A Siemens foi a responsável pela implementação do projeto voltado à sustentabilidade e segurança do The Circle, mega complexo recém-inaugurado no aeroporto de Zurique, na Suíça. O local abrange seis edifícios de 30.000 m² onde estão instalados lojas, restaurantes, espaços de coworking, serviços de saúde, hotéis e um centro de conferências, e deve receber em média 25 mil visitantes diariamente.

Para proporcionar um ambiente seguro e com eficiência energética, a Siemens instalou mais de 30 mil componentes na construção do local visando uma gestão inteligente de energia e sistemas de automação predial. Com toda essa tecnologia, o The Circle recebeu não apenas o certificado Swiss Minergie como também o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Platinum, o mais alto selo de sustentabilidade concedido pelo US Green Building Council.

“Nossos produtos estão presentes em todos os espaços e tornam o The Circle um lugar confortável, com baixo consumo de energia e seguro para visitantes, inquilinos e operadores. Estamos orgulhosos de que, junto com nosso cliente Flughafen Zurich AG, podemos ajudar a moldar este complexo de edifícios muito especial”, disse Henning Sandfort, CEO de Produtos para Edifícios da Siemens Smart Infrastructure.

Edifício totalmente automatizado

Visando uma gestão eficiente ao The Circle, a Siemens forneceu componentes de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC) para garantir um clima otimizado e saudável em todo o complexo, que consiste em seis edifícios individuais. A empresa também instalou dispositivos de campo inteligentes, totalmente automatizados e otimizados para eficiência energética, dando suporte ao sistema de automação predial.

Com seu design modular, os sistemas são fáceis de expandir ou modificar no futuro, dando aos operadores de edifícios e inquilinos grande flexibilidade e segurança. O padrão de comunicações KNX é usado para automação de salas por produtos de várias disciplinas, como HVAC, sombreamento e iluminação, tornando as operações do edifício totalmente automáticas.

A Siemens também projetou e instalou uma solução ponta a ponta para o fornecimento confiável de eletricidade. A energia para o complexo é fornecida por aproximadamente 1.000 metros de barramentos dos principais sistemas de alimentação de baixa tensão. Dispositivos de medição integrados tornam os fluxos de energia transparentes, permitindo que os operadores identifiquem áreas de economia potencial. Um total de 600 disjuntores a ar e disjuntores de caixa moldada são usados no sistema principal de distribuição de baixa tensão e nas unidades de derivação de barramento. Os disjuntores apresentam desligamento seletivo, o que contribui para um fornecimento de energia e uma infraestrutura confiáveis. Devido ao seu design modular, os componentes instalados podem ser facilmente modificados para atender a novos requisitos. No futuro, os dados podem ser transmitidos diretamente pelo sistema de canaletas de barramento.

Os sistemas de alarme por voz garantem a segurança e proteção nas áreas públicas, incluindo espaços comerciais, garagens de estacionamento e rotas de evacuação, bem como nos hotéis Hyatt e no University Hospital Zurich Health Center.

Siemens

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável para hoje e para o futuro. A área abrange os desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, conectando sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI oferece aos clientes um portfólio abrangente de ponta a ponta de uma única fonte – com produtos, sistemas, soluções e serviços desde o ponto de geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, ajuda os clientes a prosperar e as comunidades a progredir, ao mesmo tempo que contribui para proteger o planeta. A área cria ambientes que protegem o planeta. A Siemens Smart Infrastructure tem sua sede global em Zug, na Suíça. Em 30 de setembro de 2020, a empresa tinha cerca de 69.600 funcionários em todo o mundo.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global de tecnologia que se destaca por sua excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. Atuando no mundo todo, a empresa concentra-se em infraestrutura inteligente para edifícios e sistemas de energia distribuída, e em automação e digitalização nas indústrias de processo e de manufatura. A Siemens reúne os mundos digital e físico para beneficiar os clientes e a sociedade. Por meio da Mobility, fornecedora líder de soluções de mobilidade inteligente para transporte ferroviário e rodoviário, a Siemens está ajudando a moldar o mercado mundial de serviços de passageiros e de carga. Por sua participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, a Siemens também é fornecedora líder mundial em tecnologia médica e serviços de saúde digitais. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica que está listada na bolsa de valores desde 28 de setembro de 2020. No ano fiscal de 2020, encerrado em 30 de setembro de 2020, o Grupo Siemens gerou uma receita de €57,1 bilhões e um lucro líquido de €4,2 bilhões. Em 30 de setembro de 2020, a empresa contava com cerca de 293.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet em http://www.siemens.com.

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Atualmente, a empresa Siemens conta com seis fábricas e quatro centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional. Visite http://www.siemens.com.br.

Siemens Brasil
In Press Porter Novelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui