e de transformar sonhos em realizações.

Visite o estande da CASE Construction Equipment na M&T Expo 2024 para ver de perto todos os produtos e lançamentos da marca.

Serviço
CASE na M&T Expo
23 a 26 de abril, das 13h às 20h
Estande A80, no São Paulo Expo 
Rodovia dos Imigrantes, 1,5km 
Água Funda, São Paulo - SP
Clique aqui e visite o site M&T EXPO 2024.

A CASE Construction Equipment comercializa e dá suporte a uma linha completa de equipamentos de construção ao redor do mundo, detentora de um portfólio completo de escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás carregadeiras, tratores de esteiras, minicarregadeiras, rolos compactadores e retroescavadeiras, inclusive a CASE foi a fabricante da primeira retroescavadeira em 1957. Por meio dos revendedores CASE, os clientes têm acesso a um verdadeiro parceiro comercial com equipamentos de classe mundial, líderes de mercado, com suporte de pós-vendas, garantia de qualidade e financiamento flexível. Mais informações podem ser encontradas no site caseceA CASE é uma marca da CNH, líder mundial em bens de capital listada na New York Stock Exchange (NYSE: CNHI). Mais informações no site CNH.

Case CE
Rede Comunicação de Resultado

JOHN DEERE ANUNCIA INVESTIMENTO DE MAIS DE R$ 700 MILHÕES NA FÁBRICA DE CATALÃO (GO)

Projeto engloba mais de 20 mil m² em ampliações e a criação de aproximadamente 400 novos empregos

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, construção e florestal, anunciou nesta segunda-feira (22) um investimento de mais de R$ 700 milhões em sua fábrica de Catalão (GO), onde são produzidos pulverizadores e colhedoras de cana. O projeto visa a ampliação da infraestrutura existente, possibilitando a nacionalização da ferramenta de pulverização inteligente See & Spray™ a fim de atender à crescente demanda global por alimentos.

"Com esta expansão da unidade teremos a adição de mais de 20 mil metros quadrados aos 69 mil metros quadrados da planta atual. Para acompanhar o crescimento exponencial da empresa no Brasil, está prevista a criação de aproximadamente 400 novos empregos provenientes do investimento nos próximos 60 meses - sendo 100 diretos e 300 indiretos", explica Edison Drescher, diretor da fábrica da John Deere em Catalão (GO).

O investimento vai possibilitar que a John Deere nacionalize a produção do sistema See & Spray, que utiliza visão computacional, inteligência artificial e machine learning para identificar e aplicar herbicidas na quantidade exata somente onde é necessário. Em testes realizados no Brasil, foi possível comprovar com o See & Spray Select uma economia no uso de herbicidas não residuais com potencial máximo de redução de até 97%, contribuindo para a sustentabilidade da produção e trazendo ganhos econômicos para o produtor. A solução utiliza 30 câmeras instaladas ao longo dos mais de 30 metros da plataforma de pulverização, sendo fundamental para aumentar a eficiência no controle de plantas invasoras.

"Com os diversos anúncios de investimentos no Brasil esse ano, a John Deere reforça seu compromisso com a inovação tecnológica, a sustentabilidade e o desenvolvimento da agricultura brasileira. A companhia está constantemente pensando na agricultura tropical com o objetivo de atender às necessidades do cliente, o produtor brasileiro", diz Antonio Carrere, vice-presidente de Vendas e Marketing da John Deere para a América Latina.

"A John Deere é uma multinacional consolidada, uma das principais marcas do setor agrícola no mundo, e não escolheu Goiás por acaso. Temos uma localização estratégica, um povo trabalhador, uma economia que cresce acima da média nacional e um governo que sabe apoiar quem produz. Com este novo investimento na expansão da sua fábrica de Catalão, e é um investimento relevante, a empresa mostra mais uma vez que acredita no estado. O Governo de Goiás entra como parceiro desta iniciativa, oferecendo infraestrutura, segurança e agilidade na análise dos processos necessários para que, dentro do possível e da legalidade, o plano de gerar centenas de novos empregos e desenvolvimento na região se concretize o mais rapidamente possível", comenta Ronaldo Caiado, governador de Goiás. 

John DeereA Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere. Para mais informações sobre a Deere & Company, clique aqui.

John Deere Brasil
CDI

25ª EDIÇÃO DO RIO BOAT SHOW VAI HOMENAGEAR O CARTUNISTA ZIRALDO, GRANDE DEFENSOR DAS ÁGUAS.

De 28 de abril a 5 de maio, o Rio de Janeiro será palco para o maior evento náutico ao ar livre da América Latina, o Rio Boat Show, e também para o início de uma série de homenagens programadas para 2024 em celebração ao cartunista e defensor das águas Ziraldo (in memoriam) enaltecendo o trabalho criado em parceria com a Revista Náutica. 

O criador do Menino Maluquinho deixou para a literatura infantil brasileira um legado sem precedentes, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos. O que muita gente não sabe é que ele também marcou a história da náutica no país, ao dar vida a campanha "Só jogue na água o que o peixe pode comer", em parceria com Ernani Paciornik, amigo pessoal de Ziraldo e presidente do Grupo Náutica, responsável pela Revista Náutica e pelos eventos Boat Show.

Durante os oito dias de evento, os mais de 33 mil visitantes esperados poderão conferir de perto painéis com imagens que fazem parte da cartilha ilustrada por Ziraldo. A exposição estará localizada próximo ao "Espaço dos Desejos". Além disso, serão distribuídos brindes e a comunicação visual do evento passa a contar com o traço inconfundível do maior cartunista brasileiro. Ao longo do pavilhão e do passeio sobre as águas, intervenções com trechos da cartilha e espaços instagramáveis estarão expostos ao longo do trajeto.

"Celebrar o legado de Ziraldo através de homenagens como esta são essenciais para que as próximas gerações possam conhecer e se inspirar em tudo que ele criou, sobretudo suas paixões pelas grandes causas sociais, humanas, ambientais e tantas outras. Ziraldo foi um artista multifacetado, com uma vasta e ampla produção cultural - cujo acervo visual e intelectual agora vem a ser preservado e difundido através do Instituto Ziraldo, o IZ. As ilustrações da campanha "Só Jogue na Água o que o Peixe pode Comer" são mais uma faceta desse artista, que sempre mostrou-se muito preocupado com a preservação das águas", comenta Claudio Miranda Filho, um dos diretores do Instituto Ziraldo e enteado de Ziraldo.

Em parceria com a Revista Náutica, a campanha "Só jogue na água o que o peixe pode comer" marcou um movimento significativo na educação ambiental relacionada às águas brasileiras. Lançada na década de 1990, essa iniciativa, batizada de "Campanha do Peixinho", se transformou em um símbolo de conservação ambiental, com a distribuição de materiais educativos, como a cartilha, com a mensagem de preservação dos rios e mares da comunidade náutica.

"Ziraldo é um ícone da arte brasileira e estamos cercados de manifestações artísticas naturais no mundo náutico e ele enxergava isso de uma maneira única ao apresentarmos a campanha nos anos 1990. Ziraldo não apenas enriqueceu nossa literatura infantil com suas obras, mas também usou seu talento para contribuir com a conscientização ambiental na náutica e isso transformou a maneira como milhares de pessoas cuidam das nossas águas. A arte quando aliada a causas significativas como esta se transformam em uma poderosa ferramenta de educação e mudança", declara Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica.

Serviço
Evento: Rio Boat Show
De 28 de abril a 5 de maio
Segunda a sexta das 15h às 22h e final de semana das 13h às 22h. 
O último dia encerra às 21h
Local: Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, S/N
Glória - Rio de Janeiro – RJ
Preços: R$ 85,00 mais taxas até 22/04. Após esta data, o valor será de R$ 90,00 mais taxas por pessoa.
Ingressos disponíveis pelo site Rio Boat Show
Organização: Boat Show Eventos
Cobertura oficial:
www.nautica.com.br, @revistanautica e youtube.com/@canalnautica

Boat Show EventosÉ organizador das edições dos "Boat Shows" brasileiros realizados nas cidades de: Rio de Janeiro, São Paulo, Itajaí e Foz do Iguaçu. Em 2023, os eventos Boat Show atraíram um público de quase 100 mil pessoas. O Boat Show é responsável por 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil.

Grupo NáuticaCom mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, maior organizadora de salões náuticos da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Brasília; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações "Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer", assinada pelo cartunista Ziraldo, e "Por Uma Cidade Navegável", que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

Rotas Comunicação

STELLANTIS ANUNCIA NOVA DIRETORIA PARA A DPASCHOAL

A Stellantis apresenta a nova diretoria da DPaschoal e anuncia Gerson Prado como Diretor-Geral, respondendo a Paulo Solti, Vice-Presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América do Sul.

Gerson Prado (foto) tem uma sólida carreira no setor de autopeças, acumulando 40 anos de experiência dedicados a essa indústria. Ao longo de sua trajetória, passou por empresas de renome como Roles e Federal Mogul, e, nos últimos 15 anos, ocupou o cargo de CEO na SK Automotive. O novo Diretor-Geral da DPaschoal terá como principais desafios alavancar os resultados por meio da expansão da rede, implementar novos modelos de negócios para a empresa e lançar novos produtos e serviços.

Estamos muito felizes com a chegada do Gerson e tenho certeza de que ele contribuirá decisivamente para o crescente sucesso da DPaschoal, que acelera para se transformar na empresa mais eficiente do mercado​ de pós-vendas, com uma nova linha de produtos e a manutenção da mentalidade de foco no cliente e cuidado com as pessoas. Temos o objetivo claro de transformar a DPaschoal na empresa líder em distribuição no mercado de peças independentes e a chegada do Gerson, com toda a sua experiência, nos coloca nesta direção", afirmou Paulo Solti.

Tenho orgulho em integrar a DPaschoal, uma empresa pioneira, inovadora e com foco na satisfação dos clientes. Espero contribuir para que siga com sua expansão e desenvolvimento no país. Vamos implantar novas frentes para o negócio, oferecer novos serviços aos consumidores e, assim, conquistar o mercado”, disse Gerson Prado.

A DPaschoal – composta também pelas empresas DPK, KDP, Recmaxx,  AutoZ, Autocred e Maxxi Trainning - atua no setor automotivo desde 1949 e concentra suas atividades na prestação de serviços automotivos especializados e na revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas. Conta com mais de 120 lojas próprias, localizadas em oito estados, e oferece produtos e serviços nos segmentos de veículos leves, pesados e agrícolas, além dos 28 centros de distribuição de pneus e peças, com atuação em todo o território nacional. Trabalhando com a multicanalidade, a DPaschoal oferece diversas plataformas para atender os diferentes tipos de clientes e parceiros, com propostas B2B e B2C, atuando em e-commerce e lojas físicas.

Stellantis

MERCEDES-BENZ: EMPRESAS DA ALEMANHA RECEBEM OS PRIMEIROS CAMINHÕES ELÉTRICOS eACTROS 600 PARA TESTES EM SUAS FROTAS.

O eActros 600, caminhão elétrico à bateria da Mercedes-Benz, começa uma importante etapa de testes junto a clientes. Os primeiros dois veículos para transporte de longo percurso, apresentados no ano passado, serão colocados em operação nas próximas semanas. Um deles pela empresa de contêineres de logística Contargo e o outro pela especialista em reciclagem Remondis. Ambas fazem parte do Grupo Rethmann.

A Contargo vai utilizar o seu e-truck por vários meses no transporte de contêineres entre o porto de Wörth am Rhein e vários pontos de carga e descarga. Está previsto que o veículo percorra mais de 800 quilômetros por dia. Em um primeiro momento, o caminhão será carregado em um posto de recarga rápida do terminal da Contargo em Karlsruhe. Num futuro próximo, a Contargo planeja estabelecer uma infraestrutura de recarga em sua própria garagem. De acordo com o cliente, a empresa está atualmente construindo a maior rede de recarga particular para caminhões pesados elétricos da Alemanha, com 90 pontos de recarga em 18 locais.

Por sua vez, a Remondis usará o veículo de teste em Colônia como parte do “HoLa Project”. A meta do projeto é a construção e operação de uma infraestrutura de recarga de alto desempenho para transportes de longo percurso movidos à eletricidade por bateria. Além da Daimler Truck, outros parceiros do consórcio de indústrias e de institutos de pesquisa também estão envolvidos nessa iniciativa. O veículo de teste para a Remondis será primordialmente utilizado para transporte de matérias-primas recicladas e é equipado com um reboque da Kögel.

Mercedes-Benz Trucks planeja entregar mais veículos de teste para clientes de outras aplicações

"Os testes dos caminhões elétricos com clientes antes do início da produção foram muito bem-sucedidos”, afirma Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “É por isso que contamos com testes práticos do eActros 600. Estamos felizes com o fato de que a Contargo e a Remondis serão os primeiros clientes a testar esse modelo de caminhão elétrico em operações reais".

"Estamos ‘eletrificados’ e implementando constantemente projetos que visam a descarbonização. Por isso, é um prazer fazer parte do projeto de testes da Mercedes-Benz Trucks junto a clientes. O eActros 600 estabelecerá novos padrões! Além disso, no ano passado, encomendamos 20 desses veículos. Isso significa que também seremos uma das primeiras empresas a tê-los nas estradas, o que tornará muito mais prático a nossa logística de contêineres e o transporte de longa distância", diz Michael Starke, CEO da Rhenus Trucking GmbH & Co. KG.

"São 820 quilômetros por dia – para isso estamos usando o eActros 600 em operação de dois turnos. Graças a nossa poderosa infraestrutura de recarga, essa situação de uso é ideal para o veículo", destaca Andreas Roer, CEO da Contargo Wörth-Karlsruhe GmbH.

"Como uma das empresas líderes do mundo em reciclagem, gestão da água e serviços municipais e industriais, a sustentabilidade faz parte de nossa rotina diária. Nós já adquirimos muitas experiências valiosas com caminhões elétricos. Foi, então natural sermos a primeira empresa a participar dos testes com o eActros 600", declara Sascha Hähnke, CEO da Remondis Sustainable Services GmbH.

Remondis utiliza semirreboque Kögel para testes com eActros 600

O Kögel Cargo é o carro-chefe do portfólio de semirreboques da Kögel e também campeão de vendas da fabricante de Burtenbach. Seu alto grau de customização, excelente confiabilidade e alta carga útil tornam o Kögel Cargo a escolha preferida no setor de transportes. No entanto, não foram somente os benefícios do produto que foram levados em consideração para essa colaboração e sim a mentalidade voltada às soluções sustentáveis de transporte que une a Remondis e a Kögel. “Estamos impressionados com o avanço consistente da estratégia sustentável da Remondis”, afirma Christian Renners, CEO da Kögel Trailer GmbH. "Como fabricante líder de semirreboques, estamos igualmente comprometidos com a sustentabilidade. Aliás, nosso conceito de sustentabilidade inclui não somente o meio ambiente, mas também os clientes, funcionários e parceiros. Temos a mesma mentalidade, tanto aqui como na Remondis".

Mercedes-Benz eActros 600 pode atingir uma autonomia de 500 quilômetros sem recargas intermediárias

A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatt/hora – daí a designação do modelo “600” – e um novo eixo motor elétrico especialmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Ou seja, o eActros 600 conseguirá viajar muito mais que 1.000 quilômetros por dia. Isso é possível por meio de recarga intermediária durante os intervalos de condução exigidos por lei – mesmo sem recarga de megawatts.

Essa autonomia foi determinada internamente, sob condições de teste específicas, com cavalo mecânico 4x2 e semirreboque com PBT de 40 toneladas, a 20°C de temperatura externa e em operação de longo percurso, podendo divergir de valores determinados pela Norma 2017/2400 da União Europeia.

Além da recarga de CCS (padrão europeu para carregamento rápido) com até 400 kW, o eActros 600 permitirá, posteriormente, a recarga em megawatts (MCS). Os clientes podem solicitar uma pré-instalação para essa finalidade e as baterias podem ser recarregadas de 20% a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com potência de cerca de um megawatt.

Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Truck é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

O início da produção em série do eActros 600 está previsto para o final de 2024. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também vai produzir versões rígidas do modelo já desde o lançamento no mercado. Dessa forma, irá oferecer aos clientes outras possibilidades de aplicações para o transporte totalmente eletrificado.

Contargo: Com um volume anual de transporte de 2 milhões de TEU (unidade de capacidade de carga de contêineres equivalente a 20 pés de comprimento), a Contargo é uma das maiores redes de logística de contêineres da Europa. Ela integra os transportes entre os portos ocidentais, os portos alemães do Mar do Norte e o interior da Europa. A empresa possui 24 terminais de contêineres na Alemanha, França e Suíça, além de outras localidades na Alemanha, Holanda, Bélgica e Polônia. Também opera suas próprias linhas marítimas e ferroviárias. Além disso, mais de 1.340 funcionários geraram vendas anuais de 654 milhões de Euros em 2023.

A Remondis é uma das empresas privadas líderes mundiais na reciclagem, serviços e água, prestando serviços a cerca de 30 milhões de pessoas. Tem presença em mais de 30 países, em três continentes, por meio de subsidiárias e participações em empresas. Fundada em 1934, a empresa familiar com mais de 40.000 funcionários gerou uma receita anual de 11,8 bilhões de Euros em 2023. A Remondis dá uma significativa contribuição para a proteção do meio ambiente e dos recursos em muitas unidades de negócios. Desde a recuperação de matérias-primas valiosas do lixo industrial e doméstico até a produção de matérias-primas recicladas de alta qualidade e a conversão de resíduos não recicláveis em combustíveis. Por último, mas não menos importante, a empresa contribui cada vez mais para a transição energética por meio do uso de biomassa como fonte de energia. Ao fazer isso, a Remondis se vê mundialmente como ponto de contato e consultora para a indústria, o comércio e para as administrações municipais visando encontrar soluções regionais e individuais.

A Kögel é uma das fabricantes líderes de semirreboques da Europa. Com seus veículos comerciais e soluções para o transporte de carga e para a indústria da construção, a empresa fornece, há 90 anos, a qualidade de engenharia “Made in Germany”. A empresa vê como sua responsabilidade projetar os processos de transportes e logística de maneira ecologicamente correta e amigável à preservação do clima na esfera pública e com seus clientes. O princípio corporativo “Because we care” (Economia frente à Ecologia – Porque nós nos importamos) é a promessa: a Kögel apoia todos os clientes com sua excelência em conhecimentos, profundo domínio da indústria e, sobretudo, produtos de longa durabilidade, sustentáveis ecológica e economicamente. A empresa tem sede e fábrica principal em Burtenbach, na Bavária.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

BUSSCAR FAZ NOVAS ENTREGAS DO MODELO VISSTA BUSS 365 AO GRUPO COMPORTE

Ônibus premiado internacionalmente com selo de excelência em design vai compor a frota das empresas Expresso Maringá, Expresso Itamarati e Viação Piracicabana

A encarroçadora catarinense Busscar continua atendendo empresas do Grupo Comporte. No mês de abril, novas entregas do modelo Vissta Buss 365 estão sendo feitas, sendo oito ônibus destinados à Expresso Itamarati, três à Expresso Maringá e cinco à Viação Piracicabana.

Dos 16 veículos, 11 possuem chassi Mercedes-Benz O-500 RS e outros cinco têm chassi Scania K370C B4x2. Cada ônibus conta com 42 poltronas Class Leito Turismo com apoio para braços, pernas e pés.

O Vissta Buss 365 possui câmbio automático, sensor de estacionamento e itinerário eletrônico. O modelo ainda dispõe de ar-condicionado, sanitário e conservadora no final do corredor.

Reconhecimento internacional

O Vissta Buss 365 é um dos modelos mais atuais lançados pela Busscar e foi premiado recentemente com o selo iF Design Award 2024, reconhecido internacionalmente como um prêmio de excelência em design.

Nesta edição, a premiação contou com quase 11 mil projetos inscritos, de 27 países diferentes, sendo a Busscar a única empresa brasileira premiada em sua categoria. A família Busscar NB1 foi escolhida por um júri composto por 132 importantes especialistas em design, de diversos países do mundo.

Busscar

domingo, 21 de abril de 2024

IVECO GROUP ANUNCIA OLOF PERSSON COMO NOVO CEO A PARTIR DE 1º DE JULHO

O Conselho do Iveco Group NV (EXM: IVG) (ou “the Group”) anuncia que Olof Persson sucederá Gerrit Marx como CEO do Grupo quando este deixar sua posição para assumir a nomeação como CEO da CNH Industrial NV (NYSE: CNHI) em 1º de julho de 2024.

Olof Persson, que atualmente é Diretor Independente do Conselho do Iveco Group, assumirá o cargo de CEO, tendo estado intimamente envolvido no desenvolvimento dos planos do Grupo, conforme apresentação no recente Dia do Mercado de Capitais.

Suzanne Heywood, Presidente do Iveco Group comentou: “Em nome de todos do Iveco Group, gostaria de agradecer a Gerrit pela sua liderança enérgica e bem sucedida ao longo dos últimos dois anos e meio e desejar-lhe todo o sucesso no seu novo cargo. Temos a sorte de Olof, com sua vasta experiência relevante no setor, assumir o cargo de CEO e fornecer uma garantia de continuidade na execução dos planos que apresentamos em março.

“Como membro do Conselho, fiquei muito impressionado com a equipe do Iveco Group, que abriu a empresa às oportunidades da era digital e da transição para tecnologias de propulsão alternativas. Eu não poderia estar mais satisfeito por ter esta oportunidade de assumir a função de CEO, garantindo que mantemos nosso foco em servir todas as nossas partes interessadas e aplicar o melhor de nossas muitas e crescentes capacidades”, afirmou Olof Persson.

“Olof não é apenas um membro valioso do nosso Conselho, mas tem sido um mentor próximo para mim e para a equipa sénior do Iveco Group. A sua extensa experiência em liderança executiva, o profundo conhecimento da indústria e a compreensão do nosso Grupo garantirão um forte impulso contínuo para os planos que apresentamos recentemente. Estou profundamente orgulhoso das conquistas dos meus colegas do Iveco Group durante estes anos importantes e emocionantes desde a nossa listagem e não tenho dúvidas de que, sob a liderança de Olof, a nossa grande empresa continuará a crescer cada vez mais”, disse Gerrit Marx.

Durante sua carreira, Persson ocupou vários cargos na ABB e foi nomeado presidente de divisão da Bombardier Transportation em 2004. Em 2006, ingressou no Grupo Volvo como presidente da Volvo Aero e posteriormente presidente da Volvo Construction Equipment em 2008. Em 2011, tornou-se presidente. e CEO do Grupo AB Volvo. Em 2016,  Persson foi nomeado Executivo Operacional Sênior na Cerberus Operations and Advisory Company. Em 2022, juntou-se ao Conselho de Administração do Iveco Group como Administrador Independente quando o Grupo foi cotado na Euronext Milan.

Os resultados financeiros do primeiro trimestre do Iveco Group serão apresentados por Gerrit Marx, conforme previsto, no dia 10 de maio de 2024.

Iveco Group

FIBRAFORT FACTORY: ESTALEIRO BRASILEIRO PROMOVE FEIRA DE EMBARCAÇÕES.

Iates e lanchas de lazer de diversos tamanhos e estilos, atualmente, integram o cenário industrial de cidades do litoral catarinense, como Itajaí, principal polo náutico produtivo brasileiro. Para se ter uma ideia, Santa Catarina representa hoje 50% da produção de barcos de lazer do país, com mais de 45 mil embarcações registradas e Itajaí concentra os maiores fabricantes de barcos do mundo. É o caso da Fibrafort, estaleiro que possui o maior market share da categoria com mais de 18 mil barcos entregues no mundo.

Com intuito de apresentar a sua estrutura fabril de alta tecnologia e novidades em embarcações a marca abre as portas da sua sede produtiva, até 28 de abril, para o primeiro Fibrafort Factory, uma espécie de feira de barcos da marca com exposição de mais de 10 modelos de 18 a 42 pés, com opções de test drives na Marina Itajaí para os modelos Focker 300 GTS e GTX com motorização de popa, último lançamento da marca, e de toda linha Yachts: Focker 366 GTS, Focker 370 GTX e F420 Gran Coupé. Também há atrações musicais, tour guiado na linha de produção da fábrica e descontos especiais. Durante a Feira, a expectativa é reunir mais de 250 pessoas de diversas partes do Brasil.

"Investimos e aperfeiçoamos constantemente nosso processo produtivo, acompanhando tendências mundiais em busca de oferecer um produto diferenciado no mercado capaz de atender as altas exigências de clientes nacionais e internacionais. Com o Fibrafort Factory, o objetivo é apresentar a nossa estrutura e proporcionar uma experiência completa para o cliente, permitindo que conheça as embarcações e compreenda o processo de produção na fábrica e o empenho de centenas de pessoas envolvidas. Temos certeza de que este evento será uma oportunidade incrível para os clientes se conectarem ainda mais com a marca e apreciarem todo o cuidado e dedicação na fabricação das embarcações Focker", destaca a gerente comercial e de marketing da Fibrafort, Barbara Martendal.

O evento é gratuito e os interessados podem fazer a inscrição clicando aqui.

Serviço
Fibrafort Factory
19 a 28 de abril
De segunda a sexta-feira: das 10h às 19h
Aos sábados: das 10h às 20h
Aos domingos: das 10h às 17h
R. Amaro Belmiro Coelho, 500
Volta De C, Itajaí - SC
Evento gratuito
Inscreva-se: https://shre.ink/8uRp.

FibrafortConsiderada uma das maiores fabricantes de barcos da América Latina, a Fibrafort foi fundada há mais de 33 anos na cidade catarinense de Itajaí, polo náutico brasileiro, e já possui mais de 18 mil barcos entregues no mundo. Produz a conceituada linha de lanchas Focker, modelos de embarcações premiados e de alta qualidade, com dimensões que variam entre 18 e 42 pés. São indicadas para a navegação e diversão em família. Design inovador, beleza, praticidade e conforto, acabamentos para garantir durabilidade e menos ruído, além de alta performance, estabilidade e manobrabilidade durante a navegação são algumas das características inconfundíveis da marca que segue rigorosas normas internacionais de segurança. Para mais informações clique aqui e visite o site.

Fibrafort 
Rotas Comunicação

HYUNDAI EXPANDE COBERTURA DE SUA REDE DE CONCESSIONÁRIAS COM NOVA UNIDADE EM LAJEADO (RS)

A Hyundai Motor Brasil e o Grupo CarHouse inauguraram na quinta-feira (18) uma nova concessionária na cidade de Lajeado (RS). A HMB CarHouse Lajeado segue os mais modernos padrões de arquitetura adotados globalmente pela montadora sul-coreana, assim como as demais unidades do grupo no estado, que estão localizadas em Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Osório. A revenda conta com 2.400 m² de área, sendo 660 m² apenas para o showroom, e está equipada para captação de energia solar e água da chuva para reuso, em linha com as iniciativas de sustentabilidade da montadora.

A HMB CarHouse Lajeado conta com espaço pet friendly, pensada para proporcionar o máximo de conforto para clientes e seus animais de estimação, e com estrutura completa para vendas, serviços, acessórios e peças de reposição. A revenda oferece ainda oficina totalmente modernizada, que atende os mais altos níveis de excelência em mão de obra da equipe de profissionais treinados pela Hyundai Motor Brasil, capacitados para realizar todo tipo de manutenção, revisões periódicas e demais reparos nos veículos da marca.

É motivo de grande alegria para a Hyundai inaugurar esta belíssima unidade em Lajeado, região tão importante e estratégica para a marca. Nosso histórico com os parceiros da CarHouse já ultrapassa uma década de sucesso e muito trabalho. Com a nova loja, estaremos prontos para oferecer produtos e serviços ainda mais completos para nossos clientes, reforçando a ótima reputação que a Hyundai tem entre meus conterrâneos gaúchos”, destaca Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e da Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

Uma novidade da HMB CarHouse Lajeado é o espaço de coworking, projetado para oferecer aos clientes que já possuem em sua rotina o trabalho remoto, um espaço convidativo e confortável para não interromperem os compromissos do dia enquanto aguardam seu veículo passar por serviços de revisão ou reparo.

É um dia muito especial para a CarHouse e para a Hyundai em Lajeado. A nova loja é uma grande conquista de todos nós. Chega modernizada e com foco na experiência do cliente, da primeira visita e test drive, passando pela compra e chegando até as revisões. Queremos que todos se sintam em casa na CarHouse Lajeado para trazerem a família, animais de estimação, trabalharem no coworking ou até mesmo tomar um simples café com a gente. A proximidade com o consumidor é o nosso diferencial, e estamos certos de que a nova estrutura irá potencializar ainda mais este relacionamento”, explica Fábio Teixeira, presidente do Grupo CarHouse.

Mais inaugurações de concessionárias são esperadas para o ano de 2024. A Hyundai fechou 2023 com 233 unidades distribuídas pelas cinco regiões do Brasil e planeja ultrapassar as 250 até o final deste ano, com a abertura de, pelo menos, mais 20 lojas.

Serviço
HMB CarHouse Lajeado
RS-130, nº 3388, Bairro Florestal, Lajeado (RS)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 13h.

Hyundai Motor Brasil
Ketchum-Interfuse

COMPLEXO INDUSTRIAL DA NISSAN EM RESENDE GANHA NOVOS PROJETOS AMBIENTAIS PARA EVITAR EMISSÕES DE 70 TONELADAS DE CO₂ POR ANO.

O Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Sul Fluminense, completou na semana passada 10 anos de operações no Brasil. A celebração de aniversário da fábrica coincidiu com o lançamento de dois importantes projetos ambientais que utilizam as tecnologias da indústria 4.0 para a economia de recursos naturais na linha de produção da Nissan. 

As iniciativas estão alinhadas ao Nissan Green Program, programa para acelerar os esforços relacionados à neutralidade de carbono e redução das mudanças climáticas que integram o plano estratégico global The Arc, e vão gerar uma economia de mais de 70 toneladas de CO₂ por ano, além da redução no consumo dos recursos naturais.

Implantado nos prédios da Pintura, Plástico e Utilidades, um novo Sistema de Automação e Monitoramento online para Gestão de Energias consiste na digitalização do sistema energético para melhorias no controle e implementação de ações em tempo real. 

"Com o monitoramento e controle online dos pontos de utilização dos recursos naturais conseguimos, por exemplo, identificar os momentos de ociosidade da produção e entrar em modo economia de maneira automática", explica Felippe Figueira, especialista em Engenharia de Manutenção do Complexo Industrial de Resende. "Utilizando os elementos da indústria 4.0, digitalizamos as operações da fábrica para ter uma central de comando inteligente que busca oportunidades para reduzir o consumo dos recursos", complementa.

Com o novo projeto passam a ser monitorados mais de 240 pontos de consumo de recursos em Resende. Somente nos prédios da Pintura e Plástico, por exemplo, são 81 pontos de monitoramento de eletricidade, 29 de gás natural e 10 de água.

Central de controle inteligente para monitoramento do uso de recursos naturais do Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ)

Outra iniciativa da Nissan para a redução das emissões de CO₂ implementada recentemente na fábrica no Sul Fluminense é o novo sistema de controle de ar-condicionado instalado nos Prédios da Carroceria, Montagem e Motores. O projeto visa economizar energia através do monitoramento online da temperatura externa. Dessa forma, quando a temperatura externa é inferior a 23°C, o sistema de climatização entra em modo economia de energia. No prédio de Motores, o sistema vai além, ele sobe as portas automáticas, possibilitando a circulação do ar e uma melhor homogeneidade da temperatura externa com a interna.

Matriz energética 100% eólica

O Complexo Industrial de Resende é uma das mais avançadas e sustentáveis da marca no mundo. Em linha com o programa global Nissan Green Program, as práticas de respeito ao meio ambiente vão desde os processos de produção à forma como a construção da fábrica foi concebida.

A matriz energética da unidade, por exemplo, é 100% eólica: todos os processos de produção da Nissan em Resende utilizam energia elétrica de origem eólica, adquirida no mercado livre de Energia e certificada pelo I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável). A prática faz a fábrica da Nissan ser zero em emissões de CO₂ para a geração de energia elétrica.

Outras práticas sustentáveis da planta são o aproveitamento da iluminação natural, tratamento adequado de resíduos, Projeto Aterro Zero, reuso de água da produção e da condensação do sistema de ar-condicionado, pintura a base de água, reutilização do ar quente da exaustão do sistema de queima dos compostos orgânicos voláteis, entre outros.

Nissan do Brasil