Neste sábado (13), a ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André completará 83 de fundação. Durante toda a sua existência, seu principal papel foi ajudar no desenvolvimento econômico regional e defender os interesses da classe empresarial.

Em 2020, a associação confirmou ainda mais o seu compromisso com a classe empresarial, buscando e implantando novos serviços digitais e ações que pudessem ser compartilhadas com seus associados de forma remota.

Foram reforçadas parcerias com importantes instituições acadêmicas e de classe para aprimoramento profissional e capacitação técnica; questionou instituições financeiras por falta de crédito; prestou apoio público ao funcionamento noturno de bares e restaurantes e divulgou sua indignação contra a multa aplicada aos comerciantes por clientes sem máscaras.

Desenvolveu plano de retomada econômica com a Prefeitura de Santo André, além de propor flexibilização econômica; enviou solicitação de reabertura gradativa do comércio ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC e também ofícios para Sabesp, Enel e Comgás propondo formas de cobranças diferenciadas para empresas que estiveram com portas fechadas e sem faturamento durante a pandemia. No mês de janeiro deste ano, divulgou seu repúdio quanto à elevação das tarifas de ICMS.

A ACISA ainda foi protagonista de outras importantes ações, repudiando aumentos exagerados do IPTU, ganhou liminar beneficiando os associados para que a compra de vale-transporte fosse no mesmo valor praticado aos usuários finais e ações coletivas para recuperação de tributos pagos a mais ou indevidamente.

Por ser totalmente apolítica, a ACISA sempre abriu as portas de sua entidade para receber candidatos a cargos públicos nas esferas municipal, estadual e federal. No ano passado, impossibilitados de fazer reuniões presenciais, os membros da diretoria executiva e do Conselho Superior promoveram encontros virtuais com os candidatos a prefeitos, sabatinando e cobrando deles ações que contribuíssem efetivamente para o desenvolvimento econômico regional, manutenção dos empregos e novos investimentos locais.

Em razão de sua importância, a ACISA mantém representantes em 22 conselhos e comitês municipais, é grande defensora do fortalecimento do Parque Tecnológico de Santo André e participa do Bureau de Serviços do município, ao lado de outras 12 instituições.

Entre os serviços disponibilizados pela entidade estão consultas diferenciadas para concessão de crédito, emissão de certificado digital e de origem, Escritório Regional da Junta Comercial, departamento de cobrança, Câmara de Mediação e Arbitragem e Projeto Empreender, o qual visa o crescimento de empresas de alguns segmentos por meio do associativismo.

Com mais de 4 mil associados e uma das associações comerciais mais antigas do Estado de São Paulo, a ACISA está localizada na avenida XV de Novembro, 442 – Centro – Santo André, com estacionamento no local. Mais informações estão disponíveis no site http://www.acisa.com.br.

ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André
MP & Rossi Comunicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui