Introduzido em 2014, o gerador a diesel QSK95 da Cummins foi instalado em mais de 35 países, deixando sua marca em todos os continentes, exceto na Antártica. De data centers a hospitais, instalações de tratamento de águas residuais para minas e muitos outros setores, a série fornece energia confiável para uma variedade de aplicações de standby e principais.

“Alcançar a produção do milésimo grupo gerador QSK95 é uma conquista notável para a Cummins e uma prova da aceitação do produto pelos mercados. A demanda pelo produto continua forte ”, disse Doug Sunkel, gerente da fábrica da Cummins Fridley.

Embora o motor QSK95 seja produzido em Seymour, Indiana, o grupo gerador é montado na fábrica da Cummins em Fridley, em Minnesota, também nos EUA. Em dezembro de 2020, um marco significativo foi alcançado quando a Cummins produziu seu milésimo grupo gerador QSK95, que alimentará uma instalação de um data center na América do Norte.

Flexível, o QSK95, de 95 litros, permite diferentes regulagens para operar no mercado global. No Brasil, por exemplo, em frequência de 60Hz, o grupo gerador chega a 3.500kW de potência.

Segundo Heber Jordão, gerente de Power Systems da Distribuidora Cummins Brasil (DCB), responsável pela comercialização das sete unidades vendidas no País, “por aqui, enxergamos uma tendência na aplicação do QSK95 para atender projetos de missão crítica, como hospitais, por exemplo”.

O gerente explica que no segmento de data centers, já foi comprovado que trata-se de um mercado promissor para esse tipo de gerador por conta da demanda de potência exigida, do porte do equipamento que fornece flexibilidade quando falamos de disponibilidade de área, torque e força para acionamento de UPS e Chiller, equipamentos que integram o sistema de refrigeração.

Dos 36 grupos geradores vendidos na América Latina, só o Chile já conta com 26 unidades em operação, sendo a grande maioria abastecendo o mercado de data centers para grandes empresas de tecnologia. No Brasil, as sete unidades também foram vendidas para atender o segmento.

O produto oferece durabilidade excepcional e desempenho transiente superior, demonstrado por sua capacidade de atingir 100% de aceitação de carga em uma única etapa. O QSK95 traz baixas emissões e atende à maioria dos requisitos de licenciamento locais sem a necessidade de sistemas de pós-tratamento dos gases de escape.

A Cummins Brasil conta com estrutura completa de atendimento para o mercado HHP (High Horse Power) de grupos geradores, ou seja, de potência superior a 800 kW, com suporte de vendas, pós vendas e engenharia. Ainda de acordo com Jordão, “realizamos todas as etapas para atender nossos clientes com excelência, incluindo adequações, instalação, conexões, certificação para comprovar a performance do equipamento e, por fim, um plano de manutenção adequado”.

Cummins Brasil

Maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration. Para mais informações, acesse ao nosso site http://www.cummins.com.br.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui