Começa nesta quarta-feira (27) e vai até domingo (31), a 12ª Global Game Jam – maratona promovida no Brasil pelo curso de tecnologia de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul. É a primeira vez que a GGJ acontece de forma virtual e as inscrições gratuitas ainda podem ser feitas durante o evento.

A maratona tem o objetivo de estimular os participantes a criarem jogos. “As jams possibilitam o desenvolvimento de habilidades como a colaboração, o trabalho em equipe com um tema específico e sob pressão, além do aprendizado de como administrar melhor o tempo”, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais da Fatec, Alan Carvalho.

Os inscritos reúnem-se em equipes e são desafiados a criar um game sobre um tema sugerido durante os cinco dias de evento. O professor Alan menciona ainda que a participação na maratona resulta também na criação de um jogo digital que pode incrementar o portfólio do participante.

Jogo da inclusão

A Global Game Jam de 2021 ganhou o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade no Setor de Games nas categorias Gênero e LBGTQIA+. A chancela, conferida pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), reconhece iniciativas que contribuem para a cultura do respeito e igualdade no ambiente acadêmico e na indústria brasileira de jogos digitais.

A Abragames já reconheceu outros eventos de games da Fatec SCS, o Games Day 2019 e o GameDev-Toolkit 2020, como eventos inclusivos. “Os selos reafirmam o trabalho de acolhimento que temos feito na Fatec para alcançar representatividade das minorias nos eventos do setor de games”, afirma Carvalho.

Os professores das Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) são orientados a estimular a inclusão no ambiente acadêmico. Para ajudá-los a trabalhar essas questões, o Centro Paula Souza (CPS) publicou há dois anos o Guia de Comunicação Inclusiva. O objetivo da publicação é contribuir para um clima saudável nas escolas com base princípios como inclusão social, racial e de gênero.

A publicação esclarece quais expressões devem ser evitadas para combater o preconceito e estereótipos, além de elucidar o significado de siglas e expressões usadas frequentemente de maneira errônea. O Guia recebeu Certificado de Excelência na edição de 2019 do SABRA Awards Latin America, na categoria Educação Pública.

Serviço
12ª Global Game Jam
Data: 27 a 31 de janeiro
Horário: das 19 horas do dia 27 às 17 horas do dia 31
Inscrições: https://globalgamejam.org/2021/jam-sites/fatec-são-caetano-do-sul

Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 89 mil alunos.

Centro Paula Souza
Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui